Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Escolas da rede estadual realizam segundo pleito para escolha de gestores

13.10.2021

O segundo pleito promovido para eleger os gestores gerais e adjuntos (biênio 2021-2023) das escolas da rede estadual - de regime parcial - começou nesta sexta-feira (1) e vai até segunda-feira (4). As eleições são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e esse segundo momento é para atender as escolas que não tiveram chapas homologadas ou candidatos registrados no primeiro pleito realizado em agosto.

O processo democrático envolve toda a comunidade escolar, com seções de votação presencial dentro das próprias unidades de ensino. Para garantir a segurança do processo, as unidades de ensino devem seguir os protocolos sanitários instituídos pela Seduc, como disponibilização de álcool 70º e distanciamento social. Dentre outras medidas, as escolas têm a opção de fazer a eleição em dias alternados, para contemplar os alunos do revezamento, além de usar a urna volante nas salas de aula para evitar aglomerações.

O resultado das eleições deve ser divulgado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE), até o dia 11 de outubro, com data para posse ainda a ser divulgada.

Votação

Cada unidade se ajusta às medidas sanitárias de acordo com a sua estrutura. Para a realização da eleição, a Escola José Maria de Melo, por exemplo, realizou a votação dentro do auditório, com o objetivo de recepcionar o público votante sem aglomerações e filas.

Como um Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic), a escola atende estudantes de até 12 anos, que não se enquadram como eleitores, dessa forma, a unidade buscou mobilizar os pais e/ou responsáveis para obter uma participação expressiva no processo eleitoral.

 

Como avó de um aluno da unidade, a Maria de Fátima Pereira fala da importância da participação dos pais e/ou responsáveis no processo eleitoral. “Eu acompanho, fico sempre de olho, acho importante que os pais venham participar da escola, não apenas mandar o aluno para escola e pronto, tem que participar também” enfatizou.

Já na escola Tavares Bastos, a comissão eleitoral organizou a votação em duas salas diferentes, separando a seção de votação dos alunos, que têm a participação eleitoral mais volumosa da unidade, para cumprir as medidas sanitárias contra a Covid-19. 

"Dividimos as seções para ficar mais fácil e evitar aglomerações. Na porta de cada seção tem uma pessoa com álcool 70º para que os eleitores possam higienizar as mãos antes de ter acesso às urnas, além disso, também estamos deslocando os estudantes por turma até a seção, para que eles não tumultuem” afirma a presidente da comissão, Iannara Sheily Cavalcante.


Governador prestigia estudantes-atletas dos Jogos Estudantis de Goiás 2021

13.10.2021

O governador Ronaldo Caiado prestigiou, na tarde desta sexta-feira (8/10), a cerimônia de entrega das primeiras medalhas dos Jogos Estudantis de Goiás – Edição 2021.  Na ocasião, foram premiados os estudantes vencedores nas modalidades de handebol masculino e feminino e seus respectivos professores. Ao lado da subsecretária de Governança Educacional, Selma Bastos, e dos superintendentes de Desporto Educacional, Arte e Educação, Italo Aguiar, e de Segurança Escolar, Coronel Mauro Vilela, Caiado ressaltou os cuidados que estão sendo adotados para que essa edição dos jogos ocorra de maneira segura.

De acordo com o governador, uma das principais novidades foi a disponibilização de espaço para acolhimento aos atletas das 33 delegações participantes.

“Antigamente, professores, professoras e atletas, cada um tinha que vir com aquele colchonete fininho, colocava no chão da escola e acordava no dia seguinte todo ‘quebrado’ para competir”, relembrou Caiado. “Hoje, vocês veem o respeito de nós pelos atletas. Hoje vocês estão hospedados em hotéis de qualidade para poderem ter as condições físicas para competir no dia seguinte”.

Toda a logística entre o hotel e os locais de competição também foi repensada de modo a assegurar a saúde e a segurança dos competidores. Ao chegarem em Goiânia, os estudantes recebem as credenciais com códigos de barras e kits com camisetas e itens de uso individual, que facilitam o controle de acesso aos locais das disputas. Além disso, todas as refeições são realizadas no restaurante oficial do evento, instalado no SESI Ferreira Pacheco e que segue todas as orientações de biossegurança.

“Além da parte administrativa, foi organizado todo um protocolo de biossegurança em trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e a gente conseguiu colocar o evento em prática”, explica o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc. “Graças a Deus todos os serviços que seriam oferecidos estão funcionando muito bem, as competições do primeiro bloco já finalizaram e a gente já conhece alguns campeões. Já fizemos algumas premiações e até o momento não temos nenhuma ocorrência nos jogos.”

Passagem para o nacional

Outro ponto destacado pelo governador Ronaldo Caiado durante a cerimônia de premiação da tarde desta sexta-feira foi a oportunidade que os Jogos Estudantis representam para os atletas goianos. Isso porque, segundo as regras da competição, os atletas vencedores em cada uma das 18 modalidades esportivas representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), previstos para acontecer a partir do final do mês de outubro no Rio de Janeiro.

“Isso aqui, minha gente, é o pódio e é aqui onde nós somos os primeiros colocados”, disse o governador, indicando o pódio instalado no palco. “Não é nenhuma discriminação com os demais, mas é lutar para que Goiás esteja exatamente no primeiro lugar na Educação, no esporte, na saúde e na segurança pública. É isso aqui que eu quero construir na minha vida”.

Caiado relembrou ainda que é de disputas esportivas estaduais e nacionais que sairão os futuros atletas olímpicos. Em tom de brincadeira, o governador afirmou que, caso os talentos goianos se destaquem nas disputas por vagas olímpicas, ele se juntará à torcida nos Jogos Olímpicos de Paris.

Para Wender Chrystian, aluno do 9º ano do Cepi Maria Ribeiro Carneiro e membro da equipe campeã do handebol masculino na Categoria Infanto, a hora é propícia para sonhar com o futuro no esporte. “Eu não sabia jogar antes dessas últimas três semanas e agora quero continuar praticando e ver no que que dá.

Se depender do professor, Eguilar Rodrigues, Wender Chrystian pode se orgulhar do trabalho realizado e continuar sonhando.

“Nos últimos seis anos essa escola de tamanho muito pequena conquistou cinco títulos seguidos. Em 2019, essa mesma escola ficou em 9º lugar do país, sendo a nona melhor escola do país. Esses meninos tiveram apenas três semanas de treinamento, que foram muito árduas e com dois treinos por dia, então é muito gratificante chegar aqui e fazer bonito como a gente fez”, conta o professor. “Agora é trabalhar! Vamos tentar melhorar ao máximo, ver o que a gente pode mudar e acertar na equipe para chegar bem no brasileiro”.

Próximas disputas
A premiação de hoje marca o fim das disputas do primeiro bloco de atletas da categoria infanto. Na próxima semana, até o dia 14 de outubro, estudantes que compõem os outros três blocos de competidores chegam à capital para disputar outras 13 modalidades esportivas.

“Ainda ocorrerão as disputas de 13 modalidades e esses alunos estarão disputando vagas para representar Goiás na etapa nacional, que vai ocorrer no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde foram disputados os jogos olímpicos de 2016. Então é um sonho para os nossos atletas”, ressalta o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação, Ítalo Aguiar.

Assim como nesse primeiro bloco, os jogos da próxima semana serão realizados no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi e no SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Em novembro, ocorrerão as competições da categoria Juvenil, com alunos de 15 a 17 anos. A programação completa será divulgada em breve.


Confira as escolas premiadas nas modalidades de handebol masculino e feminino:

Handebol Feminino
1º lugar: Educandário Nascente do Araguaia – Mineiros/GO
2º lugar: Colégio Instituto Francisco de Assis – Itumbiara/GO
3º lugar: Colégio Estadual João Netto de Campos – Catalão/GO

Handebol Masculino
1º lugar: Cepi Maria Ribeiro Carneiro – Rio Verde/GO
2º lugar: Colégio Estadual José Alves de Assis – Mineiros/GO


Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa se encontrarão em reuniões on-line

08.10.2021

7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e desenvolvida com a participação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), reunirá, em encontros on-line, professores com as turmas semifinalistas para a quarta etapa de avaliação do concurso.

Entre os 10 selecionados para a etapa semifinal estão colégios estaduais, centros de ensino em período integral (Cepis), instituto federal (IFG) e escolas municipais. Os escolhidos são dos municípios de Campos Belos, Uruaçu, Itapuranga, Vianópolis, Uruana, Nova América, São Miguel do Araguaia, Trindade, Avelinópolis e Cezarina.

Acesse a lista dos semifinalistas aqui

Nesta etapa, serão realizados cinco encontros, um para cada categoria. As categorias foram divididas pelos gêneros textuais e aplicadas em diferentes séries. São eles: poema (para o 5° ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6° e 7° anos do Ensino Fundamental), crônica (8° e 9° ano do Ensino Fundamental), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Os encontros serão realizados entre os dias 13 de outubro e 16 de novembro de 2021, em formato on-line, e têm o objetivo de oferecer formação continuada com atividades pedagógicas e culturais.

Durante os encontros remotos serão formadas as comissões julgadoras semifinais, que farão a seleção dos finalistas para a quinta e última etapa da Olimpíada.

Mudanças 

Devido às mudanças ocorridas em 2020 em decorrência da pandemia de coronavírus, a Olimpíada trouxe novidades neste ano de 2021. Para mais informações sobre esta e as próximas edições da Olímpiada de Língua Portuguesa, acesse o site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso


Comitê Central Organizador dos Jogos Estudantis de Goiás inova com mudanças na organização do evento

08.10.2021

O ano de 2021 ficará marcado na história dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Depois de 10 anos de realização do evento, pela primeira vez os estudantes-atletas e a equipe técnica estão hospedados em hotéis, onde estão desfrutando de um ambiente com mais conforto, segurança e comodidade.

De acordo como Ítalo Rodrigo Soares Aguiar, superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc Goiás, a decisão do governador Ronaldo Caiado de substituir os alojamentos improvisados nas escolas pelos hotéis é uma questão de respeito com os participantes da fase Estadual que começou nesta quarta-feira (6/10) e será disputada até o dia 14 de outubro na Capital.

O serviço de hospedagem está sendo ofertado aos estudantes-atletas, aos professores técnicos e aos dirigentes coordenadores, que são as equipes indicadas pelas Coordenações Regionais de Educação (CRE) para acompanhar as 33 delegações participantes. “E dentro de cada delegação temos também um professor responsável por monitorar e fazer cumprir todas as orientações do Protocolo de Biossegurança da Covid-19”, acrescenta o superintendente.

Outra novidade, segundo Ítalo, foi a reestruturação administrativa do Comitê Central Organizador do evento que, com o apoio da tecnologia, modernizou os processos de inscrição e de gestão dos jogos que resultou na implantação do sistema de credenciamento e controle por meio de códigos de barras.  

A iniciativa representou maior segurança e eficiência na identificação e na mobilidade das equipes esportivas e técnicas, formadas por cerca de 2 mil integrantes de vários municípios goianos.

Cuidados redobrados

Segundo Ítalo, a mudança facilitou, inclusive, o controle do acesso das delegações às refeições servidas no restaurante oficial dos Jogos Estudantis, que está funcionando no Sesi Ferreira Pacheco. “Ficou muito mais organizado, ágil e prático”, pontua ele.

E para maior segurança de todos, o superintendente explica que o atendimento funciona de forma rotativa, das 11 às 14 horas (almoço) e das 18 às 21 horas (jantar).

Em tempos de pandemia, Ítalo afirma que o Governo de Goiás redobrou os cuidados com toda a logística do evento, incluindo o transporte, a hospedagem, a alimentação, as competições em si e até a premiação. “Respeitando o protocolo, decidimos não realizar a solenidade de abertura nem as atividades artísticas e culturais na abertura oficial”, comenta ele.

E ainda por questões de segurança, este ano a tradicional cerimônia de premiação também não será realizada. Serão os próprios estudantes-atletas que irão até a bandejas e pegarão suas respectivas medalhas.

Para Ítalo Aguiar, as mudanças implementadas nesta edição dos Jogos alçam Goiás ao mais alto patamar em termos de organização, colocando Goiás no mesmo nível dos Estados de Rondônia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Também de forma inédita, conforme explica Ítalo, todos os competidores receberam camisetas dos Jogos e a orientação dada a eles é de que, finalizada a competição, a roupa passe a ser utilizada nas aulas de Educação Física. Além disso, os participantes receberam ainda um kit, formado por sacochila, squeeze e duas máscaras.

Sobre os Jogos Estudantis

O maior evento esportivo estudantil do Estado de Goiás reúne, em Goiânia, cerca de dois mil alunos de diversos municípios goianos. As competições serão realizadas de 6 a 14 de outubro no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, no Centro; no Sesi Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva; e no Parque Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2.

Estarão em disputa 18 modalidades esportivas, individuais e coletivas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Parataekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

A fase Estadual, que inclui alunos de 12 a 14 anos (categoria Infanto), contará com a participação de 71 municípios, 139 instituições de ensino, 1.123 estudantes-atletas, 153 técnicos, 155 dirigentes, 74 servidores no Comitê Central Organizador, 31 voluntários, 40 servidores do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde e 13 integrantes da OAB Goiás, que compõe o Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos.

Os estudantes campeões desta fase serão os representantes de Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S), que serão realizados no Rio de Janeiro entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro.


Encontro reúne profissionais da Educação Especial em Santa Helena de Goiás

08.10.2021

Mediadora da Inclusão na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde, Maira Mendonça foi uma das convidadas do 2º Encontro de Profissionais da Educação Especial da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás. Maira, que é mestre em Educação com a temática Inclusão, fez a palestra ‘Educação Inclusiva: Flexibilização Curricular’.

O evento teve o objetivo de promover o debate sobre o papel da escola no processo de inclusão educacional. Ao todo, 75 profissionais que atuam na área da Inclusão na regional de Educação de Santa Helena de Goiás participaram do encontro.

Formação e Reflexão 

A palestrante, Maira Mendonça, fez no evento uma proposta para reflexão: ‘O que é inclusão para nós?.’ De acordo com ela, a Educação inclusiva se define pela garantia do direito de todos à Educação e pela valorização das diferenças culturais, étnico-raciais, sexuais, físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais, linguísticas, dentre outras.

Para Magna Lacerda, coordenadora regional de Educação de Santa Helena de Goiás, a formação para o apoio pedagógico, dos intérpretes de Libras e de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um dos muitos passos que precisam ser implementados para o pleno desenvolvimento da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva.

Segundo a coordenadora, é fundamental que os profissionais de apoio pedagógico se coloquem no lugar de mediadores no desenvolvimento de competências para a vida, procurando consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coordenadora ressaltou, ainda, que o objetivo da inclusão é promover o acesso, a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e ou altas habilidades/superdotação nas escolas comuns ou em centros especializados.

Sobre isso, a palestrante do evento, Maira Mendonça, falou sobre a importância da contratação de profissionais, de uma articulação intersetorial, da transversalidade da Educação, do atendimento educacional especializado, da formação de professores, da participação da família e da comunidade e da acessibilidade. Para a palestrante, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio a se enfrentar.

Boas práticas

Além da palestra formativa, os profissionais também compartilharam práticas de sucesso que desenvolveram com seus estudantes, com apresentações inovadoras.

Apresentação de práticas de sucesso
Apoio Pedagógico

  • Silvania Maria Borges, do Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho;
  • Ana Rízia de Sousa Pereira, do Colégio Estadual Vital de Oliveira;
  • Isabela Araújo dos Santos, da Escola Estadual Avelino Martins;
  • Eliane Silva Cunha, do Colégio Estadual Ana Nastre de Melo;
  • Ronilda de Oliveira Alves, da Escola Estadual Djalma de Freitas;
  • Luciene Oliveira Soares, do Colégio Estadual José Serafim Azevedo.

Profissional Intérprete de Libras

  • Leidiane Linhares da Silva Freitas, da Escola Estadual José Madalena;
  • Juliana Lopes Alves, do Cepi José Salviano Azevedo.

Professor de Atendimento Educacional Especializado

  • Estelamar da Costa Martins, da Escola Estadual Avelino Martins.

Secretária Adriana Aguiar participa de Seminário de Educação Básica Híbrida

07.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou na noite desta quinta-feira, 7, do Seminário de Educação Básica Híbrida 2021: a rede aprende com a rede, promovido pela Associação Nacional de Educação Básica e Híbrida (Anebhi). O evento teve o objetivo de promover uma roda de conversa, entre gestores, acerca das experiências das escolas, famílias, estudantes e as novas metodologias de ensino, diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

Dessa forma, o seminário oportunizou o relato positivo das experiências vivenciadas, demonstrando cada vez mais a necessidade de um trabalho diversificado e integrado entre a comunidade escolar e as famílias. Outra vertente discutida foi o uso das tecnologias como importante ferramenta de ensino e a necessidade do ensino híbrido, tanto no que diz respeito à integração entre tecnologias, como na elaboração de roteiros de estudo e escalonamento das práticas educacionais presenciais e não presenciais.

Durante o seminário, a secretária Adriana Aguiar participou da sala on-line de discussões sobre as boas práticas nas escolas particulares e públicas, do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. Na oportunidade, a secretária pôde contextualizar o cenário educacional no Tocantins do início da pandemia até a atualidade, elencando aos participantes o plano de ação da Secretaria, em conformidade com as deliberações do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, criado pelo governo do Estado, e do qual a Educação sempre participou com voz ativa.

“Assim como em todo o Brasil, a pandemia afetou muito a metodologia de ensino das redes estadual, municipais e particulares. Mas o Tocantins foi ágil, fomos o 3º estado do país a suspender as aulas, tendo como principal pilar de ação, a preservação da saúde". A secretária ainda relatou que o maior desafio foi atender diferentes realidades com equidade. “Só na rede estadual são 160 mil alunos, cerca de 20 mil servidores, 497 escolas, sendo 108 indígenas e ainda há unidades em comunidades remanescentes de Quilombo. Com muito trabalho e planejamento, e após avaliação diagnóstica, conseguimos atender aos diferentes públicos de acordo com suas necessidades e recursos disponíveis”.

A titular da Seduc ainda explicou que tem sido um momento de muito aprendizado, em que não só a educação, mas as relações interpessoais foram reinventadas. “Houve um estreitamento muito positivo do diálogo entre a comunidade escolar e as famílias e uma integração importante entre as gestões públicas e particulares, em busca de uma metodologia de ensino abrangente, seja ela remota, presencial, não presencial ou com a elaboração e entrega de roteiros de estudo, que fossem capazes de atender às necessidades dos alunos”.

Outro aspecto importante, compartilhado por todas as participantes da roda de conversa, foi que os profissionais da Educação nunca se doaram tanto como nestes tempos de pandemia, estão se desdobrando e usando de muita criatividade para atender a todas as demandas impostas pelas diferentes metodologias que precisam trabalhar. “Com certeza, os educadores estão empoderados e mais valorizados diante da necessidade do seu trabalho”, destacou Adriana Aguiar.

Participaram da sala de discussões a diretora de ensino de Jundiaí, Dionéia Biraia; a diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira; e a diretora do Colégio Fariam Brito, Lília Prisco, que tiveram como mediadora a consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), Anita Abet.


Escola estadual de Araguaína desenvolve projeto sobre o ensino da leitura e da escrita para a formação de jovens

07.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O projeto, ‘Um olhar interdimensional sobre o ensino de leitura e escrita para a formação do jovem do século XXI’ , desenvolvido pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína, teve como objetivo aproximar e direcionar estudantes do ensino médio no processo de ensino aprendizagens, como tomadas de decisões e escolhas que o acompanharão ao longo da construção e da execução do seu projeto de vida. Contribuiu ainda, para o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico dos jovens, para a formulação do próprio juízo de valor, de modo que se possa conviver no meio social, assim como agir em diferentes circunstâncias da vida.

Através do relato de experiência produzido pela professora, Maria de Fátima Moreira Cesar Valadares, observou-se que pensar em formação de alunos para o século XXI é pensar em uma educação de forma integral, que não se dá somente pelo ensino metódico da leitura e escrita, do objeto de estudo em si, ou habilidades cognitivas, mas também pela presença de um conjunto de habilidades essenciais no domínio das emoções e da natureza social. Ou seja, as práticas de ensino que envolvem leitura e escrita devem contribuir para a formação de competências que impactam outras dimensões da vida humana, no âmbito pessoal, social ou produtivo.

Percebeu-se também que é necessário ensinar e aprender de forma diferente, acreditando no potencial dos jovens, nas inovações e possibilidades de novas conquistas, além de buscar aprimoramentos, fazendo com que as instituições de ensino elaborem projetos e planos de aprendizagem mais revolucionários e significativos, baseados princípios da Educação Interdimensional, como o protagonismo e a pedagogia da presença. Além dos 4 pilares propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aprender a CONHECER, aprender a FAZER, aprender a CONVIVER e aprender a SER.

Este projeto foi um dos premiados pelo Selo ‘Quem Educa, Faz!’, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançado no edital nº 001, publicado no Diário Oficial do Tocantins, sob o n° 5.360, de 17 de maio de 2019.

O Selo objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas, em forma de relatos de experiência, que descrevam as ações exitosas desenvolvidas nas instituições públicas de ensino que se destacaram nas distintas etapas da educação básica, em 2019.

Confira a metodologia e o estudo na íntegra através do link abaixo:

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/escola-estadual-de-araguaina-desenvolve-projeto-sobre-o-ensino-da-leitura-e-da-escrita-para-a-formacao-de-jovens/2ljxjjacsck1


Educação promove formação sobre ensino híbrido e aprendizagens essenciais

07.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A formação ‘Ensino Híbrido - aprendizagens essenciais e avaliação diagnóstica’ foi realizada na manhã desta quinta-feira, 7, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O evento tem como objetivo apresentar os aspectos pedagógicos relacionados à elaboração da avaliação diagnóstica para subsidiar o retorno presencial dos estudantes. 

A formação, destinada aos secretários municipais de Educação e aos assessores da Assessoria de Apoio aos Municípios (Asmet) nas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, ocorreu por meio do canal oficial TV Seduc Tocantins, no YouTube, onde também ficará disponível para acesso.  Na ocasião, também foram apresentados detalhamentos do processo de elaboração da avaliação com o passo a passo da utilização das ferramentas Forms e google drive.

A avaliação, a ser desenvolvida, direciona-se ao ensino fundamental, do 1º ao 6º ano e conta com questões de Língua Portuguesa e Matemática, em que tanto a rede estadual, como a municipal, poderão utilizar seus resultados para subsidiar o planejamento do professor, orientando o trabalho junto aos estudantes, considerando o grau de dificuldade de aprendizagem conforme diagnóstico.

Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a formação é extremamente importante, pois possibilita que as redes estadual e municipais troquem experiências e direcionem o ensino híbrido da melhor forma possível em meio aos desafios da pandemia. “A proposta é que cada município desenvolva seu formulário diagnóstico e avalie os dados coletados, a fim de traçar um plano híbrido de aprendizagem adequado aos seus estudantes. Nossa prioridade é que esse trabalho, articulado entre as gestões, contribuam para uma educação de qualidade para todos os estudantes do Tocantins”, destacou.

A gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, reforçou a importância de se considerar os diferentes graus de dificuldade no planejamento do ensino híbrido. “A avaliação ajuda na identificação do que deve ser trabalhado de forma presencial e não presencial, considerando os graus de dificuldade dos componentes curriculares e as aprendizagens essenciais”, ponderou.

Durante a live, os técnicos da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Alessandra Quirino Chiarioni e Michael Monteiro Matos, apresentaram aos técnicos das redes municipais de ensino o passo a passo para criar os formulários, a partir da ferramenta Google Forms, e a gerarem a avaliação diagnóstica, bem como a análise e avaliação dos dados, em forma de tabelas e gráficos.


Governo do Amapá oferta cursos de pós-graduação com vagas para servidores e comunidade em geral

07.10.2021

Por: Da redação

O Governo do Amapá lançou nesta quarta-feira, 6, dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) com vagas para servidores efetivos do Estado e acadêmicos em geral. As oportunidades são para as áreas de Inovação Tecnológica e Recursos Naturais; e de Gestão Pública. 

As incrições acontecem de 6 a 9 de outubro. Para se candidatar, os interessados devem acessar o site da EAP e encaminhar os documentos necessários usando o link de inscrição, conforme os editais. O resultado final do processo está previsto para o mês de novembro.

São 40 vagas para a Especialização em Gestão Pública, sendo 20 para servidores efetivos e 20 para acadêmicos em geral. Já o curso de Inovação Tecnológica e Recursos Naturais terá 30 vagas dividida em 20 para servidores do quadro efetivo e 10 para o público acadêmico geral.

 

 VEJA AQUI O EDITAL PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

VEJA AQUI O EDITAL PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E RECURSOS NATURAIS

 

O lançamento aconteceu na Escola de Administração Pública (EAP). De acordo com o gestor do órgão, Jorielson Nascimento, o intuito é incentivar o servidor a buscar qualificação, além de garantir à comunidade em geral a oportunidade de aperfeiçoar o currículo acadêmico. 

“A Administração Pública busca a formação e o desenvolvimento profissional da sua equipe de forma permanente. Queremos formar o maior número de servidores e, também, oportunizar a comunidade acadêmica a ter outras chances de participar de uma pós”, destacou.

O processo faz parte de uma ação conjunta entre EAP, Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).


Governo do Amapá inicia entrega kits escolares para estudantes de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos

07.10.2021

Por: Fernando Carneiro Pereira

O Governo do Amapá iniciou a distribuição de 6 mil kits escolares para os estudantes de ensino médio Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 58 escolas estaduais e municipais nos 16 municípios.

A entrega começou na última terça-feira, com a distribuição de 300 kits para alunos das escolas estaduais Rivanda Nazaré da S. Guimarães e Maria Neusa do Carmo, na zona norte da capital.

O projeto tem como foco o acesso, a inclusão e a permanência do aluno nos estudos, garantindo a aprendizagem e a conclusão da EJA. O objetivo é alcançar 6 mil alunos deste nível de ensino de escolas estaduais e municipais.

Os kits são compostos canetas esferográficas, um grafite com ponteiras, um lápis e uma régua. A distribuição ocorreu com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Ao todo, foram adquiridos 15.329 kits por meio dos recursos do Ministério da Educação que ultrapassam R$ 787 mil.

Esse é o segundo ano consecutivo que o Governo do Estado realiza a entrega de materiais escolares. Em 2020, aproximadamente 5.500 alunos da EJA médio já haviam recebido os kits.

Incentivo

Paulo Sérgio da Silva, 53 anos, é estudante da 1ª série do ensino médio da escola Maria Neusa do Carmo e afirma que a entrega do kit é um sinal de economia.

“Esse kit chega em um momento muito bom. Em casa somos cinco pessoas e isso já evita que a gente tenha que tirar do pão das crianças para comprar material. Além de me incentivar a seguir nos estudos e atingir meu objetivo depois de 30 anos, que é finalizar o ensino médio e ir para a faculdade”, disse Paulo.

Maria Cleide Barbosa é estudante da 3ª série do ensino médio da escola Rivanda Nazaré da S. Guimarães e conta que receber mais uma vez o kit reforça a vontade de seguir nos estudos.

“Receber esse material é um ótimo incentivo. Poder concluir o ensino médio depois de 38 anos tem valido a pena, ainda mais quando sabemos que estão preocupados conosco, com a escola oferecendo o necessário para não pararmos de estudar”, afirmou a estudante.

Segundo a coordenadora de Ensino Especial (Ceesp), Helizangela Lima, a entrega garante que outros familiares também tenham materiais escolares, devido a economia feita pelos estudantes. “Essa iniciativa contempla tanto a rede estadual quanto a rede municipal de ensino para estudantes da EJA. Sabemos que a maioria deles são pais e tem filhos que ainda estudam. Com essa entrega eles garantem a compra do material escolar de outro familiar e continuam dentro da escola”, completou a coordenadora.