NOTÍCIAS

Secretaria de Estado da Educação do ES 10:26, 21 mai 2019 Alunos de Colatina criam regador para economiza água na agricultura

Alunos de Colatina criam regador para economiza água na agricultura

Os alunos da Escola Honório Fraga, em Colatina, têm utilizado a tecnologia para aprender e desenvolver ferramentas inovadoras. São cerca de 30 estudantes de Robótica da unidade de ensino, que fomenta a chamada ‘Educação 4.0’ tendo em vista a necessidade de demandas do futuro mercado de trabalho para estes jovens. Eles criaram uma espécie de robô para economizar água na nos processos de irrigação.

O professor de Robótica e coordenador do curso Médio Integrado da escola, Tiago Araújo, destaca que o regador é uma das frentes de trabalho deste ano. “Os projetos estão voltados para a economia local de Colatina. Uma destas frentes é a agricultura, com o regador, que está focado na agricultura de precisão e sensoriamento de lavoura, por exemplo. A outra frente de trabalho será a indústria têxtil”, disse.

“O regador cruza informações com sensores de umidade e temperatura e verifica, a cada 30 segundos, a necessidade de rega da planta. Assim, é possível evitar o desperdício”, explicou.

Fazem parte do grupo responsável pela criação do equipamento os alunos Thamyris Marques, de 18 anos, Alexandre Cardozo, de 16 anos, e Ludmila Dias, também com 16 anos.

Educação 4.0

Responde à chamada ‘Quarta revolução Industrial’, em que a linguagem computacional, a Internet, a Inteligência Artificial, os robôs e outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria. A educação se baseia no fazer fazendo. O conceito traz a ideia de aprender coisas diferentes e maneiras diferentes, por meio de experiências e projetos testes.

Texto: Geiza Ardiçon


Tags: ES Secretaria de Estado da Educação do ES Sedu