Currículo e Novo Ensino Médio

Anos anteriores
BNCC e Flexibilização
A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular estabeleceu como propósito de sua atuação apoiar a elaboração de um posicionamento do Consed para: incidência na definição de um desenho de BNCC que potencialize a flexibilização curricular e a concepção de um conjunto de premissas comuns aos estados para a construção de arquiteturas de flexibilização curricular que promovam igualdade de acesso e aprendizagem a todos os estudantes.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
- Buscar formas de influenciar a proposta da BNCC para assegurar a real possibilidade de execução da flexibilização curricular;
- Ter um posicionamento dos estados de premissas comuns para todos garantindo a qualidade e equidade no desenho da arquitetura curricular do EM envolvendo a flexibilização curricular;
- Compartilhar experiências de flexibilização curricular em ação.
A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 - Publicação: Relatos de iniciativas de flexibilização Curricular
A publicação contem textos de relatos de experiências dos estados que possuem iniciativas de flexibilização curricular.
Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2- Documento: Compilação de Planos Estaduais de Comunicação sobre as mudanças no Ensino Médio
O documento contem o trabalho realizado pela frente na concepção de uma proposta de documento matriz para a elaboração de planos de comunicação sobre as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio e o seu desdobramento em cada estado na concepção de um Plano Estadual de Comunicação do Novo Ensino Médio.
Produto 3 - Documento com consensos e dissensos sobre a proposta da BNCC do EM
O documento é fruto das reflexões dos técnicos integrantes da frente considerando a proposta da versão 2 da BNCC, a proposta do MEC para a versão 3 da BNCC do EM e a necessidade de viabilidade da flexibilização curricular.
Ensino de Tempo Integral
A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral estabeleceu como propósito o compromisso com iniciativas que contribuam com a implementação das políticas de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio no contexto da Lei 13415.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
- Fomentar reflexões, debates e experiências que colaborem para o atendimento da implementação da política de tempo integral com qualidade;
- Compartilhar experiências e expertizes dos estados no contexto das propostas das escolas de ETI;
- Elaborar propostas e ações para o Consed se posicionar mediante políticas públicas para ETI;
- Identificar contribuições da ETI para o desenvolvimento do Ensino Médio no contexto da Lei 13415.
A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 – Documento: Mapa do processo de implementação da política de ETI nos estados
O documento é fruto de um questionário elaborado pelos técnicos integrantes da frente e contem informações dos estados sobre o processo de implementação da politica de ETI nos estados considerando a politica de fomento do Ministério da Educação no seu primeiro ano de implementação
Esse documento faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2 – Publicação: Boas Práticas de Ensino em Tempo Integral
A publicação contem textos de todos os estados sistematizando e compartilhando experiências de sucesso que contribuem para a implementação da Política de ETI.
Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.
Produto 3 - Documento de proposições para alterações na Portaria no. 727/2017
Documento com o conjunto de proposições de mudanças, com argumentos e propostas de soluções, elaboradas pelos técnicos integrantes da frente que foi validado em Reunião Extraordinária do Consed e encaminhado ao Ministério da Educação na ocasião da Reunião Extraordinária.
Educação Profissional e Técnica
A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica estabeleceu como propósito de sua atuação criar estratégias para expandir a oferta com qualidade da Educação Profissional e Técnica em consonância com o Novo Ensino Médio.
Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:
1. Contribuir para o cumprimento das metas 3,7,10 e 11 do Plano Nacional de Educação;
2. Desenvolver estratégias para valorizar e fortalecer a Educação Profissional e Técnica Pública;
3. Promover premissas para uma Educação Profissional e Técnica Pública de Qualidade;
4. Desenvolver estratégias para ampliar a oferta pública com qualidade de Educação Profissional e Técnica.
A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:
Produto 1 – Plataforma Digital para socialização de documentos da política de EPT nos estados
Foi desenvolvido um depositório on line no qual é possível acessar Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs de cada Estado e Normativas. Os documentos estão categorizados e catalogados de acordo com as diferentes ofertas e normativas existentes, considerando a seguinte organização:
Matrizes e Planos de cursos
- Materiais pedagógicos
- Métodos de avaliação
- Normativas para contratação de professores
- Normativas para compra de laboratórios e insumos
- Certificação do aluno
Para mais informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.
Produto 2 –Documentos com sugestões ou criação de propostas para Programas de apoio à expansão e a qualidade do ETP.
Elaboração de uma proposta de Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE - custeio e capital) para a Educação Profissional;
Produção de um documento com sugestão de melhoria para o PAR por meio do Programa Brasil Profissionalizado;
Produção de um documento com sugestão de melhoria para o programa MedioTec.
Para maiores informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.
Produto 3 – Instituição de um Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Estadual de Educação Profissional e técnica de nível médio – CPPGE- EPT.
O Comitê foi aprovado em Reunião Extraordinária do Consed. Como pauta para as primeiras ações do comitê foram destacados: abordar dificuldades na execução do Mediotec, encaminhar documento com proposta de PDDE para EPT e documento com sugestões de melhorias para o PAR- Brasil Profissionalizado.
Em resumo, esses foram os objetivos do GT para 2017 e 2018
- Garantir formação técnica para equipe das Secretarias Estaduais de Educação;
- Promover e disseminar conhecimento para qualificar o desenho de propostas de arquitetura curricular para o EM (BNCC + Flexibilização Curricular)
- Promover debate estratégico e o desenho de soluções para potencializar a Educação Técnica Profissional no contexto do novo modelo do EM
- Promover o debate estratégico e o desenho de soluções para aumentar a oferta de ampliação do tempo do EM, na perspectiva de garantir a qualidade das propostas de modelos de Ensino de Tempo Integral
DOCUMENTOS DE 2017
Apresentações e documentos utilizadas ou compartilhadas nos momentos de trabalho coletivo podem ser acessadas nos links a seguir:
- Ensaio de modelo de flexibilização curricular baseado em um sistema de créditos
- Rodas de Conversa sobre o desenvolvimento do EM
- Perspectivas para a agenda de desenvolvimento do ensino médio
- Resultados preliminares do estudo: Análise comparada de modelos de Ensino Médio com flexibilização curricular e orientação ao trabalho
- Apresentações compartilhadas no 1º. Seminário Internacional do GT do EM
- E-book boas práticas Desenvolvimento do Ensino Médio - GT Ensino Médio 2017
CURSO DE PLANEJAMENTO
Entre os anos de 2017 e 2018, Consed, Itaú BBA, Instituto Unibanco e Insper promoveram o Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio.
O objetivo dessa inciativa foi realizar um programa de formação com todas as secretarias de educação para discutir o desenvolvimento do ensino médio, no contexto da Lei 13.415/2017.
Objetivos específicos do Programa
- Formular possíveis agendas de desenvolvimento para o Ensino Médio, no contexto da flexibilização curricular;
- Elaborar planos de implementação para as agendas de desenvolvimento propostas.
Programa foi organizado em três grandes blocos:
Bloco 1: Discussão do desenvolvimento do ensino médio.
Objetivo: Definição de possíveis Agendas para o desenvolvimento do EM.
Bloco 2: Desenvolvimento dos planos de implementação para as agendas formuladas.
Objetivo: Elaboração do Plano de Implementação
Bloco 3 – Seminário de apresentação dos Planos de Implementação.
Objetivo: Compartilhamento de Experiências
Todos os módulos do Programa contaram com dois blocos de atividades: presenciais no Insper e Ações de campo nas Secretarias de Educação.
O Programa teve a adesão de 100% das Secretarias Estaduais de Educação.
Cada Secretaria de Educação Estadual inscreveu 2 técnicos para a modalidade Presencial e 2 técnicos para a modalidade de Ações de campo.
No ano de 2017, aconteceram 4 módulos: junho, agosto, setembro e novembro.
No ano de 2018, foram mais 2 módulos e o seminário final.
MAPA DE AUTORES
2019
26 Estados e o Distrito Federal
4 Secretários de Educação líderes da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio;
135 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação;
9 parceiros institucionais: Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento Pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.
1. Coordenador de Etapa: Técnico responsável pelo Ensino Médio na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
2. Articulador de Itinerários / EPT: Técnico responsável pela Educação Profissional na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
3. Articulador de Itinerários / Áreas do Conhecimento: Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.
4. Coordenador Pedagógico de ETI: Técnico responsável pelo Ensino em Tempo Integral na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no EMTI.
5. Ponto Focal Global: Pessoa de confiança do Secretário que ocupa uma posição de liderança, tem poder de decisão e capacidade de articular as várias frentes de ação e os integrantes da Equipe Estadual de Currículo do Ensino Médio da Secretaria.
2017 e 2018
26 Estados e o Distrito Federal
5 Secretários de Educação líderes das frentes de trabalho do GT do EM;
81 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação representando 3 frentes de trabalho do GT do EM;
Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação participando do Curso de Planejamento;
3 parceiros institucionais: Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura;
9 produtos elaborados pelas frentes de trabalho do GT do EM;
Produção do Livro Virtual do GT do EM
Coordenador Geral do GT do EM
Aléssio Trindade – Secretario de Educação da Paraíba
Coordenadores da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular
Claudia Santa Rosa – Secretária de Educação do Rio Grande do Norte
Júlio Gregório – Secretário de Educação do Distrito Federal
Coordenador da Frente de Educação Profissional e Técnica
Aléssio Trindade - Secretario de Educação da Paraíba
Coordenadoras da Frente de Ensino de Tempo Integral
Cecília Mota – Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul
Macaé Evaristo – Secretária de Educação de Minas Gerais
Técnicos da Frente de BNCC e Flexibilização
AC - Wúdson Chaves da Silva
AL - Daniel Marinho
AM - Antônio Menezes da Costa
AP - Dina do Livramento Melo Guedes
BA - Tereza Santos Farias
CE - Rogers Mendes
DF - Fernando Wirthmann Ferreira
ES - Andrea Guzzo Pereira
GO - Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
MA - Nádya Christina Guimarães Dutra
MG - Cecília Cristina Resende Alves
MS - Joseley Adimar Ortiz
MT - Gracindo Rogério GOmes
PA - Káire Michely Alves Alcântara
PB - Robson Rubenilson dos Santos Ferreira
PE - Raquel Francileide Queiroz Fideles
PI - Carlos Alberto Pereira da Silva
PR - Meryna Therezinha Juliano Rosa
RJ - Fernanda Lima Sant'Anna da Motta
RN - Geralda Efigênia Macedo da Silva
RO - Elcilene Neves de Araújo Ribas
RR - Nildete Silva de Melo
RS - José Adilson Santos Antunes
SC - Sirley Damian de Medeiros
SE - Maria Gilvania Guimarães dos Santos
SP - Herbert Gomes da Silva
TO - Luzia América Gama de Lima
Técnicos da Frente de EPT
AC - Nayra Claudinne Guedes Menezes Colombo
AL - Ricardo Lisboa
AM - Roberta Prestes da Silva
AP - Eliane Maria de Oliveira Silva
BA - Enimara Ferreira da Silva Lins
CE - Jussara de Luna Batista
DF - Joelma Bomfim da Cruz Campos
ES - Tania Amelia Guimarães de Assis
GO - João Batista Peres Júnior
MA - Elinaldo Soares Silva
MG - Renato Lopes
MS - Davi Santos
MT - Claudia Ines Dahmer
PA - Mari Elisa Santos de Almeida
PB - Antonio Américo Falcone de Almeida
PE - Paulo Dutra
PI - Adriana de Moura Elias Silva
PR - Ana Nelly de Castro Gregório
RJ - Vivian Barbosa de B. A. Barros
RN - Rosinete Marinho de Oliveira
RO - Adir Josefa de Oliveira
RR - Nildete Silva de Melo
RS - Marta Bulling
SC - Zulmara Luiza Gesser
SE - Elito Hora Fontes Menezes
SP - Maria Cecilia Travaim Camargo
TO - Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante
Técnicos da Frente de ETI
AC - Siusete Lima teixeira
AL - Ilson Barboza Leão Júnior
AM - Luis Fonseca de Araújo Filho
AP - Sara Merces Ribeiro
BA - Catarina Cerqueira
CE - Sandra Maria Rodrigues
DF - Maria Leoneide Rodrigues de Almeida
ES - Elaine Cristina Rossi Pavani
GO - Silvone Fernandes Melchior Silva
MA - Fernanda Passos Dias Wolff
MG - Wladmir Tadeu Silveira Coelho
MS - Maria Gorete Siqueira Silva
MT - Waleska Goncalves de Lima
PA - Jane Freire Cardoso
PB - Gabriel dos Santos Souza Gomes
PE - Maria de Araújo Medeiros Souza
PI - Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura
PR - Zulsi Rohr
RJ - Carla Bertânia Conceição de Souza
RN - Maria de Lourdes Matias Julião
RO - Adriana Teixeira Nobre
RR - Graciela
RS - Adriana Schneider
SC - Júlia Siqueira da Rocha
SE - Sarah Karenine Paes Ribeiro Proença
SP - Maria Silvia Sanchez Bortolozzo
TO - Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias
Técnicos participantes do Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio
AC - NAYRA CLAUDINNE GUEDES MENEZES COLOMBO (Titular)
AC - WUDSON CHAVES DA SILVA (Titular)
AL - ANTONIO DANIEL MARINHO RIBEIRO (Titular)
AL - RICARDO LISBOA MARTINS (Titular)
AL - FABIANA ALVES DE MELO DIAS (Suplente)
AL - ILSON BARBOZA LEÃO JÚNIOR (Suplente)
AP - SARA DAS MERCES RIBEIRO (Titular)
AP - ELIANE MARIA DE OLIVEIRA SILVA (Titular)
AP - WANDA MARIA DA SILVA FERREIRA LIMA (Suplente)
AP - MARTA ROSANGELA COSTA DOS SANTOS (Suplente)
AM - HADAQUEL DA SILVA ALCÃNTARA (Titular)
AM - ANTONIO MENEZES DA COSTA (Titular)
AM - LÚCIA REGINA DOS SANTOS ANDRADE (Suplente)
AM - HELLEN GRACE MELO GOMES (Suplente)
BA - ROBERTO ARAUJO ALVES (Titular)
BA - TEREZA SANTOS FARIAS (Titular)
BA - INDIA CLARA NASCIMENTO (Suplente)
BA - ENIMARA FERREIRA DA SILVA LINS (Suplente)
CE - ROGERS VASCONCELOS MENDES (Titular)
CE - IDEIGIANE TERCEIRO NOBRE (Suplente)
CE - FRANCISCO ANTONIO TAUMATURGO DE ARAÚJO (Suplente)
CE - MARIA ELIZABETE DE ARAÚJO (Titular)
DF - MARIA DO ROSÁRIO CORDEIRO ROCHA (Suplente)
DF - FERNANDO WIRTHMANN FERREIRA (Titular)
DF - GEORGE AMILTON MELO SIMÃES (Titular)
ES - WOLMAR MARVILLA MELO (Titular)
ES - RAFAELA TEIXEIRA POSSATO DE BARROS (Suplente)
ES - JOAO PAULO DEROCY CEPA (Suplente)
ES - ANDRÉA GUZZO PEREIRA (Titular)
GO - REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA RODRIGUES (Titular)
GO - JOAO BATISTA PERES JUNIOR (Titular)
GO - CLOVES DA SILVA JUNIOR (Suplente)
GO - LILIAN RODRIGUES RIOS (Suplente)
MA - ELINALDO SOARES SILVA (Titular)
MA - ALBELITA LOURDES MONTEIRO CARDOSO (Titular)
MA - JACY PIRES DOS SANTOS (Suplente)
MT - GRACINDO ROGERIO GOMES (Titular)
MT - CLÁUDIA INÈS DAHMER (Suplente)
MT - THIAGO MORATELLI (Suplente)
MT - ÉDERSON ANDRADE (Titular)
MS - PEDRO AUGUSTO CARDOSO EVANGELISTA (Titular)
MS - JOSELEY ADIMAR ORTIZ (Suplente)
MS - JULIO VELOSO DOS SANTOS (Suplente)
MS - ROSANGELA PEREIRA ALVES DE LEMOS (Titular)
MG - MÁRCIO ANTÔNIO FONSECA (Suplente)
MG - RENATO LOPES (Titular)
MG - WLADMIR TADEU SILVEIRA COELHO (Titular)
MG - EDILENE CASSIA DE SOUZA ARAÚJO (Suplente)
PA - JOSEANE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Titular)
PA - MARI ELISA SANTOS DE ALMEIDA (Titular)
PA - JANE FREIRE CARDOSO (Suplente)
PB - GABRIEL DOS SANTOS SOUZA GOMES (Titular)
PB - ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA (Titular)
PB - ANTONIO DE PÃDUA CAETANO DE LIMA SOBRINHO (Suplente)
PR - MERYNA THEREZINHA JULIANO ROSA (Titular)
PR - CASSIANO ROBERTO NASCIMENTO OGLIARI (Titular)
PR - ANA NELLY DE CASTRO GREGORIO (Suplente)
PR - ZULSI MARIA TEIXEIRA ROHR (Suplente)
PE - RAQUEL FRANCICLEIDE DE QUEIROZ FIDELIS (Titular)
PE - MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA (Titular)
PE - JANAINNA LAETITIA (Suplente)
PI - CLEBE SOUSA (Suplente)
PI - MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA (Suplente)
PI - GEUSÉLIA GONÇALVES DE MOURA CAVALCANTE (Titular)
RJ - FERNANDA LIMA SANT ANNA DA MOTTA (Titular)
RJ - VIVIAN BARBOSA DE BRITO ALVES BARROS (Titular)
RJ - FABIANO SOUZA (Suplente)
RN - GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA (Titular)
RN - ROSINETE MARINHO DE OLIVEIRA (Titular)
RN - SAYONARA REGO FONTES (Suplente)
RN - AGIVAN MARIA LOPES GODEIRO GODEIRO (Suplente)
RS - JOSÉ ADILSON SANTOS ANTUNES (Suplente)
RS - RAQUEL PADILHA DA SILVA (Titular)
RS - LADRIANA SCHNEIDER (Titular)
RO - NDONIADJAIR DE SOUZA SILVA (Titular)
RO - NDONIACLEIDIMARA ALVES (Suplente)
RO - ONDONIASILVANIA GREGORIO CARLOS (Titular)
RR - ORAIMAMARIA LUCIMAR SALES GOMES (Titular)
RR - ORAIMANILDETE SILVA DE MELO (Titular)
RR - ELANE TRAJANO DOS SANTOS (Suplente)
RR - SHIRLEY MARIA TORREIAS DALLAGNOL (Suplente)
SC - JULIA SIQUEIRA DA ROCHA (Titular)
SC - SIRLEY DAMIAN DE MEDEIROS (Titular)
SC - ELCIO CECCHETTI (Suplente)
SC - MARIANA TAUBE ROMERO (Suplente)
SP - VALÉRIA TARANTELLO DE GEORGEL (Suplente)
SP - VALÉRIA ARCARI MUHI (Suplente)
SP - HERBERT GOMES DA SILVA (Titular)
SP - HELENA ACHILLES (Titular)
SE - MARIA GILVANIA GUIMARAES DOS SANTOS (Titular)
SE - JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES (Titular)
SE - ANA CRISTINA DANTAS DA SILVA CRISTINA DANTAS (Suplente)
TO - ANGELA MARIA ENGEL JUNGBLUT (Suplente)
TO - JOANA DOS REIS NERES GOMES (Titular)
TO - LUZIA AMERICA GAMA DE LIMA (Titular)
TO - JEMIMA GERTRUDES BARREIRA CAVALCANTE (Suplente)
Parceiros Técnicos e financiadores
Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura
Apoio à Coordenação geral do GT do EM
Beatriz Ferraz – Itaú BBA
Apoio à coordenação da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular
Alexsandro Santos – Instituto Unibanco
Apoio à coordenação da Frente de Educação Profissional e Técnica
Carla Chiamareli
Apoio à coordenação da Frente de Ensino de Tempo Integral
Beatriz Ferraz – Itaú BBA
Fabiana Pedrosa – Instituto Natura
Regiane Mendes (Consultora)