NOTÍCIAS

Desporto Escolar 00:39, 29 jan 2020 Seduc Goiás divulga lista de professores selecionados para o programa ‘Desporto Educa’

Seduc Goiás divulga lista de professores selecionados para o programa ‘Desporto Educa’

Iniciativa coordenada pela Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação será desenvolvida em unidades escolares da rede pública estadual das 40 Coordenações Regionais

A Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) divulgou, nesta terça-feira (28/1), a lista dos 120 professores selecionados para o programa ‘Desporto Educa’ em 2020. Para conferir a listagem, acesse aqui.

A coordenadora geral do programa, Sandra de Sousa Santos, explicou que a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, responsável pela iniciativa, tentou contemplar escolas da maioria dos municípios goianos vinculados às 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs). 

Segundo ela, os critérios de seleção levaram em conta principalmente a vulnerabilidade social das unidades escolares localizadas em regiões com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e ainda os municípios que fazem parte da Ride DF (Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). “Também levamos em conta os índices de violência registrados pelo governo federal na Ficha de Notificação de Violência do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou.

O ‘Desporto Educa’ é um programa de iniciação esportiva direcionado aos estudantes da rede pública estadual na faixa etária de 12 a 17 anos e será desenvolvido em todo o Estado por professores de Educação Física no turno oposto ao das aulas regulares.

Jogos Escolares

O programa inclui diferentes modalidades desportivas, mas dará atenção especial para aquelas que já são disputadas pelos estudantes/atletas nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás e nos Jogos Escolares da Juventude, a etapa nacional da competição.

Patrícia Pereira Silva, gerente de Projetos Extracurriculares de Desporto Educacional, Arte e Educação, destaca que o aluno poderá escolher a modalidade com a qual tiver maior habilidade e afinidade.

Para ela, o programa ‘Desporto Educa’ será fundamental no sentido de promover a inclusão, a interação em grupo, a disciplina e o espírito de equipe, além de estimular a participação dos alunos em atividades físicas. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje cerca de 80% de nossos jovens enfrentam problemas por causa da obesidade. Então, nesse contexto, o programa também contribuirá para incentivar a prática de exercícios físicos, prevenir doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), de forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida”.

Patrícia também lembra que o programa será importante para a descoberta de novos talentos esportivos, já que estará preparando os alunos para sua participação nos Jogos Estudantis do Estado de Goiás.

Sandra informa que, em alguns municípios, o ‘Desporto Educa’ firmou parceria com as prefeituras e os alunos contarão acompanhamento de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Na parte teórica, o programa incluirá palestras sobre temas relacionados à prevenção de doenças e uso de drogas.


Tags: GO Governo de Goiás Seduc Goiás Desporto Escolar