Currículo e Novo Ensino Médio

Currículo e Novo Ensino Médio

Sobre a Frente

última atualização: 10 de junho de 2019

A Frente de Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em março de 2019, em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

Por meio da frente, os estados começaram a construir os currículos e a arquitetura do Novo Ensino Médio. Os secretários Rossieli Soares (SP), Aléssio Trindade (PB), Suamy Vivecananda (RO) e Getúlio Marques (RN) estão na coordenação desse trabalho. 

Aproximadamente 150 técnicos estaduais estão envolvidos na construção dos currículos e da nova arquitetura. Entre os cinco convidados por estado, existem perfis diferentes de profissionais, que irão contribuir em suas áreas de atuação, como coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e os responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.

Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna são parceiros do Consed nesta iniciativa.

São Paulo sedia 1º encontro

Na programação do 1º encontro, que acontece de 10 a 12 de junho, estão previstos debates, oficinas de imersão, diagnóstico e construção curricular. As atividades estão sendo realizadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo - EFAP.

Participaram da mesa de abertura, mediada pela professora Kátia Smole, os secretários de Educação, Rossieli Soares (SP) e Aléssio Trindade (PB), o diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Wisley Pereira, e o conselheiro do Conselho Nacional de Educação - CNE, Eduardo Deschamps.