NOTÍCIAS

Posse 21:12, 10 fev 2021 'Não é uma tarefa simples, não é um momento simples', diz Vitor de Angelo ao assumir o Consed

'Não é uma tarefa simples, não é um momento simples', diz Vitor de Angelo ao assumir o Consed

Em sua posse como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, destacou a necessidade do regime de colaboração para o enfrentamento às dificuldades impostas pela pandemia. O discurso foi ouvido pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que prestigiou o evento realizado nesta terça-feira, 9, em Brasília. 

A secretária de Educação Básica do MEC, Izabel Pessoa, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o presidente do FNDE, Marcelo Lopes, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, e a deputada Professora Dorinha, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação do Instituto Educatores, também estiverem presentes.

Enquanto Luiz Miguel falou que a Undime está pronta para contribuir com os diálogos necessários e elaboração de soluções conjuntas, a deputada professora Dorinha (DEM/TO), lembrou que o fórum do Consed representa a diversidade da educação pública e tem o papel de pensar nas soluções para os enormes desafios do ensino. Dorinha já presidiu o Consed.

Em sua fala, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, mostrou disposição em ouvir o Consed: "Na multidão dos conselheiros é que há sabedoria. Eu não acho que o MEC e nem toda equipe tenha condição de estabelecer a verdade absoluta em um país continental como o nosso. O que eu sei é que eu tenho um dever e uma dívida com a escola pública do Brasil, quero registrar a minha disposição no MEC para estar receber e ouvir os senhores".

Após a assinatura do termo de posse, o novo presidente do Consed, Vitor de Angelo, falou que o momento era de muita emoção. "Pra mim é um motivo de muita honra e responsabilidade assumir essa função tão importante de liderança de um grupo qualificado e heterogêneo. Não é uma tarefa simples, não é um momento simples, essa tarefa por si só já é difícil, é um momento que me honra e traz um sentimento de responsabilidade", discursou.

O Consed também empossou os vice-presidentes das regiões e o conselho fiscal. Cecilia Motta será a primeira vice-presidente, representando a região Centro-Oeste. O secretário do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, será o segundo vice, pela região Nordeste. A secretária de Roraima, Leila Perussolo, foi eleita pela região Norte e será a terceira vice. Já o vice-presidente da região Sudeste será o secretário do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt.

Na presidência do Conselho Fiscal continuará o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto. Ao seu lado, estarão os secretários da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Rondônia, Suamy Vivecananda; de Goiás, Fátima Gavioli; de Alagoas, Fábio Guedes; e do Piauí, Ellen Gera.

Todas as medidas de saúde necessárias, inclusive a testagem para Covid, foram tomadas na realização do evento, que teve um público inferior a 30 presentes. 

Assista a cerimônia de posse no https://www.youtube.com/watch?v=HZPZ_daTXd8



Tags: Portal Posse