NOTÍCIAS

Base Nacional Comum Curricular 17:37, 4 set 2019 Seminário debate Base Nacional Comum Curricular, no Rio de Janeiro

Paulo Fernando
Foto: Paulo Fernando

Evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 4

Equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), das secretarias municipais e outros participantes se reuniram, nesta quarta-feira, dia 4, para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O seminário “Construção da Proposta Curricular no Território do Rio de Janeiro: como fazer o currículo chegar à sala de aula”, aconteceu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul.  

Durante o evento, os participantes debateram a importância do regime de colaboração para a implementação do currículo; formação de professores para a implementação; educação infantil na BNCC; educação infantil, anos iniciais e finais no currículo do Rio de Janeiro, entre outros temas.  

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou que a atual gestão vai trabalhar em parceria e regime de colaboração com as secretarias municipais, com o Conselho Estadual de Educação e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para que o Rio de Janeiro possa implementar da melhor forma a BNCC em sua rede de ensino.

No Rio de Janeiro, a última semana foi importante para o planejamento de ações. Além da realização do seminário “Construção da Proposta Curricular no Território do Rio de Janeiro: como fazer o currículo chegar à sala de aula”, a Seeduc promoveu o III Congresso Estadual de Educação (COED).

O secretário de Educação, Pedro Fernandes, declarou que, após 10 anos, o Rio de Janeiro promoveu esse evento. De acordo com ele, as gestões passadas deixaram de lado as discussões sobre o Plano Estadual de Educação e, consequentemente, interfiram no andamento dos debates, elaboração e aprovação da BNCC.

– Foi um passo importante para avançar e buscar um ensino cada vez melhor aos alunos da rede pública do Rio de Janeiro – ressalta.


Tags: RJ Base Nacional Comum Curricular