NOTÍCIAS

Consed 10:13, 15 fev 2019 Secretários de Educação escolhem diretoria e definem ações do Consed

Secretários de Educação escolhem diretoria e definem ações do Consed

A secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, foi reconduzida, por aclamação, à presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (14), em Brasília, quando o grupo se reuniu para escolher sua diretoria do biênio 2019-2020. A cerimônia de posse ocorreu em seguida e reuniu representantes do Ministério da Educação, parceiros do terceiro setor e deputados federais.

Na 1ª vice-presidência, representando a região Nordeste, continua o secretário Fred Amancio, de Pernambuco. A secretária Marioneide Kliemaschewsk, do Mato Grosso, é a segunda vice, representando a região Centro-Oeste. Na terceira vice-presidência, pela região Sudeste, ficou o secretário Vitor de Angelo, do Espírito Santo. Escolhido pelos secretários da região Norte, o quarto vice é o secretário do Amazonas, Luiz Castro. Por fim, Renato Feder, do Paraná, foi indicado para ser o quinto vice-presidente, representando a região Sul.

Na presidência do Conselho Fiscal, assumiu o secretário Josué Modesto, de Sergipe. Os secretários Faisal Karam, do Rio Grande do Sul, e Adriana Aguiar, de Tocantins, são os membros titulares. Já os secretários Suamy Vivecanda, de Rondônia, Helder Jacobina, do Piauí, e Leila Perussolo, de Roraima, são os suplentes.

Na reunião que definiu sua diretoria, o Consed também discutiu os temas prioritários para 2019 e começou a escolher os coordenadores de seus grupos de trabalho. Neste ano, dez grupos serão formados: os GTs de Ensino Médio, Formação Continuada de Professores, Avaliação, Tecnologia, Gestão Escolar e continuarão atuando. Educação Profissional, Anos Finais do Fundamental, Prestação de Contas e Regime de Colaboração são os temas dos novos grupos.

Os grupos de trabalho do Consed reúnem técnicos de todos os estados e são coordenados, em média, por dois secretários. As atividades contam com o patrocínio técnico e financeiro de parceiros do terceiro setor. Para conhecer o resultado desses grupos, basta acessar a página do conselho na internet: consed.org.br.

De acordo com a presidente reeleita, Cecilia Motta, um dos principais temas do ano é o Financiamento da Educação, que abrange a reestruturação do Fundeb. “É um assunto urgente, pois não podemos correr o risco de perder o aporte carimbado de recursos do fundo. Para isso, também estamos articulados com a bancada da Educação no Congresso, que está acompanhando a tramitação da PEC do Novo Fundeb”, destacou.

Tags: Consed Portal