NOTÍCIAS

Escola da Autoria 16:16, 27 fev 2020 Jovens Protagonistas da EE Antônia da Silveira Capilé acolhem estudantes da EE Alício de Araújo

Jovens Protagonistas da EE Antônia da Silveira Capilé acolhem estudantes da EE Alício de Araújo

Em Dourados, unidades, jurisdicionadas à Coordenadoria Regional de Educação (CRE- 5), promoveram interação e aprendizagem sobre a educação integral.

Campo Grande (MS) - Durante o primeiro dia letivo da Rede Estadual de Ensino (REE), no município de Dourados, 19 de fevereiro e no período da manhã do dia 20 de fevereiro, os estudantes da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé estiveram na Escola Estadual Alício de Araújo, ambas, ofertam ensino em tempo integral, inseridas na Escola da Autoria.

Os jovens protagonistas realizaram atividade de acolhimento às turmas de educação integral fundamental e integrado ensino médio. O acolhimento é uma prática educativa que tem como objetivo recepcionar e apresentar as bases do plano escolar aos estudantes, como o projeto de vida, pesquisa/autoria, as disciplinas eletivas, e as vivências de protagonismos.

Os estudantes da EE Antônia da Silveira Capilé, sob a gestão de Marisa Pereira e da coordenação pedagógica de Roney Salina de Souza, propiciaram os primeiros vínculos de pertencimento à escola integral, realizando momentos de diálogo, atividades de identidade e aprendizado sobre os objetivos do modelo da escola de autoria, por meio de inúmeras dinâmicas e atividades práticas. 

Como resultado dessa ação, os estudantes da Escola Alício de Araújo efetivaram a proposta do protagonismo juvenil e desenvolveram apresentações teatrais, paródias, canções e danças que valorizassem os quatro pilares da educação (aprender a ser, conhecer, fazer e conviver) de maneira autônoma e criativa.

Os gestores Marcos Falco e Adriano Cosme da Escola Alício de Araújo estiveram envolvidos em todas as atividades de acolhimento dos estudantes e compreendem que uma equipe pedagógica que participa de maneira intencional e planejada tem maiores chances de êxito no desempenho dos nossos jovens.

Os gestores relataram o papel imprescindível dos protagonistas da unidade escolar no acolhimento dos estudantes e agradeceram a parceria realizada entre as escolas de educação integral.

Aos jovens, pais e responsáveis que queiram conhecer a proposta da Escola de Autoria Professor Alicio Araújo, podem procurar a unidade escolar situada à Rua José Luiz da Silva nº 3020, bairro  Terra Roxa II – Dourados – MS, telefones: (67) 3425-2594/ 3425-9159/ 3425-6157.  A unidade escolar oferta Ensino Fundamental Integral no 9º ano e preparação para a vida profissional, por meio do Ensino Médio Integral Profissionalizante, que dispõe os seguintes cursos: Assistente de Manutenção de Computadores e Infraestrutura de Redes no 1°Ano, Desenvolvedor de Páginas Web para o 2° Ano e Desenvolvedor de Sistemas Computacionais no 3º Ano.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul


Tags: Mato Grosso do Sul MS Escola da Autoria