Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo do Ceará apresenta plano para universalização do tempo integral no Ensino Médio

09.03.2022

O Governo do Ceará vai reforçar os investimentos na rede estadual de ensino, além de garantir equipamentos e materiais didáticos para as escolas municipais de Ensino Fundamental. Nesta segunda-feira (7), o governador Camilo Santana apresentou plano para universalização do tempo integral no Ensino Médio no mesmo evento em que iniciou a entrega de kits de tecnologia e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem às gestões municipais. Participaram também a vice-governadora Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, além de outros secretários estaduais, deputados, prefeitos e secretários municipais de Educação, entre outras autoridades.

O plano anunciado vai garantir investimento de R$1,37 bilhão no período de 2022 a 2026. Desse total, R$ 1,2 bilhão será destinado à universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, sendo R$ 969,7 milhões em construção ou reforma de escolas estaduais e o restante, para aquisição de equipamentos. Essas iniciativas fazem parte do Programa Ceará Educa Mais, que envolve 25 ações, em oito eixos, para proporcionar o fortalecimento da rede pública estadual de ensino.

Camilo Santana defende que o avanço na educação faz parte de um esforço coletivo, baseado em planejamento. “Este é um dos momentos mais importantes para a educação do Ceará. A escola em tempo integral protege a nossa juventude, gera esperança de um futuro melhor e reduz desigualdades. Já chegamos a 60% das nossas escolas funcionando em jornada ampliada e, com os recursos recebidos de precatório, conseguiremos universalizar esta modalidade, com todos os municípios sendo contemplados. Serão 326 novas escolas funcionando em tempo integral até 2026”, pontuou o governador, que ressaltou ainda o trabalho executado para universalização da oferta de Centros de Educação Infantil.

Além das 60 novas unidades escolares em tempo integral no ano letivo de 2022, estão planejadas 80 em 2023; 73 em 2024; 82 no ano seguinte; e 31 no último ano do plano.

Gustavo Leite, de 17 anos, cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Walter de Sá Cavalcante, em Fortaleza. O jovem diz estar achando “um espetáculo” ficar na escola por período maior. “O clima é muito legal. É outro mundo. Quando passamos mais tempo na escola, fazemos mais amizades e nos aprofundamos nos assuntos estudados. Ficamos mais concentrados. E são muitas as opções de eletivas”, explica o estudante.

Maria Clara Bessa, de 14 anos, faz a 1ª série do Ensino Médio na mesma unidade de ensino. Ex-aluna da rede particular, ela se diz “abraçada” pela atual instituição. “Passar os dois turnos na escola está sendo muito melhor do que imaginei. Temos um ótimo suporte com as disciplinas eletivas para reforçar o conhecimento. Achei muito interessante, por exemplo, a de Educação Fiscal. Perto da escola tem um vendedor de salgados e, hoje mesmo, apresentei para ele as possibilidades de se formalizar, tornando-se um microempreendedor individual (MEI) e passando a ter vários direitos, como a aposentadoria”, enfatiza a estudante, que já busca formas de praticar o que aprendeu enquanto auxilia pessoas.

A vice-governadora Izolda Cela observa que buscar a equidade no ensino e não deixar nem um aluno para trás já faz parte da cultura educacional cearense. “O centro do sistema é a escola, a sala de aula. Nosso trabalho tem que repercutir ali, pois é onde a educação acontece de verdade. Vínhamos num crescimento perseverante e vigoroso, e tivemos a pandemia no meio do caminho. Além dos desafios que já nos mobilizavam, agora temos a tarefa de tirar o atraso gerado e recompor a aprendizagem dos jovens, para que continuem seguindo num ritmo de aprendizagem. Temos que ter essa obstinação”, frisa Izolda.

A secretária Eliana Estrela lembra que o objetivo maior da Educação é proporcionar às crianças e jovens o acesso à escola e à aprendizagem na idade certa, para que consigam realizar seus projetos de vida. “A expansão do tempo integral representa a compreensão de que a oportunidade dada aos jovens, de dedicarem mais tempo aos estudos, será importante para o seu crescimento. Escola é lugar de sonhos, onde reunimos muitas histórias de vida. A pandemia nos trouxe perdas e incertezas, e esse movimento é importante para que possamos continuar sonhando”, pondera a secretária.

Pacto pela Aprendizagem

O evento também marcou o início da entrega dos equipamentos tecnológicos e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem, que serão distribuídos às prefeituras dos 184 municípios para fortalecer o ensino nas 3.966 escolas de Ensino Fundamental. A iniciativa envolve um investimento de R$ 130 milhões.

“Sabemos que a pandemia prejudicou, principalmente, as nossas crianças mais novas. Isso pede um esforço coletivo para reverter a situação, e o que fizemos foi o Pacto pela Aprendizagem, que envolve parceria, compromisso e investimento”, argumenta Camilo Santana.

Ao todo, serão entregues 30.310 equipamentos, entre os quais estão notebooks, webcams, tripés, roteadores e impressoras. Também serão distribuídos os materiais “Fortalecendo Aprendizagens”, organizados em três volumes, com conteúdos de língua portuguesa e matemática para atender alunos e professores do 4º ao 9º ano. Os livros foram elaborados pelo Programa Cientista Chefe – Educação, com a colaboração da equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem) da Secretaria da Educação.

Lançado em agosto de 2021, o Pacto pela Aprendizagem tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia. A ação articula iniciativas para implementar ciclos de recomposição das aprendizagens nas redes municipais e garante equipamentos para as escolas municipais, plataformas de aprendizagem e materiais de apoio a professores e alunos das redes e escolas.

A ação, iniciada no ano passado, terá continuidade até dezembro de 2022, com o objetivo de acompanhar todos os municípios cearenses na transição do ensino remoto para o presencial.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, enalteceu a política de colaboração mantida pelo estado junto às administrações municipais. “O Ceará é referência na educação não por acaso, mas pelo esforço e dedicação de um conjunto de profissionais, que além de compartilharem seus conhecimentos, também contribuem para socializar crianças e jovens. Não haveria os bons resultados que estamos colhendo se, além dos investimentos, não tivéssemos a pactuação com os municípios”, salienta.

No total, o Governo do Ceará destinou R$ 130 milhões para o desenvolvimento das ações do Pacto. Desse total, R$ 50 milhões foram investidos em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recomposição das aprendizagens de estudantes das escolas municipais. Já R$ 80 milhões foram transferidos aos municípios para que utilizassem na reforma e aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.

O Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará foi concebido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Programa Cientista Chefe.

Ascom Seduc - Texto
Carlos Gibaja, Helene Santos e Rosane Gurgel - Fotos


Educadora é uma das finalistas do Prêmio Professor Destaque da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

09.03.2022

A agente educacional Dionéia Schauren, de Toledo, é uma das dez finalistas do Prêmio Professor Destaque da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) 2022, que começa na próxima semana. Única representante do Sul do País e uma das quatro mulheres finalistas, Dionéia é coordenadora do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, que se tornou um verdadeiro polo de pesquisadores juniores com destaque em congressos e feiras no Brasil e no mundo.

Em um cenário ainda dominado por homens – segundo dados da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres – a laboratorista ajudou a construir um clube onde a proporção de mulheres é praticamente inversa ou até superior em determinados momentos.

“A grande maioria são meninas. Por incrível que pareça, as mulheres dominam o laboratório. Elas metem a mão na massa, pintam muro, sobem e descascam árvores, fazem tudo de igual para igual. Não tem diferenciação de tratamento. E nunca ouvi um ‘ah, não vou fazer isso porque vou me sujar’”, relata Dionéia, que orienta diversos trabalhos todos os anos.

O resultado do trabalho é visto corriqueiramente, com pesquisas participando de inúmeros eventos nacionais e internacionais. Na própria Febrace 2022 (com projetos de redes privadas e públicas de todo o País), 10 dos 497 trabalhos classificados são da rede estadual do Paraná, sendo cinco do CE Jardim Porto Alegre – quatro deles de meninas – e todos orientados por Dionéia, reconhecida pela orientação dos estudantes.

Criado em 2014 como local para realizar atividades práticas de Física, Química e Biologia no contraturno, o Clube de Ciências se transformou logo no ano seguinte em um espaço para projetos de iniciação científica. “O interesse foi grande e no fim daquele ano inicial lembro de uma aluna que falou pra mim: quero ser cientista igual a você. O que eu faço pra ser também?”, diz a educadora, formada em Ciências Biológicas, com mestrado em Agronomia e Ciências Ambientais.

O recado fez o colégio rever o projeto original, pois ele não havia sido feito para “criar cientistas”, uma vez que eram utilizados roteiros prontos. “Mudamos a partir da vontade dos estudantes de ser pesquisadores. Então, o foco passou a ser o ensino para a pesquisa bibliográfica, organização do plano de pesquisa, com as hipóteses, os objetivos, além do suporte na parte prática do projeto, quando ele efetivamente é feito, adequando à realidade do laboratório e seus recursos”, conta.

Desde então, dezenas de projetos já foram desenvolvidos e reconhecidos, com participações em eventos de quase todos os estados brasileiros e nacionais, como a própria Febrace, Respostas para o Amanhã, além das maiores feiras e programas escolares do gênero no mundo, como a Genius Olympiad, Renegeron ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), Expo-Sciences AsiaLondon International Youth Science ForumPrograma Jovens Embaixadores, entre outros de destaque.

Ser cientista – Além de seguir metodologias e fazer registros de todos os processos, Dionéia cita um fator muito importante que faz toda a diferença para os resultados alcançados. “Ser cientista é muito mais do que vir para a escola fazer a prática. É se dedicar, ter carinho e não ter data e hora marcada pra fazer as coisas. Tem que entender que no meio do feriado as plantas vão precisar de água, tem medições necessárias e não importa se chover, cair a luz, ele vai vir fazer a sua parte”, diz.

“Temos um diário de bordo com os alunos com gorro de Papai Noel, porque vieram fazer a medição de fungo no dia do Natal, porque o fungo não parou de crescer nesse dia”, completa a laboratorista sobre a relação de paixão e dedicação extra imprescindíveis.

Mulheres na Ciência – Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Febrace lançou no último mês o programa “Mentes criativas, soluções inovadoras”. Uma das duas séries de entrevistas é  “Mulheres na Ciência”, com relatos de meninas e professoras que trilharam carreiras de sucesso impulsionadas pela Ciência.

Para a coordenadora-geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes, “reduzir a diferença de gênero na Ciência é uma tarefa que cabe a toda a sociedade”. Segundo ela, ainda é muito comum que as mulheres sejam desincentivadas. “Acreditamos que exemplos de superação sirvam para encorajar outras meninas.” Cinco dos oito episódios já foram disponibilizados, sendo um deles com Dionéia Schauren. É possível ouvir este episódio abaixo e os demais episódios clicando aqui.

Mulheres na rede – Dionéia é uma das mais de 60 mil mulheres que fazem a Educação acontecer no Paraná – predominantes em todas as áreas dentro da rede estadual de ensino. Dos mais de 80 mil funcionários diretos da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), 76% são mulheres, entre professoras, funcionárias de escolas, dos Núcleos Regionais de Educação e da própria Seed-PR. Em nenhum desses diferentes ambientes o percentual feminino é inferior a 73%.


Educação divulga cronograma do Cartão Escola 10 e supera marca de 106 mil alunos beneficiados

09.03.2022

A partir desta terça-feira (08) a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começa a realizar os pagamentos referentes ao novo cronograma do Cartão Escola 10, o maior programa de combate à evasão escolar do país. Este novo ciclo corresponde ao ano letivo de 2022, beneficiando os alunos do Ensino Médio e Médio EJA - da rede pública estadual - nascidos em janeiro, fevereiro e março, que tenham obtido frequência igual ou superior a 90% nas aulas deste ano letivo, com uma bolsa no valor mensal de 100 reais. Ao todo, o programa já contemplou 106 mil alunos. Até o fim do mês, 122 mil estudantes terão recebido o benefício.

Também serão beneficiados nessa nova remessa de pagamento os estudantes que tenham retornado à escola em 2022, com o ciclo vacinal completo contra a COVID-19 (1ª e 2ª dose). Esses receberão a parcela única de 500 reais, após apresentação do comprovante de vacinação para seus respectivos professores mentores ou coordenação escolar. Além disso, neste dia também serão realizados os pagamentos das bolsas dos alunos contemplados na 4° lista referente ao ano letivo de 2021.

“Fomos o estado que mais cresceu em número de matrículas no Brasil. Nos tornamos referência, e Alagoas hoje é um estado que incentiva, através de recursos, os estudantes a estarem na sala de aula, melhorando a infraestrutura das escolas, valorizando os professores e investindo em programas inovadores como o Cartão Escola 10.” Salientou o Governador de Alagoas, Renan Filho, na noite de ontem (07), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Rafael Brito destacou o papel transformador que o Cartão Escola 10 tem desempenhado na vida de milhares de estudantes alagoanos. “Esse é um programa que dá ferramentas para que o jovem rivalize com a oportunidade do mercado informal de trabalho, e garanta sua permanência onde ele deve estar, que é dentro da escola. Vamos superar a marca dos cem mil beneficiados hoje e até o fim do mês, mais de 122 mil alunos terão recebido o benefício. Sob determinação do governador Renan Filho, estamos trabalhando com afinco para que todos recebam. Todo aluno que tem direito ao benefício irá receber”, frisou.

Cronograma de março

O ciclo de pagamentos referente ao mês de fevereiro do ano letivo de 2022. Confira todas as datas de pagamento de março e ordem de beneficiados:

08/03 para os nascidos em janeiro, fevereiro e março;

10/03 para os nascidos em abril, maio e junho;

15/03 para os nascidos em julho, agosto e setembro;

17/03 para os nascidos em outubro, novembro e dezembro;

Mais informações

As datas de pagamento de todo o ano letivo já estão disponíveis no site https://cartaoescola10.educacao.al.gov.br/. Para mais informações sobre o Cartão Escola 10, o interessado pode buscar maiores informações também pelo e-mail cartaoescola10@educ.al.gov.br e pelos números de whatsapp (82) 99968-2643 e (82) 99968-2623.

 


Secretaria relembra grandes mulheres da educação estadual

09.03.2022

Fortes, guerreiras, determinadas e exemplares. Esse é um dos milhares de adjetivos que as mulheres merecem. A educação de Alagoas coleciona mulheres fantásticas que simbolizam tudo o que de fato são: ferramentas essenciais para o avanço. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na rede estadual 72 escolas levam o nome de mulheres, sendo elas antigas professoras da rede, pesquisadoras, santas, princesas, alunas ou personagens que foram atuantes na política do estado.

Ana Coelho Palmeira, é uma delas, alagoana nascida em São Miguel dos Campos, em 1910, foi uma mulher forte e decidida, que atuou como professora de artes. Apaixonada por literatura, Ana traçou um caminho cheio de prêmios e marcado pelo compromisso em ensinar. Dois anos após seu falecimento, em 1987, a Miguelense recebeu uma homenagem: uma unidade educacional com o seu nome, a Escola Estadual Ana Coelho Palmeira, que hoje fica em Maceió, no bairro de Jacarecica, eternizando sua força e a sua importância na sociedade.

Na educação de Alagoas as mulheres conquistam e ocupam espaços muito importantes, um exemplo disso são as Gerentes Regionais: Sandra Vitorino, Alexsandra Rodrigues, Ana Paula, Heloiza Andreia e Edclea Ataide. Elas lideram a 1°, 2°, 3°, 6° e 10° Gerências Regionais da Educação, respectivamente e, juntas, atuam em mais de 40 municípios alagoanos, espalhando exemplo, determinação e profissionalismo.

Já nas escolas, a atuação das mulheres é marcada por muito carisma e dedicação. Com mais de 10 anos na educação, a professora da Educação Especial da Escola Estadual Maria José Loureiro, em Maceió, Palmira Bezerra, explica que a mulher é capaz de qualquer coisa e que tem orgulho de, além de atuar na educação, ser um exemplo para suas alunas. “Somos exemplo de resistência e de força. Acredito que conquistamos muita coisa. A mulher hoje pode ser livre e precisamos lutar para conquistar muito mais espaço. Hoje é um dia de reconhecimento, vitórias e de futuro”, ressalta.

O lugar da mulher é onde ela quiser e podemos encontrá-las em todos os ramos da educação. Silvana de Souza é mãe, avó, esposa, mulher e auxiliar de serviço gerais da Escola Silveira Camerino, localizada no Cepa, em Maceió. Com 20 anos de atuação na rede estadual, ela reforça que a mulher de hoje é independente e que todas devem ir atrás de seus sonhos e não abaixar a cabeça em nenhuma situação.

“Tenho duas filhas e uma neta, juntas somos mais fortes. Ensino a elas sempre que a mulher é poderosa e, que com garra, podemos ser o que sonharmos e ninguém deve colocar limite nos nossos caminhos”, enfatiza Silvana.

À frente da Seduc, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, ressalta que o trabalho das mulheres na educação alagoana garante o futuro de milhares de jovens do estado. “A educação sempre contou com a força das nossas mulheres. No passado, no presente e no futuro, a rede pública sempre será impactada pelo trabalho das educadoras e servidoras alagoanas que, todos os dias, constroem uma nova realidade e marcam a história de nossos milhares de alunos”, enfatiza Rafael Brito.

Mulher na ciência alagoana

Tatiane de Omena, professora de química que trabalha há nove anos na educação de Alagoas, é protagonista de um espaço que por muitos anos foi tomado por homens: a ciência. Ela lidera grupos de meninas que desenvolvem projetos de iniciação científica, que inclusive ganharam prêmios, como o da FEBRACE, um dos mais importantes do Brasil. Seu exemplo de determinação reforça que a mulher pode ter voz, fazer ciência e ser reconhecida pela sociedade.

“Meu papel de educadora e mulher é mostrar que nós podemos. Falo para minhas alunas que elas podem casar, ter filhos, ser cientista, desde que sejam escolhas delas. Mulher é batalhadora, sinônimo de perseverança. Ser mulher é ter liberdade de expressão, e como educadora repasso isso todos os dias. Estamos vivendo um novo momento”, ressalta Tatiane.


Circuito de formação aprimora gestão escolar

09.03.2022

As coordenações regionais de Educação de Santa Helena de Goiás, de Rio Verde e de Quirinópolis, no sudoeste de Goiás, participaram de ação do Circuito de Gestão Goiano, no mês de fevereiro passado. O circuito de formação é realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio das superintendências de Organização e Atendimento Educacional/Gerência de Tutoria Educacional e de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados. 

A formação intitulada ‘1º Módulo Presencial do Percurso Formativo para Gestores e Coordenadores Pedagógicos’ ocorreu na cidade de Santa Helena de Goiás e teve o objetivo de orientar a implantação do Circuito de Gestão Goiano nas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis).

Com método inspirado no Ciclo PDCA, acrônimo em Inglês para Planejar, Fazer, Checar e Agir (Plan, Do, Check and Act), a formação incentiva a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, o que deve promover o avanço contínuo da gestão escolar.

Os assessores de Gestão Pedagógica, professores Marcos de Oliveira Vasconcelos e Eliane da Silva Lima, e as técnicas de Apoio à Gestão, professoras Maria Aparecida Ribeiro de Magalhães Nascimento e Zenilda Peres Cruvinel Ribeiro, participaram do evento como formadores.

A superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação (Cepfor), Rita de Cássia Ferreira, também esteve presente e destacou o trabalho de formação na rede estadual. “O Governo de Goiás, por meio da Seduc, tem ofertado cursos de aprimoramento profissional para todos os professores e servidores da rede pública estadual de ensino, dentro de cada área de atuação profissional”.

Também estiveram presentes no evento, os gestores de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Monique Ribeiro Garcia e Carlos Eduardo Alcântara Brandão, que falaram acerca da importância da aplicação do Circuito de Gestão nas escolas, que contribuem para o aprimoramento de estratégias de avaliação, com foco nos resultados da aprendizagem dos alunos.


Educação celebra o Dia Internacional da Mulher

09.03.2022

Centenas de servidoras de Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) participaram, na manhã desta terça-feira (08/03), da celebração do Dia Internacional da Mulher. Realizado no auditório da sede centralizada, o evento contou com as presenças da secretária de Educação, Fátima Gavioli; da subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos; e da subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra. 

Organizada pelas equipes da Gerência de Segurança e Saúde do Servidor da Seduc e do Centro de Ensino e Pesquisa Ciranda da Arte, a programação incluiu uma série de apresentações culturais e momentos de descontração. Além de acompanharem a interpretação de canções populares, como a música “Mulher Brasileira”, as servidoras foram convidadas a participarem de uma aula especial de ginástica laboral e puderam cuidar da aparência com a feitura de tranças nagô. 

O artista visual João Colagem também prestou uma homenagem remota às convidadas ao apresentar uma vídeo-colagem produzida especialmente para a ocasião. A produção, criada a partir da interpretação da música “Maria, Maria” pelo coral Ciranda das Pequenas Vozes, incluiu uma série de figuras femininas que inspiram e representam a força da mulher. 

Mulheres na Educação

“Eu tenho o melhor exército do Estado de Goiás e que é composto por vocês”, enfatizou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, ao falar sobre as mulheres da Educação.  Na oportunidade, ela pontuou sobre o papel do feminino na sociedade e evidenciou a importância da ocupação desses papéis para a gestão pública. 

No mesmo tom, a subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos, falou sobre a importância da integração da força feminina nos diferentes espaços sociais. Já a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena Bezerra, exaltou características intrínsecas às mulheres, como a força e alegria, e convidou as servidoras da Educação a externarem essa alegria por onde passarem. 

Considerando a sede centralizada da Seduc, as Coordenações Regionais de Educação e as unidades escolares, são 31.325 mulheres na rede pública estadual da Educação, sendo 21.559 professoras e 9.766 servidoras administrativas. Já nas salas de aula são 255.456 estudantes do sexo feminino matriculadas em todo o Estado.


Secretária Fátima Gavioli apresenta balanço da Educação Especial em Goiás

09.03.2022

A Educação Especial foi tema de audiência pública realizada, nesta segunda-feira (07/03), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A reunião foi conduzida pelos deputados estaduais Talles Barreto e Coronel Adailton – presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente – e contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. 

“O conceito de inclusão é ‘todos juntos’, é trazer quem está fora para dentro”, enfatizou Fátima Gavioli ao apresentar os dados do Atendimento Educacional Especializado nas escolas da rede pública estadual de ensino. Para promover essa inclusão são 316 professores de AEE, 4.016 profissionais de apoio, 357 higienizadores e 430 intérpretes envolvidos no atendimento de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A secretária também aproveitou para enfatizar ações recentes do Governo de Goiás voltadas especificamente para a Educação Especial como, por exemplo, a destinação de R$ 32 mil em recursos para a padronização de cada uma das 316 salas de recursos multifuncionais. De acordo com Fátima Gavioli, medidas como essa tem tornado a escola pública um dos espaços mais bem preparados para a formação desse público.  

Para o deputado estadual Coronel Adailton, o resultado dessas ações tem refletido nas salas de aula. “Quando vemos esse conceito de inclusão voltado para a integração, para a humanização mesmo, os alunos abraçam”, afirmou. 

Florescer
Na oportunidade, Fátima Gavioli compartilhou com os deputados a notícia da assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do prédio do atual Instituto Pestalozzi e que, em breve, abrigará o Centro de Referência Estadual em Educação Especial Florescer. A novidade foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta segunda-feira (7/3), em cerimônia realizada no próprio Centro.

“Essa escola, eu posso dizer para vocês, vai ser um marco para Goiânia e para Goiás em relação ao processo de inclusão”, previu a secretária ao anunciar a novidade. Segundo ela, a previsão é que, após os investimentos de R$ 6,3 milhões, o espaço oferte atendimento pedagógico, psicológico e fonoaudiológico.

Demanda
O encontro serviu, ainda, para que a secretária apresentasse aos membros da Comissão de Educação da Alego a necessidade de alteração na legislação que rege a atuação dos professores de apoio. Segundo ela, há uma demanda pela diferenciação da nomenclatura usada para se referir aos professores regentes, que ministram as aulas regulares, e aos profissionais que atuam no atendimento especializado. 

“Nós queremos que o professor regente seja o professor de toda a sala e que o profissional de apoio seja o que ajuda, o que auxilia o estudante”, afirmou Fátima Gavioli, justificando a necessidade de alteração. Para o presidente da Comissão, deputado Talles Barreto, a mudança deve ser analisada pelo legislativo estadual, junto a grupos específicos ligados à matéria. 

Participantes
Além da secretária da Educação, a superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Coutinho; a superintende de Modalidades e Temáticas Especiais, Núbia Rejaine; e o Gerente de Educação Especial da Seduc, Weberson de Oliveira; participaram da audiência. Os parlamentares Cairo Salim, Tião Caroço, Wilde Cambão e Thiago Albernaz também participaram da reunião de forma remota.


Estudante do Ensino Médio da rede estadual é aprovada em seleção do Rotary para intercâmbio

09.03.2022

Maria Clara Silva Fernandes, 15 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Vieira Januário, do município de Bela Vista de Goiás, acaba de ser aprovada no processo seletivo da agência de Intercâmbio de Jovens do Rotary. O Rotary tem um programa internacional que leva jovens para fazer intercâmbios em diferentes países. 

Os pais de Maria Clara, que participam do Rotary há vários anos, inscreveram a estudante e deram a ela total apoio na preparação para a prova, realizada no último dia 26 de fevereiro. O resultado saiu no mesmo dia, mas Maria Clara diz, ainda, estar em dúvida entre qual país escolher, se a França ou os Estados Unidos da América (EUA). 

Incentivos e preparação

A estudante de Bela Vista de Goiás, município que está a 45km da capital goiana, conta ter feito um curso de Inglês durante 5 anos e que, por isso, já se considera fluente. Contudo, mesmo já sabendo falar a língua, ela justifica que o seu foco nas aulas de Inglês aumentou nesse ano de 2022. 

A estudante afirma que, durante todo o processo, contou também com o apoio e o incentivo dos seus professores. Ela explica que por estudar em período integral, o foco nos estudos acabou aumentando: “eu acredito que, pelo fato das aulas serem o dia todo, faz com que nós, estudantes, nos aproximemos ainda mais dos professores.” 

O professor de Educação Física, Eletivas e Pós-Médio, Jeferson Eduardo Silva, diz que é muito gratificante ver os seus alunos acreditando na Educação. “É uma sensação única, um misto de gratidão e realização. Nos faz acreditar ainda mais que a Educação é a melhor forma de colaborar, modificar e até mesmo reverter certos quadros. Mas é claro, salientamos que muitas dessas ações só são possíveis pela estrutura que temos hoje em sala de aula”, afirma. 

Segundo ele, a experiência de intercâmbio é muita produtiva. Ele que já estudou em Paris, na França, busca sempre incentivar seus alunos a participarem de projetos como esse e, afirma que estar em contato com diferentes povos e sistemas de ensino, possibilita novas formas de aprendizados.  

“Como educadora da Maria Clara, a minha sensação é de que vale muito a pena transmitir conhecimentos, lapidar o estudante, fazê-lo traçar métodos e objetivos”, diz a professora de Língua Portuguesa, Vivian Soares, que também afirma estar muito orgulhosa da aluna. 

Sobre o intercâmbio 

O programa de intercâmbio do Rotary oferece para jovens, com idade entre 15 e 19 anos, a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes, além de inspirar os jovens a desenvolverem habilidades nos estudos, por meio da realização de um processo seletivos. Os intercâmbios são divididos em longa duração, com um ano acadêmico inteiro, e curta duração, que duram dias ou até três meses.  O Rotary Club é responsável por criar um ambiente seguro para os estudantes, cuidando para evitar riscos, instabilidades políticas, crimes e ou até mesmo doenças, que são gerenciados pela gestão do programa.

 


Educação abre inscrições para sorteio eletrônico de 3.880 vagas para cursos do PRONATEC

08.03.2022

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições para o processo simplificado de seleção para ingressos de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (MEDIOTEC) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial.

>> Faça sua inscrição no endereço https://bit.ly/3Cp9LQ4

>> Acesse os editais no endereço https://bit.ly/3vVjBIt

Serão ofertadas 425 vagas para os cursos do MEDIOTEC, distribuídas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados variam entre 800 e 1.000 horas. Os estudantes do Ensino Médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. As inscrições, nessa modalidade, estarão abertas para os cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

Para o estudante Tiago Cândido, do Colégio Estadual do Rio Corrente, no município de São Felix do Coribe, oeste baiano, que atuou em outra edição do programa no curso técnico em Agronegócio, pelo MEDIOTEC, a teoria e prática lhe deram uma nova visão sobre a economia. “No ramo do agronegócio, o que me chamou a atenção foi uma visita à fábrica de café, no município de Santana, e de laticínio, em Santa Maria da Vitória. Hoje, uso os meus conhecimentos no meu dia a dia. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, disse.

Para as turmas do PRONATEC, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, estão sendo destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do Ensino Fundamental até o egresso da rede pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC serão organizados e ofertados para preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Trata-se de um curso compacto, de curta duração, que visa a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização profissional do estudante em todos os níveis de escolaridade.

Esses cursos rápidos, de 160 a 240 horas, serão distribuídos em sete Eixos Tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional ou de FIC, em um total de 125 turmas, distribuídas por 106 municípios, nos 27 territórios. A novidade é que agora as aulas voltam a ser presenciais, com turmas compostas por 25 a 30 alunos, e será concedido auxílio estudantil aos que estiverem matriculados nos cursos do PRONATEC e MEDIOTEC, no valor de R$ 10 por dia de aula efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação.  

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico (clique https://bit.ly/3Cp9LQ4) e o processo de seleção dos candidatos inscritos se dará via sorteio eletrônico, de modo aleatório e equitativo, no próximo dia 18. A lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 21 deste, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Para a matrícula, o candidato contemplado deverá encaminhar eletronicamente, no período de 21 a 25 de março, para o e-mail pronatecfic2022.1@enova.educacao.ba.gov.br, em uma única mensagem, os documentos indicados no edital. As aulas terão início no dia 28 de março.


Estudantes da rede estadual destacam-se em competição internacional de Jiu-Jitsu

08.03.2022

Duas alunas da rede estadual conquistaram medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em fevereiro, em Roma, na Itália. Camila Eduarda Reis da Silva estuda no 3º ano do Ensino Médio da EEB Professor João Widemann, em Blumenau, e foi campeã na categoria Juvenil peso Meio Pesado e bronze na Absoluto (peso máximo livre).

Ela já treina há 10 anos e destaca que sempre praticou muitas atividades extracurriculares: “Em 2012 dois professores foram mostrar o Jiu-Jitsu e Judô na escola e então eu comecei a praticar e a partir dali nunca mais parei”, destaca. Ela já lutou três vezes no Estados Unidos, mas essa foi a primeira vez que ela viajou para competições na Europa: “A experiência foi incrível, pude ir fazer o meu melhor e o que mais amo”.

Outra aluna da rede que se destacou foi Ana Lua Muniz, que estudava no 3º ano da EEB Francisco Tolentino. Ela conquistou o ouro na categoria Absoluto e a prata na Superpesado. Ela conseguiu um bolsa de estudos em uma instituição particular e não está mais na rede estadual.

O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu é uma competição realizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation desde 1996.a


Secretaria da Educação comemora o Dia da Mulher com músicas e poesia

08.03.2022

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Emoção, alegria e poesia marcaram as comemorações do Dia da Mulher, na Secretaria da Educação do Tocantins, nesta terça-feira, 8. A solenidade reuniu as servidoras que atuam na sede e nos anexos da Seduc, em Palmas, e contou com a participação dos músicos Israel Freitas e Higor Lira. O foco da celebração do Dia da Mulher foi a luta que elas encaram ao longo da vida, para conquistarem seus espaços no mercado de trabalho, a estabilidade emocional e econômica.

O secretário Fábio Pereira Vaz, ressaltou que as mulheres desempenham um papel muito importante na educação. “A Secretaria da Educação é uma Pasta formada por uma maioria de servidoras e cada uma delas exercem suas atividades com maestria. São profissionais que fazem a história da educação tocantinense e que com muita competência desempenham as suas funções. Hoje é um dia de agradecermos a cada mulher e pensarmos a educação como um meio de transformação social e de sensibilização, como uma ferramenta que pode tornar a sociedade mais respeitosa com as mulheres”. 

Morgana Nunes Tavares Gomes, superintendente de Finanças e máster coach promoveu uma dinâmica voltada para o autorreconhecimento e lembrou a luta e a resistência de muitas mulheres, para que no momento atual, elas desfrutassem de mais liberdade. “Não podemos esquecer a história de muitas mulheres que mostraram resistência em tantos momentos da vida para trazer dias melhores para nós. Cito como exemplo, a calça comprida, situação que as primeiras mulheres que usaram, nas décadas de 60 e 70, foram criticadas e em alguns momentos foram até proibidas de usar. Também peço às mulheres que olhem para si mesmas, para sua essência, para descobrir o valor de cada uma para a família e para a sociedade”, frisou.

Desafios de ser mulher 

A servidora Eliziane de Paula destacou que a vida requer a construção de valores como a resistência. “Ser mulher é amar a si mesma e ao próximo, no decorrer da vida tive que conciliar estudos, trabalho e família e aprender a ser feliz sempre, mas isso, não seria possível sem a fé no amor de Deus”, enfatizou.

A servidora Marinilda Tavares Fernandes, também falou dos seus desafios na vida. “Sou paraense, fui aprovada num concurso público no Tocantins e vim com coragem e determinação. E teve um momento em que os filhos eram pequenos e tinha que conciliar o estudo e trabalho. Isso é ser mulher, ser destemida, cuidar de suas emoções e procurar estar bem e feliz”, ressaltou. 

Valorização especial 

Durante a solenidade, houve uma homenagem especial à servidora Fernanda Maria Reis Lima, que trabalha no setor de Recursos Humanos, desde 1991 e por meio do seu trabalho, Fernanda conhece a história de outros servidores. 

Outra que recebeu homenagens foi Maria Gorethe Rodrigues Pereira, que trabalha no setor de serviços gerais, desde 2001. “Fiquei feliz com esse reconhecimento. O que agradeço é ter o emprego e ter pessoas que gostam mim. Existe um companheirismo entre os colegas de trabalho”, contou. Gorethe é uma pessoa alegre, que gosta de contar histórias e de viver a alegria da vida. 

Também receberam homenagens a servidores que trabalham na recepção, Priscila Gois de Azevedo e Karolyne Peixoto. “Ser mulher representa um ato de coragem e força para enfrentar situações como um parto e fazer diversas coisas ao mesmo tempo”, disse Karolyne. 

Dia da Mulher celebra uma luta pela igualdade de direitos 

A celebração do Dia da Mulher tem o objetivo de lembrar a luta das mulheres por trabalho e igualdade salarial. Desde o final do século 19, as organizações femininas começaram a realizar mobilizações para a redução da jornada de trabalho, que era em torno de 15 horas diárias e conseguir melhores salários, já que estes eram muito baixos. 

O primeiro Dia da Mulher foi celebrado em maio de 1908, nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. 

A homenagem definitiva à mulher aconteceu devido a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, entre elas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história representou um marco para a celebração do Dia da Mulher em vários lugares do mundo.


Sergipe retoma às aulas 100% presenciais com cerimônia marcada por homenagens

08.03.2022

As aulas da rede estadual já começaram. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), promoveu nesta segunda-feira, 7, a abertura do ano letivo 2022, no Teatro Atheneu, em Aracaju, cuja cerimônia foi marcada por homenagens aos alunos, professores, gestores e demais representantes das comunidades escolares. Na ocasião foram anunciadas atividades e projetos já desenvolvidos para alicerçar um ambiente seguro no retorno às aulas presenciais, sobretudo buscar alternativas para a recomposição do ensino-aprendizagem, fortalecer as ações de Busca Ativa Escolar, monitorar as atividades para ofertar uma escola mais segura e um efetivo regime de colaboração com os municípios.

Fazendo a abertura oficial das atividades letivas, a vice-governadora Eliane Aquino, que representou o governador Belivaldo Chagas, destacou as possibilidades em torno da educação e o quanto esta é transformadora. “São momentos como este em que a gente vê o quanto que é possível: que por meio da educação pública a gente consegue quebrar a exclusão. Provavelmente muitos desses meninos e meninas que estão aqui hoje serão os primeiros universitários das suas famílias, e aí vão se quebrando gerações e gerações da pobreza, da desigualdade, da fome e da miséria. Eu nunca tive medo de dizer: a educação pública é de muita qualidade no estado de Sergipe”, salientou ela, enaltecendo a perseverança das comunidades escolares no enfrentamento à pandemia.

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, em seu discurso, reforçou a importância de se promover cada vez mais um espaço escolar de qualidade, universal e equitativo. “Hoje é o dia de se comemorar o início do ano letivo 2022, e nesta data a gente vai premiar as vitórias de 2021 dos nossos estudantes que se destacaram no Sisu, dos professores e alunos que foram premiados em eventos muito importantes, como olimpíadas do conhecimento, as atividades esportivas e projetos inovadores nas escolas. Também é um ano para comemorarmos a possível superação da pandemia, e as escolas são importantes no sentido de convencer os que ainda não completaram o seu processo de vacinação. E finalmente é um ano para começar a ampliação de jornada para essa trajetória de recomposição das aprendizagens e de superação das sequelas educacionais que acumulamos nesse período”.

Durante o evento, que contou com a apresentação do grupo de teatro Boca de Cena, ainda foi realizada a entrega oficial do Currículo de Sergipe do Ensino Médio, lançamento da versão impressa e digital da Revista Educa, e as 45 obras contempladas no Programa Editorial da Seduc, lançamento e assinatura dos editais da Seduc em parceria com a Fapitec, que visam a estimular as feiras de ciências e de empreendedorismo nas escolas; apoiar projetos de desenvolvimento de ensino na escola; e estimular a realização de olimpíadas de ciências e competições científicas no estado de Sergipe. Somados, os investimentos chegam a quase R$ 3 milhões.

Homenagens

As homenagens foram iniciadas com reconhecimento dos alunos que se destacaram no Enem 2021, com a aprovação no Sisu. Ao todo, 10 estudantes foram agraciados com R$ 2 mil cada, por meio de patrocínio concedido pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). São eles: Filipe Nunes Rezende, do Colégio Estadual Nestor Carvalho, em Itabaiana; José Luan Santana Cruz Silva, do Polo do Preuni Marcos Ferreira e da Escola Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias; Gabriel Mota de Oliveira, do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita; Vitoria Costa Souza, polo do Preuni Poeta José Sampaio, em Carmópolis; Luiz Felipe Tavares Silva, do Colégio Estadual Nestor Carvalho, em Itabaiana; Davi Pereira dos Santos, polo do Preuni Djenal Tavares de Queiroz, de Aracaju; João Gabriel de Jesus Santos, do Colégio Estadual Joaquim Cardoso, de Malhador; João Vitor Mota do Reis, polo do Preuni Marcos Ferreira, de Simão Dias; Julia Silva Magalhães, polo do Preuni Marcos Ferreira, de Simão Dias; e Pedro Yago de Aragão Vieira, do Colégio Estadual Alcebíades Paes, em Cumbe.

Aprovada em Medicina na Universidade Federal de Sergipe, a estudante Vitória Costa Souza, polo do Preuni Poeta José Sampaio, em Carmópolis, falou do significado da homenagem. “Estou muito feliz. Hoje é só sentimento de gratidão. Estou transbordando de alegria. Quero agradecer aos meus professores, à escola pública e à rede estadual por tudo isso”, disse a jovem. Também agraciado com R$ 2 mil, Gabriel Mota de Oliveira, aprovado em Medicina, agradeceu o reconhecimento. “Muito obrigado por essa consideração tanto do Governo quanto da Secretaria Estadual de Educação por homenagear não somente a mim, mas a todos esses dez alunos que estão representando os mais de 1.200 estudantes aprovados no Enem”, declarou.

O diretor-presidente do Banese, Helom Oliveira da Silva, também participou da cerimônia e assegurou o compromisso do banco estadual com a educação sergipana. “Faz parte do foco das ações do Banese esse suporte ao desenvolvimento do nosso estado, e a nossa participação no aulão do Preuni e na premiação de hoje é mais para celebrar os desafios que foram vencidos por essas estudantes, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia; e o Banese não poderia deixar de estar presente a um momento como este. É bastante importante para a gente poder estar aqui e fortalecer a presença do banco em eventos como este”.

Mais destaques

O primeiro dia de aula na rede estadual também foi o momento de reconhecer os esforços dos alunos que foram destaques em 2021, no esporte, em olimpíadas científicas, em projetos, dentre outras atividades. Dez estudantes foram contemplados com pacotes de Internet de 100 megas por um ano e cinco estudantes com tablets, que foram concedidos pela BK Telecom, uma importante parceira da Seduc que implantou o projeto-piloto denominado “Escola Modelo” no Colégio Estadual Marinalva Alves, município de Nossa Senhora do Socorro (DRE 8).

Os estudantes premiados são: Lenice Ramos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju; Emilly Vitoria Leite Rezende, da Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana; Tales Cavalcanti Maciel, do Colégio Estadual Leandro Maciel, de Aracaju; Stephanie Lorrane Farias, do Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto; Giovanna Ribeiro da Paixão, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana; Taciane Gonçalves da Silva; Elky Riany Barbosa Lima e Jeison Barros dos Santos, alunos do Colégio Estadual Cicero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória; Raquel da Conceição de Assis, do Colégio Estadual José Inácio de Farias, em Monte Alegre de Sergipe; e Victor Cardoso de Souza Santos, Colégio Estadual Dr. Milton Dorta, em Simão Dias.

Já os estudantes Willian Miranda, do Colégio Estadual Tobias Barreto, de Aracaju; Shakira Alves de Melo, Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, de Itabaianinha; Marcelo Fernando Rezende, Colégio Estadual Abdias Bezerra, em Ribeirópolis; Esther de Oliveira, do Colégio Estadual José Inácio de Faria, em Monte Alegre de Sergipe; Daniel Henrique Conceição, do Colégio Estadual Gilberto Freyre, em Nossa Senhora do Socorro, foram premiados com tablets, medalhas, certificados e kits.

Professores e escolas destaques

A parceria da Seduc com a BK Telecon possibilitou mais premiações, desta vez aos professores que se destacaram no ano letivo de 2021. Eles receberam um kindle, certificado e medalha. São eles: Darcylaine Martins, do Colégio Estadual Doutor Antônio Garcia Filho, em Umbaúba; Carlos Alexandre Nascimento, do Colégio Estadual 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe; Patricia Fernanda Andrade, do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão; Danilo Oliveira, do Colégio Estadual Abdias Bezerra, em Ribeirópolis; e o professor Clendson Santos, gestor da Escola Estadual 11 de Agosto, de Aracaju.

Já as escolas destaques foram representadas pelos seus gestores: professora Maria José Dourado, gestora da Escola Estadual João Bosco de Andrade, de Aracaju; Pedro Raimundo Lima, gestor do Centro de Excelência Senador Walter Franco, de Estância; Solange Dias Santos, gestora do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, de Lagarto; Roniela de Carvalho Gois, gestora do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, de Moita Bonita; Almir Pinto, gestor do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, de Santa Rosa de Lima; Cláudia Valéria Santos, gestora do Centro de Excelência Educação Profissional Berila Alves, de Nossa Senhora das Dores; Regina Santos Melo, gestora do Colégio Estadual Cezário Siqueira, de Propriá; José Ailton Braga, gestor do Centro de Excelência Lourival Baptista, de Porto da Folha; Germana Souza Rodrigues Coelho, da Escola Estadual Professora Normérlia Araújo, de São Cristóvão; e Glaucia Pamela de Jesus Silva, da Escola Estadual Padre Leon Gregório, de Nossa Senhora da Glória.

A professora Darcylaine Martins agradeceu em nome de todos os seus colegas homenagados do dia. "Estou aqui por ser professora. Ser professora é transformar vidas e ajudar a realizar sonhos. Não paramos nem com a pandemia, nos entrosamos e nos adaptados ao meio online e lavemos conhecimento para cada um dos nossos alunos da rede estadual. E a marca do resultado está aqui: a maior nota de matemática no Enem está aqui, que é do aluno Felipe Nunes", frisou ela, enaltecendo ainda outras conquistas que evidenciam o potencial dos estudantes da escola pública.

Para o diretor executivo da BK Telecom, José Welliton Sá da Silva, participar da abertura do ano letivo foi uma grande honra, visto que a empresa já vem trabalhando em projetos que viabilizam o avanço da tecnologia da informação nas escolas. “Desde a fundação da BK, que é uma empresa 100% sergipana, a gente teve como foco prioritário a Educação. E hoje somos um grande parceiro da Secretaria de Educação e pretendemos ampliar cada vez mais essa parceria através do uso da tecnologia para a melhora dos indicadores da Educação no estado. Por ter sido criado aqui em Sergipe, nossa prioridade é desenvolver e aplicar essas tecnologias aqui na nossa região e o professor Josué Modesto abraçou a ideia, na qual temos trabalhado também em conjunto com o Banese, a Sefaz, a Fapitec, e vários entes do governo para conseguir executar uma escola modelo que trazer muitas novidades para a rede estadual”, concluiu.

Presenças

Participaram da solenidade o procurador geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Melo; o superintendente Executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana; o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz; o presidente do Fórum Nacional de Educação e da UNCME Nacional, Manoel Humberto Gonzaga Lima; o presidente do Conselho Estadual de Educação, João Andrade Dória; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE) e dirigente municipal de São Cristóvão, Quitéria Lúcia Araújo de Barros; o presidente da Fapitec, Ronaldo Botelho Guimarães; o diretor-superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado Dias Filho; a presidente do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe; a superintendente de Esportes, Mariana Dantas; e a diretora da DRE 8, Marleide Cruz de Araújo, que  representou todos os diretores de educação.


Governo anuncia retomada de obras de escola de tempo integral e repasse de R$25 milhões para educação de Autazes

08.03.2022

Durante a agenda em Autazes, o governador Wilson Lima anunciou a continuidade das obras do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no município e a reforma de duas unidades de ensino. Para isso, o Governo do Estado assinou, na última quinta-feira (03/03), três convênios com a Prefeitura Municipal de Autazes, com investimentos que superam R$ 25,4 milhões. 

“Hoje nós estamos assinando um convênio, resolvendo a história daquela Escola de Tempo Integral que, há muito tempo, estava lá parada e, hoje, depois de resolver questões burocráticas, eu assinei, com o prefeito Andresson, um convênio para continuar a obra e concluir a Escola de Tempo Integral. E eu vou vir aqui inaugurar essa escola”, ressaltou o governador.

Para a continuidade das obras do Ceti, estão sendo destinados R$ 16,2 milhões. Pelo convênio, caberá ao executivo municipal a execução das obras. Os Cetis são a maior estrutura da educação básica no Amazonas e possuem capacidade de atendimento a 960 estudantes. 

Reforma e ampliação – O segundo convênio assinado garante recursos para a reforma e ampliação da Escola Estadual Raymundo Sá. Estão sendo destinados R$ 4,2 milhões que, além da reforma, garantem a construção de uma quadra poliesportiva para atendimento aos estudantes.

“Nós atendemos na faixa de 1.100 alunos aqui. E para nós é uma alegria muito grande; os professores, a equipe escolar, os pais, a comunidade em geral já esperam uma reforma há muito tempo, já foi solicitado por outras gestões, em outros períodos e sempre ficávamos na expectativa. Graças a Deus este ano nós vamos ter essa oportunidade através do governo”, afirmou o gestor da unidade, Eder Luiz Melo.

O montante também inclui recursos para investimentos na rede municipal de ensino, com a reforma da Escola Municipal Rosalina Almeida Pinheiro. O convênio vai contemplar, ainda, a construção de uma quadra poliesportiva na unidade de ensino, que é gerida pela Secretaria Municipal de Educação de Autazes (Semed-Autazes). 

Ceti – O Ceti de Autazes seguirá o mesmo padrão das demais unidades de Tempo Integral que estão sendo entregues pelo governador Wilson Lima. Serão 24 salas de aula, dois laboratórios, sendo um de Ciências e um de Informática, biblioteca, Espaço Maker, espaços para administração e coordenação, além de pátio coberto. 

Outro diferencial da unidade de ensino é o campo de futebol, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, sala de dança, música e artes marciais.

FOTOS: Tácio Melo/Secom


Mulheres representam mais de 70% do quadro de servidores da Educação

08.03.2022

Nesta terça-feira (08/03), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data em que se celebram as inúmeras conquistas obtidas pelo público feminino ao longo dos anos. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto destaca o papel primordial das mulheres para a educação no Amazonas, representando pouco mais de 70% do quadro de 35.786 servidores. São 18.678 profissionais de carreira e cerca de 6,3 mil terceirizadas.

Na capital, são 9.007 mulheres atuando em prol da educação, dentre educadoras, pedagogas, assistentes técnicos, cargos comissionados e de apoio específico à educação. No interior, o número de mulheres também é superior ao de homens. São 9.671 profissionais distribuídas entre os 61 municípios do Amazonas.

Dentre as funções mais desempenhadas por mulheres em Manaus, onde se inclui a sede, são 6.101 professoras; 1.149 merendeiras; 512 assistentes técnicas, 500 auxiliares de serviços gerais, 473 pedagogas e 272 apoio específico à educação.

No interior, a sequência é a mesma, com 12.997 professoras; 2.474 mulheres no cargo de merendeira; 1.077 atuando como serviços gerais; 887 são assistentes técnicas; 832 são pedagogas e 411 estão em cargos de apoio específico à educação.

Além das profissionais do quadro da Seduc, atuam na rede estadual cerca de 6,3 mil mulheres em funções terceirizadas, com funções diversas nas áreas de engenharia, serviços gerais, alimentação, manutenção, tecnológica, entre outras.

Inspiração – Este expressivo número representa mulheres que a cada dia levam a educação a milhares de estudantes. E é na sala de aula que estas profissionais acreditam que, por meio do conhecimento, muitas histórias podem ser transformadas.

Isabel Saraiva é uma dessas profissionais que teve a sua trajetória mudada por meio da educação, e hoje se dedica a impactar os seus alunos da mesma forma. Nascida em Teresina (PI), a futura doutora é fruto do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e conta que, apesar dos poucos incentivos, conseguiu superar barreiras e continuar firme nos estudos.

“Eu perdi alguns anos devido a alguns problemas, e para recuperar esse período, resolvi investir na EJA. Tive pouquíssimos estímulos de que conseguiria avançar nos estudos, porque existe um estigma muito grande: se você faz a EJA, você não vai conseguir seguir os seus estudos, porém eu não aceitei isso, pois eu acredito que quem determinaria aonde eu ia chegar seria eu”, confessa a docente.

A educadora atualmente integra o time de professores que levam a educação aos lugares mais longínquos do estado. O Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, implantado em julho de 2007, vem sendo ampliado, a cada ano, para atender as demandas das comunidades rurais do Amazonas.

“Em 2011, ao chegar ao Amazonas, após ser aprovada no concurso, eu resolvi fazer o teste para o Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), e assim foi. Ainda é uma experiência incrível, porque hoje o que a gente faz aqui é normal, mas há 10 anos, isso era extraordinário, era pioneirismo”, reflete Isabel.

Após anos de muita luta, Isabel Saraiva deixa uma mensagem importante para os alunos: “Hoje, instigo os jovens, digo a eles que existe vida após o Ensino Médio, que assim como eu, muitos jovens podem ascender socialmente. Hoje eu tenho uma vida muito confortável, graças a Deus, e tudo isso por conta dos estudos”, conclui.

FOTOS: Paulo Silveira/Seduc-AM


Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever em programa de intercâmbio

08.03.2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI). A iniciativa é voltada para professores da Língua Inglesa da  rede pública, que lecionam para turmas do Ensino Médio. O programa consiste em selecionar os participantes de um curso de aperfeiçoamento durante cinco meses nos Estados Unidos.

As inscrições seguem até o dia 18 de março, mediante o envio de documentação para a Coordenação de Ensino Médio no e-mail  dai.cem@seduc.net

A iniciativa busca fortalecer a excelência no ensino da Língua Inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e o uso da tecnologia em educação; promover entre os educadores o entendimento mais amplo sobre os EUA; desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo.

Inscrições e critérios  – Para concorrer a uma das quatro vagas da etapa estadual, com vista à seletiva nacional do referido Programa, o servidor deverá preencher os seguintes requisitos:

  • Ser professor efetivo de Língua Inglesa do ensino médio do Quadro de Magistério da rede estadual de ensino e estar com estágio probatório concluído;
  • Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa na rede pública estadual, no ensino médio regular; 
  • Possuir licenciatura em Língua Inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010;
  • Ter, no mínimo, cinco (05) anos de prática de ensino de Língua Inglesa, após a conclusão da licenciatura em Língua Inglesa por meio de documentos comprobatórios;
  • Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana; 
  • Ter a cumprir, pelo menos, dois (02) anos de efetivo exercício na Secretaria de Educação para completar as condições exigidas para a sua aposentadoria, contados a partir da data do início do curso;
  • Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
  • Comprovar desenvolvimento de projetos envolvendo a Língua Inglesa na escola atual ou no período dos últimos três anos, com declaração oficial da escola onde atua;
  • Estar ciente que ao ser selecionado para a etapa Nacional, o candidato irá realizar o exame TOEFL ITP/ IBT para comprovação de fluência em caráter eliminatório;
  • Participar das reuniões ou entrevistas a serem solicitadas pela SEDUC-AM, em um cronograma adicional, como parte da seletiva estadual.

Documentação – Para participar do processo seletivo, o servidor deverá comprovar no ato da inscrição que possui todos os requisitos constantes acima, mediante a entrega dos seguintes documentos:

Declaração de tempo de serviço, expedida pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) – para aquele lotado em Manaus – e pelas Coordenadorias Regionais – para aquele lotado no interior, constando ainda, as seguintes informações:

a)      Cargo;

b)      Componente curricular que ministra, com respectiva carga horária;

c)   Não estar em processo de aposentadoria e ter a cumprir, pelo menos, dois (02) anos de efetivo exercício na Secretaria de Educação para completar as condições exigidas a partir da data do início do curso.

– Último contracheque (cópia);

 Carteira de identidade (cópia);

– Declaração do próprio servidor de que tem pleno conhecimento do edital Fulbright e que tem disponibilidade para viagem e permanência de seis (6) meses nos Estados Unidos da América (EUA);

– Comprometimento em compartilhar as informações adquiridas durante o curso nos Estados Unidos com os demais servidores, professores de inglês, em eventos promovidos pela SEDUC-AM, bem como comparecer às reuniões e entrevistas antes, durante e após este processo de seleção por meio de carta de próprio punho;

– Diploma do curso de Licenciatura em Língua Inglesa, expedido a partir de 31/12/2010

– Documentos comprobatórios dos 5 anos de prática de ensino de Língua Inglesa, após a conclusão da licenciatura em Língua Inglesa.

Sobre o programa – O Fulbright DAI é realizado em uma universidade americana e possui duração de um semestre acadêmico em uma instituição de ensino superior americana e incluem aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

As atividades nos Estados Unidos incluem estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos no próprio país.


Governo de Goiás investe mais de R$420 milhões em programas sociais

08.03.2022

De mães em situação de vulnerabilidade a estudantes e empreendedoras, o Governo de Goiás trabalha para reduzir as desigualdades sociais e econômicas que afetam as mulheres do Estado. As ações somam investimentos de mais de R$ 420 milhões e contemplam cerca de 268 mil beneficiárias. O programa Mães de Goiás, que concede R$ 250 mensais para a alimentação das crianças de 0 a 6 anos, chega ao final deste mês de março com 100 mil cartões distribuídos em todas as regiões goianas, com mais de R$ 250 milhões investidos.

Na saúde feminina, o programa Dignidade Menstrual está auxiliando 146 mil goianas com a distribuição de absorventes. Na preparação para a vida profissional, o Programa Universitário do Bem (ProBem) investe R$ 140 milhões para que 19 mil estudantes façam seus cursos superiores. Além disso, o Governo incentiva o empreendedorismo feminino com o Programa Crédito Social, que já distribuiu R$ 3,4 milhões para que 1.313 mulheres pudessem abrir o próprio negócio. 

Também para mães, especificamente as mais jovens, o Programa Meninas de Luz começou a ser expandido pelo Estado e investe R$ 2,7 milhões na assistência às gestantes e na preparação para chegada do bebê. A iniciativa ampara e orienta adolescentes, jovens e mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, chegando a cerca de 1.877 gestantes, sendo 1.368 em Goiânia e 509 no interior.

“Governar é melhorar a vida da pessoa, cuidar da pessoa”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao citar as ações que beneficiam as mulheres, crianças e toda a família. “As mulheres goianas são o esteio do lar. O trabalho vai resolver a situação do ponto de vista financeiro, da autoestima e da capacidade de sustentar a própria família”, completou o chefe do Executivo. 

Para a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, as ações e políticas públicas evidenciam que “o Governo de Goiás e o governador Ronaldo Caiado acreditam na força, coragem e fé de cada mulher”.

Entre as 100 mil contempladas pelo Mães de Goiás está a dona de casa Adriana Neide Ribeiro, de São João D’Aliança. Com três filhos, ela diz que o crédito mensal vai garantir melhor qualidade de vida à família. “Vai ajudar, e muito. Acho que o mais caro hoje é a alimentação, então vou poder comprar o essencial que precisamos todo mês”, disse Adriana. 

Empreendedorismo e educação
As ações implementadas na atual gestão também deram oportunidade para as empreendedoras. Entre março e outubro de 2020, esteve em vigor o Programa Mulher Empreendedora, da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) que liberou quase R$ 27,84 milhões em financiamentos para mulheres microempreendedoras individuais (MEI), e para empresas de micro e pequeno portes comandadas por empreendedoras.

Lançado em abril de 2021, o Programa Crédito Social concede benefício de até R$ 5 mil para a compra de equipamentos e insumos para abrir o próprio negócio. As interessadas precisam realizar, previamente, cursos de capacitação profissional. Desde que foi criado, 1.313 mulheres já foram contempladas com o programa. 

A educação para mulheres também é prioridade no Programa Universitário do Bem, da OVG, que concede descontos parciais ou de até 100% no valor da mensalidade, além de oferecer oportunidades de estágio, cursos de capacitação e participação em projetos sociais. Dentre os bolsistas, as mulheres são maioria, representando 75% dos contemplados.

Uma delas é a estudante de Educação Física, Miriã de Souza Santiago, de 28 anos. “A bolsa de estudos vai garantir a realização do meu sonho de ter um diploma superior. É o maior e melhor presente que já ganhei na vida”, afirma. Casada e mãe de duas crianças, de 6 e 8 anos, ela disse que o programa vai beneficiar o seu futuro e o das filhas. “Vou estudar, dar bom exemplo para as minhas filhas e ter condições de auxiliá-las, garantindo que elas também possam estudar no futuro”, completa Miriã. 

Fotos: Secom 

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás


Governo de Goiás investe R$6,3 milhões na educação especial com implantação de unidade em Goiânia

08.03.2022

O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta segunda-feira (7/3), ordem de serviço para implantação do Centro de Referência Estadual em Educação Especial Florescer, que será instalado nas dependências físicas do Centro de Atendimento Educacional Especializado Instituto Pestalozzi, no setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Os investimentos, na ordem de R$ 6,3 milhões, incluem a construção do novo centro e ampla reforma do espaço. 

“Estudam aqui crianças que seus pais dedicam a elas todo o carinho possível, porque sentem a necessidade de transmitir a elas a segurança de que elas precisam. E, muitas vezes, essas famílias são vulneráveis socialmente, passam dificuldades de sobreviver no dia a dia”, comentou o governador, ao assinar a ordem de serviços. Caiado também falou das dificuldades que as famílias com filhos enfrentam para buscar tratamento de saúde, educação e inclusão. “Como dar a essas crianças uma fisioterapia, uma orientação didática, uma higiene adequada? É aí que entra o Estado”, completou. 
 
O projeto contempla ainda espaços físicos adequados e modernos, com atendimento de excelência aos alunos. A obra será executada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo é melhorar a qualidade e a capacidade de atendimento ao público do ensino inclusivo, que é constituído do estudante e de sua família. 

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, salientou que, além das obras, o atual governo dá à educação toda a atenção necessária para o desenvolvimento dos alunos. “Cuidar de gente é o maior bem e patrimônio que um governo pode ter”, refletiu. 

As obras de reforma e ampliação incluem melhorias na acessibilidade; construção de dois novos blocos prediais, de muros e portões; reforma geral dos blocos A e G; cobertura e pintura dos blocos já existentes; implantação de central de gás; reforma da quadra de esportes; implantação de playground; reforma e ampliação dos sanitários e desenvolvimento de projeto de paisagismo. 

“Aqui, antes, a gente fazia vaquinha para consertar a estrutura. Tudo era muito difícil e sucateado. Graças ao olhar do senhor, governador, pelo ensino especial, poderemos contar com uma educação digna para nossos alunos”, afirmou a diretora da escola Joelma Santos, que está na instituição há 22 anos. “A palavra inclusão é muito bonita de ser dita, mas seu exercício é algo muito difícil, pois ele tem de vir de cima para baixo, como está sendo feito, como vocês têm olhado por nós”, disse Cristina Freitas, que falou em nome dos pais de alunos.

Projeto Florescer 
O projeto Florescer é desenvolvido desde o final de 2020, e, além dos trabalhos de melhorias arquitetônicas e de infraestrutura, conta também com preceitos pedagógicos, construídos com a comunidade escolar do Instituto Pestalozzi.
 
A escolarização no Instituto Pestalozzi terá continuidade, sendo acrescidos o atendimento e apoio ofertados na rede estadual nos núcleos de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) e de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH), e nos centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).    

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o vereador por Goiânia, Willian Veloso; coordenadores regionais de Educação; professores, servidores, pais e alunos da instituição.

Fotos: Wesley Costa

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás