NOTÍCIAS

Bahia 11:32, 4 nov 2019 Otimismo e esperança marcam primeiro dia de provas do ENEM

Otimismo e esperança marcam primeiro dia de provas do ENEM

Estudantes de toda a Bahia realizaram, neste domingo (3), o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino do Médio 2019 (ENEM). Os candidatos responderam questões voltadas para temas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Nesta edição, são 5,1 milhões de participantes no Brasil, sendo mais de 395 mil na Bahia.

Em muitas escolas, gestores escolares distribuíram kits com lanche, como mais uma forma de apoio e cuidado com os estudantes. Foi o caso do Colégio  Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, no município de Saúde. Além  do lanche, os alunos receberam mensagens de boa sorte!

No Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de  Nazaré, em Salvador, a movimentação começou cedo no entorno da unidade escolar. A estudante Estella Santos, do Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, e moradora do Vale das Pedrinhas, contou que a expectativa é ingressar no Ensino Superior nos cursos de Ciências Sociais, Letras ou História. "Hoje me preparei para chegar ao local com bastante antecedência. Foi um ano de preparação. Tivemos  um grande apoio do professor de Redação, que fez um cursinho de reforço direcionado para o ENEM. Também tivemos as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que serviram como reforço para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática", disse.

Para Natália Santos, que cursa Bacharelado Interdisciplinar em Artes, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a realização de mais um ano de ENEM é a busca de um novo desafio. Oriunda do Colégio Estadual Luciano Passos, no município de Cruz das Almas, a jovem tenta ingressar no curso de Direito. "Assumo que estudei muito mais no ano passado, mas quando já estamos na universidade as nossas perspectivas se abrem e a nossa visão sobre o próprio ENEM também, o que ajuda bastante durante as provas", analisou.

O segundo dia de provas será no dia 10 de novembro com a aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

Preparação
A Secretaria da Educação do Estado realizou, durante o ano, diversas ações e projetos  voltados para a preparação dos estudantes da rede estadual para o ENEM, como por exemplo, o projeto ENEM 100%, que envolveu, dentre outras atividades, aulões e correções de redações, pelo "Redijaê". Com o projeto Mais Estudo, o Estado selecionou 10 mil estudantes monitores nas escolas, para ajudarem os colegas nas aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática.

Já  pelo Programa Universidade para Todos (UPT),  executado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC), a SEC beneficiou mais de 11 mil estudantes com o cursinho pré-vestibular.

Por meio do SABE, os estudantes também fizeram avaliações ao longo do ano. O objetivo do sistema foi promover a revisão de conteúdos e familiarizar os estudantes para as diferentes formas de avaliação, inclusive o ENEM.

Destaca-se, ainda, o Partiu Estágio do Reforço Escolar, por meio do qual, estudantes universitários contribuem com o trabalho docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física.

Outra ação importante é  a disponibilização de mais de 9,5 conteúdos digitais educacionais no Portal da Educação. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais, que podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet. Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.


Tags: Bahia Portal BA Portal da Educação ENEM