Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo do Amazonas libera R$5 milhões para apoiar o Programa Ciência na Escola

15.06.2022

Transformar vidas por meio da ciência, desde a infância até o ensino superior, é o que norteia o Programa Ciência na Escola (PCE). Na edição deste ano, que marca o aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o governador Wilson Lima anunciou a liberação de R$5 milhões para apoiar a quantidade recorde de projetos feitos por professores e estudantes.

Ao todo, 974 projetos que visam o desenvolvimento de experiências científicas em escolas vão contar com recursos do governo estadual. Juntos, eles englobam 3.896 bolsas que serão destinadas a professores e alunos engajados no fazer científico.

Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, os números são significativos para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e também demonstram a valorização da educação básica.

“Posso afirmar com toda a segurança que a política de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Wilson Lima está incrustada na educação básica. A partir de 2019 nós temos milhares de professores e estudantes que estão sendo incentivados a fazer ciência e inovação. É um programa que permite esse olhar holístico, que a gente apoia desde a educação básica até o ensino superior, desde o Ensino Fundamental até o pós-doutorado”, disse.

Desde 2019, o governador Wilson Lima vem fortalecendo o apoio ao PCE. Nesse período, promoveu reajuste no valor da bolsa financeira, que saltou de R$ 461 para R$ 700, no caso dos professores, e de R$ 120 para R$ 200, no dos estudantes.

Essa expansão do PCE acompanha o reposicionamento do setor de CT&I no rol de prioridades governamentais, salientou Perales. Com o início do governo Wilson Lima, a área voltou a avançar nos investimentos e já recebeu recursos da ordem de R$ 382,9 milhões.

“É fundamental porque é uma linha que vai sendo realimentada à medida que o menino ou a menina saem do Ensino Fundamental, vão para o Ensino Médio, e depois vão para uma universidade. Depois, ele faz uma iniciação científica como o programa que a Fapeam oferece, o Paic (Programa de Apoio à Iniciação Científica), depois entra no mestrado. Enfim, isso abre muitas portas e muda vidas. O conhecimento, o saber e a ciência são capazes de transformar”, destacou.

Oportunidade

Hoje, a professora doutora em Química, Persiely Pires, colhe os frutos do projeto sobre uso de materiais recicláveis que desenvolveu com estudantes da Escola Estadual Vicente Teles de Souza, no bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus. Laureada durante a festa de aniversário da Fapeam, a professora considera o crescimento pessoal dos alunos como um importante ganho para quem participa.

“Você vê nos olhos deles que eles estão fazendo ciência. Eles estão fazendo aquilo acontecer. É diferente de quando você mostra na sala de aula algo teórico e, depois, vai colocar isso em prática. Eu os vi crescer Aprenderam a escrever de forma científica, apresentando e expondo como um cientista faz”.

De acordo com a secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, o PCE é um caminho eficiente para encontrar soluções para a sociedade dentro da escola.

“Isso demonstra o interesse dos nossos professores, diretores, de todos os profissionais da educação para a ciência. Ciência é vida. Através da ciência é que a gente realmente consegue despertar, curar, criar alternativas de desenvolvimento econômico”.


FOTOS: Bruno Zanardo/Secom


Escolas promovem ações de acolhimento e conscientização nas entregas de absorventes para estudantes

15.06.2022

A entrega mensal de absorventes higiênicos para 64 mil estudantes da rede estadual teve início em abril, contemplando alunas com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. A distribuição é feita pelas escolas, que estão aproveitando esse momento importante para criar ações de acolhimento e conscientização sobre pobreza menstrual com os estudantes.

Na EEB Solon Rosa, de Curitibanos, a primeira entrega para as 188 estudantes foi realizada em uma embalagem de papel craft. Já neste segundo mês, 11 profissionais da equipe gestora se mobilizaram para confeccionar uma sacolinha em TNT utilizando uma máquina de costura para que as meninas possam acondicionar os pacotes.

O gestor Daniel Fogaça Ferreira destaca a união da equipe na ação de acolhimento e solidariedade: “O esforço coletivo sempre foi destaque em ações que demandam a comunidade escolar. São atividades que aproximam as pessoas, fortalecem vínculos e ajudam na formação humana, sendo fundamentais para desenvolvimento socioemocional”, salienta.

Além disso, a gestão escolar fez uma parceria com a Unidade de Saúde Municipal de Curitibanos, que enviou os enfermeiros Alexandre Molin e Daniela Becker para realizar palestras para os meninos e meninas tratando a menstruação como um processo natural do corpo feminino.

Daniel destaca que temas relacionados ao processo menstrual já costumam ser abordados cotidianamente na escola pelos professores. “Entretanto, focar em uma ação que evidencie a dignidade menstrual vem a contribuir para a garantia desse direito e, principalmente, para o bem-estar das meninas durante esse período. Isso afeta diretamente as atividades de aprendizagem”.

Absorventes entregues em nécessaire artesanal

As 41 alunas da EEB Walter Probst, de Aurora, foram surpreendidas com a entrega dos absorventes em nécessaires com estampas variadas feitas por uma artesã da cidade. A orientadora educacional Jeane Maria Schmitz Peters afirma que a ideia surgiu após a equipe gestora reconhecer a importância de toda menina ter uma bolsinha para guardar e transportar seus objetos de uso pessoal.

Dessa forma, a escola preparou um momento para a entrega com um ambiente decorado e harmonioso. Antes da entrega, Jeane fez uma fala sobre a importância de manter a higiene e os cuidados, além de dicas de alimentação durante os dias do ciclo menstrual. “Foi um momento muito especial, as alunas se emocionaram e os olhos brilharam pelo carinho. Ficaram empolgadas com o próximo encontro que devemos realizar”.

A segunda professora Janete Terezinha Bezerra Tristão participou da ação. Ela acompanha uma estudante especial do 7º ano e relata que a aluna chorou emocionada com a atitude. ”A apresentação foi muito acolhedora. As meninas que participaram voltaram para as salas felizes da vida por terem recebido o mimo”.

A ideia é que o tema da educação menstrual seja um projeto permanente na escola, com paradas periódicas em todos os turnos para conversar com as 350 estudantes, não apenas as que são beneficiadas com os absorventes.

Jeane explica ainda que percebeu que algumas alunas ficaram envergonhadas de fazer perguntas sobre o tema menstrual. Dessa forma, a escola já disponibilizou uma caixinha para que as meninas possam escrever suas dúvidas, sem necessidade de identificação. Nos próximos encontros ela pretende levar a assistente social e a psicóloga que atuam na Coordenadoria Regional de Educação de Ituporanga, além de convidar profissionais de saúde do posto municipal para abordar temáticas relacionadas à saúde feminina.

Mensagens de autocuidado

Já a equipe gestora da EEB Joaquim Nabuco, de Xanxerê, preparou uma embalagem de papel com uma mensagem de autocuidado para as 50 alunas contempladas pelo projeto. Para esse mês, a mensagem escolhida foi “Você é única e, por isso, tão especial. Cuide-se”.

Outras frases já foram elaboradas para os próximos meses. O kit foi entregue em uma palestra envolvendo todas as alunas da unidade, abordando as principais orientações de higiene. Além disso, a orientadora educacional Marilande de Rocco destaca que foi deixada em cada banheiro uma caixinha com mensagens e alguns absorventes para o período menstrual. “Fizemos isso para deixar as meninas bem confortáveis e para que se sintam acolhidas e respeitadas em um espaço que é delas”.

Ações pedagógicas de combate à pobreza menstrual

De acordo com a Lei Estadual nº 18.308, de dezembro de 2021, que institui o programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, a SED também é responsável por desenvolver ações pedagógicas nas escolas que envolvam os temas do ciclo menstrual, dignidade e pobreza menstrual.

Para isso, o Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) da secretaria desenvolveu o projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”, que inclui a construção de um material orientativo para os profissionais da rede, que facilita a compreensão da menstruação como um processo humano e natural. A cartilha está em processo de elaboração e deve ser disponibilizada em breve.

O projeto foi construído pela equipe da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (COED), inserida na Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares (GEMDI), vinculada à Diretoria de Ensino (DIEN), da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).


Paraná é citado como exemplo de desenvolvimento de professores em publicação de Harvard e UNESCO

15.06.2022

O programa Formadores em Ação, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), é citado como exemplo de desenvolvimento de professores no livro “Learning to build back better futures for education: Lessons from educational innovation during the covid-19 pandemic” (em tradução livre, “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19”).

A publicação, lançada em novembro de 2021, foi editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do BIE (Bureau Internacional de Educação) da UNESCO.

Um dos capítulos da obra é dedicado às competências digitais de professores, trazendo exemplos de programas de desenvolvimento profissional no Brasil — incluindo o caso do Formadores em Ação. Intitulado “Competência digital como um facilitador para o desenvolvimento profissional de professores”, o capítulo foi escrito por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira).

“Durante a pandemia, a secretaria implementou uma nova estratégia para formação continuada chamada Formadores em Ação, baseada em grupos de estudo com até 20 professores da mesma área de conhecimento guiados por professores pré-selecionados”, explica um trecho do capítulo. “A Secretaria da Educação tem uma equipe de profissionais para dar suporte aos líderes dos grupos de estudo, produzindo materiais sobre conteúdo curricular e desenvolvendo metodologias ativas e tecnologia.”

No capítulo, a autora destaca que os critérios de seleção dos professores que guiam os grupos de estudo contemplam habilidades digitais, liderança e conhecimento acerca do conteúdo da sua disciplina. Ela ressalta, ainda, que durante os encontros é possível que os professores planejem lições coletivamente e discutam os desafios de aprendizagem enfrentados por seus estudantes.

"É um grande orgulho ver um projeto do Paraná entre as grandes iniciativas globais de inovação educacional", diz Renato Feder, secretário da Educação do Paraná. "Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, com foco na valorização e capacitação dos educadores e no bom emprego das competências digitais em sala de aula."

Publicação — O livro  “Learning to build back better futures for education” tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais que preparam os estudantes para o futuro, ao mesmo tempo em que aborda o impacto da pandemia na educação e a importância de tornar os sistemas educacionais mais resilientes e bem-preparados.

A obra também reúne exemplos de inovações educacionais que emergiram ao redor do mundo durante a pandemia, apresentando possibilidades de transformação nessa área. Ela está disponível para download em inglês, espanhol e francês.

Formadores em Ação — Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed.

As inscrições para participar dos grupos de estudo no segundo trimestre letivo de 2022 se encerraram em 27 de maio. Para esse período, quase todas as 25 mil vagas ofertadas para os professores cursistas foram preenchidas, abrangendo todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).


Amapá inicia a IV Conferência Estadual de Educação

15.06.2022

O Governo do Amapá iniciou, nesta terça-feira, 14, a IV Conferência Estadual de Educação (Coned/AP), com o tema “Inclusão, qualidade e equidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O encontro segue até sexta-feira, 17, e reúne educadores e comunidade escolar dos 16 municípios para tratar sobre o panorama da educação amapaense, especialmente no período pós-pandemia.

O objetivo é proporcionar um espaço democrático de discussão, avaliação e proposição de políticas educacionais em articulação com a sociedade, para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional e, especialmente, estadual.

Participam do encotro professores, gestores e responsáveis de estudantes - eles fazem parte de comitivas de cada município que fizeram a inscrição durante as conferências municipais ocorridas no primeiro semestre deste ano.

A gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Neurizete Nascimento, definiu a Conferência como uma oportunidade de ouvir sobre as experiências das pastas nos 16 municípios.

"Ter os secretários municipais de educação nessa Conferência com certeza vai nos ajudar no planejamento de estratégias que possam ter êxito nos 16 municípios, ajustando o que precisa e fortalecendo o que já funciona", pontuou a secretária.

A Conferência é realizada pelo Fórum Estadual de Educação. Para o coordenador do Fórum, Aildo Santos, o encontro promove o alinhamento das ideias e mudanças para o Plano Estadual de Educação.

“Há um tempo não temos modificações no nosso plano e elas precisam ser feitas o quanto antes. A pandemia interferiu bastante nos nossos objetivos, é preciso alinhar as ideias e construir um novo”, relatou o coordenador.

Confira a programação abaixo

Dia 15 e 16 de junho, os colóquios e palestras sobre o tema da Conferência ocorrerão nos auditórios do Ministério Público, da Universidade Estadual do Amapá e do Colégio Amapaense, das 8h às 18h.

Dia 17 de junho, o encerramento da Conferência será no auditório Macapá do SEBRAE/AP, das 8h às 19h30, onde também acontecerá a votação de emendas importantes para a educação.

Por: Bárbara Ribeiro


Governo do Pará vai construir nova escola de ensino médio

15.06.2022

O governador Helder Barbalho já assinou convênio com a Prefeitura de São Félix do Xingu, na região Sudeste, para construção de uma escola de ensino médio no distrito de Taboca, a 168 quilômetros da sede do município. O compromisso foi firmado na última sexta-feira (10).

O novo espaço de aprendizagem terá 12 salas de aula, auditório, laboratórios de informática e multidisciplinar, biblioteca, salas de artes e vídeo, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo e conselho escolar. O local também vai dispor de recreio coberto, cozinha, despensa, quadra poliesportiva coberta, sala de educação física, vestiários, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Atualmente, cerca de 700 alunos da rede pública estadual utilizam um prédio alugado para ter acesso às aulas no Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Sistema Modular de Ensino (Some). A construção da escola é uma reivindicação antiga da comunidade, que em breve será concretizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O governador Helder Barbalho destacou que foram assinados convênios importantes para a melhoria na educação, infraestrutura viária e desenvolvimento econômico de São Félix. “A primeira parceria visa à construção de uma escola com 12 salas de aula no distrito de Taboca, que vai atender todas as comunidades rurais de São Félix do Xingu. Além disso, estamos assinando mais dois convênios, sendo um para a pavimentação asfáltica e outro para bloqueteamento de ruas, que totalizam cerca de R$ 16 milhões na urbanização da cidade e dos distritos. Por último, vamos apoiar e patrocinar a Feira Agropecuária de São Félix do Xingu, fortalecendo a economia desta região e estimulando a geração de emprego e renda”, detalhou o chefe do Executivo Estadual.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou a importância da futura escola para garantir aos alunos comodidade, qualidade de ensino e a segurança necessária para a aprendizagem. “É o Governo do Pará, por meio da Seduc, levando para o distrito da Taboca, que é uma localidade muito importante deste município, uma linda escola de 12 salas. Com a construção deste novo espaço de aprendizagem, vamos possibilitar oportunidades de trabalho, mais qualidade de vida e, com certeza, avançar com os indicadores educacionais do Estado”, ressaltou. 

Por Vinicíus Leal (Ascom/Seduc)


Estudante mostra a importância da arte na educação por meio de desenhos

15.06.2022

Ferramenta estratégica no processo de formação e na aprendizagem pedagógica das crianças e jovens, a arte é incentivada por educadores na rede estadual de ensino. No Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), no município de Governador Mangabeira, por exemplo, o aluno Samuel da Silva de Almeida, 20, 3º ano do Ensino Médio, é um exemplo de que o seu gosto pela arte de desenhar o leva despertar nos colegas as suas habilidades para o desenho.

Para Samuel, o desenho e as artes em geral contribuem para o processo de ensino e aprendizagem estudantil. “A arte é muito importante para a educação, porque ajuda os estudantes a desenvolverem competências e habilidades. A arte, apresentada de diversas formas, como a dança e a música, pode ser uma forma de expressar um sentimento e, também, a criatividade”, avalia o estudante, que diz ser a face humana o que mais gosta de desenhar porque o chamam a atenção os detalhes e traços de cada rosto, bem como as diferentes tonalidades que variam de uma região para outra.

Em sala de aula, Samuel incentiva os colegas a se descobrirem desenhistas. “Acredito que, ao desenhar, incentivo até quem se imagina sem talento para a arte. Quando desenho e exponho meu trabalho, eles admiram, se sentem incentivados e inspirados. Eu desenho não para querer ser melhor que eles, mas sim para mostrar para eles que é possível, basta desenvolver as habilidades”, considera o estudante que, por meio de seus desenhos realistas, participa de eventos artístico-culturais das escolas visando estimular os colegas a participarem também.

Professora de Arte do CEPES, Karini Daniella de Barros dos Santos comenta sobre a obra do estudante. “Os desenhos realistas do nosso aluno Samuel da Silva chamam a atenção, muito em função da tamanha perfeição nos detalhes. Através de sua técnica e habilidade, ele consegue explorar os limites entre o desenho e realidade, utilizando o lápis grafite”. A também docente da mesma disciplina, Maria da Glória Rodrigues de Almeida, complementa: “O artista Samuel da Silva retrata, de forma delicada e sutil, as suas experiências”.

Amor pelo desenho – Em Muritiba, onde nasceu, Samuel descobriu a paixão por desenhar ainda criança. “Eu tinha de seis para sete anos quando vi meu primo desenhando. Foi aí que criei admiração pelo desenho. Comecei a desenhar por volta de 12 anos e fui criando amor e praticando-o cada vez mais. Em 2020, um amigo me apresentou ao desenhista profissional Balmino Fonseca, que me proporcionou um curso on-line”. Essa oportunidade, conta, mudou a sua visão sobre a arte de desenhar. “Hoje, tenho o desenho como parte de mim e o tenho como uma terapia. Desenhar me faz esquecer diversos problemas; desenhar me traz paz”, revela o estudante, que usa como matérias-primas papel de 180g, lápis, esfuminho (cilindro de papel usado para esfumar as sombras dos desenhos) e limpa tipos (espécie de borracha), além de “muita atenção e imaginação”.


Santo Antônio do Descoberto ganha duas escolas estaduais

15.06.2022


A comunidade escolar de Santo Antônio do Descoberto está em festa: nesta segunda-feira (13/6), o Governo de Goiás inaugurou duas escolas de padrão arquitetônico Século 21 que eram aguardadas desde 2013. As obras foram paralisadas na gestão anterior e foram retomadas em 2021, com investimentos de R$ 10,6 milhões, em convênio com o governo federal.

“É um sonho realizado a gente ter uma escola maravilhosa como essa, com 12 salas de aula, laboratórios e Biblioteca. Toda a estrutura que nosso aluno merece para ter uma Educação de qualidade”, afirmou Manoel Rodrigues, gestor do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Santo Antônio do Descoberto, uma das escolas entregues nesta segunda-feira.

O Cepi Santo Antônio do Descoberto, localizado no setor Vila Montes Claros II, e o Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, construído no setor com o mesmo nome, atendem juntos 770 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Cada colégio possui 12 salas de aula, quadra esportiva coberta, 2 laboratórios de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, vestiário, auditório e bloco administrativo. O Cepi Santo Antônio do Descoberto também tem uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Uma porta aberta para mim”


A estudante Thaís Colaço, de 16 anos, se emocionou na inauguração do Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, porque sonha em ser médica e reconhece a importância da Educação Básica para conquistar esse sonho.

“Essa é uma escola com profissionais excelentes, e tem tudo para a gente estudar, tem material, então agradeço muito a Deus. Eu gosto muito de estudar e aqui foi uma porta aberta para mim. Os laboratórios do Ciências são completos. Às vezes fico até boba de ver, porque é algo que eu não tinha”, contou a aluna do 9º ano, que ingressou na rede estadual de ensino em 2022.

Os estudantes e professores das duas novas escolas vieram do antigo Colégio Estadual Santo Antônio do Descoberto, que não tinha uma boa infraestrutura e havia sido construído em terreno municipal.

“[A antiga unidade] Era uma escola pequena, né? Não cabia muitos alunos. Mas essa escola está incrível. É muito grande, tem várias salas, tem laboratórios. E na nossa antiga escola não tinha. Isso é muito bom para o desenvolvimento dos alunos”, ressaltou a estudante Edielly Vitória, da 2ª série do Ensino Médio do Cepi Santo Antônio do Descoberto.

Segundo a gestora do Cepi Parque Estrela D’Alva XIII, Luci Adriana, a construção de um novo prédio no Parque Estrela D’Alva XIII beneficiou diversos estudantes que moram no setor e se locomoviam diariamente para o antigo colégio a, aproximadamente, 6 km de distância.

Retomada de obras paralisadas
Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, lembrou que o município possuía cinco obras inacabadas na Educação. “Em 2019, quando nós chegamos ao governo, eu soube que aqui em Santo Antônio do Descoberto tínhamos cinco obras paralisadas e nenhuma delas com perspectiva de serem entregues”, contou a secretária.

“Uma obra, em plena concordância com as lideranças políticas de Santo Antônio e com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nós levamos para o Jardim Ingá em Luziânia, e nesse momento ela já está próxima de 30% de conclusão. Duas obras, nós fizemos a entrega nesses três primeiros anos da sua gestão. E duas obras, no dia do aniversário da cidade, o senhor está aqui para entregar para todo esse povo”, afirmou Fátima Gavioli, dirigindo-se ao governador Ronaldo Caiado.

Além das quatro obras retomadas em Santo Antônio do Descoberto, o Governo de Goiás entregou outras 10 escolas cujas construções estavam paralisadas na gestão anterior. As unidades foram inauguradas em Rio Verde, Águas Lindas, Silvânia, Goiânia, Americano do Brasil, Barro Alto e Aruanã.


Governo de Goiás entrega uniformes para alunos das Escolas Cívico-Militares

15.06.2022

Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (13/6), no município de Santo Antônio do Descoberto, marcou o início da distribuição de uniformes escolares aos estudantes matriculados nas Escolas Cívico-Militares (ECIMs) do Estado. A ação representa um investimento de R$ 2.823.470,00 do Governo de Goiás.

Criadas em 2019 pelo governo federal, as ECIMs têm o apoio dos militares aliando, no processo de ensino-aprendizagem de escolas públicas brasileiras, as áreas educacional, didático pedagógica e administrativa. A implementação dessas unidades é feita pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, com a participação dos estados, municípios e Distrito Federal. 

Goiás, atualmente, tem seis Escolas Cívico-Militares, localizadas nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Luziânia, Planaltina, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Uma sétima unidade será inaugurada no município de Cidade Ocidental neste ano. Todas elas receberão, a partir deste mês, os kits de uniformes escolares. 

Cada kit é composto por seis itens, sendo duas camisas, duas calças ou saias, uma jaqueta e um sapato para uso individual do aluno. A intenção é que o uso do uniforme contribua para a equidade no ambiente escolar. 

“(Esse uniforme) É importante demais porque, além de ser bonito, ele valoriza e identifica o aluno. Então, não tem aquele processo de discriminação ou bullying. Todos são iguais na escola”, explica o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Coronel Mauro Vilela, reforçando o objetivo da ação.

Primeira entrega
Os primeiros a receber os itens foram os alunos da Escola Cívico-Militar José Elias de Azevedo, que atende 911 alunos dos ensinos Fundamental e Médio.  O gestor da unidade escolar, Tenente-Coronel Altamiro José Firmino, conta que a adesão dos uniformes em modelo semelhante à farda militar era uma demanda dos próprios pais e estudantes da unidade. 

“Graças a Deus temos um governador sensível à vulnerabilidade dos nossos alunos, principalmente os daqui da cidade de Santo Antônio do Descoberto. Por isso, se faz necessário esse uniforme, que tamanha relevância tem para eles”, inicia o comandante. “Isso os diferencia, dá orgulho e eu acredito que uniformizados eles se destacam. Se sentem respeitados e, é claro, enchem de orgulho toda a nossa comunidade escolar”. 

Para a dona Maria Helena Ferreira dos Santos, mãe do estudante Marcos Vinicius Ferreira Alves, da 2ª série do Ensino Médio, os novos uniformes representam a realização de um sonho. “É muito bom e lindo! Nunca, na minha vida, eu esperei ver meu filho nesse uniforme. É muito emocionante ver meu filho ali”, celebrou.

Região de vulnerabilidade
Durante a cerimônia que oficializou o início da entrega dos uniformes, o governador Ronaldo Caiado relembrou o processo de implantação das ECIMs no estado de Goiás. 

Segundo ele, quando o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) foi lançado, a previsão era de que apenas duas unidades cívico-militares fossem instaladas em Goiás. No entanto, por iniciativa do Estado e com o apoio do governo federal, outras cinco escolas foram criadas.

“É o único estado no país que tem sete escolas cívico-militares. Além do mais, nós sabíamos da necessidade de colocar essas escolas na região mais vulnerável em Goiás, no entorno de Brasília”, destacou o governador, elencando o motivo da escolha da instalação das unidades na região do entorno. 

Para o coordenador regional da Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) da Região Centro-Oeste, coronel Júlio César de Andrade Rocha, a iniciativa, aliada à entrega dos novos uniformes, demonstra o compromisso do Governo de Goiás em garantir melhores oportunidades de Educação para os goianos. 

“Eu acredito que hoje seja um marco para essa comunidade aqui representada”, iniciou o coordenador regional. “São modelos de gestão que se complementam, que visam dar a vocês, como objetivo principal, uma Educação de qualidade e que visa o futuro promissor de vocês. A oportunidade de aprender em um ambiente desse, uma escola grandiosa e com todas as possibilidades de ensino de excelência, leva vocês a se igualarem às melhores escolas que nós temos no nosso país”, afirmou o coronel.


Secretaria divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para coordenador de Polo de EaD da Universidade Aberta do Brasil

14.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta terça-feira, 14, o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para provimentos de vaga imediata e cadastro de reserva para coordenador do Polo de Educação a Distância (EaD) da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Conforme o Edital nº 01, de 11 de abril de 2022 - publicado no Diário Oficial nº 6073, de 25/04/2022, o processo seletivo tem o intuito de manter o funcionamento dos Polos no Tocantins, conforme as exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

A relação do resultado preliminar e o cronograma completo da seleção estão disponíveis no site da Seduc.   

Odenice Rocha/Governo do Tocantins


Experiências em sala de aula durante a pandemia viram temas de colóquio em escola estadual

14.06.2022

Professores da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro, encontraram uma forma criativa de troca de experiências relacionadas ao período pandêmico. Eles serão protagonistas do “1º Colóquio de Experiências Didáticas (Coled): Desafios do Ensino na Educação Básica em Tempos de Pandemia de Covid 19”. Entre os dias 4 e 7 de julho, em formato online, vão apresentar nove simpósios, seis minicursos e promover sete mesas de debates que procuram abranger ao máximo o leque de reflexões, análises e debates em todas as áreas do conhecimento.

Para o diretor da unidade escolar, Frederico Teófilo, o colóquio foi o modelo de reunião mais apropriado para o momento. “Vamos expor e debater ideias sobre um tema que irá contribuir com todos os professores e a comunidade escolar”.

A professora doutoranda Luciana Raimunda de Lana Costa informa que o evento será aberto ao público pela plataforma Meet e canal do YouTube da escola. “Portanto, além de professores pais e alunos também poderão assistir, fazer perguntas e contribuir com o evento. O link de entrada será apresentado no momento da inscrição”, observa.

Luciana assinala que o evento terá convidados de outras escolas e instituições. Por ser online, há possibilidade de que trabalhos de outras cidades e até de outros estados sejam inscritos. “O foco é tecer diálogos entre a escola pública e a universidade, além de destacar que o professor da educação básica também produz ciência”, completa Luciana.

Embora seja a idealizadora do evento, Luciana ressalta que a equipe gestora formada pelo diretor Frederico Teófilo e os coordenadores pedagógicos Jucimar Silva e Maria Fernanda Vieira estiveram presentes em todas as ações, desde a elaboração à execução do projeto.

Mestres e Doutores

A ideia do colóquio surgiu pelo fato de a Educação Pública em Comodoro ser altamente qualificada. O corpo docente conta com um professor doutor e quatro doutorandos (estudos literários, história, ciências sociais e matemática), além de mestres em várias áreas (física, biologia, linguística, história, língua portuguesa e educação) e mestrandos (estudos literários, matemática, história, geografia, biologia e em educação).

“Percebemos que somos, literalmente, pesquisadores e apenas precisávamos destacar essa nossa ação. Inclusive, possuímos livros organizados em que a maioria dos autores são da nossa escola, como Experienciar: construindo saberes e Faces, a educação por diferentes prismas”, frisa Luciana.

A expectativa é que os participantes possam contribuir, de alguma forma, para a reflexão sobre a educação durante o período pandêmico e como os professores estão desenvolvendo suas práxis durante a pandemia.

“Esperamos que outras escolas possam ser parceiras e venham contribuir, pois o evento não é só da Escola Dona Rosa, mas um anseio de todos os profissionais da Educação. Se fazer ouvir enquanto práxis educacionais, se fazer inspiração dentro do espaço escolar e para além dele”, argumenta o diretor Frederico Teófilo.

Texto de Adilson Rosa.


Estudantes da rede estadual resgatam tradição nordestina dos festejos juninos no ambiente escolar

14.06.2022

As escolas da rede estadual estão vivenciando o festivo clima junino, depois de dois anos sem atividades do gênero, por conta da pandemia do Coronavírus. Ornamentadas com elementos do São João, as unidades propiciam aos seus estudantes um ambiente de celebração das genuínas manifestações populares do Nordeste e promovem atividades ligadas à época, como quadrilhas e “casamento na roça”. Os colégios estaduais Naomar Soares Alcântara, no município de Itarantim; e José Araújo Pereira, em Gongi; bem como Ruben Dario e Desembargador Pedro Ribeiro, ambos em Salvador, são algumas das unidades que estão envolvidas.

No Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, as atividades juninas foram divididas por turno, para que todos pudessem participar. “Os alunos estavam precisando desse momento de alegria e cultura. É necessário valorizar o São João como uma festa cultural, que faz parte do Nordeste. Então, nossa proposta, ao envolver os estudantes na ornamentação da escola e em atividades lúdicas e oferecermos amendoim cozido e munguzá, foi valorizar as músicas, vestes, comidas e bebidas típicas da época e da região”, destacou a diretora Carla Chaves Batista.

Maria Clara Sousa Dutra, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, também comentou sobre a festa de São João na sua escola. “Os festejos juninos fazem parte da vida cultural e tradicional da nossa querida região. Nesta época do ano, é costume festejar com dança, comida, música típicas e muita animação. Uma tradição que precisa ser mantida como forma de valorizar a cultura do nosso Estado. No Naomar Soares, a festa foi lembrada como muita comida, dança e caracterização da escola, além da animação dos alunos e funcionários”.

Já o estudante João Victor Matias dos Santos, 17, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual José Araújo Pereira, relacionou a importância da realização do “Arraiá do CEJAP: Forró Independência da Bahia” na sua escola com a discussão dos dois temas: São João e Independência da Bahia. “A relevância das tradicionais festas juninas é lembrar as origens do Nordeste, com objetivo de manter a nossa cultura viva, a qual está incluído o 2 de Julho. Para isso, utilizamos xilogravuras e participamos de seminários, que nos atentaram ainda mais para o acontecimento da Independência da Bahia; falamos de Maria Quitéria, grande representatividade feminina; e trabalhamos também com a Literatura de Cordel, com a presença de um cordelista na nossa escola”.

A vice-diretora da unidade, Mara Regina Santos Travieso, reforçou que o projeto junino foi criado para integrar os festejos juninos à discussão em torno da Independência da Bahia. “A ideia foi que os nossos alunos, além de resgatarem as questões ligadas aos festejos juninos, também entendam o que foi a Independência da Bahia, já que as duas datas estão próximas”. Entre as atividades realizadas na escola, destaque para a competição da sala mais arrumada, que resultou em diversas oficinas de artes; a quadrilha improvisada; e a degustação de comidas típicas.

Para o diretor do Colégio Ruben Dario, Antonio Pimenta, o São João é mais do que uma festa de época. “É um momento especial em que os festejos mais típicos do Nordeste brasileiro se manifestam na dança, na música, nas comidas. No contexto escolar, as festividades juninas que realizamos com os estudantes representam um resgate da história nordestina mais tradicional e evoca o sertanejo que, pela força do seu trabalho, consegue encontrar um alento na sua árdua luta pela sobrevivência do seu dia a dia”.

 


Governo vai contratar profissionais cuidadores e professores de várias áreas para atender escolas indígenas

14.06.2022

O Governo de Roraima vai contratar, por meio de três processos seletivos, profissional de apoio escolar (cuidador), professor auxiliar, além de professor por áreas do conhecimento, multidisciplinar bilíngue e de língua indígena para atender necessidades das escolas indígenas. No total, estão sendo ofertadas 175 vagas imediatas com Cadastro Reserva. Os processos seletivos ocorrem por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“O Governador Antonio Denarium tem tido um olhar diferenciado para a Educação Escolar Indígena. E em busca de atender de forma integral nossas escolas, o Governo está lançando mais três processos seletivos para atender demandas das escolas indígenas. São mais de 170 vagas e além de atender nossas escolas, com os processos seletivos, também estamos gerando emprego e renda e fomentando a economia local”, destacou Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto.

O Edital N° 101/2022 é referente ao seletivo para contratar profissionais cuidadores. Estão sendo ofertadas 27 vagas. A carga horária de trabalho é de 30h semanais e a remuneração é na ordem de R$ 1.332,00.

Já o Edital N° 102/2022 trata sobre a seleção de professor auxiliar de sala de aula, com a oferta de 91 vagas. Os cargos são para cargos de Nível Médio e Superior e os salários variam entre R$ 1.780 a R$ 3.782,94, conforme o nível de escolaridade e jornada de trabalho.

O terceiro Edital de N°103/2022 é referente ao certame para contratação de professor para atender as áreas do conhecimento, turma multidisciplinar bilíngue e língua indígena. Estão sendo disponibilizadas 57 vagas entre cargos de Nível Médio e Superior e os salários ficam em torno de R$ 948,41 a R$ 3.782,84, a depender do nível de escolaridade e jornada de trabalho.

Inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente nos Centro Regionais de Ensino nos dias 15 e 17 de junho, das 8h às 17h, onde os candidatos devem comparecer para entregar a documentação exigida em edital. As contratações dos profissionais aprovados serão realizadas nos dias 30 de junho e 1° de julho.

Todos os editais foram encaminhados para publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) no dia 10 de junho e poderão ser consultados no site www.imprensaoficial.rr.gov.br. Os documentos também estão disponíveis no Facebook Seed.Roraima.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: ASCOM/SEED


Universidade Federal do Tocantins oferece curso para professores que atuam na educação especial

14.06.2022

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com as inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Especializado: Educação Precoce. A formação é direcionada aos professores da educação básica infantil que atuam na rede pública de ensino no atendimento de crianças com deficiência. Os interessados devem acessar o edital, preencher e enviar o formulário de inscrição até o dia 6 de julho.

Estão sendo oferecidas 500 vagas para todos os estados da região amazônica, sendo 146 oportunidades para o Tocantins. A seleção ocorrerá por ordem de inscrição e de acordo com a quantidade de vagas oferecidas. A preferência será dada aos professores da educação infantil, em exercício, que trabalham no Serviço de Atendimento Especializado (SAEE), Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) ou em Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). 

Se restarem vagas serão selecionados também os professores da educação infantil que atuam em salas regulares, com turmas de inclusão inversa ou com crianças com deficiência, regularmente matriculadas na educação infantil.

As aulas serão on-line por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) da UFT. Com carga horária total de 240 horas, o curso será dividido em sete módulos, os quais abordarão temas como: educação precoce, deficiências física, intelectual, sensorial, múltipla sensorial, altas habilidades (superdotação) e distúrbios associados. 

A formação oferecerá ainda webinários, lives e seminários com o objetivo de promover interação e troca de saberes entre os cursistas, tutores e pesquisadores da área de educação especial. A intenção destes intermódulos é proporcionar a discussão e o debate sobre os assuntos relacionados aos módulos. O curso terá início em 8 de agosto de 2022 e se encerrará no dia 31 de maio de 2023.

Os alunos que obtiverem 75% de frequência e realizarem as atividades propostas receberão certificados digitais, que serão enviados via e-mail cadastrado no ato da inscrição. 

Cristiano Viana/Governo do Estado


Escola ensina sustentabilidade construindo horta com garrafas pets

14.06.2022

Para continuar com as atividades ligadas ao meio ambiente, principalmente, a ações de sustentabilidade, os estudantes do Colégio Estadual de Itacajá, desenvolveram uma horta escolar, com a utilização de garrafas pets, cordas de lã, arames reutilizáveis e restos de materiais de construção. 

Denominado de Projeto de Horta Sustentável foi desenvolvido pelos estudantes da 3ª série do ensino médio. “Uma média de 70% dos nossos alunos residem na zona rural ,e, este ano,  o tema sustentabilidade foi abordado nas aulas de biologia e no projeto Trilhas de Aprofundamento. E como já desenvolvemos o projeto de limpeza do rio, trabalhamos o tema em sala de aula e daí surgiu a ideia de reciclar resíduos plásticos, então, montamos a horta sustentável”, explicou o professor Hugo Evangelista. 

Parte das sementes e do adubo utilizados na horta foram trazidos pelos alunos da zona rural e todos os estudantes contribuíram na montagem dos canteiros ou no plantio das mudas.  “A horta também proporciona mais opções de temperos e hortaliças para a escola, enriquecendo a alimentação escolar e ajudando a reduzir custos adicionais”, ressaltou  o professor Hugo. 

Durante as atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente, a escola promoveu estudos e discussões com os alunos sobre conteúdos como preservação e sustentabilidade. “As aulas ministradas durante a semana teve o objetivo de mostrar aos alunos exemplos de preservacionismo e conservacionismo. Os estudantes aprenderam a plantar e a utilizar os recursos naturais e compreenderam sobre a importância do meio ambiente e o impacto na vida das pessoas”, comentou o professor Hugo. 

“Gostei muito de juntar as garrafas para esse projeto. Como já trabalhamos com a limpeza do rio, aproveitamos para recolher algo que poderíamos utilizar na construção da horta. E plantar as hortaliças nos proporcionará uma alimentação mais saudável, porque esta é rica em vitaminas e fibras”, frisou a estudante Sulamita Ivo dos Santos 17 anos. 

A estudante Ana Clara Ferreira de Souza também comentou as aprendizagens. “Como é algo diferente despertou a atenção dos estudantes. O professor nos deu a liberdade de escolher o que plantar e como fazer a adubação, levamos algumas experiências que já tínhamos em casa para o cultivo da horta e isso foi extraordinário. Podemos dizer que foi uma ação solidária, com troca de conhecimentos e muita aprendizagem”, afirmou Ana Clara. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins


Governo do Amazonas inaugura laboratórios de robótica da rede estadual em escolas de Presidente Figueiredo

14.06.2022

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (13/06),  dois Espaços Makers para a comunidade escolar de Presidente Figueiredo. Os laboratórios de robótica estão no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos e na EE Presidente Figueiredo. Com as entregas, já são 14 laboratórios inaugurados. Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022. 

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto “Fazer para Aprender”, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula. 

No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. O governador ressaltou que a inovação é um diferencial na formação dos estudantes.

“Hoje, estamos entregando, em duas escolas de Presidente Figueiredo, laboratórios de robótica, onde alunos têm acesso a programação de computador. Tecnologia de ponta que os alunos da rede pública de ensino estão tendo acesso. É tecnologia que não está disponível na rede particular, mas o aluno da rede pública tem acesso”, pontual Wilson Lima.

Novo Ensino Médio – Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual desenvolverão metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

Manaus

  1. EETI Maria Arminda
  2. Ceti João dos Santos Braga
  3. Ceti Dariana Correa Lopes
  4. Ceti Cinthia Regia 

Interior

  1. Ceti Hélio Bessa – Tefé
  2. Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba
  3. Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás
  4. Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá
  5. Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí
  6. Ceti Washington Régis – Manacapuru
  7. Ceti Professor Aristélio Sabino  – Benjamin Constant
  8. Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho 
  9. Ceti Maria Eva dos Santos – Presidente Figueiredo
  10. Escola Estadual Presidente Figueiredo – Presidente Figueiredo 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc 


Wilson Lima entrega laboratório de robótica para escola estadual da zona leste

14.06.2022

O governador Wilson Lima entregou, no sábado (11/06), um Espaço Maker no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Cinthia Regia, localizado no bairro Nova Vitória, na zona norte de Manaus. Este é o 12º laboratório de robótica entregue para equipar as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022.

“Isso daqui é um espaço que coloca o aluno do estado em outro patamar. Porque aqui o aluno tem acesso a tecnologia de ponta. É programação de computador. Ele tem acesso, por exemplo, à tecnologia 3D, a uma impressora 3D. É coisa que você não encontra em qualquer lugar. Eu me sinto muito feliz por esse momento em que a educação do Estado encontra-se em outro patamar. E a gente consegue colocar o aluno em contato com a modernidade, com a tecnologia que está no mercado”, destacou o governador Wilson Lima.

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto Fazer Para Aprender, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.

A gestora do Ceti, Menade Bulcão de Lima, destacou a importância do ambiente para incentivar alunos e professores da unidade em um novo ciclo de aprendizado.

“Nós, a nossa comunidade Cinthia Reis, estamos em êxtase, muito felizes, muito mesmo. Nós ainda não tínhamos visto e parece um sonho que dentro da nossa escola nós ganhamos essa Sala Maker. Os professores já estão se agendando, querendo saber como vai funcionar, os nossos alunos também. Enfim, só gratidão”, afirmou a gestora.

Novo Ensino Médio

Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual irão desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino.

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

Manaus

· EETI Maria Arminda

· Ceti João dos Santos Braga

· Ceti Dariana Correa Lopes

· Ceti Cinthia Regia

Interior

· Ceti Hélio Bessa – Tefé

· Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba

· Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás

· Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá

· Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí

· Ceti Washington Régis – Manacapuru

· Ceti Professor Aristélio Sabino  – Benjamin Constant

· Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho

Governo Presente

Durante o dia, o Ceti Cinthia Reis recebeu uma série de atendimentos do Governo do Estado para a população. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a comunidade do Nova Vitória teve acesso à retirada de Registro Geral (RG), Carteira da Pessoa com Deficiência, além de fazer o cadastro para o programa Idoso Empreendedor.

Mulheres da comunidade também contaram com o cadastro para o Crédito Rosa, programa que fomenta pequenos empreendimentos femininos, atendimentos de saúde, massagem, orientação para cadastro em programas sociais do Governo do Amazonas, e muito mais.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) levou para a população da zona Leste serviços como transferência de veículo, emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação da CNH, entrega de CRLV-e, parcelamento e renegociação de dívidas, entre outros.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, reuniu profissionais para a vacinação contra a Covid-19. Também foi aplicada a vacina pediátrica em menores de 12 anos, além de disponibilizada a vacinação com a Tríplice Viral, que protege contra rubéola, sarampo, caxumba e influenza.

Além disso, o espaço contou com o Ônibus de Testagem Rápida para doenças infecciosas como hepatite, sífilis e HIV, juntamente com a distribuição de preservativos.

Outros serviços de cultura, lazer, segurança, crédito e cidadania foram disponibilizados para a população moradora do bairro Nova Vitória durante o sábado.

FOTOS: Tácio Melo/Secom


Estudantes vão à Brasília participar das Paralímpiadas Escolares de 2022

14.06.2022

A primeira viagem de avião de João Victor Bentes, de 13 anos, será em agosto, quando ele e outros 13 estudantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto vão à Brasília competir nas Paralimpíadas Escolares de 2022. As passagens deles e dos responsáveis foram oferecidas pelo Governo do Amazonas, a fim de garantir a participação dos atletas na competição e incentivar a prática de esportes. 

Bentes tem glaucoma congênito e vai competir pela primeira vez na modalidade de arremesso de peso, dados e discos. Ele diz que foi incentivado pela gestora da Escola Estadual Samuel Benchimol, onde cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, e agora descobriu uma nova perspectiva para si mesmo. 

“Nunca pensei em treinar, até pensei em dizer não pra diretora, mas alguma coisa dentro de mim me dizia para falar sim. Estou nervoso para viajar, porque nunca entrei em um avião. Eu tenho certeza que vou conseguir uma boa colocação, estou me preparando na Vila Olímpica. Quero ganhar para ser conhecido, me verem como atleta”, diz o adolescente. 

Além de João Victor, vão competir no atletismo: Samuel Miranda, Richard Santos, Marcos Biazze, Manassés Santos, Ludmarlon Souza, Kauã Souza, João Lucas Santos, Geovana Campos, Carlos Eduardo Brilhante, Anne Maryanne Gomes, Alex Kalil e Adriano Moura. Raul Souza vai competir na  natação, nos jogos que acontecem de 8 a 13 de agosto.

Todos eles, os responsáveis e professores que compõe a comitiva que irá à competição assinaram, nesta quinta-feira (09/06) os termos de concessão de passagens. A Secretaria de Educação está disponibilizando, ainda, os uniformes e agasalhos para os atletas. 

Incentivos – O coordenador de Educação Física e Arte da Secretaria de Educação, Joniferson Vieira, vai acompanhar a delegação na competição. Ele reforça que ao educar a criança e o adolescente através da prática esportiva escolar, a construção de valores da cidadania e os ideais do movimento paralímpico são cada vez mais difundidos. 

“A Secretaria de Educação entende que assim pode direcioná-los para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação, entendimento da diversidade humana e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades”, frisa Vieira.

Paralimpíadas Escolares –  O evento é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Em 2020, o evento não foi realizado devido a pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.


Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc 


Estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

14.06.2022

Os estudantes da Escola Estadual Karla Patrícia Barros De Azevedo, localizada na zona norte da cidade, participaram, na manhã desta quinta-feira (09/06) de uma visita guiada na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A visita faz parte das práticas do projeto “Da escola para o trabalho”, que integra o programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado. 

Os alunos selecionados são finalistas do Ensino Médio e estão concluindo o curso Técnico em Administração. A visita aconteceu no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), uma das áreas administrativas da pasta. A diretora do Deppe, Adriana Antonaccio, foi quem apresentou o setor para os alunos. 

“Eles estão conhecendo as atividades pedagógicas da secretaria e entendendo como eles podem auxiliar, como técnicos administrativos, dentro de um departamento pedagógico. Nosso objetivo é fazer com que esses estudantes percebam a relevância do curso técnico que estão cursando e entendam a inserção no mercado de trabalho como servidores públicos”, enfatiza a diretora.

Após a visita, o grupo foi recebido pela secretária executiva adjunta de Gestão, Rosalina Lobo, onde foram apresentados a equipe responsável por monitorar as escolas da capital e do interior, além do desempenho escolar de cada aluno, que é medido por provas que são aplicadas nas escolas.

Para o estudante Samuel Felix, a visita proporcionou a visão além da sala de aula sobre os conhecimentos aprendidos. “Eu pretendo seguir a área da administração, porque contribuiria muito para meu currículo e para as oportunidades”, pontua. 

Os estudantes também conheceram o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), onde visitaram os estúdios onde são gravadas as aulas, inclusive, as aulas que foram transmitidas durante a pandemia, do programa “Aula em Casa”. 

A estudante Sandriely de Oliveira, ficou fascinada pela vasta quantidade de povos indígenas que existem e de como se tem uma ampla logística para trabalhar e alcançar esses povos com educação de qualidade. Para Sandriely, o “Da escola para o trabalho” proporciona com clareza a visão e a experiência de trabalhar na área. “Eu pretendo seguir a área administrativa e ir mais fundo na área do ensino aos povos indigenas”, conclui.

Da Escola para o Trabalho – O projeto visa reformular a dinâmica das escolas de Tempo Integral, por meio da oferta de cursos técnicos profissionalizantes aos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da rede estadual. Desta forma, o estudante será responsável pela construção do seu Projeto de Vida e protagonismo. 

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Seduc 


Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas recebe 6ª Teia da Educação 2022

14.06.2022

Prosseguindo a agenda da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou na manhã desta terça-feira (14.06) em Três Lagoas, reunião técnico-pedagógica, com a participação de 18 unidades educacionais e 10 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-12).

Após encontros em Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina e Naviraí, a Teia da Educação 2022 teve a participação dos gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-12, coordenada pela professora Marizeth Bazé Kill e coordenadora adjunta Diva Fonseca Soares, responsáveis por 12,8 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

São 05 municípios jurisdicionados pela CRE-12, Água Clara: 2 escolas e 2 extensões; Brasilândia: 2 escolas e 1 extensão; Santa Rita do Pardo: 1 escola e 2 extensões; Selvíria: 1 escola e 1 extensão; Três Lagoas: 12 escolas e 4 extensões.

Coordenadora Marizeth Bazé Kill, na abertura da reunião técnico-pedagógica, mencionou aos gestores, coordenadores e secretários escolares sobre a importância da Teia da Educação que teve a participação da secretária Cecilia Motta, juntamente com equipe da Secretaria de Estado de Educação.

“A teia é algo surpreendente, estamos na sexta edição, é um momento de reflexão, estudos e possibilidade de tirarmos as dúvidas, dividir as conquistas e alinharmos para os novos desafios com equipe da SED e nossa secretária Cecilia”, relata Marizeth.

Presidente do Legislativo Municipal de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, juntamente com os vereadores fizeram questão de participar da abertura da Teia, dar boas-vindas aos gestores “uma satisfação para todos os edis em receber a Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta, fizemos questão de cumprimentar os educadores, desejar um excelente dia de imersão aos estudos de muito aprendizado que contribuirá para a excelência na qualidade da Educação de nossa região e de todo MS”, menciona Dr Cassiano.

Apresentações

Na abertura da Teia da Educação, no Plenarinho da Câmara Municipal de Três Lagoas, na rua Sunao Miura, nº 71, Bairro Santos Dumont, os estudantes Guilherme Caio Silva Simões (violão), Joelson Samuel Prado Garcia (violão) e nas vozes de Aisha Santiago da Silva, Guilherme Lopes Felix, Júlia Fernanda dos Santos, Karen Cristina da Conceição Oliveira, Eduarda Bernardes do Carmo Araújo, Leandro Vinicius de Assis, Luan Queiroz dos Santos, Vitória de Brito Valente, todos da Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho, interpretaram a música Trem do Pantanal, dos autores Paulo Simões e Geraldo Roca.

Na sequência o músico Maringá Borgert também se apresentou com “Morada do Sossego”, música de sua autoria. A canção recentemente foi interpretada pelo músico e ator Guito, que interpreta o peão Tibério, em uma cena da novela Pantanal, na Rede Globo.

Retrospectiva e desafios

A Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta relatou aos gestores, coordenadores e secretários escolares sobre o cenário estadual e nacional da Educação, relatando sobre a crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do atual Governo de MS.

Ao assumir a pasta da Educação de MS, a professora Cecilia Motta lembrou que tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, “ temos, findando esta gestão, a sensação do dever cumprido, onde o governo de Reinaldo Azambuja teve como marca principal a política do municipalismo e regime de colaboração, se hoje a SED é referência nacional de gestão educacional, com toda certeza é devido o empenho de cada servidor estadual, gratidão pela dedicação de todos e poder proporcionar o melhor para nossos estudantes da REE”.

Cecilia Motta fez questão de relatar as conquistas e os novos desafios do setor educacional de Mato Grosso do Sul, “este êxito alcançado é devido o empenho dos nossos servidores, o regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino e ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, ações de sucesso que nos colocou no patamar nacional como referência”.

“Quando projetamos para o futuro temos muitos desafios, como a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, ampliação das escolas de tempo integral e renovação do parque tecnológico das escolas, dentre outros desafios”, finaliza secretária Cecilia.

Investimento na região

O Governo Reinaldo Azambuja já investiu na região R$-31,6 milhões nos municípios jurisdicionados pela CRE-12, em infraestrutura de reformas, adequações e intervenções, nas unidades escolares, Três Lagoas: R$ 19,4 milhões; Selvíria: R$ 6,4 milhões; Brasilândia: R$ 4,3 milhões; Água Clara: R$ 1,1 milhão; Santa Rita do Pardo: R$ 318 mil.

Valorização

Mato Grosso do Sul tem hoje a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

De todas as redes estaduais do Brasil, a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

 

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí e hoje Três Lagoas, as próximas reuniões acontecem nas CREs, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim, Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 348 unidades escolares.

Fotos: Juarez Júnior e Marcus Vinícius

Adersino Junior, SED/MS


Estudante da rede estadual ganha 1º lugar em competição nacional de levantamento de peso

14.06.2022

“Eu quero continuar treinando para melhorar cada vez mais e poder chegar entre os melhores no mundial”, diz o estudante da rede estadual Akassis Castro da Silva, campeão brasileiro de levantamento de peso, categoria sub-20. Aluno da Escola Estadual Solon de Lucena, localizada na zona centro-sul de Manaus, ele representou o Amazonas na competição nacional, no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Ocorrida neste sábado (04/06), no ginásio do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), a competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

Ganhador do 1º lugar, o estudante da 2ª série do Ensino Médio, levantou no arranque, movimento da modalidade, 90 quilos e no arremesso levantou 122 quilos,  com total combinado de 212 kg. Com apenas 17 anos, Akassis comenta que o apoio e incentivo da família é necessário no seu progresso. 

“Eu treino todo dia, meu objetivo é chegar nos melhores do Brasil e depois mundial, então o apoio da minha família está sempre presente, eles sempre me ajudam. Eu estou feliz em conseguir o 1º lugar, em um período de treino tão curto, poder chegar no melhor do Brasil é muito gratificante”, diz o aluno. 

Gymnasiade 2022 – O estudante Akassis Castro da Silva, representante do Amazonas na modalidade arremesso de peso, ficou em 7º lugar mundial nos Jogos Mundiais Escolares 2022, ocorrido na Normandia, França.

Realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a competição escolar mundial ocorreu no período de 14 a 22 de maio, e contou com representantes de 69 países, sendo 230 representantes brasileiros. 

O estudante comenta que a experiência foi um aprendizado e incentivo para seu futuro. “Eu me sinto muito feliz por conseguir esse resultado, está nos 7 melhores é muito bom, pois foi um mérito meu, do meu esforço. Eu pretendo continuar treinando e melhorar cada vez mais”, pontua.


Encontro do Comitê Estadual de Busca Ativa Escolar do Tocantins discute as diretrizes pedagógicas para prevenção do abandono e evasão escolar

14.06.2022

Para apresentar a versão final das Diretrizes Pedagógicas para Prevenção do Abandono e Evasão Escolar foi realizado o primeiro Encontro do Comitê Estadual de Busca Ativa Escolar (BAE) do Tocantins, nesta terça-feira, 14, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participaram do encontro os integrantes do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, que é composto pela equipe da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Seduc e orientadores educacionais das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs). A busca ativa escolar é desenvolvida para trazer de volta às escolas estudantes que, por algum motivo, abandonaram a educação durante a pandemia da covid-19.

No início do encontro, após as apresentações dos integrantes, foi ministrada a palestra, Psicologia e Educação, com a psicóloga Geicilaine Vale da Silva, e Visando a construção de parcerias, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef),  com agenda voltada para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Tocantins, também participaram da abertura do evento, com a apresentação do especialista em saúde do Unicef na Região Amazônica, Antônio Carlos Cabral.  No período da tarde, será realizada a aprovação do regimento interno, além de dirimir as dúvidas dos integrantes quanto à operacionalização da plataforma utilizada na referida estratégia.

Da equipe da UTE de Orientação Educacional, professora Verni Fucks, apresentou Diretrizes Pedagógicas para Prevenção do Abandono e Evasão Escolar. O objetivo do Comitê, segundo a professora, é de contribuir com as Unidades Escolares na sistematização e execução de ações, buscando promover o acolhimento e o desenvolvimento integral dos estudantes, prevenindo o abandono, a evasão escolar e a reincidência destes problemas, por meio de normativas da política educacional da Seduc, o Programa Evasão Escolar: Nota Zero (PEENZ), e da estratégia Busca Ativa Escolar da Unicef.

As diretrizes apresentadas pela professora Verni Fucks, têm no primeiro momento, o acolhimento, dos alunos e dos professores. Em seguida, foram apresentadas as diretrizes da Estrutura organizacional do PEENZ e BAE Unicef, específico para cada agente escolar: diretor, professor, coordenador técnico e orientador educacional. “É salutar que a equipe gestora realize um trabalho integrado, colaborativo, sistematizado no Plano de Ação e no PPP [Projeto Político Pedagógico], garantindo o acolhimento, o envolvimento e a participação das famílias, além de promover espaços de escuta ativa aos estudantes, por meio do acolhimento planejado, intencional e fundamentado, de modo que a escola faça sentido para o estudante, e ele se sinta reconhecido, visto, ouvido, respeitado e acolhido”. 

Nas diretrizes, o comitê também prevê o que fazer quando o estudante retorna à escola e a importância do professor nesse processo. 

Lenna Borges/Governo do Tocantins


Benjamin Constant e Atalaia do Norte sediam o projeto ‘Trilhas do Saber’

14.06.2022

Os municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, ambos da calha do Alto Solimões, serão as próximas cidades a receber os itinerários do Trilhas do Saber, um dos projetos prioritários do Educa+Amazonas, do Governo do Estado. Até o fim de 2022, outros 21 novos municípios vão sediar as formações. 

Realizados pelas equipes do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), os cursos ocorrem na forma presencial por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas. 

Levando formação aos profissionais das redes estadual e municipal, as atividades do projeto serão realizadas nos dias 6 e 7 de junho em Benjamin Constant, e nos dias 9 e 10 de junho em Atalaia do Norte. Ao final, os participantes recebem certificados com carga horária de 14 horas. 

Ao todo, serão 1.120 vagas disponíveis para as formações de professores, gestores, pedagogos e administrativos, com cursos abordando temáticas relacionadas ao fazer pedagógico, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências.

Expectativa – A coordenadora regional de Atalaia do Norte, Márcia Rodrigues, diz que os conterrâneos estão ansiosos pelas formações e acredita que o projeto vai melhorar o desempenho dos profissionais da rede estadual. 

“Estamos com grande expectativas, porque uma capacitação de maneira continuada pode ser a maior aliada na hora de melhorar a qualidade de ensino. O que esperamos do Trilhas, é que após o curso, nossos professores saiam mais estimulados, mais capacitados, quanto ao desenvolvimento de habilidades para a melhoria dos métodos de ensino”, pontua a coordenadora.

Temas – As temáticas abordadas no Trilhas do Saber de 2022 são divididas entre docentes do Ensino Fundamental para Anos Iniciais e Anos Finais, nas quais serão abordados as propostas curriculares e pedagógicas, os novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem e Referencial Curricular Amazonense (RCA). 

Para os docentes do Ensino Médio, os temas são pautados nas principais mudanças do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, além do Itinerário Formativos na prática. Para os docentes de modalidades diversas, são abordadas as tecnologias digitais, a  construção de uma educação que faz sentido, Educomunicação, ensino híbrido e autonomia de aprendizagem. 

Nos percursos da Educação Especial, os formadores abordam a educação inclusiva, metodologias e materiais acessíveis e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos. Os gestores poderão se aprimorar  em liderança, no NEM, e no painel de gestão escolar. 

O público administrativo, composto por secretários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais terão formação sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.

Fotos: Arquivo pessoal 


Wilson Lima inaugura laboratório de robótica em Iranduba

14.06.2022

O governador Wilson Lima inaugurou, na última sexta-feira (03/06), mais uma unidade do Espaço Maker. Dessa vez, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus foi a unidade escolhida para receber o espaço. Este é o 8º laboratório equipado com mais um Espaço Maker, do projeto “Fazer para Aprender”, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021.

Na entrega, o governador e a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, visitaram o espaço e conversaram com os estudantes sobre o laboratório, que é composto por recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada, e projeção midiática.

“A gente está inaugurando, hoje, mais um Espaço Maker, que é um laboratório de robótica numa escola pública do Estado, e isso é algo inédito, nunca aconteceu no Amazonas. É a oportunidade que os alunos da escola pública de baixa renda vão ter de acessar tecnologia de ponta. Isso é um avanço sem precedentes na nossa história”, destacou Lima. 

Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual terão práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento, além de desenvolverem as metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. 

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Ketlen Souza, de 17 anos, estuda Ceti que ganhou o Espaço Maker. Ela diz que a oportunidade de usar equipamentos tão modernos será ótimo para sua formação. “Achei essa sala muito interessante, porque ela retrata uma inovação para a nossa escola, sendo que em nenhuma escola do município tem essa sala que vai renovar nosso colégio pra muito melhor, principalmente a máquina 3D, que eu sempre sonhei em usar uma e eu vou ter essa oportunidade já esse ano”, observa a jovem. 

Espaços Makers entregues – Ao todo, serão 100 laboratórios entregues para a rede estadual. Em junho, o Governo do Amazonas fará a entrega de 20 unidades. Com a inauguração do Espaço Maker no Ceti Izabel Desterro já são oito unidades. 

Desse total, cinco unidades foram destinadas ao interior nos municípios de Tefé, Benjamin Constant, Codajás, Manacapuru e, agora, em Iranduba. Outras três unidades já estão em funcionamento em Manaus: na EETI Maria Arminda, no Ceti João dos Santos Braga e no Ceti Dariana Correa Lopes. 

Fazer para Aprender – O projeto compõe o programas Educa + Amazonas e possibilitará aos alunos da rede estadual atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas, como foco na melhoria da aprendizagem, no desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.

Cem escolas da rede estadual serão contempladas com Espaços Makers, laboratórios que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc


Estudantes organizam clube de leitura no Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda

14.06.2022

O reconhecimento pela importância da literatura no aprendizado levou a comunidade escolar do Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, em Riachão do Jacuípe, à iniciativa de criar um clube de leitura. A ação mobiliza estudantes e professores da unidade de ensino em torno de oficinas sobre obras literárias. À frente do projeto estão as professoras Cássia Soares e Nadjane de Oliveira, que trabalham com os alunos o estímulo ao hábito de ler por meio da literatura.

No clube de leitura, os estudantes leem o mesmo livro, que é escolhido pela maioria dos membros e, depois, o tema é debatido com os alunos nos encontros semanais que acontecem na biblioteca da escola ou em uma das salas do colégio. As oficinas de leitura têm contribuído para a troca de ideias sobre obras literárias, a exemplo de “O Quinze”, de Rachel de Queiroz, o primeiro clássico lido no clube. Além de outros autores clássicos, os estudantes sugeriram ler livros de escritores jacuipenses.

Júlia Vitória Lima de Brito, 15, 1º ano do Ensino Médio, leitora de romance, ficção e suspense, revela que tem sido uma experiência divertida e acolhedora. “Fiz muitas amizades através do nosso clube de leitura e, também por meio dele, estou conseguindo perder a vergonha de falar em público e tem me ajudado muito a melhorar a minha dicção”.

A colega Nicole Oliveira da Silva, 15, também do 1º ano do Ensino Médio, também considera estimulante a experiência. “Na oficina, pude conhecer pessoas novas e, através do livro que estamos lendo, estou tendo uma nova perspectiva sobre os temas abordados. Além disso, a leitura tem contribuído para aumentar o meu vocabulário. Os professores estão nos incentivando bastante e ler está sendo meu hobby favorito, sem falar que tem me ajudado para passar menos tempo no celular”, relata.

A ideia do clube de leitura na unidade, contam as educadoras, se deu durante os encontros de Atividade Complementar (AC), por sugestão da coordenadora pedagógica Aldimira Silva. “O clube é de suma importância, porque a leitura melhora a vida dos nossos meninos em todos os aspectos. Quem lê melhora o poder de argumentação e os aspectos relacionados à ortografia e pontuação, dentre outros”, consideram.

Ainda segundo as professoras, as oficinas de leitura têm contribuído para a troca de ideias sobre obras literárias. “No primeiro encontro, pudemos conhecer várias obras, escolhemos folhear alguns livros. Em seguida, assistimos a um vídeo sobre um projeto de leitura que vem sendo realizado pelos esportes clubes do Bahia e do Vitória, nos momentos livres dos atletas. A discussão coletiva sobre o vídeo foi interessante e proveitosa, pois não conhecíamos essa realidade no futebol”, conta a professora Cássia.


Estudantes da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realizam eletiva “Turistar é geografar: pé na estrada!"

14.06.2022

As eletivas na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, em Corumbá, integram o Projeto de Recomposição da Aprendizagem 2022. Na área de Ciências Humanas ocorreu neste primeiro semestre a eletiva "Turistar é geografar: pé na estrada", que desenvolveu habilidades dos componentes curriculares de História e Geografia.

"A Escola da Autoria JGP decidiu que neste primeiro semestre o componente curricular de Eletiva trabalharia de forma transversal e multidisciplinar. No início do ano foi aplicada uma avaliação diagnóstica e depois dela elencamos quais as habilidades em defasagem que precisávamos trabalhar. Os alunos apontaram quais temas gostariam de trabalhar, conversamos, planejamos e nossa ementa foi montada", explicou a professora de eletiva Laurinete Gonçalves.

Turistar

A visitação dos estudantes, 8º e 9º Anos, aos principais pontos históricos de Corumbá contou com o apoio da Fundação de Cultura de Corumbá, que gentilmente cedeu o Conselheiro da Fundação de Cultura, Sandro Assef, para ser o guia turístico e histórico dos estudantes JGP.

Na aula de campo, o professor Sandro explicou aos estudantes sobre os seguintes assuntos: Turismo cultural; Turismo Dark; História e lenda de Frei Mariano; Verba do PAC das Cidades Históricas recebida do Governo Federal (restauração da Catedral N Sra da Candelária) e abordagem sobre os outros locais que estão aguardando reestruturação; Importância de preservar os ambientes e pontos históricos da cidade.

Pontos turísticos

Durante a tarde os estudantes visitaram os seguintes locais históricos e turísticos: Jardim da Independência - no local, Sandro abordou sobre a importância histórica do conjunto arquitetônico. Foi explicado sobre sua construção , sobre as estatuas (4 estações ) , sobre a figura do Marechal Antônio Maria Coelho, a escultura representando as Forças Armadas e sobre o coreto - exemplar único em MS. Muhpan - o passeio encerrou com uma visita guiada a este ponto turístico e histórico da cidade.

Praça da República - nesse segundo ponto turístico e histórico, Sandro abordou sobre a importância histórica do conjunto arquitetônico : Mercadão , ILA, Obelisco- homenagem aos Heróis da Guerra do Paraguai, Marco Zero da cidade, Matriz Catedral N Sra da Candelária - mais antiga do estado. Sandro também relatou sobre a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Candelária e relacionou com as religiões de Matrizes Africana.

Porto Geral : um dos locais mais visitados de Corumbá. Nesse local Sandro dialogou sobre a ata de fundação do Município de Corumbá, ressaltou sobre a importância do São João para a cidade, enfatizando que o mesmo se tornou Patrimônio Imaterial do Brasil em maio de 2021.

“A Escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho parabeniza aos professores desta Eletiva: Laurinete, Rozane, Ana Maria, José Reginaldo e Dayane pelo enriquecedor trabalho aplicado neste semestre. Agradecemos também á Prefeitura Municipal de Corumbá, pela parceria”, enfatiza gestora Érica Oliveira.

Colaborou, coordenação pedagógica, Camila Cavalcante

Adersino Junior, SED/MS


Estudantes da EE Dom Bosco realizam pesquisa de campo na região da APA Baia Negra, em Ladário

14.06.2022

Estudantes do curso de Qualificação Profissional em Agente de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, realizaram no dia 04 de junho, pesquisa de Campo na região da Baia Negra.

A pesquisa teve como escopo conhecer os trabalhos socioambientais realizados pelos trabalhadores da região da área de preservação ambiental Baia Negra e sua relação com a ecologia local.

Os coordenadores técnicos Marco Antonio Rojas Alves e Udson Rojas Primitiva Nabor montaram um cronograma para que a visita à Baia Negra acontecesse, fizeram uma triagem dos discentes, que receberam um roteiro com horários e as atividades que seriam desenvolvidas. Todo evento foi registrado em relatos, fotos e vídeos.

Marco Antônio, coordenador do período vespertino do curso de meio ambiente e idealizador do projeto, ficou entusiasmado com o resultado da pesquisa. “Todos os objetivos foram alcançados com as dinâmicas realizadas na região proporcionando aos alunos uma vivência maior com o meio ambiente bem como conhecer as atividades socioambientais e desenvolver soluções na região praticando desta forma uma atividade de gestão ambiental requisito do curso”, concluiu.

Apa Baía Negra

A Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada no Pantanal do Mato Grosso do Sul, mais especificamente na cidade de Ladário. Foi criada em 2010 e protege aproximadamente 6.000 hectares de uma natureza exuberante e rica em biodiversidade, coexistindo com a comunidade tradicional ribeirinha da região.

Presente na legislação (Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC disciplinado pela Lei Federal nº 9.985/00), as APAs têm por objetivo principal “compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais”.

Antes dessa área se tornar uma Unidade de Conservação, no início da década de 70, o Governo Federal iniciou um programa cuja proposta era tornar aproveitável para a agricultura e a pecuária uma área de 5.000 ha, que corresponde a área de inundação da sub bacia da lagoa Negra. Isso incluía a construção de uma estrada ao longo das margens alagáveis do Rio Paraguai, que ficou conhecida como Estrada da CODRASA, o nome da companhia de dragagem de areia que trabalhou no aterro da estrada, mas que, na verdade, trata-se da rodovia estadual MS-428.

Em 1979 o projeto foi paralisado por falta de recursos e a estrada da CODRASA foi abandonada e ocupada de forma desordenada, gerando diversos conflitos pela posse da terra, porém, essas pessoas foram retiradas do local e a segunda ocupação se deu por famílias tradicionais ribeirinhas oriundas das enchentes do Pantanal. Desde então predominam as culturas de subsistência, pesca, artesanato, extrativismo sustentável e recentemente o ecoturismo e turismo de base comunitária.

A criação da Unidade de Conservação visou compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes da floresta Estacional Aluvial e a diversidade faunística, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida da comunidade tradicional ribeirinha local.

A área da APA Baía Negra abrange a antiga Estrada da CODRASA, as margens do Rio Paraguai e as duas Baías da região, a Baía do Arrozal, que recebeu esse nome devido ao arroz nativo que nasce em toda sua borda, e a Baía Negra, devido suas águas mais escuras e que dá nome a APA.

A gestão da APA Baía Negra é feita por um Conselho Gestor, formado por instituições públicas das esferas federais, estaduais e municipais, ONGs e representantes dos moradores.

Colaborou, professora formadora da CRE-3  de Educação Profissional, Juliana Gouveia Gonzalez

Adersino Junior, SED/MS


Estudantes de Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades realizam “Batismo” da sucuri Gaby no Bioparque Pantanal  

13.06.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), realizou a performance cultural de batismo da sucuri “Gaby Amarantos” no Bioparque Pantanal, no dia 09 de junho de 2022.

Os estudantes do Atendimento Educacional Especializado de arte, criação, corpo e movimento, foram convidados pela gestão do Bioparque Pantanal a realizarem a homenagem a um dos mascotes mais queridos do aquário: a sucuri Gaby.

A performance foi realizada por Ieza Souza Costa, que dançou com a maquiagem artística elaborada por Triz Cindilla, o estudante Ryam Paes também participou da performance ao realizar uma pintura ao vivo enquanto dançava com a estudante Iesa, ambos sob a orientação da professora Dayne Vicente de Moraes e a coordenadora pedagógica Maria Eugênia Bordignon Nachif.

O objetivo da apresentação foi retratar a natureza e beleza da sucuri, assim como seus movimentos sinuosos, bem com oficializar o nome da cobra escolhido pelo público.  A obra de Ryam, denominada “Batismo”, ficará exposta ao lado do aquário da sucuri Gaby, no Bioparque, marcando essa homenagem.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, relata que " as contribuições que essas apresentações artísticas trazem para os estudantes contribuem para que sejam reconhecidos pelas suas qualidades, e para que se sintam mais seguros ao enfrentarem os desafios das apresentações ao vivo. Ainda, reconhece a importância das ações educativas do Bioparque Pantanal como uma forma de promover a educação, e a conscientização sobre a preservação. Estudantes, temos muito orgulho de vocês”.

Adersino Junior, SED/MS