NOTÍCIAS

Secretaria de Estado da Educação do ES 10:29, 21 mai 2019 Jovens e adultos já podem se inscrever de graça em exame de certificação

Jovens e adultos já podem se inscrever de graça em exame de certificação


As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 começaram nesta segunda-feira (20) e seguem até dia 31. Esta é uma oportunidade para uma avaliação de correção do fluxo escolar quem não concluiu os estudos na idade regular, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

O exame é de graça, com inscrições pelo site do Inep (ACESSE AQUI!) - http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial com provas no dia 25 de agosto. Para participar, basta ter a idade mínima exigida de 15 e 18 anos, respectivamente.

CONFIRA AQUI O EDITAL - http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Orientações

Para tentar a certificação no Ensino Fundamental, é preciso ter 15 anos completos no dia da prova. Para o Ensino Médio, é preciso ter pelo menos 18 anos. Maiores de 18 anos podem fazer o exame para o ensino médio direto, mesmo que não tenham completado o ensino fundamental.

Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas mais a redação. É no momento da inscrição que o participante seleciona as provas que fará.

Quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas pode inscrever para aquelas que faltam. É durante a inscrição que o participante escolhe a instituição certificadora, que vai emitir o diploma.

Novidades

Pela primeira vez, o Inep disponibiliza uma versão do edital do Encceja em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Certificação ou Declaração de Proficiência

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.

Cronograma Encceja 2019

20 a 31/5 – Inscrições

20 a 31/5 - Solicitação de Atendimento Especializado

03 a 07/6 - Solicitação de Atendimento pelo Nome Social

07/06 - Resultado da solicitação de Atendimento Especializado

10 a 14/6 - Recurso de solicitação de Atendimento Especializado

14/06 - Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social

21/06 - Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado

17 a 21/06 - Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social

26/06 - Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social

25/08 - Aplicação do exame

Com informações Assessoria de Comunicação Social Inep

Mais informações (Sedu): 3636 7860 ou 3636 7861


Tags: ES Secretaria de Estado da Educação do ES Sedu