NOTÍCIAS

Pernambuco 14:55, 2 set 2019 Reeducandos assistem aulão preparatório para Enem

Foto:

Estudantes revisaram conteúdos de matemática e português nas escolas da Colônia Penal Feminina e do Presídio de Igarassu. Além disso, outras escolas da GRE também tiveram aulões em polos presenciais

A manhã deste sábado (31) foi de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. Em parceria com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a GRE promoveu aulão para estudantes de duas escolas do Sistema Prisional.  A Escola Irmã Dulce, que fica na Colônia Penal Feminina, em Abreu e Lima, sediou o polo presencial onde foram ministradas aulas de matemática e literatura. Simultaneamente, as aulas foram transmitidas para 53 estudantes da Escola Dom Helder Câmara, instalada no Presídio de Igarassu. 

Glaydson Santiago, gestor da GRE Metropolitana Norte, contou que o objetivo é levar a educação para todos. “Quando realizávamos os intensivos, sentíamos falta de chegar até as unidades prisionais.  Antes, nós tínhamos mais dificuldades de trazer este tipo de ação até uma unidade dessa e, hoje, temos um ambiente onde pessoas sonham em fazer o Enem com qualidade. Trouxemos o polo virtual e vimos interesse em receber aulões presenciais, então não tínhamos porque não fazer esta ação”, explicou.

João Bosco, gestor da Irmã Dulce há cinco anos, acredita que programas e avaliações da educação devem fazer parte da rotina das reeducandas. “Temos as mesmas atividades que uma escola regular externa têm, porque nosso compromisso é com o processo educacional. Aqui há o incentivo por parte da equipe escolar e as meninas se inscrevem em avaliações externas como  Enem, Encceja e Supletivo, por exemplo.”, comentou. 

Para Sayonara Silva, a manhã foi bastante proveitosa. Ela participa do clube de mediação de leitura da escola e aprovou a ação da GRE. Durante as aulas, Sayonara estava na primeira fila de cadeiras, atenta a todas as dicas passadas pelos professores. “Quem quer ter uma oportunidade, este é o lugar”, comentou a estudante do terceiro módulo da EJA.

Por toda GRE - Além disso, estudantes de escolas vinculadas à GRE também participaram de aulões em polos presenciais espalhados pela região. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Vieira Muliterno, em Abreu e Lima, os estudantes participaram de aulas de Ciências Humanas com a professora Patrícia Mesquita; a EREM Santa Ana, em Jardim Atlântico, recebeu aulas de matemática e física com o professor Alexandre Nogueira; Em Paulista, a EREM de Paulista teve aulas de língua portuguesa e inglês com a professora Delvia Santos; e na EREM Euridice Cadaval, em Itapissuma, o professor Felipe Albuquerque comandou aulas de Ciências da Natureza.


Tags: Pernambuco PE ENEM EducaçãoPE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco