NOTÍCIAS

Tocantins 16:47, 22 set 2020 Formação continuada para retorno das atividades no formato não presencial ocorre para professores das turmas de 1º ao 9º ano

Equipes da Seduc e Diretorias Regionais realizam formação para a retomada das aulas não presenciais
Foto: Reprodução Seduc/Governo do Tocantins

As atividades de formação foram desenvolvidas nos dias 11, 14 e 16 de setembro por meio da plataforma Google Meet

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e as equipes pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação realizaram a Formação Continuada para Retorno das Atividades Educacionais não presenciais para as turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. As ações foram desenvolvidas nos dias 11, 14 e 16 de setembro, por meio da plataforma Google Meet.

O objetivo do encontro é orientar os mais de 3.780 professores para o planejamento e elaboração dos planos de aula e roteiro de estudo para o desenvolvimento das atividades não presenciais no atual contexto.

Na oportunidade, a Seduc apresentou o Aprova Brasil, que é um projeto educacional voltado para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática e o material paradidático de Educação para o Trânsito, a ser implementado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran – Tocantins). O kit paradidático: Trânsito Legal encontra-se disponível nas unidades escolares e serão entregues aos estudantes e/ou responsável, de forma escalonada, nos dias 17 e 18 de setembro.

A abordagem do docente é interdisciplinar, de modo que promova um diálogo entre os campos dos saberes, havendo uma interação entre componentes curriculares. Nas formações, foram desenvolvidas oficinas pedagógicas com os professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino fundamental. As oficinas sobre elaboração de Roteiros de Estudos serão realizadas através da ferramenta Google Meet e serão ministradas pelas equipes pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação.

Entre as habilidades destacam-se habilidades de leitura, escrita e interpretação; experienciação científica e letramento matemático, conforme disposto no Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território do Tocantins (DCT/TO).

Também serão disponibilizados aos professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental o Programa Vamos Aprender, que tem como objetivo oferecer conteúdos educativos de qualidade para serem trabalhados com os estudantes via Whatsapp, como estratégia de ensino remoto. A iniciativa da Undime e Consed, conta com o apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, CIEB e Unesco

O Programa proporciona ao professor possibilidades de complementar pesquisas aos conteúdos /objetos de conhecimento, que serão abordados nos Roteiros de Estudo. Os conteúdos estão segmentados na etapa de ensino, contemplando todos os componentes curriculares e temas contemporâneos transversais.

A diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, ressaltou a importância dos encontros. “Os encontros formativos objetivam orientar o planejamento dos professores e a elaboração do roteiro de estudo, instrumento de acompanhamento das atividades educacionais não presenciais, para fins de cômputo de carga horária, conforme reorganização do calendário escolar. Ainda, a implementação de materiais didáticos complementares, que são integrados ao currículo vigente, visa ao fortalecimento da atividade docente, bem como o acesso democrático às estratégias pedagógicas de atendimento educacional que considerem os distintos contextos da comunidade escolar”.


Tags: Tocantins TO