NOTÍCIAS

Maranhão 10:57, 9 fev 2018 Jovens da Rede Estadual vivenciam experiência transformadora nos Estados Unidos como Jovens Embaixadores

Foto:

Uma experiência única e transformadora, assim a jovem Giovanna Gomes Santos Oliveira, de 16 anos, descreve a viagem de 28 dias como Jovem Embaixadora, aos Estados Unidos.

Selecionada para o Programa Jovens Embaixadores, assim como outros 49 jovens de 15 a 18 anos de todo o país, a jovem estudante do Colégio Universitário e teve a oportunidade de viajar, em janeiro, para os Estados Unidos e vivenciar um verdadeiro intercâmbio cultural.

Durante a primeira semana, conheceu a capital do país, Washington, e seus principais monumentos. Participou de reuniões com organizações do setor público e privado, visitou escolas, projetos sociais e fez parte de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

“Ao chegar lá, eu me senti como se tivesse sido selecionada para fazer algo totalmente diferente, eu me senti como se fossemos um grupo de pessoas especiais, por que eu pude perceber o potencial que eu tinha, o que a gente podia trazer para o mundo e o que nós tínhamos a acrescentar a ele”, afirmou Giovanna Oliveira.

Na segunda semana do Programa, eles se dividiram em pequenos grupos e se hospedaram em casas de famílias anfitriãs, de diferentes estados, onde puderam frequentar aulas em escolas locais, interagiram com estudantes americanos da mesma idade, participaram de atividades de responsabilidade social e cultural na comunidade e fizeram apresentações sobre o Brasil.

Para Giovanna Oliveira, a viagem foi um divisor de águas e trouxe muitos aprendizados. “Vimos a riqueza, mas também pudemos presenciar a pobreza, algo também muito presente aqui. Hoje tenho uma nova visão, e de como eu devo ser com o mundo e do meu dever como cidadã. Não só no Brasil, nem lá fora, mas aqui em São Luís do Maranhão”, ressaltou a jovem.

Visita ao secretário de Educação

Na quarta-feira (07), a jovem Giovanna Oliveira foi a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contar ao secretário Felipe Camarão como foi a viagem para o exterior e também sobre o projeto voluntário que irá implantar.

“É mais um projeto que conta com o apoio do Governo do Maranhão, no qual os jovens estudantes da rede pública têm a oportunidade de ir para fora do Brasil, vivenciarem uma verdadeira imersão cultural, também desenvolvem projetos de voluntariado, e quando retornam podem desenvolver essa experiência, conversar com outros jovens da rede pública estadual, municipal e federal. A gente tem o papel principal de garantir a vocês, jovens maranhenses, estudantes oriundos da rede pública, novas oportunidades. Nós do governo do Maranhão desejamos a vocês muito sucesso”, ressaltou o secretário.

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores (PJE), lançado em 2002. Já teve a participação de 522 jovens brasileiros da rede pública. Está presente em todos os países do continente americano e tem como alvo jovens brasileiros de 15 a 18 anos que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, experiência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Doze estudantes do Maranhão já participaram do programa, que é coordenado pela Supervisão de Políticas Educacionais para Juventudes, da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais de Estado de Educação da Seduc.

O estudante Felipe Alves, da cidade de Vitorino Freire, participou do programa Jovens Embaixadores em 2017 e, hoje, continua com o seu projeto iniciado na época.

“Eu voltei com tanta inspiração e o desejo de mudar o mundo na bagagem. Junto com outros colegas, comecei a me engajar no projeto Impacta Jovem, onde ajudamos jovens do Brasil inteiro a conhecerem outros programas de protagonismo juvenil, como o Jovens Embaixadores, além de ajuda com inglês e com as disciplinas do Enem”.



Tags: Maranhão MA