NOTÍCIAS

Base Nacional Comum Curricular 10:41, 28 out 2020 Seduc lança webinarios para formação de Currículo Piauí

Foto:

O primeiro webinário acontece no próximo dia 11 de novembro

Nesta terça-feira (27) aconteceu o lançamento do cronograma de webinários para formação do Currículo do Piauí para a Educação Infantil e Ensino Fundamental no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica/ Instituto de Educação Antonino Freire.

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais-UNDIME/PI, realizou a entrega de menção honrosa aos professores redatores, considerando o trabalho na elaboração do Currículo do Piauí junto à equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC.

O primeiro webinário acontece no próximo dia 11 de novembro, com a palestra "Desafios para a Formação Docente", proferida pela profa. Gabriela Moricone - Fundação Carlos Chagas, às 15 horas. No segundo webinário, a profa. Dra. Aricelia Nascimento trará o tema "Flexibilização Curricular".

Em regime de colaboração, os novos currículos foram construídos por uma equipe de redatores de diversas áreas e tiveram supervisão de coordenação de equipes da Seduc e União Nacional Dos Dirigentes Municipais (UNDIME).

O ciclo de formação iniciou ainda em 2019, quando foram certificados, em agosto, 23.031 Cursistas, 192 Articuladores Municipais, 210 Coordenadores Municipais, 30 Coordenadores Regionais e 26 Redatores Formadores, totalizando 23.489 profissionais formados.

A formação do Currículo do Piauí da Ensino Fundamental e Educação Infantil objetiva realizar a implementação, por meio de disseminação e ações de formação, do documento curricular do Piauí, em regime de colaboração com os municípios, no estado.

A partir da formação busca-se fortalecer as habilidades e competências dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil , com foco na melhoria da proficiência e aprovação de todos os componentes curriculares e redução do abandono e evasão, a partir das metodologias ativas, competências socioemocionais, uso pedagógico de dados educacionais, aprendizagem colaborativa e foco em como desenvolver os conhecimentos, entre outros.

Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o segundo Ciclo de Formação de Professores 2020/2021 do Novo Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Piauí. serão beneficiados cerca de 25 mil professores e impactará mais de 610 mil alunos das rede pública e privada de todo o Estado, em 205 municípios.


Tags: PI Base Nacional Comum Curricular