NOTÍCIAS

Educação Profissional 14:27, 24 jan 2020 Ensino Médio integrado à educação profissional terá Rede Itego e IFG como parceiros da Seduc

Ensino Médio integrado à educação profissional terá Rede Itego e IFG como parceiros da Seduc

Proposta de parceria foi apresentada durante a segunda reunião da equipe responsável pela implantação do projeto na rede pública estadual de Goiás

O grupo de estudo responsável pela construção do projeto de educação profissional integrada ao Ensino Médio, a ser implantado na rede pública estadual de Goiás, apresentou à secretária Fátima Gavioli, nesta quarta-feira, detalhes das propostas de parceria com a Rede Itego (Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás) e com o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Andrey Pires de Alcântara, gerente de Educação Profissional da Seduc Goiás, explicou que a proposta avançou bastante com o sinal verde da Rede Itego e do IFG no sentido de estabelecer uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Segundo ele, esse trabalho em conjunto representa uma economicidade muito grande para o Estado porque tanto o Itego quanto o IFG já possuem uma estrutura consolidada em termos de laboratórios e mão de obra especializada. “Nos municípios onde tem Itego, nossos alunos irão até lá; onde não tem, os profissionais do Itego irão até as unidades escolares”, destaca ele.

O projeto piloto da educação profissional integrada ao Ensino Médio será implantado na rede pública estadual ainda no primeiro semestre de 2020, conforme informa Andrey. O gerente afirma ainda que, além da Rede Itego, a Seduc poderá contar com o apoio de 14 polos do IFG.

Projeto piloto

Andrey trabalha com a expectativa de abrir 10 mil vagas em todo o Estado com a implantação do projeto. Mas neste primeiro ano, como será uma experiência piloto, poucas escolas deverão ofertar a nova modalidade. Na reunião com a secretária Fátima Gavioli também foram discutidos o novo currículo e as matrizes curriculares do Ensino Médio articulado com a educação profissional.

Uma nova reunião do grupo de estudos está marcada para o dia 21 de janeiro. O encontro contará com a presença de Ana Inoue, responsável pela área de projetos do Instituto Itaú BBA e considerada a maior especialista em educação profissional do Brasil na atualidade.

Em fevereiro, a equipe responsável pela implantação do projeto na rede pública estadual irá para Fortaleza para conhecer, de perto, a experiência de sucesso que vem sendo desenvolvida no Ceará desde 2008. Integram o grupo de estudos as superintendentes de Educação Integral, Márcia Rocha Antunes; e de Ensino Médio, Osvany Gundim Cardoso; além do gerente de Educação Profissional, Andrey Cavalcante.

Novo Ensino Médio

A formação técnica e profissional corresponde ao quinto itinerário formativo do Novo Ensino Médio e, de acordo com as alterações propostas na Lei nº 13.415, que estabelece as Diretrizes e Bases da educação brasileira, o currículo do Ensino Médio passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos itinerários formativos específicos, que serão definidos pelos sistemas de ensino e podem ser optativos para os estudantes.

A proposta de educação profissional integrada ao Ensino Médio faz parte do programa ‘Novos Caminhos’, do Ministério da Educação (MEC), criado para estimular o fortalecimento do ensino técnico de nível médio. A proposta do governo federal é atender 3,4 milhões de alunos até 2023.


Tags: Educação Profissional GO Itaú-BBA Novo Ensino Médio