NOTÍCIAS

Prêmio Gestão Escolar 13:27, 22 set 2020 Mesmo com a pandemia, Prêmio Gestão Escolar 2020 tem recorde de inscrições

Mesmo com a pandemia, Prêmio Gestão Escolar 2020 tem recorde de inscrições

Texto: Jorge Feitosa/ Ascom SEE

Realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), já participaram, ao longo da trajetória do Prêmio Gestão Escolar, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país

Em formato especial, a edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar (PGE) recebeu inscrições de cerca de 8 mil escolas. São 5.212 instituições estaduais e 2.773 municipais, um recorde de inscritos, apesar da pandemia do coronavírus, que gerou a suspensão as aulas presenciais em todo o país.

A iniciativa vai reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia, valorizando as escolas que trabalham em equipe. A versão deste ano traz o tema “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”.

Do total de 7.985 inscritos neste ano, 5.984 finalizaram o cadastro, preenchendo todos os requisitos de validação, e passaram para a próxima etapa de seleção, que vai escolher a Escola Referência Estadual. Na última edição, em 2017, foram 4.119 inscrições validadas.

São 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais. Foto: Divulgação


De acordo com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), pela primeira vez o prêmio também vai contemplar, além do gestor, o professor e a equipe escolar. “A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe”, afirmou o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou.

As escolas vencedoras da categoria Referência Estadual serão conhecidas no dia 1º de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (uma por região) irão para a final no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil.

Com 1.520 escolas públicas, o Acre conta com 47 unidades com as inscrições validadas, sendo 17 estaduais e 30 municipais. Vale lembrar que o Estado ganhou o Prêmio Gestão Escolar em 2015 com a Escola Nanzio Magalhães, de Feijó. A edição de 2015 teve ao todo 3.657 inscritos.

De acordo com a coordenadora estadual do prêmio, Nabiha Bestene, a próxima etapa do cronograma é a avaliação, junto ao comitê estadual, das escolas que concluíram as inscrições com êxito. “Na próxima semana, vamos apresentar aos avaliadores os relatos de experiência dessas escolas, bem como as devidas orientações para as correções, de acordo com as fichas elaboradas pela coordenação pedagógica do prêmio”, explicou.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização de Consed, Undime e OEI Brasil. Fundação Itaú para Educação e Cultura, e Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta ainda com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Com informações do Consed.


Tags: Prêmio Gestão Escolar Educação AC Acre PGB