Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Educação do Paraná firma acordo com Tribunal de Contas para multiplicar jovens fiscalizadores

06.06.2022

A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed-PR) assinou na quinta-feira (2) um acordo de cooperação técnica e científica com o Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR) para capacitar estudantes e professores dos colégios estaduais no controle social sobre a administração pública, formando cidadãos mais conscientes. A solenidade aconteceu durante a cerimônia de comemoração do aniversário de 75 anos do TCE-PR.

O projeto “Jovem no Controle” foi criado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal em 2018 e, partir do segundo semestre deste ano, vai beneficiar cerca de 600 mil alunos – entre os anos finais do ensino fundamental e médio – e mais de 7 mil professores da rede estadual de ensino, com conteúdo dentro da matriz curricular nas disciplinas de Educação Financeira, Projeto de Vida (componente curricular do novo ensino médio) e, também, com possibilidade de uso em Cidadania e Civismo, nos colégios cívico-militares.

Os materiais que vão ser disponibilizados pela EGP explicam de maneira didática conceitos elementares para a compreensão do funcionamento do Estado brasileiro (para que servem as leis, como se dividem os poderes públicos) e o exercício pleno da cidadania, como, por exemplo, o voto consciente, o que são tributos e a atuação do cidadão no controle social. A proposta é fomentar a participação de jovens fiscais na aplicação dos recursos públicos e no acompanhamento da formulação de políticas públicas.

“Por que não falar para o jovem sobre o seu papel de cidadania? O jovem no controle, o jovem cobrando — esse é um projeto que vale a pena. Quando vimos o material preparado pelo TCE nos apaixonamos. Vamos colocar para todos os alunos em Educação Financeira e em Projeto de Vida, em que se encaixa como uma luva”, disse o secretário da pasta, Renato Feder. 

A capacitação dos professores vai acontecer por meio de aulas a distância da EGP e, também, estará presente dentro do Formadores em Ação, programa de formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino.

“É com muita satisfação que damos hoje um passo fundamental e pioneiro para promover a cidadania de jovens paranaenses que, com certeza, vão auxiliar na mudança de paradigma que este país necessita. Vamos formar futuros fiscais do correto emprego do dinheiro público”, ressaltou o presidente do TCE-PR, Fábio Camargo. Ele adiantou que o projeto será levado como sugestão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja adotado em nível nacional.

Feder enfatizou a importância de o jovem exercer seu papel como fiscalizador. “O pai do aluno paga impostos e quando o filho ou a filha recebem educação gratuita, ela não é gratuita, pois é paga pelos impostos que vão para a administração pública. O cidadão está se empoderando, e a gente faz questão de trazer isso para os nossos jovens”.

Parceria com o executivo - Presente na cerimônia representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana ressaltou o trabalho fiscalizador e de orientação que o TCE-PR vem realizando ao lado do Estado e dos municípios.

“O Paraná está se desenvolvendo e se destacando cada vez mais, e o TCE-PR tem colaborado muito para isso, dando muito orgulho aos paranaenses por ser um dos melhores tribunais de contas do Brasil — se não o melhor. Quando os poderes e as instituições trabalham de forma unida, como ocorre hoje, conseguimos fazer com que o Estado cresça com dignidade”, declarou.

Presenças - Também estavam presentes o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; a procuradora-geral do Paraná, Letícia Ferreira da Silva; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Carvílio da Silveira Filho; o procurador do Ministério Público Estadual (MP-PR), Olympio de Sá Sotto Maior Neto; a presidente da Seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marilena Winter; entre outras autoridades.


Educação conquista prêmio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás

06.06.2022

​A Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc) recebeu pelo projeto ‘Seduc Cerrado 2021’, o Prêmio Goiás Sustentável, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O projeto premiado, na modalidade Educação, selecionou, por meio de concurso de Redação, 40 estudantes, nomeados Embaixadores do Cerrado. O troféu entregue à Seduc é uma obra criada pelo artista Vinícius Fagundes. 

O ‘Prêmio Goiás Sustentável’ foi idealizado com o objetivo de reconhecer e divulgar, por meio de premiação, práticas relevantes, projetos e ou programas relacionados à sustentabilidade e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a Educação ambiental e a melhoria da qualidade de vida em Goiás. 

De acordo com o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc, Marcos Pedro da Silva, que representou, na cerimônia, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho conjunto de equipe. “Receber o prêmio Goiás Sustentável é uma grande alegria. É importante ressaltar que esse é um prêmio da equipe da Seduc, de todos que articulam e desenvolvem esse importante projeto”, disse o gerente.  
 
Projeto Seduc Cerrado 2022

Buscando ampliar a participação dos estudantes da rede pública estadual de ensino, o projeto ‘Seduc Cerrado’, agora em 2022, se transformará em um Programa que se estenderá a todos os municípios. O Programa tem o intuito de atender todas as ações que são relacionadas às questões ambientais e que ocorrem ao longo do ano. 

Conforme informações do gerente da Seduc Marcos Pedro, o projeto que, em 2021, selecionou um estudante por Coordenação Regional de Educação (CRE), nesse ano, irá selecionar um estudante de cada município goiano. Ou seja, nessa edição 2022, serão 246 Embaixadores do Cerrado. A temática do Seduc Cerrado 2022 é “O uso racional e a importância dos recursos naturais do Bioma Cerrado”. O projeto será realizado no mês de setembro, no dia 21, na mesma data do ano passado.


Educação promove ciclo de palestras sobre saúde emocional e mental nesta terça-feira (7)

06.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), em parceria com o Instituto Ânima e a Zurich Foundation, iniciará nesta terça-feira, dia 7/6, o Ciclo de Palestras: Saúde Emocional e Mental. 

Destinado aos servidores da Educação, o tema abordado na primeira live do ciclo será “Depressão, Pânico e Burnout: O que é isto?”. O objetivo é auxiliar os participantes a refletirem sobre os quadros clínicos das desordens emocionais mais frequentes, como os casos de depressão, ansiedade e a síndrome de Burnout. 

A palestra será conduzida pelo Dr. Wagner Gattaz, diretor-geral da Gattaz Health&Results, professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), presidente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e ex-professor de Psiquiatria e médico chefe da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Heidelberg, Alemanha (1978-1996), 

O palestrante é pesquisador com mais de 550 publicações científicas e mais de 20 mil citações na literatura científica internacional. Segundo a pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América (EUA), em 2021, Wagner Gattaz foi apontado como um dos cientistas mais influentes do mundo.  

A transmissão ocorrerá através do canal do Cepfor, no Youtube, e terá início às 10 horas da manhã. Para assistir, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=uW4v_ooXo9U 

Bem-estar dos profissionais 

De acordo com a gerente de Qualificação Docente e Acompanhamento de Prêmios Estaduais e Nacionais da Seduc, Denise Cristina, esta formação tem o objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar dos servidores e estudantes. “É importante lembrar que existe uma preocupação em fazer com que os servidores desempenhem o seu papel com harmonia e tranquilidade, e claro, garantindo o próprio bem-estar, para que possam trabalhar bem com os estudantes. Acredito que entendendo sobre o assunto, eles vão buscar novas estratégias para fazer a prevenção pessoal”, explica Denise.


Governo lança Revista de Sistematização da Política Colaborativa do Amapá

06.06.2022

No mês de maio, o Governo do Estado do Amapá, em parceria com o Movimento Colabora Educação (MCE) e com as prefeituras, lançou a Revista Sistematização da Política Colaborativa do Amapá. Nesta edição, o volume analisa a política colaborativa amapaense, um dos resultados desta estratégia foi o programa Criança Alfabetizada, uma ação executada em parceria com os municípios desde 2019 para garantir a alfabetização das crianças na idade escolar correta. 

Clique aqui para acessar a revista.

O lançamento da revista aconteceu durante o Seminário de Cooperação Pedagógica, evento coordenado pela Secretaria de Educação (Seed), que reuniu o governador, Waldez Góes, prefeitos e secretários municipais da Educação, além de representantes dos órgãos de controle e entidades representativas da área educacional no palácio do Setentrião.

No evento, Góes exaltou a política colaborativa que é mantida no Amapá. 

“Essa é uma política de Estado e o compromisso do engajamento permanente de todos os envolvidos para avanço desse processo é fundamental. O regime de colaboração e a alfabetização na idade certa é transformador e os resultados refletem além da educação.  Que esse movimento contagie todo o Brasil para testemunhamos a mudança dos indicadores da educação no país e com satisfação comprovar que o Amapá contribui com essa realidade!”, frisou Góes.

A distribuição da revista será online e gratuita. Para o analista de Políticas Educacionais do Movimento Colabora Educação Igor Magalhães, o Amapá é um dos destaques no desenvolvimento da política de colaboração educacional no Brasil.

“Quando falamos em regime de colaboração em encontros nacionais, lembramos do Ceará desde a década de 90. Porém, hoje, o Amapá apresenta uma construção tão promissora quanto outros estados, em um tempo muito menor”, disse Igor.

De acordo com a secretária de Educação, Neurizete Nascimento, a revista é resultado da criação de uma política pública para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes amapaenses. 

LEIA MAIS: Waldez sanciona lei que garante aos municípios aporte para educação básica

“A partir da decisão política de vincular o ICMS aos resultados da educação, começamos a aplicar, em lei, uma política de formação continuada em foco com a alfabetização, através do Programa Criança Alfabetizada. Hoje, temos essa revista que mostra a consolidação da ideia”, pontuou Neurizete. 

Desde outubro de 2021, o Movimento Colabora atuou em parceria com o Estado e os municípios amapaenses para acompanhar as políticas de governança e colaboração visando a sistematização da experiência. 

A publicação

O material tem como base documentos e normativas oficiais do Amapá, além de conversas e entrevistas com personagens-chave na educação do estado. O documento é lançado em um contexto nacional estratégico, quando avançam no Congresso Nacional os projetos de lei que regulamentam o Sistema Nacional de Educação (SNE), uma política para ampliar práticas cooperativas de modo articulado para todo país.

A publicação se divide em quatro capítulos, além da introdução e da conclusão: o primeiro contextualiza a educação amapaense, o segundo apresenta a estrutura organizacional das redes, o terceiro organiza as políticas colaborativas no Estado e o quarto analisa o estágio do Regime de Colaboração.


Educação realiza formação continuada para unidade escolar indígena de Brasilândia

06.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação, realizou na semana de 23 a 27 de maio, Formação Continuada aos professores indígenas da Escola Municipal Ofaié Iniexeki, localizada no município de Brasilândia.

A Formação teve como objetivo apresentar as orientações didático metodológicas para o Processo de Alfabetização, tendo em vista a alfabetização em Língua Portuguesa e Língua Materna Ofaié.

Língua Materna Ofaié

Os professores e estudantes do 1° e 2º anos do Ensino Fundamental receberam os livros da Coleção MS Alfabetiza. Os livros possuem textos e atividades que valorizam a cultura, fauna, flora e comidas típicas que contemplam as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

O colorido, os desenhos e a diversidade de gêneros textuais apresentados encantaram os professores e os estudantes que manusearam os livros. Os professores indígenas também participaram da formação sobre a Coleção MS Alfabetiza realizada na cidade de Brasilândia, com a Rede Municipal de Ensino, através do regime de colaboração que o Governo de MS realiza com todos municípios de Mato Grosso do Sul.

Fotos: Fernando Augusto Azambuja de Almeida e Silvano de Moraes de Souza

Adersino Junior, SED


Centro de Treinamento da Escola Estadual Major Guapindaia recebe materiais esportivos

06.06.2022

Centro de Treinamento de Desporto Escolar da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, recebeu na tarde de quinta-feira, 2, materiais esportivos, avaliados em R$ 50 mil. São bolas para todas as modalidades, kit para jogo de peteca, bambolês, cordas elásticas de treinamento, tabuleiros de dama, kits de tênis de mesa e pebolim, entre outros. Os materiais esportivos também atenderão as aulas de educação física. A entrega foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

Objetivo é incentivar a prática de esportes entre os estudantes da escola que é referência no Estado de Rondônia e, conta hoje, com um total de 1.233 alunos do ensino médio e 68 servidores, entre equipe administrativa e pedagógica. Para a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, a entrega desses materiais vai possibilitar um melhor suporte às atividades esportivas desenvolvidas na escola. “O esporte transforma pensamentos, educando pelo prazer. E a Seduc tem investido no esporte com materiais destinados a professores e alunos. Tenho certeza que os estudantes estão muito felizes e vão fazer bom proveito”, destaca Pacini.

O recurso investido é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – Ale RO, Alex Redano. Estiveram presentes  na cerimônia de entrega, além da titular da pasta, Ana Lúcia Pacini; o deputado estadual e presidente da Ale RO, Alex Redano; a Diretora Geral de Educação da Seduc, Ana Cristina Leandro; a Coordenadora Regional de Educação em Porto Velho, Irany Moraes e o Diretor da Escola Estadual Major Guapindaia, Célio Silva; entre outras autoridades e alunos.

MATERIAIS ESPORTIVOS

Centro de Treinamento de Desporto Escolar Atendimentos às aulas de Educação Física
  • Calibradores digitais;
  • Redes para futsal e handebol;
  • Bolas de borracha, de futsal, de futebol de campo, de handebol, de basquete, de voleibol, de vôlei de praia e de futsal com guizo para deficientes visuais;
  • Colchonetes para ginástica;
  • Bombas de ar;
  • Cordas elásticas de treinamento;
  • Trena de marcação para atletismo;
  • Escadas de agilidade;
  • Antenas oficial para voleibol;
  • Cones e minicones modelo chapéu;
  • Aparelho medidor de pressão arterial, antenas oficial para voleibol;
  • Rede de futebol de campo, de vôlei e de vôlei de praia;
  • Trenas corporais;
  • Caixa som amplificada portátil e microfone sem fio duplo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Bolas de borracha, de ginástica rítmica, de futsal, de futebol de campo, de handebol, de basquete, de vôlei de praia, de voleibol, de futsal com guizo para deficientes visuais e de tênis de mesa;
  • Medicinebol de 1 kg, 2 kg e 3 kg;
  • Colchonetes para ginástica;
  • Bombas de ar;
  • Cordas elásticas de treinamento;
  • Tabuleiros de dama;
  • Kits e rede badminton;
  • Escadas de agilidade;
  • Bastões de revezamento;
  • Blocos de partida;
  • Antenas para vôlei;
  • Cones e mini cones modelo chapéu;
  • Cordas de pular;
  • Dardos de 500g, 600g e 700g;
  • Arcos bambolê;
  • Trenas corporais;
  • Pesos 3 kg, 4 kg e 5 kg;
  • Discos de 750g, 1 kg e 1,5 kg;
  • Cordas de ginástica rítmica;
  • Maças para ginástica rítmica de 150g e 155g;
  • Fitas para ginástica rítmica adulto, juvenil e infantil;
  • Fitas de Slackline;
  • Petecas;
  • Mesas de tênis de mesa e pebolim;
  • Redes de vôlei de praia, de voleibol, de futebol de campo, de handebol e de futsal;
  • Esqueletos humanos;
  • Kits raquete e bolas de tênis;
  • Caixas de som amplificada portátil e microfones sem fio duplo.

 

 

 

 

 

 

 

 


Paraná publica edital do PSS de professores para 2023

06.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou nesta sexta-feira (03), em Diário Oficial, o Edital nº 30/2022 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores e professores pedagogos temporários. A seleção tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) para o ano letivo de 2023.

A seleção dos profissionais será composta por prova objetiva, prova de títulos e prova prática, todas de caráter classificatório – também valerá na pontuação total o tempo de serviço. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 (vinte) horas ou 40 (quarenta) horas semanais para professor pedagogo. Para jornada de 40h, a remuneração do professor é de R$ 5.545,00 (incluindo gratificação e vale-transporte). 

“É um dos maiores salários do Brasil para a rede pública e um salário também acima da média das redes particulares. Queremos continuar fazendo uma educação pública de altíssima qualidade”, disse o secretário Renato Feder. Cerca de vinte mil profissionais devem ser contratados ao longo do próximo ano em todas as áreas do conhecimento.

O processo seletivo será realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrição terá duas categorias: Educação Básica e Educação Profissional, sendo que o candidato  poderá optar por fazer uma ou duas inscrições – podendo ser duas na mesma categoria. Será possível se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), com opção por até dois municípios do núcleo (ou área, no caso da Ed. Profissional). No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poderá realizar a inscrição em até 2 (dois) setores. 

Para a convocação, em caso de não haver mais candidatos classificados nas listas de um município e existir vaga, o NRE poderá utilizar a ordem de classificação geral do núcleo independentemente da localidade de inscrição. E, caso não haja mais candidatos classificados na lista do NRE, o núcleo poderá utilizar a ordem de classificação geral do Estado.

Novidade no processo seletivo deste ano, a prova prática terá duas etapas: a elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos, que mostre a aplicação do plano de aula de forma prática: simulando uma aula com os estudantes (para professores) ou a ação desenvolvida pelo pedagogo na escola (para pedagogos). 

Inscrições - As inscrições abrem às 16h do dia 10 de junho e vão até as 16h do dia 07 de julho de 2022 pelo site www.institutoconsulplan.org.br. A taxa é de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrição e de R$ 60 para duas. 

Isenção - Das 16h do dia 10 até as 16h do dia 13 de junho, poderá solicitar a isenção da taxa pelo site do instituto quem for inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais do governo federal), membro de família de baixa renda (aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos), doadores de sangue ou de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral, como mesários.

Prova - A divulgação da relação provisória das inscrições será no dia 08 de agosto e a consulta dos locais e orientações sobre a prova no dia 15 do mesmo mês, no site do Instituto Consulplan. As provas objetivas, para a(s) disciplina(s)/área(s) escolhida(s), serão aplicadas simultaneamente nos municípios-sede dos NREs no dia 21 de agosto, com a divulgação dos gabaritos oficiais preliminares no dia seguinte. Os resultados do PSS, provisório e final, serão divulgados em setembro e outubro, respectivamente.

Os requisitos mínimos para cada função e mais detalhes deste PSS estão disponíveis no edital, em www.educacao.pr.gov.br/PSS.


Programa de Desenvolvimento Educacional terá inscrições abertas em 13 de junho com a oferta de 2 mil vagas

06.06.2022

Começam em 13 de junho as inscrições para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que tem 2 mil vagas destinadas a professores QPM (do Quadro Próprio do Magistério) da rede estadual de ensino do Paraná. Podem se inscrever no programa os profissionais que estejam no nível II, entre as classes 8 e 11. As inscrições são gratuitas e seguem até 1º de julho, por meio do portal educacao.pr.gov.br. Veja aqui o edital completo.

“Os profissionais da nossa rede poderão ganhar salários maiores, estudar mais e subir na sua carreira profissional. É uma excelente notícia”, diz o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder. “São duas mil vagas para o desenvolvimento da educação do nosso estado.”

Os candidatos passarão por um processo seletivo que compreende duas etapas: prova objetiva (que acontecerá em 31 de julho) e prova didática, que consiste no upload de um vídeo de sua autoria, entre os dias 5 e 12 de setembro. Os professores selecionados começarão as atividades do PDE no primeiro semestre de 2023 e deverão atuar durante os dois anos de duração do programa como professores formadores.

As atividades de formação serão desenvolvidas a distância, exceto pela implementação do projeto de pesquisa. O candidato pode se inscrever em apenas uma disciplina ou área e não terá afastamento laboral.

Podem se inscrever tanto os professores que atuam nas escolas como os que trabalham na Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), no NRE (Núcleo Regional de Educação), nas entidades vinculadas (Fundepar, Paraná Esporte, Paranaeducação, Colégio Estadual do Paraná ou Conselho Estadual de Educação) ou na APP-Sindicato. O professor que estiver no exercício de suas funções em outros órgãos deverá retornar às suas funções de docência na escola ou assumir função na Seed, APP-Sindicato, no NRE ou em uma das entidades vinculadas à Seed.

O professor deverá aplicar seu projeto na escola em que é lotado ou onde estiver atuando. Já o servidor que estiver trabalhando na Seed ou no NRE poderá aplicar o projeto em seu próprio setor (desde que seja voltado à gestão ou à formação de professores) ou poderá aplicá-lo na escola, fora do seu horário de trabalho, caso a proposta seja direcionada aos alunos.

Os servidores titulados que optarem pelo aproveitamento de titulação deverão participar do processo seletivo e, então, aguardar o encerramento da turma para progressão na carreira, sem precisar desenvolver um projeto — porém, desenvolverá atividades da Seed-PR quando convocado. Já aqueles que tiveram vagas resguardadas de outras turmas não participarão do processo de seleção, porém realizarão todas as atividades desta turma.

Prova objetiva — A etapa inicial de seleção é a prova objetiva, que terá 40 questões de múltipla escolha: cinco de fundamentos da educação e 35 da disciplina ou área escolhida pelo candidato durante a inscrição. O conteúdo programático pode ser conferido no Anexo IX do edital.

A aplicação da prova acontecerá nos municípios sede dos Núcleos Regionais de Educação. Os locais de realização da prova serão divulgados em 25 de julho no site www.institutoconsulplan.org.br.

Serão classificados para a segunda fase (prova prática) os professores que obtiverem a partir de 70 pontos (de um total de 100 possíveis). Além disso, podem passar para a segunda etapa os professores que estiverem classificados dentro de até 5 vezes o número de vagas para cada disciplina. Por exemplo, se uma área tiver 100 vagas, passarão para a segunda etapa no máximo 500 candidatos.

Prova didática — Os candidatos classificados na primeira etapa seguem para a fase da prova didática. Eles deverão gravar e publicar um vídeo de 10 a 12 minutos apresentando uma aula da disciplina escolhida, um plano de ação do gestor ou um plano de atendimento educacional especializado — conforme a opção escolhida no ato de inscrição.

Além do vídeo, também é necessário enviar o documento elaborado, seja o plano de aula, o plano de atendimento especializado ou o plano de ação do gestor.

Resultados — A classificação final será feita a partir da soma das notas da prova objetiva (com peso 0,7) e da prova prática (com peso 0,3). Serão convocados os professores classificados dentro do número de vagas de cada uma das disciplinas ou áreas do PDE.

Os resultados serão disponibilizados no portal da Seed (educacao.pr.gov.br) e na página do Instituto Consulplan.

PDE — O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é um programa de formação continuada, com o objetivo de proporcionar aos professores da rede subsídios metodológicos para que aprimorem sua prática profissional. Os servidores desenvolvem e aplicam na prática projetos educacionais, de gestão ou formação de professores.

Desde a primeira edição, em 2007, participaram do PDE mais de 15 mil professores. Foram produzidos quase 30 mil materiais, que estão disponíveis para uso da rede estadual de ensino como complemento e apoio para atividades pedagógicas.


Alunos do Médio Sertão Sergipano participam de palestra e show de paródias para o Enem

06.06.2022

Cerca de 500 alunos da rede estadual de ensino do Médio Sertão Sergipano participaram, na manhã de sexta-feira, 3, da segunda edição do “Conversando sobre o Enem”. O evento, uma iniciativa da Diretoria Regional de Educação 5, aconteceu na quadra de esportes do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, e teve como objetivo levar informações e esclarecer dúvidas acerca da estrutura e finalidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como transmitir aos alunos dicas para estudos de maneira lúdica.

 A ação contou com uma palestra ministrada pela professora Gisele Pádua, coordenadora do Curso Pré-Universitário da Seduc, e a apresentação do professor Fabiano Oliveira, com o espetáculo “O Enem, o sonho e você”. O evento ficou lotado com a participação dos estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas circunscritas à DRE 5, bem como estudantes dos três polos do Pré-Universitário da Regional, em Itabi, Aquidabã e Nossa Senhora das Dores.

 O diretor da DRE 5, João Luiz Andrade Dória, destacou o novo momento em que os alunos estão vivendo com a retomada das aulas presenciais. “Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos a oportunidade para que eles possam tirar as dúvidas acerca do Enem. Além disso, como estamos retomando à normalidade das nossas atividades nesse momento pós-pandemia, já estava mais do que na hora de fazermos um evento de grande porte, reunindo os alunos, confraternizando com eles, neste ano tão decisivo para esses estudantes que estão no 3º ano do ensino médio”, explicou.

O evento teve início com a palestra da professora Gisele Pádua, que bateu um papo com os alunos sobre diversos pontos importantes acerca do Exame Nacional do Ensino Médio. Além de comentar sobre a estrutura das provas e dar dicas valiosas aos alunos, ela também falou sobre o Sisu, Prouni e Fies. “Essa é mais uma oportunidade de estarmos falando sobre o Enem. É um momento muito importante na vida desses estudantes que estão com esse foco, que é terminar os estudos da educação básica e prosseguirem no ensino superior. Aqui em Sergipe não há outra alternativa a não ser o Enem, então a gente trouxe para eles esclarecimentos sobre como é a prova. Os estudantes têm muitas possibilidades através da nota do Enem. A DRE 5 está promovendo esse momento muito importante de retorno às revisões presenciais para que esses alunos consigam êxito em sua caminhada”, disse.

 Logo em seguida foi a vez do professor Fabiano Oliveira, que fez a apresentação do espetáculo “O Enem, o sonho e você”. Por meio de paródias baseadas em músicas conhecidas do grande público, ele passou conteúdos de Literatura que vão ser cobrados no Enem, em um jeito mais fácil de ensinar aos alunos. “Estamos retornando ao vivo, frente a frente com os alunos. É uma honra estar trazendo a turnê, que neste ano vem com um espírito de festa e aprendizagem para o Enem, por meio de músicas, paródias, da forma mais leve e benéfica para os alunos. A turnê entra na sexta edição, desta vez com o nome de ‘bloquinho do Enem’, com a animação de carnaval e de festa, com paródias novas, em todos os estilos”, afirmou.

 Conhecimentos

 Os alunos que participaram do evento foram unânimes em dizer que essa foi uma grande oportunidade para adquirirem mais conhecimentos. Foi o caso de Ana Luiza Garcia França, aluna do Colégio Estadual General Calazans, de Nossa Senhora das Dores. “Vai ajudar no melhor desenvolvimento para muitas pessoas que não têm oportunidade de pagar um cursinho ou de participar do Pré-Universitário da Seduc. Além disso, com as paródias, acho que a gente consegue memorizar melhor os conteúdos. Acho bem mais prático”, disse ela, que quer cursar Serviço Social.

 Alanice Vieira Feitosa, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, pretende cursar Engenharia Agronômica ou Nutrição. Ela conta que o evento “Conversando sobre o Enem” já faz parte das suas experiências como estudante. “No ano passado a gente participou, e agora novamente. Nós gostamos muito, pois há alunos que estudam o dia todo aqui e não têm tempo de se dedicar em casa. Então é bom porque já vamos vendo o conteúdo, praticando, tirando as dúvidas. E com as paródias fica muito mais divertido e dinâmico, a gente fica mais atento, pois tem bastante interação”, afirmou.

O aluno Jadilson Alves dos Santos estuda no polo de Itabi, do Pré-universitário, e quer cursar Letras Espanhol. “Este momento aqui é uma coisa nova para mim. Esse modo de aprender acaba sendo mais fácil, com paródias explicando os assuntos. Estou com boas expectativas para o Enem”, declarou. Opinião semelhante teve Gabriel da Silva, aluno do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, de Gracho Cardoso, que pensa em cursar Medicina. “Está sendo uma experiência muito gratificante. Viemos para esse evento que consegue deixar nossa mente mais calma, pois o Enem é uma prova que mexe bastante com o nosso psicológico; então precisamos ter calma. Aqui a gente aprende a relaxar a mente e eles nos explicam bem como será o exame”, explicou.


Preocupação ambiental de estudantes de Primeiro de Maio gera projeto premiado em feira

03.06.2022

Um olhar para fora dos muros do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, em Primeiro de Maio, no Norte do Estado, tem rendido bons frutos para estudantes da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de Altas Habilidades/Superdotação. Estimulados a pensar em soluções nas aulas ofertadas no contraturno, os alunos desenvolvem pesquisas e projetos a partir de situações presentes no próprio município e na região onde vivem.

Na última semana, nove deles representaram o colégio e o Paraná na Expo Nacional MILSET (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico) Brasil, que aconteceu em Fortaleza (CE) e reuniu projetos de alunos do ensino fundamental, médio/técnico e ensino superior de todos os estados, além de projetos internacionais convidados pela MILSET Internacional.

Pelo trabalho “Reaproveitamento de óleo da fabricação de sabão de limão”, a equipe formada por Bianca Antunes Schmidt (1° ano), Samara dos Santos Gozdzink (4° ano do Magistério) e Suyane Maciel de Souza Silva (1° ano) foi premiada com o 3º lugar de Ciências Sociais Aplicadas e também a medalha de prata como destaque da feira. O reconhecimento em Fortaleza também deu credenciais para as estudantes participarem da Expociências Nacional México e MILSET AMLAT 2022, na Argentina, ambas nos meses finais deste ano.

“A pesquisa existe há alguns anos. Utilizamos óleo de cozinha, limão, que é uma fruta abundante na região, e soda cáustica para dar consistência. Ou seja, o produto que poderia causar impactos ambientais no solo ou na água, se mal descartado, acaba virando um produto utilizado na limpeza da escola e distribuído aos pais dos colegas de turma”, diz Samara.

Desde o oitavo ano no colégio e na SRM de Altas Habilidades, a estudante conta que já realizou outras pesquisas, como uma sobre a análise da água, em parceria com a UTFPR de Londrina. O município fica às margens do rio Paranapanema, na divisa com São Paulo, e tem uma parte de sua atividade econômica baseada no turismo e na pesca.

“Foram inúmeras experiências incríveis. Ganhamos prêmios, viajamos para feiras. O foco é a sociedade em que a gente vive, o que ocorre na cidade, a preocupação com o futuro. As aulas despertam ainda mais o nosso interesse para essas questões”, relata.

Além dos trabalhos selecionados para a MILSET Brasil, o colégio já havia emplacado três dos 10 projetos da rede estadual de ensino na Febrace, em março. “Temos outros cinco projetos atualmente e todos os anos a gente participa de feiras, mesmo nos últimos anos, quando os eventos foram on-line”, conta a professora Silvia Monteiro Bonancéa, orientadora dos projetos na SRM de Altas Habilidades do colégio. Ela atualmente coordena as salas da manhã e da tarde, com 27 estudantes ao todo, do oitavo ano até o fim do ensino médio.

Também viajaram para a feira em Fortaleza com auxílio de custeio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte as estudantes Bianca Izabel Iglécias Bortolotto, Karoline Xiriqueira dos Santos e Marina de Aguiar Oliveira, pelo projeto “Sistema de proteção para a criação de galinhas”, e os estudantes Eduardo de Souza Silva, Tiago Muglio Checo e Gustavo Henrique Furtado Laurindo, pelo projeto “Sensor de temperatura para colheitadeira de baixo custo utilizando arduíno”.


Divulgados os 100 alunos selecionados para intercâmbio do Ganhando o Mundo na Nova Zelândia

03.06.2022

A lista dos 100 estudantes selecionados para o intercâmbio da segunda edição do programa Ganhando o Mundo foi divulgada nesta sexta-feira (3) — confira aqui. Os alunos da rede estadual, que foram selecionados pelas notas de 2021, partirão em julho para a Nova Zelândia, onde passarão um semestre letivo estudando em um colégio local. Antes de embarcar, eles farão um curso preparatório de inglês.

"Estou muito realizada, agradecida e feliz. Sempre sonhei em fazer intercâmbio, e é muito bom ver que o meu esforço trouxe essa conquista", diz Gabriela Martins dos Santos, uma das selecionadas. A estudante, de 15 anos, estuda no Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada, no município de Reserva. "Com o intercâmbio, espero aprender um novo idioma, uma nova cultura e ter novos conhecimentos."

O programa Ganhando o Mundo, promovido pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

“Estamos muito felizes de poder proporcionar essa experiência para mais 100 estudantes. Estamos acompanhando os que estão agora no Canadá e vemos como o intercâmbio está sendo transformador para cada um deles”, diz Renato Feder, secretário da Educação. “Quando você faz um intercâmbio, você volta com a cabeça mais aberta, muito mais empoderado, autoconfiante. Então, a continuidade do programa é uma grande conquista para a nossa rede de ensino.”

Atualmente, há 100 estudantes da rede estadual no Canadá. Eles chegaram ao país em fevereiro e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornar ao Brasil no fim de junho.

Processo seletivo — A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.


Coordenadoria Regional recebe 6ª Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”

03.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (SED), seguindo a agenda da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, realizou reunião técnico-pedagógica, nesta sexta-feira (03.06), no município de Jardim, com a participação de 18 unidades educacionais e 07 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-7).

Após encontros em Paranaíba e Aquidauana, a Teia da Educação 2022 foi realizada com gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-7, sede Jardim, coordenada pela professora Marta Ferreira Cheres e coordenadora adjunta Carla de Almeida Piacentini, responsáveis por 9,9 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

São 07 municípios jurisdicionados pela CRE-7, Bela Vista: 4 escolas, Bonito: 2 escolas e 1 extensão, Caracol: 1 escola e 1 extensão, Guia Lopes da Laguna: 2 escolas, Jardim: 3 escolas e 1 extensão, Nioaque: 4 escolas e 1 extensão, Porto Murtinho: 2 escolas e 3 extensões.

Na abertura da Teia da Educação a coordenadora Marta Ferreira Cheres relatou aos diretores, coordenadores e secretários escolares a importância do evento, no tocante ao acesso com órgão central, com a presença da secretária Estadual de Educação Cecília Motta e toda equipe da SED, “ nesta reunião técnico pedagógica nos remete ao começo, em 2015 quando ocorreu a primeira teia, todos estamos aprendendo, ser educador é um trabalho árduo, porém a missão é valiosa e importante, na pós pandemia estamos trabalhando com a recomposição da aprendizagem, estamos nos atualizando com o Novo Ensino Médio e nas escolas da Autoria, sempre pensando no melhor para nossos estudantes”, relara Cheres.

Apresentações

Iniciando a Teia da Educação, o estudante protagonista Luís Felipe de Almeida, da Escola Estadual Antônio Pinto Pereira, de Jardim, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, matriculado no 3º ano do ensino médio, interpretou as músicas Liberdade Provisória e Como é que a gente fica, da dupla sertaneja Henrique & Juliano.

Retrospectiva

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, relatou aos diretores, coordenadores e secretários escolares como está o cenário estadual e nacional da Educação. Cecilia explanou sobre crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do Governo.

Quando assumiu a pasta da Educação, em 2015, a secretária Cecilia Motta relatou que tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, “ao término desta gestão, nossa equipe encerra 2022 com a sensação do dever cumprido, o sentimento é de gratidão, obrigado a todos pelo empenho, se hoje somos referência nacional, foi devido dedicação de cada um dos servidores”.

Cecilia Motta relatou também sobre as conquistas e os novos desafios da pasta, “todas nossas conquistas, somente tiveram êxito devido o empenho dos servidores, o regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino.

“Quando projetamos para o futuro os nossos desafios são referentes a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação das escolas de tempo integral, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, dentre outros”, relata Cecilia Motta.

Investimento na região

Ao todo, a região já contou com quase R$ 27,5 milhões investidos do Governo de MS, desde o início da atual gestão (2015), em infraestrutura de reformas, adequações e intervenções, nas unidades escolares jurisdicionadas pela CRE-5: Jardim: R$ 7 milhões; Porto Murtinho: R$ 5,5 milhões; Bela Vista: R$ 5,3 milhões; Nioaque: R$ 3,3 milhões; Caracol: R$ 2,7 milhões; Guia Lopes da Laguna: R$ 2,4 milhões; Bonito: R$ 1 milhão.

Valorização

Mato Grosso do Sul é o estado com maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

Entre as redes estaduais de todo Brasil a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Desde 2015, por determinação do governador Reinaldo Azambuja, já foram investidos nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 347 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final de 2022.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, Já passou por Paranaíba, Aquidauana e agora Jardim e estará ainda em reunião técnico-pedagógicas nas CREs de Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 347 unidades escolares.

Adersino Junior, SED


Escola desenvolve itinerário formativo intitulado Clube do Manoel

03.06.2022

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual 2 de Setembro, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Ladário, integrantes do Itinerário “Clube do Manoel”, orientados pela Professora Aglaisse Ramona Orichuela, estão desenvolvendo trabalhos sobre escritor Manoel de Barros, que nos seus versos trazem elementos regionais que se conjugavam a considerações existenciais e uma espécie de surrealismo pantaneiro.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos desde o mês de março. Os alunos iniciaram as aulas conhecendo o autor através da exibição de documentário intitulado “Só 10% é mentira”. Em seguida, os alunos pesquisaram sobre a biografia do escritor e analisaram as obras, fizeram cartazes e caricaturas do escritor. Os trabalhos foram expostos no mural da escola.

Documentário

Os estudantes também tiveram sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante, assistiram o documentário “Língua de brincar”, onde aprofundaram mais na linguagem utilizada nas obras do escritor Manoel de Barros. A professora Aglaisse trabalhou sobre paródia nessa aula e os alunos escolheram obras do escritor para parodiar e ilustrar os poemas.

Foi realizada também uma atividade em que os alunos conheceram o aplicativo de edição de folders chamado CANVA. Aprenderam a utilizar e criaram neste aplicativo cartazes e folders sobre a biografia, a história, poesia, frases marcantes sobre este autor. Estes trabalhos foram expostos nas redes sociais (face book, Instagram) da escola.

Logo após todos estes estudos, eles retornaram as obras do autor para escolher uma poesia para a realização de um curta metragem. A gravação foi realizada em frente à escola no Coreto da cidade e está em fase de edição para incluir a trilha sonora e outros detalhes. Ainda utilizando as plataformas digitais para auxiliar no estudo e divulgação, os alunos aprenderam a utilizar o site Sould Cloud que armazena arquivos de áudios.

Os estudantes novamente retornaram as obras do autor e gravaram podcasts declamando as poesias e realizando a análise dos poemas agora de forma oral. Foi criado uma página neste site e uma playlist com todas as gravações dos alunos. Eles se expressaram melhor com relação as obras.

Adersino Junior, SED


Escolas recebem kit de livros infanto-juvenis escritos por Mara Calvis

03.06.2022

As escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de Corumbá receberam na última semana um kit com 10 livros infanto-juvenis, escritos pela autora Mara Calvis e coautores.

A escritora foi contemplada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) 181809, com o projeto Ler, conhecer e preservar a identidade Sul-Mato-Grossense.

Os livros disponibilizados trazem temas regionais de relevância para a valorização do cenário local. “São histórias que falam sobre a identidade, a história, a geografia, as lendas, os pontos turísticos, a cultura, a fauna e a flora da nossa região, em um incentivo para que cada vez mais crianças e adolescentes conheçam seu estado e tenham orgulho de ser daqui”, pontua a escritora Mara Calvis.

Fazem parte de cada kit os livros “Jujuba, a seriema viajante – Sabores e Fronteiras do MS”, “Morgana e a Chalana – Pelas Águas do Pantanal/MS”, “Ñande Retã, Nosso Território – Povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, Tuco, o Tucano Bom de Bico e os Sabores de Mato Grosso do Sul”, “Alfabeto Ecológico do Pantanal”, “Algumas Coisinhas que me Deixam Muito Feliz em Meu Mato Grosso do Sul”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado – Nas Águas de Campo Grande”, “As aventuras de Ygor, o peixe barbado – Nas Águas de Mato Grosso do Sul”, “As Curiosidades de Tatá” e “Cacá, a Jaguatirica”.

Os livros foram impressos graças ao aporte financeiro do grupo Energisa e da Solurb Soluções Ambientais, que destinaram parte do pagamento de impostos federais para o projeto. “É uma honra para mim poder ver meus livros chegando a cada vez mais sul-mato-grossenses e, mais do que isso, possibilitando que crianças e adolescentes adquiram o hábito da leitura, conhecendo a fundo elementos da terra onde vivem”, afirma Mara.

Para conhecer melhor os livros que serão distribuídos e outros títulos da autora, acesse https://www.maracalvis.com.br/ e confira.

Adersino  Junior , SED/MS


Governo convoca cuidadores e merendeiros para atender a rede estadual de ensino

03.06.2022

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está realizando a 4ª convocação de profissionais cuidadores e a 12ª convocação de profissionais de copa e cozinha aprovados em Processo Seletivo para atender a rede estadual de ensino. 

Estão sendo convocados 22 cuidadores, sendo 20 para atender escolas da Capital (09 do sexo feminino e 11 do sexo masculino), além de um cuidador do sexo masculino para o Cantá e outro do sexo feminino para o município de Uiramutã. 

“Estamos chamando os profissionais aprovados no seletivo a fim de atender as demandas ainda existentes na rede estadual de ensino. Já foram convocados 115 cuidadores e ainda há necessidades. Sabemos da importância desse profissional para o atendimento integral do estudante público alvo da educação especial e queremos sanar todas as pendências”, destacou Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto. 

Além dos cuidadores, o Governo de Roraima também está convocando mais 19 profissionais de copa e cozinha (merendeiros), para atender escolas da capital e do interior. Estão sendo chamados 10 merendeiros que irão atuar em escolas de Boa Vista, um para o Cantá, um para Caracaraí, um para Mucajaí e seis para Rorainópolis. 

Os editais de convocação foram encaminhados para publicação no DOE (Diário Oficial do Estado). O documento poderá ser consultado no site da imprensa oficial www.imrpensaoficial.rr.gov.br ou no Facebook oficial da Seed: Seed Roraima. 

Convocados devem se apresentar na Educação na próxima terça-feira, 7 

Os convocados devem comparecer à sede da Seed na próxima terça-feira, 7, às 8 horas, para assinatura dos contratos e lotação. Os profissionais devem levar em um envelope A4, contendo uma foto 3x4, ficha de cadastro, declaração de bens e declaração de acúmulo de cargo, além de cópia e original de documentos pessoais como CPF, documento de identificação com foto, PIS/PASEP, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento dos dependentes, comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino) e dados bancários.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed
 


Escola cria maquetes e painéis retratando os 274 anos de fundação de Mato Grosso

03.06.2022

Os 274 anos de criação do Estado de Mato Grosso virou tema de projeto, desenvolvido pelo professor de história Odélio Cardoso da Silva, da Escola Estadual Aline Maria Teixeira, de Juruena. O projeto ‘Formação do Estado de Mato Grosso’ envolveu estudantes do 8º ano da Unidade Escolar. Os trabalhos tiveram como foco as lutas e as conquistas que os primeiros desbravadores do território, hoje pertencente a Mato Grosso, tiveram tanto na sua colonização como na configuração do território brasileiro e mato-grossense.

Para ilustrar os fatos apresentados, os alunos construíram painéis e maquetes, buscando retratar os processos estudados. A diretora Suetânia Rios Pagnussatt assinala que os personagens Pedro Aleixo Garcia, Antônio Pires de Campos, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil, Rodrigo Cesar de Menezes, Antônio Rolim de Moura, João Carlos Augusto d’Oeynhausen de Gravemberg e Francisco de Paula Magessi de Carvalho foram representados.

O trabalho contou com a colaboração da equipe gestora e teve a finalidade de apresentar, aos alunos e à comunidade, partes importantíssimas do processo histórico de formação de Mato Grosso. “A criação do nosso querido e amado Mato Grosso envolveu os acordos entre portugueses e espanhóis, as conquistas dos bandeirantes e a descoberta de ouro na região. Da mesma importância foram os primeiros povoados, os arraiais, a fundação de Cuiabá e a criação da Capitania de Mato Grosso”, destaca o professor.

Odélio Cardoso acrescenta que o comércio, o processo de escravidão negra e indígena e, ainda, a fundação da primeira capital do estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá, foram os principais pontos do trabalho que ressalta o Período Colonial.

“O Arraial de São Gonçalo e o da Forquilha, os rios Mutuca, Coxipó-Mirim e Cuiabá, a Aldeia do Sacramento, a Missão Jesuítica e as áreas de mineração também foram representados nas maquetes”, destaca. 

Texto de Adilson Rosa 


Rede de Proteção assume 10 compromissos para enfrentamento da violência

03.06.2022

Após um dia inteiro de debates sobre o enfrentamento às formas de violência no período de retorno às aulas presenciais nas escolas e a importância da mediação de conflitos nesse ambiente, o 1° Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso terminou com a publicação da Carta de Cuiabá. No documento, as instituições parcerias na realização do evento assumiram o compromisso de “Estimular a formalização da rede de proteção nos Municípios, com implementação do fluxo de atendimento, tendo como referência o Projeto Luz e a Rede Protege”.

Também estão entre os compromissos assumidos na tarde desta sexta-feira (27) promover a capacitação contínua dos integrantes da rede de proteção dos Municípios; concretizar a política de saúde mental; estabelecer política de pacificação social para tratamento adequado dos conflitos no ambiente escolar e seu entorno; e cobrar a destinação de recursos na elaboração da proposta orçamentária do Poder Executivo, para garantir a execução financeira das políticas públicas para proteção das crianças e dos adolescentes.

Os outros compromissos firmados foram de elaborar fluxo integrativo de atendimento entre as escolas e os órgãos públicos de saúde, a fim de que as crianças e adolescentes que apresentem possíveis transtornos mentais e globais de desenvolvimento possam ter acesso à consulta médica e atendimento com psicológico para fins de diagnóstico e possível inclusão no atendimento educacional especializado; uniformizar procedimentos dentro das instituições; fortalecer a gestão democrática, os conselhos escolares e os grêmios estudantis; instituir a notificação obrigatória de casos de violência escolar; e melhorar a interlocução das escolas com os serviços de saúde, de educação e de assistência social.

Os compromissos foram definidos após os painéis e os debates realizados nesta sexta sobre os temas “Enfrentamento ao abuso, exploração sexual e demais violências contra crianças e adolescentes (no pós-pandemia) – Reflexão sobre as práticas de proteção” e “Mediação de conflitos e rede de proteção”.

"O evento foi excelente, em primeiro lugar porque reabrimos as portas do Ministério Público depois de quase dois anos recolhidos. Voltamos com força total e priorizando a criança e o adolescente, ouvindo todos os setores, com a presença do Poder Judiciário, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), das Polícias Judiciária Civil e Militar, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Cras, Creas, Conselhos Tutelares e sociedade civil organizada”, avaliou o procurador de Justiça titular da Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado.

“As pessoas falaram, dialogaram, deram sugestões, fizeram proposições e saiu a Carta de Cuiabá com os 10 tópicos, todos eles priorizando o atendimento da criança e do adolescente. Saio daqui com a sensação de que dias melhores virão, energizado com essa força que todos trouxeram na fé de um novo tempo, de um novo recomeçar, de um novo dia voltado realmente para as crianças e os adolescentes do Estado de Mato Grosso”, acrescentou o idealizador do encontro.


Projeto Crie o Impossível abre inscrições para edição 2022

03.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informa que o projeto “Crie o Impossível” está com inscrições abertas para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. Considerada a maior aula aberta do país, a iniciativa tem como objetivo inspirar, potencializar e trazer referências positivas aos jovens.

Incentiva, também, os jovens a participarem da jornada Empower, na qual identificam problemas de suas escolas e comunidades e criam soluções com o poder de mudar seu futuro. Os que entraram para a jornada Empower já receberam mais de R$ 1 milhão em bolsas de estudo integrais.

A 3° edição do evento será realizada no dia 3 de junho, em formato híbrido, sendo presencial no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e transmissão online pelo canal Embaixadores da Educação, no Youtube.

A meta é alcançar mais de 100 mil estudantes. Em três edições, o evento alcançou 50 mil pessoas de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil, com 170 mil acessos na edição remota (2020), transmitida pelo canal oficial do TikTok no Brasil e pelo canal da ONG no YouTube.

Com Certificado válido para o MEC para Escolas Parceiras, a programação do encontro conta com a participação de nomes como a empresária e blogueria, Bianca Andrade, o Professor Noslen, o ex-jogador de futebol Tinga, o youtuber Favelado Investidor, entre outras figuras públicas. 


Coordenadoria Regional realiza concurso “Soy Loco por ti América” durante 16º Festival América do Sul

03.06.2022

Entre os dias 26 e 29 de maio aconteceu em Corumbá, Ladário, e cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, o 16° Festival América do Sul, considerado um marco na cultura de Mato Grosso do Sul.

Em 2022 a temática do festival foi o “Centenário da Semana de Arte Moderna”, conhecida como “Semana de 22”, movimento que ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, primava pela valorização da Arte e da Cultura brasileira.

Concurso “Soy Loco por ti América”

Uma das atrações do FASP é o Concurso “Soy Loco por ti América”, este ano organizado pela Coordenadoria Regional de Corumbá – CRE3. Valorizando a interação de crianças e jovens com seu meio, o concurso seguiu a temática do festival: “Centenário da Semana de Arte Moderna”.  A ideia do Concurso “Soy Loco por Ti América” foi mostrar, por meio de desenho, crônicas e vídeos, a importância da Semana de Arte Moderna para a história e cultura de Mato Grosso do Sul.

Os dois artistas homenageados do FASP foram inspiração para a produção dos trabalhos do concurso: Lídia Baís, nascida em Campo Grande, MS, pintora, desenhista e compositora; e Lobivar Matos, escritor, nascido em Corumbá, MS.

O concurso contou com a participação de estudantes das escolas públicas e privadas da região do Pantanal MS; Corumbá, Ladário e das escolas bolivianas dessa região de fronteira.

Cada escola participante promoveu, em sala de aula, a realização dos trabalhos de desenho, vídeo e escrita do gênero crônica por seus alunos, e selecionou apenas um (01) trabalho por categoria. Podendo inscrever e enviar um total de até 3 (três) produções, sendo: 1 (um) Desenho, 1(uma) Crônica e 1(um) Vídeo, respeitando o estabelecido no edital FASP 2022, divulgado nas mídias.

Premiados

Cinco alunos das escolas estaduais de Corumbá e Ladário foram premiados, são eles:  Anna Clara Dias Lopes (E.E. 2 de Setembro 1° lugar Categoria: Desenho); Clarissa Rebeca Soares Ortiz de Oliveira (E.E. Nathércia Pompeo dos Santos 3°lugar Categoria: Crônica); Eloise Inês Cáceres Duarte (E.E. Dom Bosco 1°lugar Categoria:Vídeo); Joyci Galan da Costa (E.E. Nathércia Pompeo dos Santos 2°lugar Categoria: Vídeo); William Mendonza Cruz (E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros 3°lugar Categoria: Vídeo).

Em relação a realização do concurso, a Técnica da CRE3 Evelyn Campos, que participou da organização comentou “estamos muito felizes em retomar o Concurso, ainda mais com uma temática tão potente: Lídia Baís e Lobivar Matos. A qualidade dos trabalhos inscritos nos surpreendeu pela releitura que os estudantes conseguiram realizar das obras dos artistas homenageados. Mais importante do que o prêmio é a oportunidade de levar a vida e obra destes artistas para a escola. Parabéns as escolas, professores e estudantes que se dedicaram na elaboração dos trabalhos” concluiu.

 

Adersino Junior, SED