NOTÍCIAS

Sergipe 16:05, 28 jan 2020 Parceria entre Edução e Sebrae/SE insere Educação Empreendedora e Financeira no Currículo de Sergipe

Foto:

Secretário de Educação recebeu do superintendente do Sebrae o caderno impresso do componente curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e o Sebrae, firmada em setembro de 2019, consolidará a implantação do componente curricular Projeto de Vida - Educação Empreendedora e Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas estaduais, a partir deste ano de 2020. Na tarde de segunda-feira, 27, o secretário de estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, recebeu em seu gabinete o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado Dias Filho, que fez a entrega do caderno impresso do componente curricular. O encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Rocha Lima.

O secretário de estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, acredita que a iniciativa será significativa no processo educacional em Sergipe. “Acreditamos que hoje, o empreendedorismo, a educação financeira e o projeto de vida são lacunas que serão preenchidas de grande importância na formação desses jovens. Essa parceria com o Sebrae vai nos propiciar a viabilizar essa vertente do nosso currículo educacional e queremos oferecer esse novo conteúdo aos nossos estudantes”, analisa.

O superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, destacou que esse é um momento que consolida a relação de aproximação, parceria e convênios com a Seduc, através da qual a educação empreendedora se transforma em Projeto de Vida e Educação Financeira. "Essas são ferramentas essenciais para dar mais protagonismo aos alunos para que tenham mais autonomia, construam seus próprios projetos, realizem seus sonhos e possam lidar com a questão financeira. Todo mundo é usuário de dinheiro e a gente não aprende a usá-lo na escola. Vamos reverter esse quadro e fazer com que essa disciplina esteja presente na formação de todos", disse.

A diretora do DED, Ana Lúcia Rocha Lima, explicou que neste ano o componente curricular será implantado nas escolas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) diurnas e nas escolas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2021, será ampliado para as turmas de 4º e 5º anos, e em 2022, para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. "Todo esse trabalho foi feito com todo o pessoal do Serviço de Ensino Fundamental e com os técnicos do Sebrae. Para nós é uma grande alegria. Nós priorizamos a Educação de Jovens e Adultos e os anos finais do Ensino Fundamental por entendermos que a faixa etária desses estudantes é crucial para que eles já se organizem em relação ao seu projeto de vida, seus sonhos e a transformação de suas vidas em família e em sociedade.

Parceria

Em setembro de 2019 a Seduc e o Sebrae Sergipe e a Undime firmaram parceria para desenvolver nas escolas da rede estadual um novo componente curricular intitulado Projeto de Vida - Educação Empreendedora e Financeira. Após a formação com os professores, a prioridade é iniciar o componente nas escolas-piloto da EJA, contemplando os adolescentes que estão em distorção idade/série a fim de gerar novos trabalhos e inovações, além de desenvolver o protagonismo e a criatividade.

A diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima, explica que o termo de cooperação técnica vai qualificar ainda mais o Currículo de Sergipe com a implantação desse novo componente, vislumbrando o empreendedorismo social, colaborando para a construção de uma visão inovadora aos estudantes futuramente matriculados nessa matéria e, em particular, estimulando a autonomia concomitantemente ao crescimento pessoal e profissional de cada um deles. "O empreendedorismo social proporciona outras possibilidades de atuação no meio em que o aluno vive", concluiu Ana Lúcia. Em outubro do ano passado, técnicos da Seduc e professores participaram da capacitação de 24h ofertada pelo Sebrae.


Tags: Sergipe SE