NOTÍCIAS

Alfabetização 12:18, 28 out 2020 Webinário sobre alfabetização no contexto do ensino remoto tem mais de 5 mil acessos simultâneos

Webinário sobre alfabetização no contexto do ensino remoto tem mais de 5 mil acessos simultâneos


Mais de 5 mil pessoas entre professores, gestores escolares e secretários municipais do Maranhão participaram, nesta segunda-feira (26), simultaneamente, do Webinário Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto: desafios e possibilidades, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a palestrante Mara Mansani, professora com mais de 30 anos de experiência com a temática.

O Webinário teve início com a apresentação do vídeo do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, dando boas-vindas aos professores, gestores escolares, secretários municipais de educação, participantes do Ciclo Formativo do Pacto Pela Aprendizagem, e agradecendo todos os envolvidos no desafio de alfabetizar as crianças do Maranhão. 

“É com imensa satisfação que nós recebemos todos e todas para esse novo Ciclo Formativo do nosso Pacto Estadual pela Aprendizagem, com foco na alfabetização. Eu quero agradecer imensamente à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, cada professor e professora, cada técnico e técnica, cada parceiro que nos ajudam nessas formações. Eu e o governador Flávio Dino contamos com vocês para que a gente possa fazer um grande trabalho no nosso território maranhense e, obviamente, como dizia o nosso mestre Paulo Freire: ‘Só desperta interesse por aprender, quem tem interesse de ensinar’. Eu conto com cada professor e cada professora nessa missão”, frizou.

Mara Mansani é professora da rede pública estadual de São Paulo, formadora de professores da Educação infantil e Ensino Fundamental e colunista do Blog de Alfabetização da Revista Nova escola. Em 2014, foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. Ela destacou aspectos importantes sobre o registro do processo de alfabetização, que são fundamentais para garantir o sucesso da aprendizagem das crianças maranhenses e, consequentemente, fortalecer o trabalho do professor.

“Eu não fiz o projeto de alfabetização para ganhar o Educador Nota 10. Eu fiz o projeto para alfabetizar os alunos e alfabetizei todos eles. Qual é a diferença entre mim e você? Talvez porque você seja um bom professor, mas não mandou o projeto. Nós professores temos muita dificuldade em registrar o processo de alfabetização, de registrar os passos, de entender como fazer esse diagnóstico e o que fazer depois disso. Então, essa foi a diferença, talvez você tenha essa dificuldade, se for o caso, peça um curso para sua secretaria de como registrar essa prática”, ressaltou. 

Sônia Maria de Oliveira destacou a iniciativa do governo em promover o Webinário, com palestrantes de vasto conhecimento educacional para contribuir na formação de professores maranhenses. “A Seduc fez uma ótima escolha, trazendo para esse momento conosco a professora Mara Mansani”, expressou.

Anaildes Santos, da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no município de Grajaú, elogiou a organização do evento pela realização do Webinário. “Parabenizo a organização do webinário pela bela palestra da professora Mara Mansani, só veio engrandecer nosso conhecimento com suas sugestões, obrigada”, externou.

Webinários

O webinário desta semana faz parte do ciclo de formação municipal do Pacto pela Aprendizagem com foco na Alfabetização, promovido pelo Governo do Estado, no âmbito da Seduc, em parceria com a Associação Bem Comum; Fundação Lemann; Fundação Vale; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/BRASIL); Instituto Natura e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O 1º Módulo do Ciclo Formativo Municipal teve início no dia 19 de outubro e segue até o dia 6 de novembro, com a seguinte programação: no dia 5 de novembro, realização do 3º webinário; Estudo individualizado e Encontro online ou hibrido, que já tiveram suas atividades iniciadas, seguindo até o dia 6 de novembro. 

O 2º Módulo terá início no dia 30 de novembro e seguirá até o dia 18 de dezembro, com a realização de webinários, estudos e encontros.

Tags: Maranhão MA Alfabetização Pacto Pela Aprendizagem