Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Julyanna Glória de Oliveira é a campeã da Regional de Porto Nacional do Canta Tocantins das Escolas Estaduais

03.11.2021

A estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Custódia da Silva Pedreira, Julyanna Glória de Oliveira, é a vencedora da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Porto Nacional do I Canta Tocantins das Escolas Estaduais. Julyanna, de 19 anos, foi eleita por meio de votação popular no Instagram do Canta Tocantins, com 1.852 votos no duelo final, e está classificada para a Etapa Estadual do evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Filha de músicos, o pai, Marcelo Oliveira, cantor sertanejo, e a mãe, Eva Limeira da Glória, integrante de coral, Julyanna foi estimulada desde cedo ao canto. “Comecei a cantar muito nova. Aos quatro anos já participava de apresentações na igreja. Participei de vários concursos, fui premiada em festivais. Mesmo a música fazendo parte da minha vida, fiquei surpresa com o resultado do Canta Tocantins. Fiz a inscrição no último dia do prazo e nem me preparei de forma adequada. Estou muito feliz com essa conquista. Será uma honra representar Porto Nacional”, destacou.

A cerimônia de entrega do troféu de vencedora regional do concurso está prevista para ser realizada esta semana, solenidade a ser organizada pela DRE de Porto Nacional e a equipe diretiva do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Custódia da Silva Pedreira.

Julyanna é a 10ª classificada para a Etapa Estadual do Canta Tocantins. Os outros estudantes  finalistas são: Sarah Alice Ferreira, representante da DRE de Palmas: Renata Morais Silva, da Regional da Regional de Araguatins; Ruth Duarte Melo, pela DRE de Tocantinópolis; Yasmim Lima Sena, pela DRE de Colinas; Emilly Vitória Ferreira Barbosa, destaque da DRE de Guaraí; Ludmilla Moreira Magalhães, campeã da DRE de Dianópolis; Letícia Miranda Carneiro, vencedora da DRE de Pedro Afonso; Wendel da Silva Moreira, primeiro colocado na DRE de Arraias; e Thamyres Alves de Lima, vencedora da DRE de Miracema.

Nessa última etapa, os vencedores das 13 DREs farão apresentações presenciais em Palmas. Os três primeiros colocados serão premiados com instrumentos musicais, bem como as escolas vencedoras.

Inscrições e competições

Esta semana ocorrem as competições entre os candidatos da Regional de Paraíso do Tocantins e também está aberto o período de inscrição para as escolas da Regional de Araguaína. O prazo termina no dia 5 de novembro. 

Cada escola poderá inscrever um estudante, com o envio de um vídeo de até um minuto do estudante cantando uma música nacional sem instrumento musical nem recurso tecnológico para o e-mail cantatocantins@seduc.to.gov.br com os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, autorização do responsável, caso seja menor de idade, termo de autorização de uso de imagem e voz e uma foto digital.

Alcione Luz/Governo do Tocantins


Gerência Regional de Educação Mata Norte realiza lançamento do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar

03.11.2021

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) através da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, realizará, na próxima quinta-feira (04), às 8h, o lançamento do 1º Livro de Receitas da Alimentação Escolar, que contém 42 receitas. O evento será realizado na Federação dos Trabalhadores Rurais (FETAPE), localizada em Carpina, onde estarão reunidos gestores, uma merendeira representante de cada escola, além de convidados.

O Projeto do livro surgiu durante a pandemia em um momento de dificuldades, onde os alunos estavam voltando aos poucos para o convívio escolar. Como forma de atraí-los, as merendeiras começaram a inovar as preparações, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no momento. Usaram a criatividade e transformaram os gêneros fornecidos na alimentação escolar em novos pratos.

A nutricionista Daniele Elisa, com apoio da encarregada Patrícia Manuelle, reuniu preparações de todas as escolas e deram vida ao livro. Algumas  receitas surgiram nas próprias unidades de ensino, sendo adaptadas aos gêneros que estavam disponíveis na alimentação escolar. “Como nutricionista que acompanha as merendeiras da GRE Mata Norte, eu me sinto completamente cheia de orgulho por acompanhar essa inovação na merenda escolar, pois diariamente era surpreendida com as receitas criadas e desenvolvidas nas escolas. Nós que acompanhamos de perto as merendeiras sabemos que não se trata apenas da execução de um prato, conseguimos ver o cuidado, o carinho e a dedicação delas para com o aluno da escola. As merendeiras são pessoas respeitadas e queridas por eles. A minha experiência é realmente de gratidão, admiração e respeito por cada uma delas”, declara Daniele Elisa.

No dia do evento serão entregues os livros aos representantes de cada escola e o certificado de honra ao mérito a cada merendeira, além de realizar uma homenagem às merendeiras fazendo referência ao seu dia, comemorado no dia 30 do mês de outubro. Na ocasião, serão disponibilizadas 60 cópias, sendo 40 para distribuição entre as escolas envolvidas e 20 para convidados. Para degustação dos convidados, cada escola apresentará um prato que está no livro.


Educação do Estado alerta para a importância da saúde mental nesta reta final de realização do Enem

03.11.2021

Previstas para os dias 21 e 28 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam e aumentam a tensão dos estudantes inscritos para participar das avaliações. Em toda a preparação, é importante priorizar os cuidados com a saúde mental, sobretudo na fase final, em que a ansiedade aumenta. No Polo Metropolitano Pré-Enem, que é ligado à Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), os alunos compartilham suas técnicas para relaxar, sem perder o foco nos estudos. 

Professor de Geografia há 25 anos, Nivaldo de Souza Silva afirma que é preciso atentar para o aspecto emocional dos alunos, assim como o dos próprios docentes. “Em sala de aula temos que cumprir uma dupla profissão, um pouco de psicólogo para acalmar os alunos, tranquilizar. Eles precisam descansar um pouco a mente, mas sem perder o foco. Relaxar não significa abandonar o curso ou as aulas. Os anos de estrada na educação nos possibilitam dividir o nosso tempo. Família, profissão, plano de aula, aula em si, material, a gente procura conciliar tudo isso e a experiência nos dá essa garantia”, pontua o professor. 

Beatriz Valente, 18 anos, se prepara desde o início de 2021 para prestar o Enem pela primeira vez. “Estou preparada, me sinto gratificada porque o governo está nos proporcionando. Estou um pouco ansiosa, mas procuro ficar bastante com a minha família, fui ao psicólogo, estou buscando me entreter com documentários, vendo vídeos na internet, pois precisamos ficar em casa. A pessoa precisa se entender, se encontrar, meditar, fazer exercício físico, se alimentar bem e olhar o lado positivo da vida”, acredita.

Já Renan Rodrigues Sozar, 37 anos, gosta de ter contato com o meio ambiente. “Voltei a praticar atividades físicas, caminhada, vou ao (Parque do) Utinga. Procuro geralmente lugares relacionados à mãe natureza, me ajuda muito pois consigo receber a energia e me desestressar. Mexo com plantas. Faço tudo com o intuito de desenvolver a mente”, conta.

As medidas são importantes para essa segunda vez em que se propõe a fazer a prova. “Na primeira vez que fiz o Enem, me inscrevi, mas não estudei. É preciso você se preparar, estudar, mediante esforço e ação e aprovação. Está sendo diferente porque estou tendo apoio aqui do Enem Metropolitano, está sendo maravilhoso pois é presencial. Reconheço o que a tecnologia pode fazer pela educação. No entanto, a aula presencial é muito melhor. Eu não esperava que uma equipe tão boa de profissionais fosse participar de um projeto relacionado ao Governo. Fiquei impressionado. Além das aulas, me dedico mais algumas horas, mas meu corpo está se adaptando”, complementa o estudante Renan Sozar.

Arthur Luciano Gama Cardoso, 18 anos, se prepara pela segunda vez para o exame. “No ano passado estudei em casa. Este ano é a primeira vez fazendo um curso preparatório e a diferença entre ambos é bem grande. O digital você tem que seguir um determinado padrão, horário de estudos e se impor disciplina. Fazer o cursinho me ajuda nesse preparatório de disciplina, pois tenho um horário específico para isso e defino outro para revisar. Estou em equilíbrio, pois agora é algo mais organizado. Em casa temos outras tarefas e ainda o trabalho. É muito estresse. Eu indico tirar uns momentos para si mesmo, seja ouvindo música, lendo um livro, passear, estar com quem gostamos. 

O professor de Química, Fernando Souasan, atua no magistério há 28 anos e também é músico. “Às vezes, nos aulões, levo a música com as fórmulas da Química. Quando encontro com ex-alunos que hoje são médicos, engenheiros, professores, e dizem que não esquecem das músicas... Cientificamente falando, através da neurofisiologia, o processo de gravar o conteúdo melhora. A música também traz relaxamento, a produção de betaendorfina e, então, diminui a tensão”, explica. 

O professor Fernando diz que entre as dificuldades pós-pandemia está a defasagem de conceitos para alguns alunos. “Eles estão ansiosos, mas procuramos mostrar para eles a estratégia da prova. O Enem não é só uma prova de conteúdo, é física e psicológica. O ideal é o aluno fazer as mais simples e depois partir para as mais difíceis, por exemplo”, orienta.


Delegação já conquistou 12 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

03.11.2021

Os representantes do Pará seguem alcançando bons resultados e marcas expressivas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Até o momento, 12 medalhas já foram conquistadas pelos estudantes-atletas paraenses nas competições e as últimas foram obtidas nesta terça-feira (2), por Yasmim da Silva Sousa (prata) e Bruna de Oliveira Robert (bronze), ambas residentes na capital do estado.

Quem subiu primeiramente ao pódio foi Bruna de Oliveira, que estuda no Colégio Gentil Bittencourt, em Belém, e conseguiu a 3ª melhor colocação na modalidade karatê - categoria absoluto. Logo em seguida, Yasmim da Silva, de 14 anos, que frequenta a Escola Municipal Abel Martins, localizada no distrito de Mosqueiro, também na capital paraense, conquistou o 2º lugar no atletismo adaptado - categoria salto em distância (80m).

Os representantes paraenses nas modalidades individuais dos JEBs, retornaram para Belém nesta quarta-feira (3), trazendo na bagagem bons resultados que vão ficar na história do esporte educacional do Pará, pois nunca foi conquistado tantas medalhas nesta categoria desportiva. Este resultado demonstra a importância que o estímulo dado aos estudantes-atletas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), fez toda a diferença.

INCENTIVO

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, afirmou que o bom resultado dos estudantes paraenses nos JEBs, é reflexo do investimento massivo que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), vem promovendo na área e destacou, ainda, que este é um grande exemplo de protagonismo juvenil e como o incentivo ao esporte pode promover a inclusão social.

“Estamos trabalhando na perspectiva da formação de novos atletas, que merecem o nosso respeito, carinho e admiração. Quero agradecer e parabenizar aos municípios que enviaram seus representantes, às escolas municipais, estaduais e particulares que tiveram êxito na competição e quero, sobretudo, agradecer ao belíssimo trabalho que o NEL tem feito, incentivando a formação de novos talentos e sendo importantíssimo para essas conquistas”, frisou Elieth de Fátima Braga.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL e chefe da delegação paraense nos JEBs, Ana Cláudia Neves, o Pará ainda tem grandes possibilidades de obter novas medalhas nas provas coletivas que vão ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de novembro.

“Já possuímos representantes que vão disputar as quartas de finais, semifinais e seguimos confiantes de que vamos estar nas finais, em diferentes modalidades esportivas, enfrentando equipes do eixo sul-sudeste brasileiro. Temos grandes perspectivas de medalhas no handebol feminino, com o time de Moju; no basquete masculino, com o time de Belém; além do futsal masculino e feminino, com as equipes de Belém e Moju, respectivamente”, detalha a chefe da delegação paraense nos JEBs.

JEBs 2021

De 29 de outubro a 05 de novembro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão sendo realizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, o evento busca recuperar o status de principal celeiro de talentos desportivo brasileiro.

Após 17 anos, a competição direcionada aos que ainda estão começando na carreira como atletas, ficou sem ocorrer. Na edição de 2021, 17 modalidades esportivas compõem a programação, 15 das quais foram disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (com exceção do futsal e xadrez). Cerca de 6 mil estudantes com idades entre 12 e 14 anos, representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, com delegações do mesmo tamanho.

Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares Brasileiros, haverá disputa de provas paralímpicas, na modalidade atletismo. Apesar de não ser o único objetivo, o sonho do pódio encanta os participantes dos JEBs e, no total, serão distribuídas mais de 2 mil medalhas para atletas de todo o País. As instalações que foram utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, agora estão servindo de palco para as competições.


Escola Amâncio de Moraes mobiliza estudantes para as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de alimentação saudável

03.11.2021

Para promover uma maior dinâmica entre os estudantes, a professora de Artes, Célia Maria Gomes, da Escola Estadual Amâncio de Moraes, de Paraíso, coordenou a realização de dois projetos no mês de outubro, um deles, a realização de um jogral com o tema câncer de mama, e uma visita monitorada à cozinha da escola.

Com referência ao câncer de mama, os alunos estudaram o tema e prepararam apresentações em forma de jogral. A escola promoveu um dia para a culminância dos trabalhos. Na ocasião, foi realizada uma palestra para melhor orientar os estudantes e a comunidade escolar sobre os cuidados que se devem ter para prevenir o câncer de mama.

O projeto foi realizado em conjunto com alguns professores e com a orientadora pedagógica, Euzenira Alencar de Abreu Camargo. Como forma de promover um maior envolvimento dos estudantes, eles se vestiram com roupas na cor rosa para lembrar as ações do Outubro Rosa e escolheram como tema, a frase “Sozinhos somos pétalas e, juntos, somos rosas”.

A estudante Beatriz Vitória Silva foi uma das estudantes que fez parte do projeto. “Eu aprendi que devemos estudar sobre o tema câncer de mama e procurar fazer os exames necessários como prevenção”, contou.

A aluna Amanda Alves Pereira Pinheiro frisou sobre a importância de fazer os exames. “Aprendi que devemos fazer o teste da mama a cada seis meses, e se perceber algo diferente, devemos procurar um médico, porque o tratamento do câncer, no início, apresenta melhores resultados”, comentou.

Tamires Eduarda dos Santos Rocha também aprendeu sobre os cuidados que se deve ter com o corpo. “Se descobrimos uma situação de um câncer de mama no início, terá mais chances de cura. Neste caso, a pessoa poderá até perder um dos seios, mas sobreviverá”, contou.

Visita à cozinha da escola

A visita à cozinha da escola fez parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 21 de outubro. Nessa ação, a professora Célia contou com o apoio da coordenadora financeira, Luzia Amaral de Sousa, e da professora de Ciências, Socorro Barros.

Durante a visita, os alunos conheceram o depósito, viram como os produtos alimentícios são armazenados, conforme as condições, se perecíveis ou não. Na etapa seguinte, acompanharam como os alimentos são preparados, desde a pesagem, a higienização, a validade e o tempo de preparo até o consumo.

Os estudantes observaram os materiais que devem ser utilizados durante a manipulação dos alimentos, como vestimentas, uso das máscaras e de toucas. E como prática, os alunos e os professores prepararam uma salada de frutas.

A visita teve o objetivo de levar os estudantes a perceberem o valor de uma alimentação saudável e os cuidados que se devem ter com os alimentos desde a produção, a relação com o meio ambiente, os valores nutricionais e a prevenção de doenças por meio de uma alimentação de qualidade.

Os estudantes Maria Isabel Gomes Barbosa, Maria Rita Rodrigues da Silva, Eduardo Henrique Miranda Cruz, Amanda Alves Pereira, Tallisson Santos Ribeiro, Samuel Aquiles Dourado Silva foram responsáveis por elaborar e apresentar um jogral sobre o valor dos alimentos para a vida. Eles expressaram, de forma coletiva, sobre a importância desse trabalho. “Essa visita nos ajudou a ter mais aprendizagens e conhecimento sobre a alimentação escolar. Foi a primeira vez que entramos na cozinha da escola e nem sabíamos que os alimentos eram pesados”, contou Maria Isabel.

A escola conta atualmente com 219 alunos, matriculados no ensino fundamental e oferta o ensino na forma híbrida, como precaução à pandemia do Covid-19.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Professora é selecionada para a fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

03.11.2021

A educadora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, é mais uma professora tocantinense a chegar à fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Rute está participando na categoria Memórias literárias. Também estão na fase final a professora Rosana Ribeiro dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, de Taipas do Tocantins, na categoria Crônica, e as professoras Debora Ferreira da Silva, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, e Jheme Quezia Nunes de Abreu Rodrigues, do Colégio Agropecuário de Almas, que foram selecionadas para a etapa final na categoria Artigo de opinião.

“Estar na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa é emocionante, foi um momento de muita alegria ver o meu nome durante a divulgação dos resultados. Sinto o maior prazer em representar a Escola Giuliano Moretti e de mostrar um pouco do que realizamos. Eu gosto muito de ler e escrever. E proporcionar aos alunos essa experiência com a leitura e a escrita é o mais importante no ensino da língua. A leitura e a escrita nos libertam de muitas algemas, inclusive de amarras interiores. Viva o poder que a literatura tem e viva as memórias do nosso povo, recontadas poeticamente”, comentou a professora Rute.

A estudante Milena Martins dos Santos falou de suas aprendizagens em escrever o texto sobre memórias literárias. “Eu gostei muito das aulas com os conteúdos das olimpíadas. Foi muito importante ter entrevistado a minha tia Consola Brito, que é uma pessoa legal, gentil, educada, guerreira e uma mulher muita religiosa”, enfatizou.

O estudante Kauã Alves Lima também destacou as ideias que o levaram a escrever o seu texto. “Eu aprendi que relembrar as memórias do passado é importante, pois são momentos únicos e marcantes em nossas vidas. Eu aprendi também que devemos sempre praticar boas ações hoje, porque esse momento será parte do nosso passado. E então, agindo sempre assim, teremos boas memórias do passado”, frisou Kauã.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na sua 7ª edição e é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com a o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Os encontros virtuais alusivos às etapas semifinais estão sendo realizados entre o período de 11 de outubro a 16 de novembro, com uma programação diversificada e atividades pedagógicas e culturais. A cerimônia de premiação nacional terá a data e forma divulgadas posteriormente.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins


Todas as etapas de ensino retornam com as aulas 100% presenciais na rede estadual

03.11.2021

O retorno programado dos estudantes da rede pública de ensino à sala de aula teve continuidade neste mês de novembro para os estudantes matriculados no 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou a portaria GSE Nº 1442/2021, que estabelece aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino, dessa forma retornaram ao  chão da escola mais de 200 mil estudantes, em mais de 600 unidades escolares.

Entre as escolas que estão com os alunos retornando presencialmente e seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19, está a Unidade Escolar Sinval de Castro, localizada no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. A escola oferta o Ensino Fundamental para 252 estudantes, incluindo 14 da Educação Especial, matriculados entre o 1º e 5º ano.

 

A diretora da unidade, professora Elieth Soares, explica que a escola já contava com o planejamento de retorno para atender todos os alunos matriculados. No primeiro momento, os estudantes matriculados no 5º ano voltaram presencialmente na escola no mês de setembro e agora a volta presencial alcançando todas as turmas.

 

"Hoje estamos do 1º ao 5º ano, com a escola pronta para receber todos os alunos, até porque nós temos um protocolo a seguir. A organização em relação aos protocolos sanitários foi possível com os recursos do Pactue, informando aos pais sobre este momento como estamos adequando o espaço, então, está tudo pronto para que a criança venha à escola", explicou.

 

A Supervisora de Ensino da escola Sinval de Castro, Anderlyvia Nunes Franklin, ressalta que outro importante componente para o sucesso do retorno dos estudantes é a inclusão dos pais e responsáveis neste momento.

 

 

 

"Buscamos trazer a família para dentro da escola, mostrar que a educação tem que continuar, uma vez que não parou e, por meio do diálogo, entender o que a família está passando neste momento, para então conseguir auxiliar as crianças nesta fase de aprendizagem durante o retorno presencial. Para reforçar a volta, estamos realizando etapas de recuperação das habilidades junto aos alunos. Foi realizada a recuperação da primeira fase, referente ao semestre, e em relação ao segundo semestre estamos realizando agora com os alunos no presencial", declarou.

 

As unidades deverão organizar suas atividades pedagógicas com cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro (04) dias de aulas presenciais e um (01) com abordagem remota.

 

Para garantir a segurança e a ampliação do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, higienização frequente das mãos e outras medidas exigidas pelos protocolos emitidos pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) serão mantidos.

 

A volta presencial às aulas só não será obrigatória aos estudantes que apresentarem um pedido formal que será analisado pela gestão das escolas, que decidirá se o aluno pode continuar em atividade remota.

 

Professora das turmas de língua portuguesa, Adriana Costa comemora o retorno ao chão da escola com a continuidade da aprendizagem dos estudantes entre os modelos on-line e híbrido, adotados no último ano.

 

"Desde o último ano estávamos trabalhando com o regime de aulas remotas e agora voltando para este momento presencial percebemos que os alunos não sofreram tanto impacto, pois este era um temor em relação à aprendizagem deles. Percebi que foi válido o que trabalhamos nas aulas on-line e agora avaliando a leitura e escrita, estou percebendo que estão bem. Estou muito feliz de ver meus meninos, ainda que não possamos nos abraçar, mas conseguimos ver nos olhos deles a felicidade de estar na escola. Este era o momento de voltar e avaliar o impacto da aprendizagem", afirmou Adriana.


Estudantes da rede podem participar de Torneio de Educação Financeira

03.11.2021

Até o dia 19 de novembro, ficam abertas as inscrições para o ‘Torneio de Educação Financeira’. O concurso cultural é gratuito e ocorre em parceria entre o Instituto XP e a Eedtech ChatClass. Com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso será aberto para participação de estudantes a partir do 9º ano, com professores de qualquer disciplina de escolas públicas ou privadas.  As inscrições podem ser feitas no site: www.torneiodeeducacaofinanceira.com.

Para participar, o aluno precisa estar atrelado à turma de um professor cadastrado na plataforma e as atividades poderão ser realizadas até o último dia do Torneio. Os alunos receberão atividades diárias por meio do robô da ChatClass no WhatsApp. Os estudantes fazem as atividades, interagem com a Inteligência Artificial e, ao final do concurso, há o ranking com pontuação e premiação ao final. Os exercícios feitos durante o período do torneio contam pontos para a classificação geral. 

Ao final do concurso, 75 professores e 75 alunos com melhor pontuação concorrem a notebooks, kindles e vale-compras, de acordo com a colocação por região do Brasil.