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Bahia 15:53, 24 jan 2020 Professora da rede estadual apresenta prática inovadora em congresso internacional de Educação

Professora da rede estadual apresenta prática inovadora em congresso internacional de Educação

Uma das inúmeras práticas inovadoras que são realizadas cotidianamente durante o ano letivo na rede estadual de ensino foi apresentada no I Congresso Internacional sobre Educação: Políticas e Práticas Inovadoras, que aconteceu de 16 a 18 de janeiro, no Paraguai. O convite foi enviado pelos organizadores do evento à professora Maria Iara Rodrigues, do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, localizado em Feira de Santana, após tomarem conhecimento do seu projeto “Portfólio: instrumento interdisciplinar de avaliação qualitativa”.

No congresso, a professora Maria Iara falou sobre o objetivo do projeto, destacando como se dá a utilização do portfólio como instrumento de identificação da qualidade do ensino por meio da avaliação interdisciplinar do processo de aprendizagem dos educandos. “A pesquisa visa analisar a utilização do portfólio como instrumento avaliativo interdisciplinar, no processo de aprendizagem dos educandos. Desenvolvemos, na nossa escola, desde 2018, uma avaliação diferenciada, pois apresentamos resultados não a partir de notas, mas a partir de critérios, dentro de um processo integral de construção e reconstrução do aprendizado. Com o portifólio, trabalhamos com cidadania e formação integral do estudante”.

A pesquisa foi realizada em junho de 2019, com 22 alunos do 7º ano que participaram do processo avaliativo em 2018, junto a duas professoras (de História e de Matemática) e para alcançar os objetivos propostos, explica a educadora, o trabalho foi feito por meio de coletas de dados e, para isso, foram aplicados estudo de caso, abordagem qualitativa e aplicação de questionário. “Esse trabalho revelou que é viável a utilização do portifólio como instrumento de avaliação interdisciplinar na reconstrução do processo de aprendizagem dos estudantes para o Ensino Fundamental em uma escola de Educação Integral, desde que os critérios avaliativos sejam obedecidos com rigor e responsabilidade pelos envolvidos nesse processo formativo de aprendizagem”, concluiu Maria Iara, graduada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e doutoranda em Ciências da Educação com foco em Avaliação Educacional.

Portifólio escolar

O portfólio escolar é uma forma de agrupar trabalhos, atividades, avaliações em uma pasta individual, durante um determinado prazo, geralmente dentro de um ano ou semestre letivo. O maior objetivo do portfólio é reunir em um único local toda a produção de cada aluno para que seja possível acompanhar como foi a sua evolução em relação ao aprendizado daquele período e fazer uma avaliação das suas maiores dificuldades, os pontos que precisam ser reforçados e as ações a serem realizadas. O portfólio permite, ainda, que o educador trace um panorama geral da classe, já que ele terá acesso ao material de todos os estudantes.


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