NOTÍCIAS

Agenda da Aprendizagem 16:31, 11 jun 2019 MEC e terceiro setor apoiam estados na construção dos currículos do Novo Ensino Médio

MEC e terceiro setor apoiam estados na construção dos currículos do Novo Ensino Médio

Os estados iniciaram a reformulação dos currículos da última etapa de ensino da Educação Básica, considerando a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Desde segunda (10), 150 técnicos estão reunidos na Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo – EFAPE, para o primeiro encontro da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, que pretende retirar as mudanças do papel.

Integram a iniciativa diferentes perfis de profissionais, que irão contribuir em suas áreas de atuação. Entre técnicos e especialistas, participam coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias. A maior parte deles está inserida no Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC, encabeçado pelo Ministério da Educação.

O Diretor de Políticas e Regulação da Educação Básica do MEC, Wisley Pereira, explica que o Ministério da Educação tem apoiado estados e municípios na implementação da BNCC. “O ProBNCC é um dos principais programas para atender esse objetivo. Ele garante apoio técnico, pedagógico e financeiro para as atividades dos coordenadores estaduais, redatores e articuladores. Somente nesta ação estão sendo investidos R$ 106 milhões”, complementa.

Outra ação importante desenvolvida pelo MEC para apoiar os estados é o programa de apoio às escolas piloto do Novo Ensino Médio. São R$ 350 milhões investidos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. 3.500 escolas estão envolvidas nessa iniciativa.

Os estados também foram contemplados com a continuidade do Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral. De acordo com a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, essa ação tem contribuído para que mais escolas tenham a oportunidade de experimentar as mudanças propostas pela nova legislação.

A secretária destaca ainda o importante apoio dos parceiros do terceiro setor na execução da Agenda da Aprendizagem. “Somente nesta ação da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, 9 entidades estão envolvidas, o que mostra a importância do tema para a sociedade civil. E apoio técnico e financeiro dos parceiros dá tranquilidade e fortalece os estados nesse trabalho”, conclui Cecilia Motta.

Estados, municípios e União constroem agenda comum

Ministério da Educação e entidades do terceiro setor são parceiros de estados e municípios na execução da Agenda da Aprendizagem, uma agenda com ações prioritárias e urgentes para desenvolver a Educação do país.

Além do MEC, somente na Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, o Consed conta com o apoio do Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.

Foto de André Nery/Seduc SP

Tags: Portal MEC Agenda da Aprendizagem