NOTÍCIAS

Volta às aulas 18:45, 27 fev 2020 Início do ano letivo: rede estadual vai atender mais de 120 mil alunos

Foto: Erich Macias

Governo do Amapá celebra a volta às aulas de 80% das escolas nesta quinta-feira, 27.

O Governo do Estado celebra nesta quinta-feira, 28, o início do ano letivo nas escolas estaduais. A solenidade acontece no Colégio Amapaense, localizado no Centro de Macapá. Serão atendidos 120 mil estudantes da Educação Básica em 2020.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), esta volta às aulas é para mais de 80% das escolas estaduais. O retorno da outra parte está prevista para entre os meses de março e abril.

Para o governador do Amapá, Waldez Góes, a ocasião é de incentivo aos alunos que encaram o ano cheio de aprendizagem e conhecimentos. Ele participa da cerimônia acompanhado dos colaboradores da rede estadual.

“É um momento de acolhimento para o início do ano letivo. E nós temos esse compromisso de recepcionar os alunos e pais. Desejamos um bom ano de estudos e reafirmamos nosso compromisso com os investimentos na Educação”, disse.

A programação teve espaço para homenagens aos servidores da educação pública amapaense. Ex-estudantes do modelo de ensino em tempo integral também participaram da cerimônia com depoimentos de histórias de superação.

Uma das homenageadas do dia foi a ex-secretária de Estado da Educação, Albertina Guedes da Silva, que também é ex-estudante e ex-professora no Colégio Amapaense. Nesta data, ela também completa 74 anos.

Albertina recebeu certificado de reconhecimento ao trabalho dedicado à educação. Atualmente, a servidora é lotada na Seed como assessora técnica de projetos estratégicos educacionais.

Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, o reconhecimento em um momento de volta às aulas é fundamental para incentivar os profissionais e alunos a buscarem resultados positivos ao longo do ano.

“É importante nós termos servidores compromissados com a educação, que vestem a camisa e lutam por melhores resultados educacionais. Albertina é uma dessas pessoas e está na luta conosco há mais de 40 anos”, destacou.

Recepção calorosa

O acolhimento dos 125 novos estudantes das escolas do Novo Saber é feito pelos próprios colegas da instituição. No Colégio Amapaense, 40 alunos acolhedores prepararam uma programação diferenciada, com dinâmicas.

A aluna acolhedora, Andréia Sunamita, de 17 anos, explica que esse é o momento de promover a integração dos novos alunos, bem como apresentar o método de ensino em tempo integral. Ela cursará o último ano na escola.

“Recebemos os estudantes com aplausos, boas-vindas e muita animação para que eles se sintam acolhidos. Depois, separamos em grupos e, na sala de aula, promovemos dinâmicas de apresentação”, explicou.

Nova estrutura

Com investimento de R$1,8 milhões, foram inaugurados os novos espaços do Colégio Amapaense, construídos para atender os estudantes de ensino em tempo integral. São eles:

  • Refeitório
  • Vestiários
  • Banheiros
  • Escovódromos
  • Bloco de laboratórios para experimentos (física, química, biologia)
  • Laboratório de informática 

Recurso 2020

Para a volta às aulas, foi disponibilizado mais de R$ 3,3 milhões para as 394 escolas da rede estadual dos 16 municípios. O recurso foi repassado pelo governo, através da Seed, por meio do Programa Escola Melhor (Proem), do Tesouro Estadual.

O investimento é para despesas com merenda escolar, manutenção e reparos nas unidades escolares. As quantias referentes à merenda e manutenção foram creditadas no Cartão Escola, no último dia 12 de fevereiro.

Os gestores puderam usar os recursos em serviços de pequenos reparos, manutenção da infraestrutura dos colégios, compra de material de consumo e merenda.

Capacitação das equipes gestoras

Nos dias 20 e 21 de fevereiro a Secretaria de Educação realizou o Encontro de Gestores, reunindo mais de 300 profissionais como diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos. A iniciativa prepara melhor as equipes para o ano letivo.

Além da palestra de incentivo à liderança, os gestores também socializaram boas práticas de gestão, tiveram acesso ao diagnóstico da rede estadual de ensino e sobre execução de projetos estratégicos da política educacional do Amapá.


Tags: AP Volta às aulas