NOTÍCIAS

Amapá 16:41, 19 fev 2018 Acolhimento de estudantes e transparência de recursos marcam volta às aulas no Amapá

Foto: Maksuel Martins

Ano letivo iniciou em 266 escolas da rede estadual nesta segunda-feira, 19. Primeiro dia de aula teve boas-vindas e novidades

Por Paula Monteiro

O ano letivo 2018 iniciou para 266 escolas da rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 19. O número representa 68% dos 394 estabelecimentos de ensino da rede. A Escola Estadual Coelho Neto, no bairro Buritizal, contou com uma programação de acolhimento e a presença do governador Waldez Góes, entre outras autoridades, que recebeu os estudantes com boas-vindas e novidades com o lançamento do Cartão Escola.

Pais, responsáveis, estudantes e toda a comunidade escolar marcaram presença na solenidade de abertura do ano letivo na quadra esportiva da escola Coelho Neto. Na ocasião, eles receberam palavras de incentivo para serem ainda mais participativos na formação dos estudantes e somar para uma educação de maior qualidade.

A autônoma Maria Alves, de 35 anos, é mãe da pequena estudante Alice, de 6 anos de idade. Ela acompanhou a filha no primeiro dia de aula e deseja que a escola desenvolva um excelente trabalho neste ano. “Eu conheço todos os professores e tenho diálogo aberto com a direção da escola. Tenho três filhos que já estudaram aqui e, por isso, acredito no compromisso de cada um na educação das crianças”, afirmou.

A estudante Maria Vitória Costa, de 9 anos de idade, era só ansiedade. Ela inicia o 4º ano do ensino fundamental I com vontade de aprender coisas novas e fazer amizades. “Eu nem dormi direito porque estou muito ansiosa. Eu espero que este ano seja muito legal”, declarou.

A escola Coelho Neto atende pouco mais de 630 alunos do 1° ao 9° ano dos ensinos fundamental I e II. Sua estrutura conta com 15 salas de aula, refeitório, biblioteca, sala de atendimento especializado e quadra poliesportiva. A escola é pioneira em Macapá na utilização de Práticas Restaurativas, com formação de alunos e comunidade.

O governador Waldez Góes reforçou o compromisso de melhorar a infraestrutura das escolas, para ajudar a melhorar os índices educacionais, e o engajamento de toda sua equipe de trabalho no processo de ensino. “Trabalhamos para melhorar toda a infraestrutura educacional do Estado, essa é a nossa prioridade. Também estamos trazendo inovações tecnológicas como o Cartão Escola, para garantir mais controle e transparência dos recursos da merenda e manutenção escolar”, anunciou.

Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, o início do ano letivo 2018 com 68% das escolas da rede estadual em funcionamento é um reflexo da boa gestão e do compromisso com a sociedade. Ela também frisou que o Cartão Escola permitirá transparência e o monitoramento dos recursos destinados à educação através do controle social.

Cartão Escola

O Cartão Escola é um cartão magnético, que permitirá aos gestores escolares adquirirem gêneros alimentícios para a merenda, materiais didáticos e de consumo em geral e manutenção das unidades de ensino. O cartão já foi entregue e está sendo administrado pelo gestor adjunto das escolas.

O governo já repassou o recurso de merenda e manutenção, no último dia 9, referente ao mês de fevereiro. Esse é o primeiro repasse do ano. No dia 10 de cada mês, o cartão terá saldo disponível para compras e serviços necessários ao funcionamento da unidade.

Também participaram da solenidade representantes do Ministério Público do Amapá (MP/AP), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP); Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE) e Banco do Brasil.


Tags: Amapá AP Volta às aulas