NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 11:23, 6 nov 2019 Professora da rede estadual faz história no Cepi Cunha Bastos

Professora da rede estadual faz história no Cepi Cunha Bastos

Uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Cunha Bastos, da rede pública estadual de ensino de Rio Verde, participou, nos dias 24 e 25/10, do programa

Uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Cunha Bastos, da rede pública estadual de ensino de Rio Verde, participou, nos dias 24 e 25/10, do programa ‘Câmara Mirim 2019’, promovido pelo Plenarinho da Câmara Federal, em Brasília.

A oportunidade de os estudantes participarem como deputados mirins desta ação educativa que simula a atividade legislativa foi possível graças à sua professora Roberta Souza, que se inscreveu no programa e, entre outros 109 professores de todo o país, ficou entre os seis primeiros classificados.

O prêmio: levar uma turma, com até 20 alunos, do Ensino Fundamental para conhecer, na Câmara Federal, o trabalho legislativo e para debater e votar três projetos de leis, propostos também por alunos do Ensino Fundamental selecionados em uma outra modalidade do programa, do qual participou nossa professora goiana.  

Desafios e prêmio

Roberta ficou entre os primeiros colocados com a redação, com a qual se inscreveu, e na avaliação de sua participação em um curso em EaD sobre Educação e Democracia. O tema da redação do ‘Câmara Mirim 2019’ foi  “Como Posso Estimular o Diálogo em Sala de Aula e Preparar Estudantes Para um Debate em que Prevaleça o Respeito?”.

Os organizadores do ‘Câmara Mirim’ reconhecem o esforço dos professores para proporcionar aos seus alunos esta experiência na Câmara dos Deputados Federais. Não obstante o empenho nas fases para a classificação, os professores selecionados ainda têm pela frente o desafio de levantar os recursos financeiros para a viagem dos estudantes, incluindo a hospedagem e alimentação.

De acordo com o site do evento, “são histórias de superação o empenho e engajamento dos professores em cada edição do Câmara Mirim”. A professora Roberta, do Cepi Cunha Bastos, nesta 13ª edição do programa, passa a fazer parte da lista desses professores que conseguem, com seu trabalho, marcar para sempre a vida dos seus alunos. Todo o Cepi Cunha Bastos se juntou a ela para que os 20 alunos, do 7º, 8º e 9º anos, pudessem participar. A escola toda é vitoriosa!  

Para sempre

Roberta Souza é professora de Português e Inglês da rede estadual desde 2006 e entrou no Cepi Cunha Bastos no início de 2019. Ela conta que soube, na escola, sobre o ‘Câmara Mirim’ 2019.  

No programa de Educação política, da Câmara dos Deputados, crianças e adolescentes são incentivados a construir ideias para melhorar o Brasil, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania. Participam alunos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, que fazem o papel de deputados mirins apresentando, debatendo e votando projetos de lei selecionados entre os que são enviados pelos estudantes em modalidade específica para os alunos.  

Roberta Souza, então, se inscreveu em uma das modalidades do programa, voltada para os professores, chamada Novos Educadores. Nesta modalidade participaram 110 professores de todo o país e seis foram selecionados. A professora Roberta foi classificada em 5º lugar.  

Ela e os estudantes, juntamente com as turmas dos demais professores classificados, participaram, em Brasília, na Câmara dos Deputados, de dois eventos onde os projetos de leis propostos pelos estudantes integraram a pauta de discussão e votação: uma Reunião Mirim de Comissão e uma Sessão no Plenário Ulysses Guimarães.

Por meio do trabalho de uma professora e de toda uma escola estadual do interior do Estado os alunos do Cepi Cunha Bastos foram deputados mirins por dois importantes dias na vida de cada um deles. Para sempre!


Tags: GO Projetos e Premiações Governo de Goiás Seduc Goiás Cepi Cunha Bastos