NOTÍCIAS

Secretaria de Estado da Educação do ES 14:41, 5 jul 2019 Escola de Pancas trabalha sistema solar com maquetes

Escola de Pancas trabalha sistema solar com maquetes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Sebastiana Grilo, de Pancas, realizou com os alunos da unidade um projeto sobre o Sistema Solar, utilizando como recurso didático a produção de maquetes. A proposta foi inserir os alunos no processo de ensino aprendizagem, possibilitando que eles se sintam sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento.

A professora Hélia Thomé, que comandou a atividade, relatou que foi perceptível a participação ativa dos alunos. “Consegui despertar a criatividade, o interesse para a construção das maquetes e a interação com o objeto de aprendizagem. Com isso, minhas aulas se tornaram mais proveitosas, dinâmicas. O centro da aprendizagem foram os alunos promovendo, assim, o protagonismo na escola”, afirmou a professora.

Um dos conhecimentos obtidos durante a aula foi que nenhum planeta do sistema solar pode ter sua superfície totalmente iluminada ao mesmo tempo, visto que, quando um lado está em direção ao sol, o outro está sem luminosidade (noite). “Utilizando as maquetes, o conhecimento não ficou abstrato, pois puderam observar e refletir, numa atividade concreta, sobre os fenômenos de rotação e translação, tendo melhor compreensão do sistema solar”, explicou Hélia Thomé.

Texto: Soraia Camata


Tags: Portal ES Secretaria de Estado da Educação do ES Sedu