Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Bahia assina acordo de cooperação com a UNESCO

04.11.2022

A abertura oficial da 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), na manhã desta quinta-feira (3), no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, marcou a assinatura do “Memorando de entendimento: meninas nas Ciências”, entre o Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Políticas para as Mulheres (SPM), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Trata-se de um acordo de cooperação com base no Educa Streaming 2030, projeto voltado para impulsionar a educação de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
 
A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, que representou o governador Rui Costa, falou sobre o impacto da FLICA para os baianos. "A FLICA tem o jeito, a cor, o som, o cheiro, o ritmo, a diversidade e a forma de fazer do Recôncavo Baiano e oferece à Bahia a oportunidade de que cada lugar, território ou cidade enxergue a possibilidade de realizar uma feira, festa ou festival literário com a cara de seu povo, porque a Bahia e o povo baiano é diverso e plural". 
 
Sobre o acordo - O acordo com a UNESCO vai contribuir com o já consolidado projeto “Meninas Baianas na Ciência”, realizado nas escolas estaduais pela SEC, através do Programa Ciência na Escola, em parceria com a Fiocruz Bahia. 
 
O secretário da Educação do Estado, Danilo de Souza, destacou a importância do acordo. “Este memorando coloca em situação de relevância o papel das estudantes e professoras na difusão da Ciência como instrumento de emancipação de transformação da realidade dessas meninas", afirmou, ao destacar a importância do evento literário neste contexto de aprendizagem e protagonismo estudantil.  “A FLICA é uma ação vinculada ao Plano Estadual do Livro e da Leitura, que é uma lei que determina que os nossos estudantes possam complementar a sua formação do ponto de vista acadêmico e o seu letramento, a partir da experiência com feiras literárias nos diversos cantos da Bahia", afirmou.
 
A secretária da SPM, Julieta Palmeira, ressalta que este projeto de cooperação visa combater a educação sexista, que discrimina as mulheres nos ambientes formativos. “Esse tipo educacional já direciona as mulheres, desde o Ensino Fundamental, para determinadas áreas do conhecimento e sabemos que lugar de mulher é onde ela quiser. Isso é parte das preocupações da UNESCO e ONU (Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras agências, que têm levantado com firmeza a questão da superação da educação sexista”.

A estudante Érica SilvaA oficial de programa do setor de Educação da UNESCO no Brasil, Mariana Braga, destacou a importância dessa parceria. “Temos trabalhado no mundo inteiro no incentivo da participação das meninas nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A Bahia é um Estado precursor no tema e a gente já vem trabalhando este incentivo de meninas das olimpíadas de Física, Astrofísica, Ciência e Matemática, o que é muito importante. A UNESCO está associada a um Estado que já faz um brilhante trabalho para que a gente possa incentivar mais estudantes e professores nesta temática”, afirmou.
 
Protagonismo estudantil - Cerca de 850 estudantes da rede estadual de ensino estão participando da FLICA, por meio de diferentes atividades literária, artísticas e culturais, que têm como principal palco o Espaço Educar para Transformar, localizado no prédio da Fundação Hansen Bahia. Os participantes visam promover o fomento à leitura e o protagonismo estudantil e a programação envolve rodas de conversa; recital de poesias; exposição e leitura de Literatura de Cordel; apresentações de samba de roda, teatro e dança; e exibição de filmes, entre outras.
 
A estudante Érica Silva, 16, 1º ano, do Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim, localizado em Santo Amaro, fez questão de conferir a abertura e disse que está animada para participar das atividades do evento. “Esta é a minha primeira vez na FLICA e quero sair daqui com muito conhecimento absorvido. Sei que este evento é muito importante para estimular os jovens ao hábito da leitura e, por isso, é essencial que os estudantes participem de toda a programação”. 


Amapá conquista três prêmios em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

04.11.2022

O Amapá conquistou três premiações na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2022 (Mostratec), que aconteceu no mês de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.  Delegações das escolas estaduais Irmã Santina Rioli, de Macapá, e Elias Trajano, de Porto Grande, representaram o estado com projetos sobre saúde, comunicação e ecologia. 

Os trabalhos foram credenciados a partir da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá, que ocorreu em setembro deste ano.

A Elias Trajano se destacou na Mostratec com projetos na área de comunicação e de saúde. O ECO ABS, que consiste na produção e distribuição de absorventes ecológicos para mulheres em vulnerabilidade social, conquistou o prêmio Abric de Incentivo à Ciência.

Já o projeto Podschool, um podcast feito pelos alunos da escola para tratar de assuntos didáticos e de interesse do município, conquistou os prêmios AbriC e Go English, que dá direito a uma bolsa com oito meses de curso de língua estrangeira. 

A delegação da escola porto-grandense é formada pelos professores Glauber Ribeiro e Marilete Lima e os estudantes do ensino médio Brenda Almeida, Jhoey Pereira, Jhesselem Medeiros, Lauriane Oliveira e Sesdra Silva. 

“Ir para uma feira desse porte e ainda sair com três premiações é de grande valia. A gente vê que nosso trabalho, como professor, educador, está surtindo efeito. Essa é uma das possibilidades que a iniciação científica nos oferece”, pontuou o professor Glauber.

Incentivo à produção científica 

O professor Aldeni Melo e os estudantes Miguel Moreira e Antony Amoras, representantes da Santina Rioli, chegaram às finais da premiação com projetos sobre um sistema com flutuabilidade aquática para limpeza e coagulação de rios e lagos através de agentes orgânicos e sobre a utilização da rede nos sistemas de saúde, como estratégia de integração para comunidades ribeirinhas e povos indígenas.

O educador considera a experiência fundamental para incentivar os estudantes a seguirem interessados na produção científica. 

“Nos sentimos honrados com a oportunidade de representar nosso estado num evento como esse. É uma boa experiência para os meus alunos”, disse Melo.

Por: Bárbara Ribeiro


Governo do Estado entrega duas escolas estaduais revitalizadas e um laboratório de robótica no Alto Solimões

03.11.2022

Duas novas unidades de ensino 100% revitalizadas e um laboratório de robótica foram entregues pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, na calha do Alto Solimões, nesta quinta-feira (20/10). Agora, Tabatinga e Benjamin Constant passam a compor a lista de localidades beneficiadas com o pacote de revitalizações de escolas estaduais e com as ações do Fazer para Aprender, projeto do programa Educa+Amazonas.

Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), a Escola Estadual (EE) Marechal Rondon foi entregue totalmente revitalizada para a comunidade escolar. Já no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros da capital), os estudantes da EE Raymundo Cunha já desfrutam dos benefícios de uma estrutura renovada que contribui para o crescimento dos discentes.

Além disso, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Aristélio Sabino, também em Benjamin Constant, recebeu o 45º Espaço Maker entregue pelo Governo do Estado. O espaço conta com estrutura na qual os estudantes terão acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, afirma que o Governo do Amazonas prioriza a educação pois entende que um ambiente saudável contribui para o crescimento da educação do estado.

“Através do Ideb, conseguimos perceber o quanto crescemos. Mesmo quando estivemos impedidos pela pandemia, o nosso governador, os nossos educadores, gestores e toda a comunidade escolar batalharam para que a educação permanecesse como um ponto central da vida dos nossos estudantes, o que resultou no crescimento do nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nos mostrou que o Amazonas está no caminho certo”, destacou a secretária.

A gestora Meirene Seabra, da EE Marechal Rondon, em Tabatinga, agradeceu o carinho e atenção recebidos pela Secretaria de Educação.

“A nossa escola está em festa, estamos muito felizes por termos recebido a revitalização da nossa estrutura, que sem dúvida vai contribuir para que diariamente a gente possa ter uma educação de qualidade, de olho no futuro dos nossos alunos tabatinguenses”, salientou a gestora.

Laboratório de Robótica

O Ceti Aristélio Sabino, em Benjamin Constant, foi o 45º a receber o Espaço Maker, do Fazer para Aprender. O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

A estudante Franciele Gomes destacou a importância do laboratório para ela e os colegas. “Estou muito ansiosa para aproveitar essa oportunidade que foi dada para a nossa escola. Sem dúvida, o espaço vem para contribuir ainda mais para o nosso aprendizado e para a nossa vida”, finalizou a aluna.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM


Provas do concurso público para a rede estadual de ensino serão realizadas neste domingo (6)

03.11.2022

Cerca de 81.248 mil educadores deverão fazer as provas do concurso público promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), neste domingo (6). São 2.113 vagas ofertadas, sendo 1.806 para professor de diferentes disciplinas e 307 para coordenador pedagógico, distribuídas em diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

O secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, disse que esta é mais uma iniciativa do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes. "Este é o segundo concurso público realizado na gestão do governador Rui Costa para professor e coordenador pedagógico. No primeiro, realizado em 2017, foram nomeados 3.404 professores e 708 coordenadores pedagógicos. E isto faz parte de um conjunto de ações adotadas com foco na qualidade da educação, o que passa pela carreira e valorização do magistério público estadual", afirmou.

As provas serão realizadas nos seguintes municípios: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Os locais de aplicação das provas podem ser consultados através do endereço www.concursosfcc.com.br.

As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, específicos e interdisciplinares, a depender do cargo. Já a prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame, de acordo com o previsto em edital.

O resultado final do concurso e de todas as suas etapas e as informações complementares serão divulgados no site da FCC e, também, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Vale ressaltar que ainda há a reserva de 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Outras informações, como conteúdo programático e cronograma provisório, deverão ser consultadas no edital.


Cerca de 5 mil alunos são esperados na revisão final para o Enem 2022 em Sergipe

03.11.2022

Faltando cerca de três semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), já está preparando a Revisão Final para os alunos que farão as provas do Enem. O grande aulão do Pré-Universitário será coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e acontecerá no dia 11 de novembro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, para um público presencial estimado de 5 mil estudantes, e será expandido o alcance para todo o Estado através da transmissão simultânea no canal do YouTube Educação Sergipe.

Pela manhã, das 8h às 13h, será realizada a revisão de técnicas e processos para resolução das provas, e pela tarde, das 14h às 17h, haverá música, dança, técnicas de relaxamento e controle físico e emocional. Os alunos terão direito a lanche e almoço e receberão material pedagógico com conteúdo e questões produzidos pelos próprios professores do Curso Pré-Universitário da Seduc.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os candidatos farão provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação); já no segundo dia, provas de Matemática e Ciências da Natureza).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. No primeiro dia, as provas começarão às 13h30 e terminarão às 19h. Já no segundo domingo, o exame iniciará às 13h30 e finalizará às 18h30.

As escolas da rede estadual de ensino e os polos do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) têm promovido aulas de revisão e simulados para os alunos. Segundo a coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, a rede estadual de ensino conta com aproximadamente 10.320 alunos inscritos no Enem.

“O Governo de Sergipe desenvolve anualmente um conjunto de ações voltadas para a preparação dos estudantes da rede pública de ensino que vão prestar o Enem e outros vestibulares. O curso Pré-Universitário da Seduc promove atividades presenciais diárias e dispõe de um calendário com mais de 45 atividades pedagógicas complementares, de reforço e aprofundamento, ocorridas aos sábados, como: revisões, simulados presenciais, “aulões” e oficinas. A Revisão Final é o ápice na preparação de cerca de 17 mil estudantes que lançam suas esperanças e expectativas de capacitação acadêmica e profissional, a partir do Enem e demais vestibulares, visando a um futuro melhor”, disse Gisele Pádua.


Aulão Paraná reúne dois mil estudantes no Teatro Guaíra para preparação do Enem 2022

03.11.2022

O Teatro Guaíra recebeu nesta terça-feira (1) quase dois mil estudantes da rede estadual de ensino da Capital para o Aulão Paraná, evento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) em parceria com universidades em forma de aula preparatória para o Enem e provas de vestibulares que se tornam frequentes nesta reta final de ano.

Dezenas de turmas da terceira série do Ensino Médio de 29 colégios estaduais compareceram. Ele foi iniciado como uma explanação do Enem, que será realizado nos dias 13 e 20 deste mês. Foram explicados a divisão das provas e o número de questões (e a redação), o que saber no dia, como administrar o tempo para fazer a prova, estratégias de como fazê-la, o que priorizar, entre outras informações e dicas importantes.

“A gente sabe que o Enem tem se constituído em uma avaliação importante, sobretudo como possibilidade de ingresso no ensino superior. Dentre tantas ações desenvolvidas pela Secretaria, nós temos uma preocupação com a transição e o ingresso dos nossos estudantes no Ensino Superior, por isso esse momento”, ressaltou o chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed-PR, Anderfabio Oliveira.

As amigas Laura Nascimento Guerra, Lidiane Laura Quintana Pacheco e Luana dos Santos Lourenço, todas da terceira série do Colégio Estadual do Paraná, gostaram do formato. “Achei bem dinâmico, o momento de relaxamento foi legal e gostei bastante das dicas”, disse Lidiane, que pretende prestar vestibular para Medicina Veterinária. A atividade de relaxamento foi entre as aulas, que se dividiram entre as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação. 

Luana, que pretende cursar Odontologia, também elogiou as atividades e já definiu sua estratégia para o Enem. “Eu vou usar a mesma estratégia que eu usei na prova da Federal [UFPR]. Pretendo começar pelo que eu sei, que sou melhor, para ficar mais animada. Porque pegando o que a gente tem mais conhecimento, dá uma motivada para seguir”, disse ela, que pretende fazer a redação no meio do período da realização da prova.

DEBATE – O encerramento do Aulão foi com a final do concurso “Debatedores Nota 1.000”, organizado pelo Instituto Eureka em parceria com a Seed-PR, e que teve a participação de equipes de oito estudantes de mais de 30 colégios estaduais da capital ao longo das últimas semanas, com três fases e vários temas e debates até a última fase.

A final foi entre alunos e alunas dos colégios estaduais São Paulo Apóstolo e Professor Loureiro Fernandes. Em formato de “júri simulado”, com o sorteio de qual posicionamento deveriam defender minutos antes do início, eles debateram com réplicas, tréplicas e considerações finais sobre o tema da permissão de dirigir a partir dos 16 anos.

Para o professor de Sociologia Leandro Martins e Silva, do Loureiro Fernandes, que venceu o concurso, a atividade foi fantástica. “A melhor parte é conseguir autonomia para buscar informação qualificada, porque a gente vive numa sociedade da informação em que paradoxalmente as pessoas estão cada vez mais desinformadas, sujeitas às fake news, manipulações”, comentou.

“O maior ganho é promover entre os alunos a sede por conhecimento, criação de estratégias e técnicas, desde como lidar com os sites de procura, bibliografia, como citar a informação, até a investigação de políticas públicas, o campo legal, legislação. É complexo, mas desenvolve habilidades extraordinárias nos alunos. O debate é fantástico – no campo das humanidades é algo imbatível”, complementou.

“Foram várias semanas de preparação. A gente estudava juntamente da união dos professores e equipe pedagógica. O que mais fica é plantar essa sementinha nos próximos estudantes, desse sentimento de estar no palco, de como é debater uma pauta, defender através de argumentos sobre determinado assunto”, disse Leonardo Bueno Teixeira, aluno do quarto ano do curso técnico de Edificações do Loureiro Fernandes.

Sobre o aulão, o estudante acredita que contribuiu muito. “Dá para os alunos terem uma noção melhor, esse gostinho de pré-vestibular, Enem. Grato pelos professores que vieram aqui nos ajudar, ensinar.”

ENEM – Ao todo, no Paraná, 141.400 pessoas vão fazer a versão impressa e outras 4.275 a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio. No dia 13/11, serão feitas as provas de Ciências Humanas e de Linguagens, cada uma com 45 questões objetivas e mais a redação, que deve ter no máximo 30 linhas. No dia 20, serão avaliadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, também com provas objetivas de 45 questões cada.

A opção pelo modelo impresso ou digital foi feita no momento da inscrição. O Enem Digital será aplicado nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina. A versão digital é realizada nas mesmas datas do exame impresso, e as perguntas também são idênticas, assim como o tema da redação. Embora no Enem Digital as questões sejam respondidas virtualmente, a redação terá de ser manuscrita.

Os locais das provas, tanto do Enem impresso como da versão digital, já estão disponíveis e podem ser consultados na página do participante.


Mais de 1.000 estudantes da rede estadual participaram de aulas presenciais do Programa Se Liga no Enem Paraíba

03.11.2022

Cerca de 1.100 estudantes da Rede Estadual de Ensino começaram a participar das aulas presenciais do programa Se Liga no Enem Paraíba, em 14 Gerências Regionais de Ensino espalhadas pelo Estado. As aulas estão acontecendo de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, em 17 polos espalhados pelas Gerências Regionais. 

O cronograma das atividades foi disponibilizado em cada polo para que o estudante organize a própria metodologia de estudo tendo total suporte da equipe, tanto presencialmente como por meio das plataformas remotas.

Com o avanço da vacinação e retorno das atividades presenciais, em 2022, os Festivais presenciais retornaram, e, agora, o programa contará com atividades na modalidade híbrida. Os estudantes que ainda desejam participar das aulas presenciais podem procurar um dos polos do Se Liga no Enem para realizar a inscrição. 

Os alunos que já estão inscritos e desejam ter acesso aos materiais das aulas, podem acessar o Painel de Busca e entrar na sala do Classroom utilizando o CPF disponibilizado na hora da inscrição, por meio do link https://linktr.ee/seliganoenempb. O material conta com revisão de conteúdos de forma otimizada e dinâmica, questões autorais elaboradas pelos professores do programa, além de estratégias para uma revisão eficiente.

Se Liga no Enem Paraíba - O Se Liga é um programa multiplataforma, em que são utilizados diversos canais para disponibilizar os materiais. A base de tudo está no Classroom, onde são postadas as videoaulas, o material de apoio, e as questões autorais desenvolvidas pelos professores, sempre seguindo a matriz do Enem. Caso o estudante queira revisar de forma aprofundada temos no YouTube todas as aulas gravadas, desde 2020 e atualizadas até agora, além de lives em formato de festival.  Entre 2020 e 2021 o Se Liga teve mais de 12 mil estudantes inscritos na modalidade Remota (aulas on-line). 

POLOS

GRE

Polo 

Endereço



 

1ª GRE

CEEEA Sesquicentenário 

R. Manoel França, s/n - Pedro Gondim, João Pessoa - PB, 58050-280

ECI Lyceu Paraibano

Av. Pres. Getúlio Vargas, S/N - Centro, João Pessoa - PB, 58013-240

Eci Celestin Malzac

R. Profa. Maria Zenaide Brasilino - Conj. Valentina Figueiredo I, João Pessoa - PB, 58063-300

EEEF Professor Orlando Cavalcanti Gomes

R. Pres. Nereu Ramos, S/N - Cristo Redentor, João Pessoa - PB, 58070-440

2ª GRE

EEEFM ANTENOR NAVARRO

Rua Prefeito Manoel Lordão 161

Centro - Guarabira- PB

3ª GRE

ECIT Braulio Maia Junior 

R. Tranqüilino Coelho Lemos - Dinamérica, Campina Grande - PB, 58432-330

4ª GRE

ECI Orlando Venâncio 

R. Quinze de Novembro, 401-505 - Das Graças, Cuité - PB, 58175-000

5ª GRE

 

EEEM Senador José Gaudêncio

Rua Boaventura

Cavalcante, 79 - Centro, Serra Branca - PB, 58580-000

6ª GRE

Escola Rio Branco 

AV Floriano Peixoto, S/N - Jardim Califórnia, Patos - PB, 58700-300 

7ª GRE

ECIT Itaporanga 

Estr. do Caravelas, 185, Itaporanga - PB, 58780-000

8ª GRE

ECI Obdúlia Dantas  

R. Venâncio Neiva, 804 - CENTRO, Catolé do Rocha - PB, 58884-000

9ª GRE

EEEFM D. Moises Coelho

R. Padre José Tomás, 387 - Centro, Cajazeiras - PB, 58900-000

10ª GRE

EEEF Batista Leite 

R. Luís Pereira da Silva, 22 - Centro, Sousa - PB, 58800-040

11ª GRE

ECIT Nossa Senhora do Bom Conselho

Princesa Isabel - PB, 58755-000

12ª GRE

ECIT João Úrsulo

R. Santo Antônio, 138 - Bela Vista, Pedras de Fogo - PB, 58328-000

13ª GRE

EEEFM João da Mata

Praça Doutor José Ferreira de Queiroga, SN, Centro, Pombal, 58840-000

14ª GRE

ECI Rui Carneiro 

R. Gov. Álvaro de Carvalho, 37, Mamanguape - PB, 58280-000


Saiba as datas de matrículas nas Escolas Estaduais de Santa Catarina em 2023

03.11.2022

O período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de escola começa no dia 29 de novembro, às 8h. A primeira etapa do processo será totalmente on-line, acessando o site Matrícula On-line. Após o cadastramento on-line, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar (confira abaixo).

Os responsáveis pelos alunos deverão fazer a solicitação no site Matrícula On-line. A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema, que ficará aberto até 23h59min do dia 1 de dezembro. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br (tutorial abaixo).

Além do sistema, as escolas contam com um posto de atendimento para auxiliar os responsáveis no preenchimento da matrícula no horário de funcionamento da unidade escolar. A documentação necessária precisa ser entregue na escola entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2022.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão fazer suas matrículas presencialmente nas escolas entre 28 de novembro e 16 de dezembro.

Atenção: a rematrícula para o ano letivo de 2023 foi automática para os estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino em 2022.

Como funcionará o sorteio de vagas

Haverá sorteio de vagas em 53 unidades escolares em que a demanda é maior que o número de vagas ofertadas. Nesses casos, a inscrição para alunos novos nas escolas que irão realizar sorteio será entre os dias 7 e 9 de novembro, tanto para o ensino técnico quanto para o regular. Os pais ou responsáveis deverão fazer o cadastro no site Matrícula On-line.

Após a divulgação da lista de alunos sorteados, os pais devem ir até a escola com os documentos necessários para a efetivação da matrícula entre os dias 16 e 18 de novembro.

Documentação necessária para a matrícula

Além do cadastro on-line, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia):

- Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
- Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
- Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante frequentou em 2022;
- Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
- 1 foto 3x4;
- Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
- Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.

Matrículas para educação de Jovens e Adultos

A matrícula no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) será presencial. O 1º período de matrícula será de 28 de novembro a 16 de dezembro, incluindo a Educação Quilombola.

Saiba como se inscrever no site gov.br

O primeiro passo para a matrícula na rede estadual de ensino é criar um cadastro único no site gov.br clicando aqui, caso você ainda não tenha. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o responsável deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o sistema pede a criação de uma senha.

A orientação da SED é que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas. Com a conta criada, é possível entrar na plataforma de matrícula on-line.

Confira a lista de escolas que terão sorteio, por regionais:

- Concórdia:

EEB Vidal Ramos Júnior (Concórdia)

- Criciúma:

EEB Lapagesse (Criciúma)

Cedup Abilio Paulo (Criciúma)

EEB Natalio Vassoler (Forquilhinha)

- Grande Florianópolis:

EEB Intendente José Fernandes (Florianópolis)

EEM Jacó Anderle (Florianópolis)

EEB Irmã Maria Teresa (Palhoça)

Instituto Estadual de Educação (Florianópolis)

EEB Senador Renato Ramos (Palhoça)

EEB Angelo Cascaes Tancredo (Florianópolis)

EEB Governador Ivo Silveira (Palhoça)

EEB Gama Rosa (São Pedro de Alcântara)

- Itajaí:

EEB Henrique da Silva Fontes (Itajaí)

EEB Paulo Bauer (Itajaí)

EEM Victor Meirelles (Itajaí)

EEB Anita Garibaldi (Itapema)

EEB Olegário Bernardes (Itapema)

EEB Paulina Gaya (Navegantes)

EEB Raul Bayer Laus (Itajaí)

- Joaçaba

Cedup Prof. Jaldyr B Faustino da SIlva (Água Doce)

- Joinville

EEB Dom Gregório Warmeling (Balneário Barra do Sul)

EEB Nereu Ramos (Itapoá)

EEB João Rocha (Joinville)

Cedup Dário Geraldo Salles (Joinville)

EEB Prof Maria Amin Ghanem (Joinville)

EEB Antonia Alpaides C dos Santos (Joinville)

EEB Prof Jandira d'Ávila (Joinville)

EEB Prof Gustavo Augusto Gonzaga (Joinville)

EEB Pref Higino Aguiar (Araquari)

EEB Germano Timm (Joinville)

- Blumenau

Cedup Hermann Hering (Blumenau)

- Tubarão

EEB Henrique Fontes (Tubarão)

Cedup Diomício Freitas (Tubarão)

EEB Dr. Otto Feuerschuette (Capivari de Baixo)

- Curitibanos 

EEB Santa Terezinha (Curitibanos)

EEB Irmã Irene (Santa Cecília)

Cedup Prof. Enori Pozzo (Curitibanos)

- Lages

Cedup Renato Ramos da Silva (Lages)

Cedup industrial de Lages (Lages)

Cedup Caetano Costa (Lages)

- São Joaquim

EEB São josé (São José do Cedro)

- São Bento do Sul

EEM Manuel da Nobrega (Rio Negrino)

EEB Celso Ramos Filho (São Bento do Sul)

EEB Prof Roberto Grant (São Bento do Sul)

EEB São Bento (São Bento do Sul)

Cedup Padre Affonso Robl (São Bento do Sul)

- Timbó

EEB Pref Germano Brandes Jr (Indaial)

Cedup Timbó (Timbó)

- Mafra

Cedup Prof. Lycurgo Aleixo Nora (Mafra)

- Jaraguá do Sul

Cedup Perfeito Manoel de Aguiar (Jaraguá do Sul)

- São Lourenço do Oeste

Cedup Campo Erê (Campo Erê)
Cedup Getúlio Vargas (São Miguel do Oeste)

- Chapecó

Cedup Chapecó (Chapecó)


Parcerias institucionais vão fortalecer projetos da Escola Agrícola 4.0

03.11.2022

A Escola Agrícola 4.0, projeto do Governo do Estado para modernizar o ensino técnico agrícola do Paraná, conta com novas parcerias para fortalecer as atividades do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia. O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (1) da assinatura dos protocolos de cooperação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para viabilizar os projetos, um com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e outro com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e com a Câmara de Comércio Brasil-Israel.

Presente no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, passou a abrigar o projeto da Escola Agrícola 4.0, um laboratório de inovações utilizado pelo CEEP Newton Freire Maia, para replicar nos outros 22 colégios agrícolas e florestais do Paraná.

O imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, passou por uma reforma e foi transformado em um Centro de Tecnologia (Cetec). No local, serão desenvolvidas atividades voltadas para as áreas de tecnologia e sustentabilidade, com aplicação na produção agropecuária, especialmente na agricultura familiar.

É aí que entra a parceria com governo israelense. Por meio do consulado e da Câmara de Comércio Brasil-Israel, a unidade recebeu a doação de um biodigestor da marca HomeBiogas. O equipamento já está em uso pelos estudantes, que utilizam os dejetos dos animais criados no colégio agrícola para a geração de biogás. O combustível, por sua vez, abastece a agroindústria que também é tocada pelos alunos.

“É um projeto que vem sendo construído há algum tempo. Cerca de dois anos atrás, estivemos com o embaixador de Israel visitando o colégio, e naquela época ficou acordado que faríamos um convênio entre os governos de Israel e do Paraná”, explicou o vice-governador. “Agora, a tecnologia agrícola que Israel dispõe está sendo colocada à disposição da nossa Escola Agrícola 4.0, para ajudar na formação dos futuros técnicos agrícolas do Paraná”.

“Estamos compartilhando o conhecimento que temos em diferentes áreas com os países amigos, como o Brasil. A parceira com o Governo do Paraná na Escola Agrícola 4.0 será importante para ampliar as iniciativas que buscam um futuro mais sustentável”, disse o cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich.

“É um projeto inédito, em que trouxemos a tecnologia de Israel no setor agro para essa escola, e teremos uma escola-irmã trazendo todo o aspecto pedagógico de ensino. Vai se tornar uma grande oportunidade para o Paraná se destacar ainda mais na área de agricultura”, completou o presidente da Câmara do Comércio Brasil-Israel, Renato Ochman.

Já a cooperação com a Superintendência Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê um fortalecimento das atividades acadêmicas da unidade. Por meio das sete universidades estaduais do Paraná, os estudantes poderão ter acesso a estágios, bolsas de estudo e outros projetos acadêmicos.

“O objetivo é colocar à disposição da Escola Agrícola 4.0 todos os ativos tecnológicos das universidades estaduais, que são referenciadas entre as melhores do Brasil e que contam com cursos de excelência na área de Agropecuária”, ressaltou o superintendente-geral da Seti, Aldo Bona. “Tudo o que as sete instituições têm, ficará à disposição dos estudantes do CEEP. No início do ano que vem, eles terão oportunidades de estágio, de bolsas de pesquisa e no envolvimento de projetos para o fortalecimento da educação técnica”.

CEEP – O Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia tem 550 estudantes – cerca de 110 em regime de internato – divididos em cursos técnicos de Agropecuária (Agrícola para o novo ensino médio, iniciado em 2022), Sistemas de Energia Renovável e Meio Ambiente.

Junto às atividades pedagógicas, os estudantes têm diversas aulas práticas, o que inclui a criação de animais, como suínos, aves, carneiros, coelhos e cavalos, produção de hortaliças e uma agroindústria que produz doces e compotas. Agora, junto à Escola Agrícola 4.0, contam com atividades de meio ambiente e energias renováveis.

“Há algum tempo queremos avançar nas questões de tecnologia no colégio, e agora surgiu essa oportunidade de parcerias para trazer equipamentos e novas tecnologias que vão agregar nas aulas práticas”, disse o diretor do CEEP, Edson Blum. “Tudo isso agrega na formação dos nossos alunos, para que eles possam sair mais bem preparados para o mercado de trabalho”.

Ele explicou que o biodigestor já está funcionando e foi instalado no fogão da agroindústria onde os alunos fazem as aulas práticas. Agora, há o interesse em firmar novas parcerias com Israel que possam ser agregadas à escola.

“Estamos ansiosos com novas tecnologias, principalmente na questão do cultivo protegido, das estufas, e hidroponia, que é uma crescente no Brasil e no nosso Estado. Também temos interesse em fortalecer a criação de peixes e outros animais nas pequenas propriedades. Estamos ansiosos com essas novas possibilidades”, destacou Blum.

O diretor-geral da Secretaria estadual da Educação e do Esporte, Vinícius Neiva, ressaltou que há também a possibilidade de intercâmbio entre professores e alunos paranaenses e israelenses, o que deve reforçar a cooperação.

“Dentro do nosso projeto de desenvolvimento da educação e da agroecologia nas escolas agrícolas, essa parceria vai permitir que nossos alunos conheçam tecnologias de ponta. E Israel é muito forte nessa área”, afirmou Neiva. “Além disso, os intercâmbios que poderão ocorrer vão permitir uma troca constante de conhecimento”.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; os presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do IDR-Paraná, Natalino Avance; da Ceasa-PR, Eder Bublitz; e do Fundepar, Marcelo Pimentel; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Diego Nogueira; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; e os alunos do CEEP Newton Freire Maia.


Estudantes da Escola Estadual Reynaldo Massi são premiadas com projeto na FETEC-MS

03.11.2022

Durante o período de setembro de 2021 a agosto de 2022, cinco estudantes do 3º ano da Escola Estadual Reynaldo Massi, no município de  Ivinhema, participaram do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul - PICTEC, com o projeto intitulado Produção de Mudas de Espécies Nativas na Escola, sob orientação da professora mestre Marcia Conceição de Souza Silva.

O PICTEC tem o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica, propostos por professores do Ensino Médio ou Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, vinculados a escolas públicas (municipal, estadual ou federal) do Estado de Mato Grosso do Sul, que orientam estudantes para o aprendizado do método científico e dos outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico e tecnológico. O referido programa recebe incentivo financeiro da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) que pagou bolsas de estudo por 12 meses às estudantes e à professora.

Este projeto escolar tem por objetivo despertar o senso crítico nos estudantes em relação às questões ambientais locais, compreender a importância das matas ciliares para as nascentes, produzir e distribuir mudas para a comunidade. No período de vigência do projeto foram doadas à comunidade mais de 1.300 mudas de diferentes espécies.

Êxito

As estudantes apresentaram os resultados do projeto na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul - FETEC-MS, maior evento científico do estado, realizada em Campo Grande, nos dias 26 a 29 de outubro de 2022, recebendo duas premiações: o 1º lugar na categoria FETEC-FUNDECT – área de Ciências Biológicas e como premiação especial, uma Expedição Científica ao Pantanal que acontecerá em 2023.

A equipe escolar parabeniza essas jovens garotas pesquisadoras Blenda Victória Ferrari Cruz, Danielly Ribeiro Santos, Kacielle Palheta Veríssimo, Luana dos Santos Angelo da Silva, Walniéla Façanha Muniz, pelo trabalho desenvolvido e participação na Feira.”Também parabenizamos a professora que não mediu esforços e acreditou no potencial das alunas”, enfatiza gestor Leonimar Bacchiegas.

Adersino Junior, SED


Estudantes-atletas do Tocantins iniciam os Jogos Escolares Brasileiros com resultados positivos

03.11.2022

Vôlei de praia, Basquetebol e Futsal foram as primeiras modalidades que os estudantes-atletas do Tocantins disputaram nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), nesta quarta-feira, 2, no Rio de Janeiro. As competições acontecem nos Palcos Olímpicos de 2016. 

No primeiro dia da fase classificatória, o time tocantinense de Vôlei de Praia, da Escola Municipal Divina Borges, de Cariri do Tocantins, venceu o time de São Paulo, por 2 sets a zero.

Já no Basquetebol Masculino, a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, de Palmas, estreou com vitória de 32 x 13. 

Também competiram, na fase classificatória, o Basquetebol Feminino, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim, de Palmas; e o time de Futsal masculino do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia. Ambos não venceram, mas seguem na competição. 

Até o dia 15, estarão em disputa 16 modalidades com representantes tocantinenses no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e no Wrestling. 

Expectativas

Repleto de felicidade, após a vitória contra o time de São Paulo, Sérgio Gabriel Batista, da Escola Municipal Divina Borges, de Cariri do Tocantins, lembra que a etapa estadual foi muito importante para este momento. "O nosso preparo foi intenso e o Jets nos deu gás para estar aqui hoje. Vamos para os próximos jogos buscar a vitória aqui no nacional", afirmou.

"Nossos atletas vieram de uma realidade onde o esporte faz parte também da cultura indígena deles, especialmente o futebol. Já estivemos na etapa nacional algumas vezes e a emoção é sempre a mesma. E uma coisa é certa, estamos ainda mais preparados", confirmou o técnico e professor Vanderlino dos Santos, do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia.

Embarques

Os atletas das outras modalidades embarcam para a capital carioca, nas seguintes datas: dia 5, Tênis de Mesa; no dia 8, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Natação, Handebol e Voleibol (masculino e feminino). Já no dia 9, serão as equipes do Wrestling e Ginástica Rítmica. 

Tocantins

Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos do Tocantins participando dos JEBs. 

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, aconteceu em outubro, em Palmas, e envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas das redes municipais, estadual e particulares.

JEB’S

Estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal estão participando dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e do Governo do Brasil, através da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

A entrada nos locais de disputas é gratuita, todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros são transmitidas ao vivo pelo canal da CBDE, no Youtube. O evento é também uma seletiva para o campeonato sul-americano, que será realizado no fim de 2022, no Brasil.

Elvio Marques/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Fábio Almeida


Indígenas do Pará participam de preparação para o Enem 2022

03.11.2022

Às margens do alto Rio Guamá, no nordeste paraense, em uma localidade onde até pouco tempo só era possível chegar por via fluvial, mais de 150 alunos indígenas tiveram a oportunidade de intensificar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de um aulão inédito, proporcionado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). A ramada da aldeia São Pedro, considerada uma estrutura sagrada para o seu povo, foi o local escolhido para abrigar alunos de povos originários de 16 localidades. 

Yar Tembé, 18 anos, que mora na aldeia São Pedro, está entre os 963 indígenas paraenses que se inscreveram no Enem 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Da varanda da casa onde mora com os pais, manuseando fios e miçangas que darão origem a uma pulseira de proteção, a jovem externou sua determinação: "Eu quero fazer Direito, estudar, mas continuar morando aqui, saber das nossas dificuldades e lutar por nossos direitos com papel e caneta. Nós não temos todos os direitos que deveríamos ter".

Yar Tembé é um exemplo claro do indígena que vem se apropriando do conhecimento de outras culturas em benefício do seu povo. O respeito às próprias raízes culturais, no entanto, se perpetua com as recentes tecnologias instaladas na aldeia: energia elétrica e internet. As pinturas corporais, o cocar e a pesca artesanal fazem parte da rotina dos 184 Tembé remanescentes na área, que se mantém preservada desde a instalação da reserva ambiental, há mais de meio século. Como em todo evento relevante à comunidade, o aulão iniciou com uma dança em agradecimento, na imponente ramada de palha.

Rôrmãpôre Kôkôixunti Tembé saiu por volta de 06 h da aldeia Zawara Uhu para participar da ação. Com o rosto pintado, a pré-universitária ressaltou que “com esse aulão teremos a oportunidade de agregar mais valores pedagógicos. Eu ainda estou avaliando o curso que pretendo fazer, mas será na área de Medicina ou Direito”.

Para a secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga, "é momento de festejar mais esse importante avanço na democratização da educação no Estado. Vamos avançar com essa iniciativa para outras etnias, fazendo com que aumente o ingresso do indígena nas faculdades e, consequentemente, o seu povo possa usufruir deste profissional no futuro, levando qualidade de vida e gerando emprego e renda". 

Saber e liberdade - O cacique da aldeia São Pedro, Kamiran Temém, 30 anos, reconheceu a importância do estudo para a sobrevivência de seu povo. "Ao longo da história, nós enxergamos os avanços trazidos pelo conhecimento. Antes, nós não tínhamos nem autonomia para falar por nós mesmos. Hoje, nós temos essa liberdade, e por isso precisamos de conhecimento para lutar. Nossos jovens estão tendo uma bela oportunidade, coisa que os meus avós não tiveram", disse o cacique.

Ele ressaltou que é importante aliar o conhecimento do povo indígena e a educação convencional, com integração e respeito. "Estamos aqui oportunizando a nossa juventude sonhar. A educação, para nós, é muito importante, pois é um instrumento de luta. Nós deixamos nosso arco e flecha para travar uma luta ideológica em busca do nosso direito. A gente precisa fazer valer nossos direitos, principalmente diante de uma sociedade que ainda é preconceituosa", enfatizou o cacique. 

A transmissão dos saberes tradicionais, por meio das narrativas em primeira pessoa, se mostra cada vez mais essencial na busca por direitos. Segundo a coordenadora da Educação Indígena da Seduc, Vera Arapiun, "essa iniciativa é muito louvável. Aqui nós temos cinco escolas estaduais. Todos os anos esses alunos fazem parte de processos seletivos especiais, mas também fazem o Enem nacional e, com certeza, essa oportunidade é muito significativa. Esses estudantes fazem parte também da educação. Isso descentraliza esse intensivo e aproxima os indígenas dos outros candidatos”. 

Texto: Evaldo Júnior/ Ascom Seduc Pará


Três escolas vocacionadas à línguas serão novidades no ano letivo de 2023

03.11.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciará o ano letivo de 2023 com três escolas de tempo integral vocacionadas a línguas, com foco em Inglês e Espanhol. O objetivo é fortalecer e aprofundar o conhecimento linguístico dos estudantes nessas duas línguas por meio de uma matriz curricular diferenciada. Serão 1.640 horas-aula para o Ensino Fundamental e 3.000 horas-aula para o Ensino Médio.

Desde 2020 as escolas vocacionadas são realidade na Rede Estadual de Ensino, que agora avança continuamente na promoção de uma educação que extrapola os limites do conhecimento científico teórico. “Vamos ampliar o leque de possibilidades futuras para esses jovens no mercado de trabalho. A formação em línguas é necessária às atividades ligadas ao turismo e ao agronegócio, principalmente”, analisou a secretaria adjunta de Gestão Escolar (SAGE), Lélia Brun.

A Líder da equipe de Escolas de Tempo Integral da Seduc-MT, Elisandra Chastel, exalta a importância do projeto e como ele vai funcionar nessas três escolas-piloto. ‘’Serão duzentas vagas para cada escola, aproximadamente, que terão uma rotina diária de atividades das 7h às 16h horas”. Segundo ela, o núcleo articulador vai trabalhar as duas disciplinas, com professores na área de espanhol e de inglês. “Esses profissionais já estão em processo seletivo’’, afirma Elisandra.

As escolas vocacionadas a línguas, terão, além da Formação Geral Básica e a parte flexível do Currículo, um Núcleo de Articulação com Ênfase em Línguas, com um total de 10 horas-aula trabalhando em conjunto com os demais professores da formação básica.

Para o diretor da Escola Estadual ‘Professor Honório Rodrigues Amorim’, em Várzea Grande, a aceitação do projeto foi imediata, principalmente por ser inédito e uma ação potencial formativa para os alunos da unidade que passará a ser vocacionada. ‘’Um dos pontos que me interessou bastante, além das duas línguas, foi o fato de podermos ampliar o número de alunos. Trata-se de uma extensão de conhecimento, não só para outras línguas, mas também de acesso a outras culturas’’, disse.

A diretora da Escola Estadual ‘Jonas Lopes da Silva’, Valeria Constantino, em Tangará da Serra, defende a escola vocacionada como uma forma de colaborar com a formação integral dos jovens. ‘’A proposta é que o estudante saia da escola com conhecimento linguístico muito maior, pois, além dela vir para escola aprender a língua portuguesa, ela ainda vai ter aulas de língua inglesa e espanhola. Colabora muito com aprendizagem da criança ter suas aulas trabalhadas de formas diferentes. É uma evolução na aprendizagem dessas crianças’’, finalizou.

A terceira unidade que passará a ser de tempo integral vocacionada a línguas será a Escola Estadual ‘Antônio Epaminondas’, em Cuiabá. Além dessas três novas unidades, a rede já conta com 14 unidades vocacionadas ao esporte e outras 62 escolas de tempo integral.

Para mais informações sobre as escolas vocacionadas, pais ou responsáveis podem obter por meio do número de telefone (65) 3613-6318, ou por meio do endereço eletrônico ensino.medio@edu.mt.gov.br.


Escola Especializada Raio de Sol recebe prêmio por cultivar horta medicinal

03.11.2022

O projeto Horta Medicinal da Escola Estadual Especializada Raio do Sol, em Cuiabá, está entre os dez melhores de todo o estado. Nesse ano a escola conseguiu o terceiro lugar na classificação geral e a primeira localizada no perímetro urbano. Por ter desenvolvido um trabalho exemplar, vai receber uma premiação de R$ 6 mil para investir no projeto.

Com o cultivo de plantas medicinais como hortelã, guaco, vick, orégano, menta, ora-pro-nobis, tomilho, manjericão e alecrim, a escola possibilitou a inserção de metodologias ativas e a reflexão de que não existe uma forma única de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo em que todos os envolvidos devem ser considerados como peças ativas.

Segundo a coordenadora pedagógica e responsável pelo projeto, Valdite Heinzen, os estudantes estão presentes em todas as etapas e atividades desenvolvidas na horta, sejam elas na construção e preparação dos canteiros, seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e também na colheita.

Valdite assinala que o projeto trouxe mais vida para a escola, pois os estudantes se envolvem muito com as atividades práticas. “Trata-se de uma importante ferramenta metodológica para fomentar a articulação de saberes e aproximar a escola da comunidade. Para nós é motivo de muito orgulho esse reconhecimento do nosso trabalho na educação especial”, destaca.

Conforme a coordenadora, o sucesso da horta pode ser creditado ao comprometimento de toda a equipe de professores na prática pedagógica bem desenvolvida e envolvendo todos os estudantes. “Mesmo os alunos com dificuldades físicas participam das atividades e elaboramos materiais adaptados para que todos possam participar do projeto”, ressalta.

Os professores auxiliam os estudantes no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos, elaborando estratégias que permitam trabalhar os conteúdos pedagógicos como sustentabilidade e meio ambiente. Inclui, também, formas de produção sem o uso de agrotóxico e as estratégias de produção permanente de plantas medicinais numa visão interdisciplinar.


Escola Estadual em Araguaiana se orgulha dos laços estreitos com a comunidade

03.11.2022

A Escola Estadual ‘Coronel Jerônimo Gomes da Silva’, localizada em Araguaiana, cidade com pouco mais de três mil habitantes, preserva traços que sobrevivem ao tempo. Com 48 anos de criação, a unidade participa ativamente da rotina da comunidade. A sua história se confunde com a trajetória das gerações nascidas a partir de 1974. “Cada pessoa nascida nesse período, tem algo para contar de sua época de aluno no Jerônimo, como a escola é carinhosamente chamada por seus ex alunos”, conta o diretor Wellyngton Rocha Figueira.

Por muitos anos, a instituição de ensino ofertou três turnos de aula com turmas de Alfabetização ao 3º Ano do Ensino Médio, além de já ter atendido também EJA - Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, atende do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio com um total de 326 alunos. “Vivenciamos a nossa educação como se fossemos uma grande família, disseminando uma cultura inclusiva. Aqui, vivenciamos uma forte conexão e apoio por parte dos semelhantes e dos diferentes. Isso é saudável para a harmonia na escola”.

O diretor conta que a unidade vem se adaptando às mudanças que o tempo traz, mas a sua relação íntima com a comunidade nunca muda. “Os professores mais velhos deram aula para três gerações de uma mesma família. Esse é o diferencial. Conhecemos nossa clientela, sabemos da dificuldade de cada aluno, por qual problema sua família está passando e, por conta disso, temos acesso fácil a eles”.

Exatamente por conhecê-los bem, a gestão escolar sabe que para muitos a principal e mais completa refeição no dia é feita na escola. Por esse motivo, a horta escolar é de suma importância para os alunos. “Por meio da horta podemos reforçar a alimentação escolar com uma refeição com carboidratos, proteínas e fibras. Tudo muito nutritivo e saboroso. É como aquela comida de mãe de deixa saudade”, compara Wellyngton.

Além da contribuição para a saúde das crianças, a horta da escola também influencia diretamente no ensino-aprendizagem. Em todo o seu processo o estudante está envolvido, vendo como se dá na prática o que ele aprende na teoria nas aulas de ciências, biologia, química e matemática. “Além disso, desenvolve também o senso de responsabilidade com o meio ambiente e trabalho em equipe. Posso afirmar, com toda a certeza, que a horta escolar é essencial para nossa escola tanto no social quanto no aprendizado”, finaliza.

A escola faz parte da Diretoria Regional de Educação Polo Barra do Garças.


Escola Estadual Fernando corrrêa é destaque no IDEB em Três Lagoas

03.11.2022

A comunidade escolar da Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, está em festa, pois já está colhendo frutos dos esforços de todos os segmentos da unidade escolar, mesmo após a pandemia conseguiu manter o alto padrão de qualidade ofertado à sociedade.

No último IDEB, a EE Fernando Corrêa ficou em 1º lugar no município, tanto no Ensino Fundamental I (pontuação 6,8), como no Ensino Fundamental II (pontuação 5,7), superando todas as redes de ensino.

Conquistas

Nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica, foram classificadas as estudantes Beatriz Dias Francisco, Amanda Soares da Silva e Beatriz Rodrigues Sanomiya, todas do Ensino Médio e que prosseguem tentando uma vaga na etapa internacional.

O processo seletivo teve o apoio da equipe gestora e de professores e “é de suma importância que a escola pública proporcione essas oportunidades aos estudantes ao longo de sua carreira escolar” – afirma a diretora adjunta Selma de França Carvalho Vieira, ao entregar a medalha para a aluna Beatriz Dias Francisco, classificada também na Olimpíada Nacional de Ciências, pelo segundo ano consecutivo.

Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, os professores Dennis Damasceno Fernandes, Jéssica Santos e Willian Dadalto apresentaram sete projetos na Feira de Ciências e Tecnologia/FECITEL do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o trabalho “Conhecer para aprender: a escravidão indígena e negra no Brasil colônia” se destacou em várias categorias. Segundo a coordenadora do Programa Global Escolas2030 Lucy Nakamura, “o corpo docente desenvolve um trabalho brilhante e leva os estudantes a experiências acadêmicas além dos muros da escola”.

A diretora Sonia Maria Terezinha Barbosa desenvolve a metodologia de gestão de corresponsabilização da aprendizagem, de forma que todos os segmentos da comunidade escolar atuam em sintonia com a equipe gestora. “Temos um time maravilhoso e tudo isso se reflete nos resultados, a exemplo do nosso Ensino Fundamental II, que além de liderar no município, está em 6º lugar no estado”, conclui a diretora Sonia Barbosa.

Adersino Junior, SED/MS


TV Educativa do Pará entra no ar reforçando o aprendizado fora da escola

02.11.2022

A programação terá mais de 15 horas de aulas, de todas as disciplinas, e ainda programas de culinária, de variedades e videoclipes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) colocou no ar, no canal 7.2, a TV Educativa do Pará, ferramenta que proporcionará o reforço escolar no ambiente familiar. A emissora conta com programação educativa nas 24 horas.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, a nova ferramenta, inicialmente, terá programação em 20 municípios, mas com projeto de expansão para muitos outros. Agora, há capacidade de alcance de 270 mil estudantes da rede estadual. 

Toda a transmissão do canal será feira pelo Sistema Educacional Interativo da Seduc (SEI), localizado em Belém. A estrutura televisiva já estava sendo utilizada para o ensino médio presencial com Mediação Tecnológica, disponibilizada em comunidades rurais para o reforço escolar, transmitido em TV aberta. Na tarde desta quinta-feira  (11), o parque tecnológico do SEI recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, que conheceram os equipamentos utilizados na transmissão.

 

Para Júlia Duarte, aluna do 8º ano, "o que mais me impressionou foi o jeito que eles trabalham sobre a tela verde. Eu gostei bastante. É meio mágico e tem uma edição boa. É muito bom que possamos ter  um canal assim. A minha família não pode pagar alguém pra dar uma aula de reforço. Achei muito interessante e gostei bastante". 

"Muito legal essa estreia. A gente vai ter um reforço, sim, aqui de manhã e quando eu chegar em casa. Como eu estudo à tarde, amanhã eu posso assistir um pouco e aprender, vendo minhas matérias favoritas", completou a estudante Emily Vitoria.

 

Conhecimento - Na avaliação do coordenador do SEI, Fellipy Soares, "é um canal 24 horas, com conteúdos educacionais exclusivos para o aluno aprofundar, cada vez mais, os seus estudos. Uma TV diferenciada, que vai levar o mundo do conhecimento. Serão programas e aulas produzidos com todo o cuidado por professores e especialistas em educação".

Segundo a professora Elissandra de Brito Vilhena, "é mais um veículo que nós temos a serviço da educação. Que bom que nós temos esse canal com os recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, pessoas com surdez, que contam com as legendas. Mas no nosso caso, especificamente, com audiodescrição".

Serviço: A TV Educativa do Pará está no ar 24 horas durante toda a semana, no canal 7.2, de forma gratuita. Na grade de programação, serão mais de 15 horas exclusivas de aulas em todas as disciplinas. Também haverá programas de culinária, de variedades e videoclipes.

Texto e Fotos: Ascom/Seduc


Governo de Mato Grosso institui programa para erradicar analfabetismo e elevar índices da educação

01.11.2022

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituiu nesta semana o programa EducAção - 10 anos, com o objetivo de garantir a melhoria dos índices educacionais na próxima década. A meta é que Mato Grosso esteja entre as 10 melhores Educações do país nos próximos anos.

De acordo com o governador Mauro Mendes, o programa foi elaborado de forma a contemplar as melhores práticas educacionais existentes no país, parte delas inspirada em ações que deram certo em estados considerados referência em Educação, adaptando-as para a realidade de Mato Grosso.

“Com trabalho sério, já conseguimos avançar no ranking do Ideb, mas podemos muito mais. O Estado está fazendo investimentos recordes na Educação, tanto na Infraestrutura quanto na área pedagógica, e esse programa vai fazer com que todo esse trabalho renda os melhores resultados para o fim do analfabetismo e para a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”, destacou o governador Mauro Mendes.

"É uma política de Estado, com metas claras, que visa, por meio de projetos e ações, melhorar a qualidade do nosso ensino público e erradicar, até 2032, o analfabetismo da população e o abandono escolar no ensino fundamental I", explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O programa prevê o monitoramento do desenvolvimento da educação por meio de indicadores oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as taxas de alfabetismo e de abandono.

Também foram estipulados pilares estratégicos para o monitoramento do plano EducAção 10 Anos, sendo eles o impacto educacional, a equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultado e infraestrutura.

O planejamento prevê que até 2026 Mato Grosso alcance o 10º lugar no ranking da educação aferido pelo Ideb, tanto dos níveis de ensino fundamental quanto do ensino médio. Até 2032, o plano é chegar ao 5º lugar em todos os rankings. Atualmente, o Estado ocupa a 19ª posição, no caso do ensino médio, e a 15ª posição em relação ao ensino fundamental.

Já as taxas de abandono escolar são de 11% para o ensino médio, de 1,6% no fundamental II, e 0,3% no fundamental I. A intenção é que os índices reduzam para 2%, 0,8% e 0,1%, respectivamente, até o final do programa, em 2032.

"Mato Grosso já apresentou um avanço de três posições no ranking da educação desde o início da gestão. Não temos dúvidas de que isso é resultado dos investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso, e que, somados com os esforços da rede estadual, conseguiremos colher frutos ainda melhores nos próximos anos", observa Alan Porto.

O detalhamento do programa EducAção 10 Anos foi apresentado para o Conselho Estadual de Educação na semana passada e pode ser acompanhado por qualquer órgão e instituições da sociedade civil.

Texto de Camila Zeni


Estado realiza adesão dos municípios para avaliação de desempenho dos estudantes da Educação Básica

01.11.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza Chamada Pública para adesão dos municípios que tenham interesse em firmar parceria com o Estado, por meio de Termo de Cooperação Técnica, para participação na avaliação externa de desempenho dos estudantes da Educação Básica, do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa tem o objetivo de acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, através do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE).
 
Os municípios interessados deverão apresentar manifestação de interesse por meio da adesão ao Termo de Cooperação Técnica e de Ofício, a ser direcionada ao secretário da Educação. O termo e o ofício deverão ser enviados para o e-mail sabesuporte@enova.educacao.ba.gov.br, juntamente com os documentos pessoais do prefeito (termo de posse, ata de sessão, diploma emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência).     
 
O modelo do Ofício de Manifestação de Interesse, do Termo de Cooperação Técnica e do Plano de Trabalho estão disponibilizados no Portal da Educação, no endereço www.educacao.ba.gov.br/licitacoesecontratos, disponível na Chamada Pública nº 05/2022. Para mais esclarecimentos as prefeituras podem entrar em contato com a Superintendência de Gestão da Informação (SGINF/DAI), nos telefones (71) 3115-1300/3115-9010, das 8h30 às 17h30.
 
SABE - O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que foi retomado pela SEC em 2019, promove a aplicação de avaliações em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. O SABE contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Estudantes da Rede Estadual de Ensino participam da 12ª FETEC-MS

01.11.2022

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) participaram da 12ª Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), realizada no período de 26 e 29 de outubro de 2022. Este ano, o evento ocorreu de forma presencial nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a temática “A ciência é a esperança que transforma o mundo”.

A FETEC-MS é uma ação de extensão, coordenada pelo Grupo Arandú e pelo Professor Doutor do Instituto de Química, Ivo Leite Filho, e conta com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, CNPq, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e UFMS.

De acordo com o professor Ivo, o evento visa aproximar diretamente estudantes e professores da educação básica e técnica dos municípios, situados, principalmente, no estado de Mato Grosso do Sul, e da comunidade acadêmica, por meio de atividades científicas direcionadas à pesquisa.

No total, foram quase 600 estudantes participantes, com 170 trabalhos apresentados e avaliados, dentre os quais, mais de 50 são oriundos das escolas da REE/MS. As premiações dos projetos foram subdivididas nas categorias: Fetec MS Júnior, Fetec Maker, Fetec Fundect, e Fetec MS, cujos temas contemplaram trabalhos desenvolvidos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.

Adersino Junior, SED/MS


Primeiros estudantes-atletas do Tocantins embarcam para o Rio de Janeiro para os Jogos Escolares Brasileiros 2022

01.11.2022

Determinação, esperança, coragem, espírito de competição e felicidade. Foi o que se viu nos rostos dos estudantes-atletas tocantinenses que irão representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 1°, embarcaram os atletas do Judô, Karatê, Futsal, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquete e Taekwondo. As competições, que acontecem nos Palcos Olímpicos de 2016, já terão início nesta quarta-feira, 2, e se encerram no dia 15 de novembro.

Os atletas das outras modalidades embarcam para a capital carioca, nas seguintes datas: dia 5, Tênis de Mesa; dia 8, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Natação, Handebol e Voleibol (masculino e feminino). Já no dia 9, partem para o Rio de Janeiro as equipes do Wrestling e da Ginástica Rítmica.

Para a estudante-atleta do Taekwondo, Maria Gabriela Dias de Menezes, 11 anos, da Escola Raio de Sol, de Paraíso do Tocantins, é um momento para conhecer ainda mais sobre o esporte que pratica. "Estou muito ansiosa para esse evento nacional, porque é a primeira vez em uma competição assim. Estou muito feliz por esta oportunidade, e ansiosa para vencer e  aprender mais sobre o Taekwondo", ressaltou.

O estudante-atleta João Vitor Souza, do Basquete Masculino, da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, de Palmas, também demonstrou ansiedade em participar do evento esportivo. "Ir para o Rio de Janeiro e representar o Tocantins está sendo um momento único. Estamos preparados e muito ansiosos. Espero que todos possam torcer pela nossa equipe e por todos os atletas do Estado", disse em tom de felicidade.

A professora e técnica do time, Lidiane Cristaldo Selis Maciel, afirmou que a equipe está preparada para representar o Tocantins. "Vencemos a etapa estadual dos Jogos Escolares com muita garra e determinação. Agora vamos buscar os resultados positivos também na etapa nacional, além de vivenciar este momento único para o esporte escolar", disse confiante.

Tocantins

Nos JEB’s deste ano, a delegação do Tocantins conta com 260 integrantes, entre atletas e comissão técnica. Os 210 atletas irão participar dos embates de 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling.

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, que aconteceu em outubro, em Palmas, envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins. Os atletas e comissão técnica tiveram apoio logístico durante todos os eventos das etapas regional e estadual pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

JEB’S

Os estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal irão participar dos Jogos Escolares Brasileiros, realizados anualmente. O evento é um esforço conjunto entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e o Governo do Brasil, através da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. Em 2021, a delegação tocantinense conquistou um total de 13 medalhas nos JEBs

A entrada nos locais de disputas é franca e todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros serão transmitidas ao vivo, pelo canal da CBDE, no Youtube.  O evento será uma seletiva para o campeonato sul-americano, realizado no fim de 2022, no Brasil.

Elvio Marques/Governo do Tocantins

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Colégio Estadual Alair Sena Conceição promove feira de ciências em Figueirópolis

01.11.2022

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Alair Sena Conceição, localizado em Figueirópolis, participaram da feira de ciências da unidade escolar, nesta terça-feira, 1º de novembro. O evento, aberto à comunidade, é a culminância de ações realizadas ao longo do ano letivo de 2022.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Sílvia Paula, a feira de ciências tem como objetivo desenvolver a criatividade e a capacidade investigativa dos estudantes. Orientados pelos professores da área de ciências da natureza, os alunos realizaram pesquisas e experimentos científicos no decorrer do ano. 

“A partir da utilização de materiais do dia a dia, os estudantes aprendem que a química faz parte do cotidiano. Esse processo, que culminou na feira, oportuniza o desenvolvimento da investigação científica, dos processos criativos, alinhando teoria e prática, a fim de facilitar a aprendizagem”, ressaltou a diretora do Colégio Estadual Alair Sena Conceição.

Para a estudante Heloísa da Silva, da 2ª série, o objetivo da unidade escolar foi alcançado com sucesso. “Para mim a feira teve uma grande importância como mais um meio de aprendizagem. Também foi um momento de interação com os colegas e de demonstrar o que aprendemos nas aulas teóricas sobre as soluções e reações químicas”, relatou. 

Glória Barros, professora do componente curricular de química, enfatizou que a iniciativa visou ainda promover o protagonismo estudantil. “Além de dinamizar as aulas, a feira favorece a autonomia dos estudantes e desperta o gosto pela prática das ciências. Ao associarmos a prática com a teoria fazemos com que eles compreendam melhor esse objeto de estudo, que é a química”, afirmou. 

 Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins


Com apoio da Educação Especial, estudante com síndrome de Irlen passa em primeiro lugar em vestibular de medicina veterinária

01.11.2022

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Ali Bucar, de 16 anos, tem sido auxiliado pela Sala de Recursos Multifuncionais desde o seu ingresso na unidade escolar, em 2020. Com o apoio da Educação Especial, ele conquistou o primeiro lugar no curso de medicina veterinária, em uma universidade de Palmas, na sua primeira experiência no vestibular. 

Ali tem síndrome de Irlen, uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz, associada ainda à dislexia, fotofobia e disortoepia. 

O estudante acredita que sem o apoio eficaz da sala de recursos, seria difícil acompanhar as atividades escolares do dia a dia e conquistar o primeiro lugar no processo seletivo. “Estudei em escolas particulares antes de vir pra cá, mas só aqui no Elizângela tive acompanhamento integral e adequado às minhas necessidades. Mesmo durante a pandemia pude sentir meu progresso. Sei que preciso da professora auxiliar, o que tem sido essencial para mim, mas procuro também me esforçar e fazer minhas atividades sozinho. Não posso ser dependente pra sempre, quero superar minhas dificuldades e vencer desafios”, enfatizou Ali.

Segundo a professora Thelma de Sousa Macedo, coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais, a inteligência, a interação e a desenvoltura da oratória do estudante impressionam. 

“Ali é muito comunicativo e participativo. Ao identificar sua grande capacidade oral, foi possível direcionar e adequar as metodologias de ensino para esta habilidade que ele possui, a exemplo disto, as provas para ele passaram a ser orais. Além disso, a professora auxiliar Débora Hely Santos, que o acompanha desde o início do ensino médio, tem percebido progressos importantes que o fazem ultrapassar os obstáculos da vida estudantil com equidade, foco e, principalmente, autonomia”, destacou Thelma. 

A mãe de Ali, Jasmina Lustosa Bucar relatou ter sido aconselhada por uma neuropedagoga especializada na área, a matricular seu filho na Escola Estadual Elizângela Glória e que se surpreendeu positivamente com a metodologia. “Só aqui encontrei um corpo docente especializado para lidar com as necessidades especiais do meu filho. São profissionais verdadeiramente dedicados e dispostos a ensiná-lo a lidar com suas dificuldades com autonomia. Hoje comemoramos juntos esta conquista”, disse. 

Conforme o gestor da escola, José Antônio Aguiar Gama, para a comunidade escolar é uma satisfação em ter Ali entre os estudantes da unidade escolar. “Este resultado é, com certeza, um retorno à sociedade do compromisso que fizemos de oferecer à população, educação de qualidade”. 

Sala de Recursos 

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivo: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. 

Em atendimento à política da promoção da inclusão a partir de práticas educacionais, a Secretaria de Estado da Educação atende, atualmente, 7.129 alunos portadores de transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), os estudantes têm acesso a toda a estrutura necessária oferecida pela educação especial. 

Na rede estadual de ensino, estão em funcionamento 828 turmas de salas de recursos em 244 unidades escolares regulares e especiais, presentes nas 13 Diretorias Regionais de Educação do Estado (DREs).

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins


Estudantes do Ensino Médio lançam livro com percepções sobre a vida

01.11.2022

Por meio de várias histórias voltadas para o público juvenil, alguns jovens escrevem e contribuem com motivações para a carreira profissional. Outros, descrevem as suas próprias experiências que se tornam lições para a vida. Foi o caso de Ane Gabriele Lopes Ferreira Neves e Carlos Eduardo da Silva Nogueira, ambos com 15 anos e alunos do 1º Ano A do Ensino Médio na Escola Estadual ‘Professor Honório Rodrigues de Amorim’, em Várzea Grande.

Ane e Carlos fazem parte do grupo de 14 estudantes autores do livro ‘Identidade: Eu mesmo faço a minha história’, lançado nesse mês com tiragem simbólica de 40 exemplares. O recurso que viabilizou a publicação da coletânea foi obtido com ajuda dos profissionais da Educação, sobretudo, da Equipe de Linguagem. Organizaram rifas e até montaram uma barraca para venda de alimentos durante a festa junina da escola.

Os dois estudantes, com os demais colegas autores, são integrantes da ‘Trilha de Aprofundamento da Linguagem: "Empoderando identidades’. O livro tem como objetivo estender o aprendizado promovido pela formação básica, com temáticas contemporâneas e de interesse dos estudantes. Prática que gerou resultado positivo na rotina no cotidiano da escola.

“Os textos produzidos foram escritos e digitados pelos próprios autores, experenciando outras maneiras de conceber a escrita, por meio de outros mecanismos possíveis, que não fosse a tinta da caneta”, esclarece a professora doutoranda em Linguística pela UFMG, Rosiveth Aparecida do Espírito Santo.

Segundo ela, o trabalho de produção de texto obedeceu a um ritual velado. “Os alunos pegavam seus cadernos, calados, pensativos e ali rabiscavam suas histórias. Nessa proposta da escrita de si nem sempre o que se escreve é fácil, é preciso remexer nas gavetas da própria existência, aflorar sentimentos que estão guardados”, completou Rosiveth.

“Foi uma experiência incrível e que mexeu muito comigo”, comemora Ane Gabriele, ao receber o reconhecimento dos colegas. Segundo ela, hoje se sente mais, pois, externou muitas coisas que poderiam ser compartilhadas. “Contei sobre o que havia de ansiedade e sonhos em minha vida e isso mudou a minha forma de agir e de pensar sobre o cotidiano. Hoje sou mais positivista e até consegui perdoar mais as pessoas e a mim mesma. Estou feliz com o resultado”.

Carlos Eduardo também viu a sua vida se transformar para melhor após a experiência como escritor. “Também estou muito feliz com o resultado. Recebemos o reconhecimento dos colegas e dos demais profissionais da nossa escola. No entanto, o mais importante na minha formação foi aprofundar mais nas aulas de Língua Portuguesa”.

Ane e Carlos foram unanimes ao afirmarem que não foi fácil falar de si mesmo. “Contar a própria história, sabendo que ela poderá influenciar outros jovens causou um pouco de ansiedade. Na verdade, foi um grande desafio. Hoje sinto vontade de escrever mais e me tornar escritor profissionalmente”, disse Carlos. Para Ane, saber que outros jovens vão conhecer a sua história de vida e, a partir dessa leitura, compartilhar um pouco do que pensa já é gratificante. “Me sinto realizada”.

“Foi um projeto inédito na nossa escola e, certamente, será o incentivo à leitura e por meio dela desenvolver a criatividade, dando aos alunos a oportunidade de escreverem seu próprio livro”, afirma o diretor Arthur Andrade Silva. Como foram poucos exemplares, o diretor conta que na distribuição priorizou os pais dos dois alunos e a biblioteca da escola. “Também presenteamos os diretores da Diretoria Regional de Educação do polo Várzea Grande”.

O diretor enalteceu o empenho da professora da Área de Linguagem, Adriana do Couto Tokashiki e da Coordenadora Pedagógica, Ana Paula Lima Botelho da Costa. Elas foram as orientadoras dos autores do livro e receberam apoio incondicional dos professores Jocemildo Chaves de Souza, Geisiele de Souza Francisco, Maria Walkíria, Maria Livramento Vieira Lendengue e Rosiveth Aparecida do Espírito Santo.

“A parceria entre os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, junto com as ações e os incentivos dos professores de Linguagem e da DRE polo Várzea Grande, foram fundamentais para acontecer a publicação do livro. Foi apenas o começo de uma transformação na nossa escola. Outros lançamentos virão”, contou Arthur Andrade.

Os demais autores do livro são os estudantes Aliff Matheus Barcelo de Carvalho, Athus Gabriel Vieira Riboli, Anne Karoliny Costa Cruz, Ângelo Gabriel Brinquedo da Silva, Emerson Souza de Carvalho, Iran Mendes de Bezerra, Kamilly Graciely Cerqueira Montanha, Lisan Julia Okada, Luiz Eduardo Ferreira Gomes, Matheus Guilherme Costa Campos, Naamã Guilherme Eregipe Barbosa e Vitória de Oliveira Justin.


Governo convoca mais 38 professores do cadastro de reserva dos processos seletivos da Educação

01.11.2022

O governo do Acre, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e de Planejamento e Gestão (Seplag), publicou no Diário Oficial da última quarta-feira, 19, quatro editais de convocação dos processos seletivos simplificados para a contratação temporária de professores.

Foram convocados 38 professores para atender às escolas de educação básica, regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das áreas urbanas e rurais, nos municípios de Bujari, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Rodrigues Alves, Tarauacá e Rio Branco.

Os professores convocados devem comparecer aos endereços descritos nos editais até segunda-feira, 31, para entrega de documentos e assinatura do contrato.

Confira aqui os editais
Edital nº 16 – EJA

Edital nº 21 – Ensino Regular

Edital nº 26 – EJA

Edital nº 33 – Ensino Regular

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes


Estudantes da Escola Estadual Luiz Soares de Andrade realizam projeto “Vivendo e aprendendo com a Copa”

31.10.2022

A Escola Estadual Luiz Soares Andrade, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Nova Andradina, realiza neste 2º semestre de 2022 o projeto “Vivendo e aprendendo com a Copa”, com estudantes do componente curricular de Educação Física – Esportes e Invasão, sob a orientação do professor Fernando Aparecido Pires Lemes.

O projeto tem como escopo aproveitar esse acontecimento esportivo mais importante do mundo, o qual todos se envolvem espontaneamente e com entusiasmo, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, reconhecer e saber um pouco mais sobre a COPA DO MUNDO 2022, com o intuito de desenvolver competências pedagógicas na área, social, intelectual, política e cultural, e  pesquisas da história e cultura dos países participantes.

De acordo com o professor Fernando, o Projeto copa do mundo ensino fundamental busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, “eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, promover uma educação para a cidadania, proporcionando uma convivência com a cultura do outro,”, enfatiza

Professor Fernando lembrou ainda que o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, “ele “desmonopolizou” os símbolos nacionais, desta forma, damos um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que levamos a comunidade escolar a reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo”.

Adersino Junior, SED/MS


Estão abertas as inscrições do Canta Tocantins para estudantes da Diretoria Regional de Educação de Araguaína

31.10.2022

As inscrições dos estudantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína para a segunda edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais começam nesta segunda-feira, 31, e prosseguem até sexta-feira, 4 de novembro. A DRE Araguaína encerra as inscrições por regionais que estão sendo realizadas de forma fracionada pelas DREs. Nesta segunda também foram definidos os estudantes vencedores de mais três Regionais: Gurupi, Paraíso e Colinas, e, ainda, iniciadas as competições de três DREs: Porto Nacional, Dianópolis e Pedro Afonso. 

Poderão participar do projeto, exclusivamente, os estudantes que estejam matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins. A participação dos alunos será de responsabilidade da unidade escolar onde o estudante está matriculado. O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o e-mail oficial do evento: cantatocantins@seduc.to.gov.br.

Cada instituição poderá ter apenas uma inscrição, podendo ser individual ou em dupla. Se necessário, as escolas poderão realizar seleção interna para definir quem representará a unidade escolar. Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc.

O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, que incentiva a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como, para a redução do abandono escolar.

Uma das responsáveis pelo Canta Tocantins da Diretoria de Desporto Educacional, Thays Alves, reforça: “Esta semana está ocorrendo às inscrições da DRE Araguaína, que é a última diretoria regional a se inscrever para participar do projeto. As escolas têm até sexta-feira para fazerem e realizarem as inscrições. Entregando todos os documentos necessários com vídeo e foto”.

Disputas regionais

As disputas das Diretorias Regionais de Porto Nacional, Dianópolis e Pedro Afonso começam nesta segunda-feira, 31, de forma on-line, por meio do Instagram oficial do projeto, @canta_tocantins. A votação é virtual pelo Instagram, em formato de duelos/batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a disputa seguinte. Em caso de empate haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretada a melhor da Regional.

Nas batalhas com três unidades escolares, serão classificadas as duas mais votadas (salvo quando a batalha for entre as três últimas finalistas).

Campeões da semana

Com 2.181 votos, Bianca Viana Barbosa, do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno, é a campeã da etapa Regional da DRE de Paraíso do Tocantins. Ela disse que foi uma experiência diferente, pois teve a oportunidade de conhecer muitos talentos e perceber o quanto as pessoas gostam do que ela faz. “Consegui passar pelas três fases, e me senti muito feliz. Foi incrível e muito especial, só tenho a agradecer a cada um que votou em mim. Eu espero chegar em Palmas me apresentar e mostrar pessoalmente meu talento para as pessoas e espero sair de lá com o prêmio nas mãos, confio na torcida de cada um. O Canta Tocantins é uma oportunidade boa para quem mostrar seu talento”, completou.

Com 2.177 votos, César Antônio Marques Silva, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Maria Guedes, de Gurupi, é o 5º classificado, campeão da etapa Regional da DRE de Gurupi.

E a 6ª classificada é aluna Dhayna Marques Mota, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, de Colinas, é a campeã da etapa Regional da DRE de Colinas do Tocantins.

Já são seis estudantes classificados para a etapa Estadual. Os outros vencedores foram: Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, da DRE de Miracema do Tocantins; Ruth Duarte Melo, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, da DRE de Tocantinópolis; Luzia Vitória Andrade Miranda, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, da DRE de Araguatins.

Etapa Estadual

A final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para ocorrer dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. Os classificados para a etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022.

Confira o projeto do II Canta Tocantins das Escolas Estaduais e o cronograma de inscrições no link a seguir: https://central.to.gov.br/download/303247.

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues Ferreira


Educação realiza o Dia D do Integral das Escolas Públicas Estaduais

27.10.2022

O Dia D do Integral busca divulgar, entre os dias 24 e 28 de outubro, o método de trabalho das escolas de Ensino Médio de Tempo Integral para estudantes dos 9º anos do ensino fundamental que vão se matricular no ensino médio. A iniciativa proposta pela Secretaria da Educação (Seduc) e viabilizada pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) tem como objetivo fortalecer e propagar a eficácia da metodologia que as unidades de ensino desenvolvem, além de já lançar a Campanha de Matrículas para o ano letivo de 2023. 

O Dia D do Integral é um momento para que as escolas se organizem e se preparem para acolherem e apresentarem o que o Ensino Médio Integral tem a oferecer de melhor aos jovens estudantes tocantinenses, e assim, intensificar o número de matrículas. 

Para a gerente do Ensino Integral da Seduc, Schierley Régia Costa Colino de Sousa, mais do que falar sobre o que é e como funciona a metodologia da escola, a ideia é que os visitantes vivenciem este diferencial que torna o integral uma proposta de ensino com foco na disciplina ‘Projeto de Vida', e ao mesmo tempo, conectado à realidade dos estudantes. 

Cada escola define a data do seu Dia do Integral e as atividades que serão realizadas. Para auxiliar a escola na organização dessa mobilização, a Seduc preparou e encaminhou às escolas um passo a passo que apoia as unidades de ensino na construção desse momento tão importante. 

Araguaína

O Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire, de Araguaína, realizou seu Dia D nessa terça-feira, 25. Durante a ação, desenvolvida por professores de diferentes áreas do conhecimento e alunos protagonistas, foram apresentas as práticas educacionais exitosas que compõem o modelo pedagógico do ensino médio integral aos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Modelo.

Conforme relatou a diretora do CEM Paulo Freire, Edirsoleide Gonçalves do Nascimento Nunes, os alunos visitantes foram direcionados às salas temáticas onde puderam vivenciar aulas práticas nos laboratórios de química, biologia, física, matemática. Também foram ao café literário e telejornal, onde puderam tirar dúvidas a respeito da modalidade de ensino Jovem em Ação, que tem o projeto de vida como centralidade do programa.

Para a estudante protagonista Priscila Soares Reis, proporcionar este momento de acolhida aos futuros colegas de escola foi um privilégio. “Poder ver os estudantes se encantarem com o dia D foi fantástico. Acredito que conseguimos falar sobre a importância da disciplina, projeto de vida e das dimensões que ela abrange, tanto no social, como no profissional e pessoal. O projeto de vida é o caminho que o estudante traça a partir de quem ele é e no que ele quer se transformar, com foco no planejamento que a disciplina propõe para que os alunos alcancem os seus objetivos”, frisou. 

Almas

O Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário, de Almas, realizou o Dia D do Integral também na terça-feira, 25. Seguindo a proposta do dia, os professores do curso técnico e estudantes das 3ª séries do ensino médio conduziram  todos os alunos visitantes para conhecerem o aprisco, aviário e a pocilga fazendo assim um tour pela unidade de ensino. 

Para a diretora Marizete Cardoso de Souza Freitas, a ação é uma oportunidade para divulgar o diferencial da metodologia da escola, além das redes sociais, e assim ser reconhecida em sua comunidade, cidade e região, a fim de manter estudantes com as rematrículas e matricular novos alunos.

"É sempre muito gratificante receber outros estudantes na nossa unidade, sobretudo crianças. Por se tratar de uma escola técnica, com um campus com grande variedade de plantas e animais, é como se elas estivessem sendo apresentadas a um novo mundo, bem diferente do habitual. Para nossos alunos, foi muito enriquecedor a fala do nosso egresso, Laelson Ribeiro. Ele, que hoje, além de técnico em agropecuária é engenheiro agrônomo, falou da importância do curso técnico para sua graduação, bem como na trajetória profissional”, enfatizou Arialdo Castro Júnior, coordenador de curso do Colégio Agropecuário de Almas.

Palmas

O dia D do Integral no Colégio Estadual São José, em Palmas, ocorreu nesta quinta-feira, 27, e recebeu alunos do 9º ano de duas escolas municipais. Os estudantes das unidades apresentaram aos futuros colegas parte do currículo escolar, como as disciplinas estudadas e o projeto Jovem em Ação.

Conforme o diretor do São José, Josenilson Vieira dos Anjos, os próprios estudantes foram protagonistas, já que eles organizaram todo o evento. Os pavilhões se transformaram em estações com diferentes temas estudados em sala de aula. “Nossos alunos realizaram todas as apresentações e os professores acompanharam de perto o desempenho deles”, afirmou. 

Uma das visitantes foi Gyovanna Campos Aguiar, estudante da Escola Municipal Darcy Ribeiro. Para ela tudo foi uma novidade. “Achei muito bom, pois tivemos contato com várias coisas novas que ainda não estudamos. A escola é muito boa e as pessoas são bem acolhedoras. Estou ansiosa para a chegada do ensino médio”, expressou.

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins


Escola de Paraíso utiliza QR Code no processo de ensino e aprendizagem

20.10.2022

O uso do QR Code está presente em diversas áreas, proporcionando a todos o acesso rápido a informações e aos mais diversos tipos de serviços. E no intuito de inovar o componente curricular Trilhas de Aprofundamentos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas tecnologias, a professora Simone Rodrigues, que leciona Artes, no Colégio Estadual Idalina de Paula, utiliza-se desta ferramenta como prática pedagógica visando despertar nos estudantes um maior interesse pelo conhecimento. O QR Code é uma abreviação de Quick-Response Code, isto é, Código de Resposta Rápida. 

O projeto denominado “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, tendo como objetivo aplicar o conhecimento, a partir da sua realidade local de forma sistematizada. Isto foi possível mediante a realização de práticas e produções cinematográficas, nas quais os alunos utilizaram os próprios aparelhos de celulares. 

A professora Simone Rodrigues explicou que o projeto nasceu da pergunta: vocês sabiam que em nossa cidade havia uma sala de cinema? “Conversamos com pessoas que vivenciaram o período da sala de cinema na cidade, e eles relataram como era, onde ficava a sala, e fomos em busca de objetos de uso na sala de cinema. Também pesquisamos alguma reportagem da época relacionando a sala de vídeo e entrevistamos o senhor Galba, uma das pessoas que vivenciou essa época”, frisou Simone.

Ela conta que, após, as aulas foram gravadas e postadas em um canal de youtube, e depois o professor Ruan Carlos de Araújo, graduando em Tecnologia da informação, criou um site e transformou tudo em QR Code. “Depois dessa fase, os alunos saíram da sala de aula, com os seus celulares utilizando a internet da escola, percorreram os ambientes escolares, onde estes QR Codes estavam pré-fixados em lugares diversificados e receberam a informação relacionada ao tema e ás tarefas. O piloto do projeto foi concluído e os alunos foram protagonistas de novo saber, realizando uma videoaula e transformando-a em QR Code, para que outros alunos possam ter acesso”, descreveu a professora Simone.

O estudante Lucas Gabriel Gamo de Jesus disse que foi interessante o aprendizado na aula interativa com QR Code, e pode conhecer a história de Paraíso, da qual não tinha conhecimento que havia uma sala de cinema na cidade no passado. “Através desta aula aprendi mais sobre o município e nossa cultura”, esclareceu.

“Essa aula usando as tecnologias, foi divertida, aprendemos e saímos também do ambiente de sala de aula, gostaria de ter mais aulas assim”, concluiu o aluno Kuan Emerson Albuquerque Silva. 

Dicom | Seduc/colaboração de Ana Paula Gomes / DRE de Paraíso

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado


Governo de Goiás já distribuiu mais de 123 mil notebooks a estudantes

17.10.2022

O Governo de Goiás já investiu mais de R$ 329,1 milhões na aquisição de Chromebooks para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão digital e maior equidade. Desde 2021, já foram entregues mais de 123 mil computadores para nos alunos.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio começaram a receber os computadores em agosto do ano passado. Foram 75 mil unidades com investimentos de R$ 187,9 milhões. Além disso foi iniciada, no mês de agosto deste ano, a entrega de mais 48 mil Chromebooks, desta vez para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, investimento de R$ 141,2 milhões. 

Os computadores ficam sob a responsabilidade dos estudantes até que concluam a Educação Básica e podem ser usados na escola e levados para casa. Para o aluno Luiz Fernando Nunes Silva, de 17 anos, que estuda no Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio, o equipamento fez toda a diferença. Até então, ele utilizava o celular para acessar a internet e estudar. “Agora ficou menos cansativo e mais prático e prazeroso, já que a tela é bem maior e não cansa meus olhos”, explicou. 

Além de promover o acesso à tecnologia e a igualdade de condições entre os alunos, a distribuição de Chromebooks faz parte de uma série de ações do Governo de Goiás para combater a evasão escolar. Tamara Uenia Fernandes de Lisboa, 17 anos, aluna do Cepi Martins Borges, em Pires do Rio, ressalta que o equipamento facilitou a rotina de estudos e serviu como um grande incentivo para não abandonar a escola. “Tem me ajudado bastante no meu dia a dia, nas pesquisas e na hora de fazer as atividades escolares”. 

Fotos: Seduc

Secretaria de Estado de Educação – Governo de Goiás


Escola Estadual de Gurupi desenvolve projeto ambiental

04.10.2022

Em alusão ao Dia da Natureza, comemorado nesta terça-feira, 4, a Escola Estadual Cívico Militar Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi, promoveu no final de setembro, a ação educativa, Trilha Ecológica Orientada “Serrinha”: desenvolvendo hábitos de saúde e sustentabilidade com responsabilidade. O objetivo foi coletar o lixo da trilha, realizar estudo interdisciplinar e planejar demais práticas que contribuam para a educação ambiental integrada à preservação da saúde dentro e fora do ambiente escolar. 

Além disso, a iniciativa educativa voltada para os estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio teve como meta despertar a consciência da comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e a necessidade de redução dos impactos ambientais ocasionados pela interferência insustentável dos ser humano na natureza. 

Neste contexto, a trilha ecológica orientada e coordenada pelo corpo docente da unidade de ensino, aplicou atividades educativas interdisciplinares entre os componentes curriculares de língua portuguesa, educação física, arte, biologia, geografia e ciência. Relacionando-as ao meio ambiente de forma lúdica e envolvente com a realização de palestras, passeios interativos e demais atividades que trabalhem não só as teorias vistas em sala de aula, como também as competências e habilidades adquiridas na prática. 

De acordo com a diretora, Leila Ribeiro da Silva Alves, a ação foi de suma importância. “A ação integrada entre alunos e professores foi essencial para despertar nos alunos o interesse pelas causas ambientais. Sendo também uma forma de fomentar o desejo de serem replicadores desta ação positiva, ajudando a sociedade a adquirir valores socioambientais, aumentando também a atitude crítica dos participantes”, destacou a gestora. 

Para a aluna, Juliene Pereira de Oliveira, da 1ª série do ensino médio, a experiência foi incrível. “Pudemos vivenciar na prática e em meio à natureza as aulas de geografia, biologia e história, o que facilitou muito o aprendizado e tornou as aulas bem mais atrativas e dinâmicas. Além do aprendizado, realizamos a limpeza da trilha e tivemos a oportunidade de contemplarmos o pôr do sol, foi incrível”, destacou a estudante. 

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins


Centro de Excelência Ofenísia Freire realiza exposição fotográfica “Flash Nelas - Mulheres em foco"

29.09.2022

O Centro de Excelência Prof. Ofenísia Soares Freire, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizado no bairro Farolândia, em Aracaju, realizou na tarde desta segunda-feira, 26, a culminância do projeto  “Me Poupe: Respeita as minas”. O momento levou o nome de “Flash Nelas - Mulheres em foco" , no qual estudantes expuseram o trabalho fotográfico apresentando situações de empoderamento ou vulnerabilidade que as mulheres vivem. O projeto é apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

De acordo com a orientadora do projeto, professora Roberta Brito Lima, a exposição objetiva oferecer um momento de reflexão sobre temas que atravessam a vida das mulheres, sobretudo o machismo e a violência ainda muito presente na vida delas. As fotografias foram feitas pelos estudantes com a participação de mulheres presentes na rotina de cada um deles. “Foram selecionadas doze fotos para a exposição, e nelas estão pessoas da família dos alunos e professoras da escola comunicando situações de violência ou ocupação de lugares e espaços de atuação. Esse projeto está inscrito e será exposto também na Feira Científica de Sergipe que acontecerá em outubro na Universidade Federal de Sergipe”, disse.

Cerca de 300 estudantes do Ensino Médio visitaram a exposição, e além de poderem visualizar o trabalho dos colegas, também responderam a um questionário a fim de coletar informações a respeito de violência doméstica e psicológica. Foi montada uma banca examinadora para avaliar e selecionar os três melhores trabalhos, premiando com valores em dinheiro de R$ 150,00; R$ 100,00 e R$ 50,00 respectivamente. Os trabalhos dos estudantes foram analisados por um júri composto por Roseane Santana, coordenadora pedagógica do Centro de Excelência Prof. Ofenísia Soares Freire, Everton Pereira, assessor do Departamento de Educação (DED/SEDUC), e Wolney Nascimento Santos, professor arte-educador especialista em fotografia.

Annie Beatriz é aluna da Escola Estadual 8 de Julho, localizada no bairro Ponto Novo, em Aracaju, onde o projeto “Me Poupe: Respeita as minas” foi iniciado no ano passado.  Ela também é bolsista do projeto e levou o primeiro lugar na exposição com uma foto que retrata a gentileza que esconde o machismo. “A exposição está linda e mostra duas situações, que são a violência contra a mulher e também o empoderamento. Eu aprendi muita coisa com o projeto e quero passar adiante esses temas para que os estudantes tenham a oportunidade de se divertir, como acontece hoje, e aprendam ao mesmo tempo. Eu mudei bastante e a minha mentalidade evoluiu também”, contou. As estudantes Maria Joana e Lorena Lohany também foram premiadas, obtendo, respectivamente, o 2º e 3º lugares.

A estudante Kerolly Sabriny, que estuda o 1º ano na unidade Ofenísia Freire, fotografou a mãe executando o trabalho em uma fábrica de cosméticos. Ela conta que para construir a fotografia pensou em demonstrar que a mulher pode atuar em qualquer área no mercado de trabalho, principalmente exercendo a profissão desejada. “Para mim que passo por algumas situações sendo mulher é bem importante aprender mais sobre esses assuntos. As fotos tornaram o momento muito legal porque eu pude me conectar mais com o mundo da fotografia. Eu fotografei minha mãe querendo mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser”.

Kaio Péricles, também do 1º ano do Colégio Ofenísia Freire, é outro estudante envolvido no projeto. Ele conta como tem aprendido ao participar de ações como essa. “Eu acho bastante interessante esse projeto porque me ensinou muito. Envolver-se com o projeto acaba facilitando o entendimento sobre ele. A exposição mostra de forma lúdica e prática aos alunos como acontecem algumas situações de depreciação ou de empoderamento. São projetos como esse em que a gente consegue se autoavaliar e questionar algumas coisas”, concluiu.


Estudantes sergipanos garantem credenciais em feiras científicas nacionais e internacional

28.09.2022

Os estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, unidade que oferta Ensino em Tempo Integral no município de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão sergipano, representaram Sergipe entre os dias 19 e 24 de setembro em duas importantes feiras científicas, a 4ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (Fenadante), em São Paulo, onde foram premiados em primeiro e terceiro lugar nas categoria Ciências Agrárias e Ciências Humanas; e a Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca/AL (Mocite), cujo trabalho garantiu primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra.

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, acompanhou os estudantes na Fenadante. “É um evento muito bem organizado com possibilidade de interação intensa dos alunos, penso que uma experiência única para eles, pois ao final obtiveram a premiação da comissão externa em quatro áreas. Nossos projetos foram reconhecidos, estudantes e professores garantiram participação efetiva em feiras importantes no Brasil e na América Latina”, disse.

Em Arapiraca, durante a Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, os projetos Lahútan Cosmetique, Farma Sertão, orientados pela professora Lark Soany; e o projeto Cicatricamp, orientado pelo professor Alex Cordeiro, foram premiados e garantiram credenciais para outras feiras científicas. De acordo com a professora Lark Soany, o Farma Sertão ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, ganhou duas credenciais, uma para a Muestra Científica Latinoamericana, no Peru, e a outra para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo/RS.

O projeto Lahútan Cosmetique ganhou o prêmio destaque em incentivo à pesquisa e três credenciais: Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação, em São Lourenço da Mata/PE; Feira Mineira de Iniciação Científica; e a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí em Belém/PA. O Cicatricamp ficou em segundo lugar na categoria Ciências da Saúde e ganhou uma credencial para a Expo Nacional MILSET Brasil, em Fortaleza. Ao lado das colegas Erisandra e Yasmin, a estudante Ana Clara esteve em Arapiraca para apresentar o projeto Farma Sertão, que produz fitoterápicos a baixo custo, transformando saberes populares em conhecimento científico.

“Foram dois dias de apresentações ricas em conhecimento e únicos para a vida. Conhecer os demais projetos foi um privilégio. Queria que outras pessoas tivessem oportunidades como essa. A participação de alunos em feiras científicas é de extrema importância como pessoa e profissional, abre diversas fronteiras de aprendizagem. É surreal ver como o projeto alcançou tanta gente, e como a comunidade aprende, juntamente conosco, sobre a importância da ciência na vida de todo mundo”, contou Ana Clara.

Na 4ª Fenadante, realizada no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, foram apresentados os projetos Sertanejas Cientistas - A Ciência do Alto Sertão e Lactaneja - Bebida láctea sertaneja, ambos orientados pela professora Lark Soany, com a colaboração dos professores/as Marisa Gomes e Alex Cordeiro. Segundo a professora Lark Soany, a Lactaneja - Bebida Láctea Sertaneja foi premiada com o primeiro lugar da categoria ciências agrárias e recebeu uma credencial para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo/RS. O Sertanejas Cientistas ficou em terceiro lugar na categoria de Ciências Humanas e ganhou uma credencial para a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

A jovem Anne Gabriela de Freitas Almeida, do 3° ano, esteve em São Paulo para apresentar o projeto. Ela conta que participar de uma feira de ciências em escala nacional e internacional é uma experiência única. “É indescritível, só entende mesmo quem vive, conhecer outras pessoas, outras culturas, fazer amizades que estarão sempre guardadas com a gente é algo inexplicável. Felizmente teremos a oportunidade de vivenciar tudo isso novamente. Além do 1° lugar, fomos contemplados com uma credencial para a Mostratec, que é uma das maiores feiras brasileiras. Estamos ansiosas para novas experiências”, contou.

O estudante Reynan Rodrigues de Oliveira está envolvido no projeto Lahútan Cosmétique, que objetiva criar um kit de higiene pessoal sustentável, produzindo cosméticos menos degradantes para a natureza. “Juntamente com toda a equipe Lahútan, estamos confiantes para essas feiras e ansiosos para os momentos inesquecíveis que iremos viver. Para todos os estudantes que têm oportunidade para participar de momentos como esse, aproveitem, é muito gratificante saber que o seu esforço está sendo reconhecido pela família e comunidade, é sentir que suas palavras são importantes. São momentos como esses que quero levar para minha vida escolar, pessoal e profissional”.