NOTÍCIAS

Secretaria da Educação do ES 15:21, 20 nov 2019 Escola de Cariacica trabalha tradições africanas com alunos do Ensino Fundamental

Escola de Cariacica trabalha tradições africanas com alunos do Ensino Fundamental

As tradições africanas presentes no Brasil fizeram parte das atividades da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Mariuza Sechin, em Cariacica. Os trabalhos relacionados ao tema, com foco nas danças, na culinária e nas manifestações artísticas, iniciaram na última quinta-feira (14) e terminam nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra.

“Nosso ponto de partida foi a leitura em sala de aula da literatura Infantil “Zacimba Gaba, a princesa Guerreira”. A partir do livro, cada professor desenvolveu um tema de uma tradição africana. Cada tema foi desenvolvido por duas turmas e, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, estão sendo realizadas oficinas”, contou o diretor José de Amorim Theodorio.

A ação da unidade escolar também partiu da promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. “Foi estabelecido um marco legal, político e pedagógico de reconhecimento e valorização das influências africanas na formação da sociedade brasileira e do protagonismo da população afro-brasileira na formação social, política e econômica do país”, explicou o diretor.


Tags: Portal ES Sedu Secretaria da Educação do ES