Currículo e Novo Ensino Médio

Currículo e Novo Ensino Médio

Anos anteriores



Nos anos de 2017 e 2018, o então GT do Ensino Médio estava dividido em três Frentes de Trabalho:

BNCC e Flexibilização

A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular estabeleceu como propósito de sua atuação apoiar a elaboração de um posicionamento do Consed para: incidência na definição de um desenho de BNCC que potencialize a flexibilização curricular e a concepção de um conjunto de premissas comuns aos estados para a construção de arquiteturas de flexibilização curricular que promovam igualdade de acesso e aprendizagem a todos os estudantes.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

  1. Buscar formas de influenciar a proposta  da BNCC para assegurar a real possibilidade de execução da flexibilização curricular;
  2. Ter um posicionamento dos estados de premissas comuns para todos garantindo a qualidade e equidade no desenho da arquitetura curricular do EM envolvendo a flexibilização curricular;
  3. Compartilhar experiências de flexibilização curricular em ação.

A Frente de trabalho BNCC e Flexibilização Curricular pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 - Publicação: Relatos de iniciativas de flexibilização Curricular

A publicação contem textos de relatos de experiências dos estados que possuem iniciativas de flexibilização curricular.

Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2- Documento: Compilação de Planos Estaduais de Comunicação sobre as mudanças no Ensino Médio

O documento contem o trabalho realizado pela frente na concepção de uma proposta de documento matriz para a elaboração de planos de comunicação sobre as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio e o seu desdobramento em cada estado na concepção de um Plano Estadual de Comunicação do Novo Ensino Médio.

Produto 3 - Documento com consensos e dissensos sobre a proposta da BNCC do EM 

O documento é fruto das reflexões dos técnicos integrantes da frente considerando a proposta da versão 2 da BNCC, a proposta do MEC para a versão 3 da BNCC do EM e a necessidade de viabilidade da flexibilização curricular.


Ensino de Tempo Integral

A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral estabeleceu como propósito o compromisso com iniciativas que contribuam com a implementação das políticas de educação integral em tempo integral para o Ensino Médio no contexto da Lei 13415.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

  1. Fomentar reflexões, debates e experiências que colaborem para o atendimento da implementação da política de tempo integral com qualidade;
  2. Compartilhar experiências e expertizes dos estados no contexto das propostas das escolas de ETI;
  3. Elaborar propostas e ações para o Consed se posicionar mediante políticas públicas para ETI;
  4. Identificar contribuições da ETI para o desenvolvimento do Ensino Médio no contexto da Lei 13415.

A Frente de trabalho Ensino de Tempo Integral pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 – Documento: Mapa do processo de implementação da política de ETI nos estados

O documento é fruto de um questionário elaborado pelos técnicos integrantes da frente e contem informações dos estados sobre o processo de implementação da politica de ETI nos estados considerando a politica de fomento do Ministério da Educação no seu primeiro ano de implementação 

Esse documento faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2 – Publicação: Boas Práticas de Ensino em Tempo Integral

A publicação contem textos de todos os estados sistematizando e compartilhando experiências de sucesso que contribuem para a implementação da Política de ETI.

Essa publicação faz parte do Livro Virtual do GT do EM.

Produto 3 - Documento de proposições para alterações na Portaria no. 727/2017

Documento com o conjunto de proposições de mudanças, com argumentos e propostas de soluções, elaboradas pelos técnicos integrantes da frente que foi validado em Reunião Extraordinária do Consed e encaminhado ao Ministério da Educação na ocasião da Reunião Extraordinária.


Educação Profissional e Técnica

A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica estabeleceu como propósito de sua atuação criar estratégias para expandir a oferta com qualidade da Educação Profissional e Técnica em consonância com o Novo Ensino Médio.

Os objetivos da frente de trabalho ao longo do ano de 2017 foram:

1. Contribuir para o cumprimento das metas 3,7,10 e 11 do Plano Nacional de Educação;

2. Desenvolver estratégias para valorizar e fortalecer a Educação Profissional e Técnica Pública;

3. Promover premissas  para uma Educação Profissional e Técnica Pública de Qualidade;

4. Desenvolver estratégias para ampliar a oferta pública com qualidade de Educação Profissional e Técnica.

A Frente de trabalho Educação Profissional e Técnica pactuou a elaboração de 3 produtos para o ano de 2017:

Produto 1 – Plataforma Digital para socialização de documentos da política de EPT nos estados

Foi desenvolvido um depositório on line no qual é possível acessar Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs de cada Estado e Normativas. Os documentos estão categorizados e catalogados de acordo com as diferentes ofertas e normativas existentes, considerando a seguinte organização:

Matrizes e Planos de cursos

- Materiais pedagógicos

- Métodos de avaliação

- Normativas para contratação de professores

- Normativas para compra de laboratórios e insumos

- Certificação do aluno

Para mais informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.

Produto 2 –Documentos com sugestões ou criação de propostas para Programas de apoio à expansão e a qualidade do ETP.

Elaboração de uma proposta de Programa Dinheiro Direto na Escola  (PDDE - custeio e capital) para a Educação Profissional;

Produção de um documento com sugestão de melhoria para o PAR por meio do Programa Brasil Profissionalizado;

Produção de um documento com sugestão de melhoria para o programa MedioTec.

Para maiores informações sobre essa produção consulte o Livro Virtual do GT do EM.

Produto 3 – Instituição de um Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Estadual de Educação Profissional e técnica de nível médio – CPPGE- EPT.

O Comitê foi aprovado em Reunião Extraordinária do Consed. Como pauta para as primeiras ações do comitê foram destacados: abordar dificuldades na execução do Mediotec, encaminhar documento com proposta de PDDE para EPT e documento com sugestões de melhorias para o PAR- Brasil Profissionalizado.


Em resumo, esses foram os objetivos do  GT para 2017 e 2018

- Garantir formação técnica para equipe das Secretarias Estaduais de Educação;


- Promover e disseminar conhecimento para qualificar o desenho de propostas de arquitetura curricular para o EM (BNCC + Flexibilização Curricular)

- Promover debate estratégico e o desenho de soluções para potencializar a Educação Técnica Profissional no contexto do novo modelo do EM

- Promover o debate estratégico e o desenho de soluções para aumentar a oferta de ampliação do tempo do EM, na perspectiva de garantir a qualidade das propostas de modelos de Ensino de Tempo Integral


DOCUMENTOS DE 2017

Apresentações e documentos utilizadas ou compartilhadas nos momentos de trabalho coletivo podem ser acessadas nos links a seguir:

Ensaio de modelo de flexibilização curricular baseado em um sistema de créditos

- Rodas de Conversa sobre o desenvolvimento do EM

Perspectivas para a agenda de desenvolvimento do ensino médio

- Resultados preliminares do estudo: Análise comparada de modelos de Ensino Médio com flexibilização curricular e orientação ao trabalho

- Apresentações compartilhadas no 1º. Seminário Internacional do GT do EM

E-book boas práticas Desenvolvimento do Ensino Médio - GT Ensino Médio 2017


CURSO DE PLANEJAMENTO

Entre os anos de 2017 e 2018, Consed, Itaú BBA, Instituto Unibanco e Insper promoveram o Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio.

O objetivo dessa inciativa foi realizar um programa de formação com todas as secretarias de educação para discutir o desenvolvimento do ensino médio, no contexto da Lei 13.415/2017.

Objetivos específicos do Programa

- Formular possíveis agendas de desenvolvimento para o Ensino Médio, no contexto da flexibilização curricular;

- Elaborar planos de implementação para as agendas de desenvolvimento propostas.

Programa foi organizado em três grandes blocos:

Bloco 1: Discussão do desenvolvimento do ensino médio.

Objetivo: Definição de possíveis Agendas para o desenvolvimento do  EM.

Bloco 2: Desenvolvimento dos planos de implementação para as agendas formuladas.

Objetivo: Elaboração do Plano de Implementação

Bloco 3 – Seminário de apresentação dos Planos de Implementação.

Objetivo: Compartilhamento de Experiências

Todos os módulos do Programa contaram com dois blocos de atividades: presenciais no Insper e Ações de campo nas Secretarias de Educação.

O Programa teve a adesão de 100% das Secretarias Estaduais de Educação.

Cada Secretaria de Educação Estadual inscreveu 2 técnicos para a modalidade Presencial e 2 técnicos para a modalidade de Ações de campo.

No ano de 2017, aconteceram 4 módulos: junho, agosto, setembro e novembro.

No ano de 2018, foram mais 2 módulos e o seminário final.


MAPA DE AUTORES

2019

26 Estados e o Distrito Federal

4 Secretários de Educação líderes da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio;

135 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação;

9 parceiros institucionais: Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento Pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.

1. Coordenador de Etapa: Técnico responsável pelo Ensino Médio na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

2. Articulador de Itinerários / EPT: Técnico responsável pela Educação Profissional na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

3. Articulador de Itinerários / Áreas do Conhecimento: Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no ProBNCC.

4. Coordenador Pedagógico de ETI: Técnico responsável pelo Ensino em Tempo Integral na Secretaria. Recomenda-se que seja a mesma pessoa que ocupa essa função no EMTI.

5. Ponto Focal Global: Pessoa de confiança do Secretário que ocupa uma posição de liderança, tem poder de decisão e capacidade de articular as várias frentes de ação e os integrantes da Equipe Estadual de Currículo do Ensino Médio da Secretaria.


2017 e 2018

26 Estados e o Distrito Federal

5 Secretários de Educação líderes das frentes de trabalho do GT do EM;

81 Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação representando 3 frentes de trabalho do GT do EM;

Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação participando do Curso de Planejamento;

3 parceiros institucionais: Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura;

9 produtos elaborados pelas frentes de trabalho do GT do EM;

Produção do Livro Virtual do GT do EM

Coordenador Geral do GT do EM

Aléssio Trindade – Secretario de Educação da Paraíba

Coordenadores da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular

Claudia Santa Rosa – Secretária de Educação do Rio Grande do Norte

Júlio Gregório – Secretário de Educação do Distrito Federal

Coordenador da Frente de Educação Profissional e Técnica

Aléssio Trindade - Secretario de Educação da Paraíba

Coordenadoras da Frente de Ensino de Tempo Integral

Cecília Mota – Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul

Macaé Evaristo – Secretária de Educação de Minas Gerais

Técnicos da Frente de BNCC e Flexibilização

AC - Wúdson Chaves da Silva

AL - Daniel Marinho

AM - Antônio Menezes da Costa

AP - Dina do Livramento Melo Guedes

BA - Tereza Santos Farias

CE - Rogers Mendes

DF - Fernando Wirthmann Ferreira

ES - Andrea Guzzo Pereira

GO - Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues

MA - Nádya Christina Guimarães Dutra

MG - Cecília Cristina Resende Alves

MS - Joseley Adimar Ortiz

MT - Gracindo Rogério GOmes

PA - Káire Michely Alves Alcântara

PB - Robson Rubenilson dos Santos Ferreira

PE - Raquel Francileide Queiroz Fideles

PI - Carlos Alberto Pereira da Silva

PR - Meryna Therezinha Juliano Rosa

RJ - Fernanda Lima Sant'Anna da Motta

RN - Geralda Efigênia Macedo da Silva

RO - Elcilene Neves de Araújo Ribas

RR - Nildete Silva de Melo

RS - José Adilson Santos Antunes

SC - Sirley Damian de Medeiros

SE - Maria Gilvania Guimarães dos Santos

SP - Herbert Gomes da Silva

TO - Luzia América Gama de Lima

Técnicos da Frente de EPT

AC - Nayra Claudinne Guedes Menezes Colombo

AL - Ricardo Lisboa

AM - Roberta Prestes da Silva

AP - Eliane Maria de Oliveira Silva

BA - Enimara Ferreira da Silva Lins

CE - Jussara de Luna Batista

DF - Joelma Bomfim da Cruz Campos 

ES - Tania Amelia Guimarães de Assis

GO - João Batista Peres Júnior

MA - Elinaldo Soares Silva

MG - Renato Lopes

MS - Davi Santos

MT - Claudia Ines Dahmer 

PA - Mari Elisa Santos de Almeida

PB - Antonio Américo Falcone de Almeida

PE - Paulo Dutra

PI - Adriana de Moura Elias Silva

PR - Ana Nelly de Castro Gregório

RJ - Vivian Barbosa de B. A. Barros

RN - Rosinete Marinho de Oliveira

RO - Adir Josefa de Oliveira

RR - Nildete Silva de Melo

RS - Marta Bulling

SC - Zulmara Luiza Gesser

SE - Elito Hora Fontes Menezes 

SP - Maria Cecilia Travaim Camargo

TO - Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante


Técnicos da Frente de ETI

AC - Siusete Lima teixeira

AL - Ilson Barboza Leão Júnior

AM - Luis Fonseca de Araújo Filho

AP - Sara Merces Ribeiro

BA - Catarina Cerqueira

CE - Sandra Maria Rodrigues

DF - Maria Leoneide Rodrigues de Almeida

ES - Elaine Cristina Rossi Pavani

GO - Silvone Fernandes Melchior Silva

MA - Fernanda Passos Dias Wolff

MG - Wladmir Tadeu Silveira Coelho

MS - Maria Gorete Siqueira Silva

MT - Waleska Goncalves de Lima 

PA - Jane Freire Cardoso 

PB - Gabriel dos Santos Souza Gomes

PE - Maria de Araújo Medeiros Souza

PI - Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura

PR - Zulsi Rohr

RJ - Carla Bertânia Conceição de Souza

RN - Maria de Lourdes Matias Julião

RO - Adriana Teixeira Nobre

RR - Graciela 

RS - Adriana Schneider

SC - Júlia Siqueira da Rocha

SE - Sarah Karenine Paes Ribeiro Proença

SP - Maria Silvia Sanchez Bortolozzo

TO - Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias

Técnicos participantes do Programa de Formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio

AC - NAYRA CLAUDINNE GUEDES MENEZES COLOMBO (Titular) 

AC - WUDSON CHAVES DA SILVA (Titular)

AL - ANTONIO DANIEL MARINHO RIBEIRO (Titular)

AL - RICARDO LISBOA MARTINS (Titular)

AL - FABIANA ALVES DE MELO DIAS (Suplente)

AL - ILSON BARBOZA LEÃO JÚNIOR (Suplente)

AP - SARA DAS MERCES RIBEIRO (Titular)

AP - ELIANE MARIA DE OLIVEIRA SILVA (Titular)

AP - WANDA MARIA DA SILVA FERREIRA LIMA (Suplente)

AP - MARTA ROSANGELA COSTA DOS SANTOS (Suplente)

AM - HADAQUEL DA SILVA ALCÃNTARA (Titular)

AM - ANTONIO MENEZES DA COSTA (Titular)

AM - LÚCIA REGINA DOS SANTOS ANDRADE (Suplente)

AM - HELLEN GRACE MELO GOMES (Suplente)

BA - ROBERTO ARAUJO ALVES (Titular)

BA - TEREZA SANTOS FARIAS (Titular)

BA - INDIA CLARA NASCIMENTO (Suplente)

BA - ENIMARA FERREIRA DA SILVA LINS (Suplente)

CE - ROGERS VASCONCELOS MENDES (Titular)

CE - IDEIGIANE TERCEIRO NOBRE (Suplente)

CE - FRANCISCO ANTONIO TAUMATURGO DE ARAÚJO (Suplente)

CE - MARIA ELIZABETE DE ARAÚJO (Titular)

DF - MARIA DO ROSÁRIO CORDEIRO ROCHA (Suplente)

DF - FERNANDO WIRTHMANN FERREIRA (Titular)

DF - GEORGE AMILTON MELO SIMÃES (Titular)

ES - WOLMAR MARVILLA MELO (Titular)

ES - RAFAELA TEIXEIRA POSSATO DE BARROS (Suplente)

ES - JOAO PAULO DEROCY CEPA (Suplente)

ES - ANDRÉA GUZZO PEREIRA (Titular)

GO - REGINA EFIGENIA DE JESUS SILVA RODRIGUES (Titular)

GO - JOAO BATISTA PERES JUNIOR (Titular)

GO - CLOVES DA SILVA JUNIOR (Suplente)

GO - LILIAN RODRIGUES RIOS (Suplente)

MA - ELINALDO SOARES SILVA (Titular)

MA - ALBELITA LOURDES MONTEIRO CARDOSO (Titular)

MA - JACY PIRES DOS SANTOS (Suplente)

MT - GRACINDO ROGERIO GOMES (Titular)

MT - CLÁUDIA INÈS DAHMER (Suplente)

MT - THIAGO MORATELLI (Suplente)

MT - ÉDERSON ANDRADE (Titular)

MS - PEDRO AUGUSTO CARDOSO EVANGELISTA (Titular)

MS - JOSELEY ADIMAR ORTIZ (Suplente)

MS - JULIO VELOSO DOS SANTOS (Suplente)

MS - ROSANGELA PEREIRA ALVES DE LEMOS (Titular)

MG - MÁRCIO ANTÔNIO FONSECA (Suplente)

MG - RENATO LOPES (Titular)

MG - WLADMIR TADEU SILVEIRA COELHO (Titular)

MG - EDILENE CASSIA DE SOUZA ARAÚJO (Suplente)

PA - JOSEANE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Titular)

PA - MARI ELISA SANTOS DE ALMEIDA (Titular)

PA - JANE FREIRE CARDOSO (Suplente)

PB - GABRIEL DOS SANTOS SOUZA GOMES (Titular)

PB - ROBSON RUBENILSON DOS SANTOS FERREIRA (Titular)

PB - ANTONIO DE PÁDUA CAETANO DE LIMA SOBRINHO (Suplente)

PR - MERYNA THEREZINHA JULIANO ROSA (Titular)

PR - CASSIANO ROBERTO NASCIMENTO OGLIARI (Titular)

PR - ANA NELLY DE CASTRO GREGORIO (Suplente)

PR - ZULSI MARIA TEIXEIRA ROHR (Suplente)

PE - RAQUEL FRANCICLEIDE DE QUEIROZ FIDELIS (Titular)

PE - MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA (Titular)

PE - JANAINNA LAETITIA (Suplente)

PI - CLEBE SOUSA (Suplente)

PI - MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO MOURA (Suplente)

PI - GEUSÉLIA GONÇALVES DE MOURA CAVALCANTE (Titular)

RJ - FERNANDA LIMA SANT ANNA DA MOTTA (Titular)

RJ - VIVIAN BARBOSA DE BRITO ALVES BARROS (Titular)

RJ - FABIANO SOUZA (Suplente)

RN - GERALDA EFIGÊNIA MACEDO DA SILVA (Titular)

RN - ROSINETE MARINHO DE OLIVEIRA (Titular)

RN - SAYONARA REGO FONTES (Suplente)

RN - AGIVAN MARIA LOPES GODEIRO GODEIRO (Suplente)

RS - JOSÉ ADILSON SANTOS ANTUNES (Suplente)

RS - RAQUEL PADILHA DA SILVA (Titular)

RS - LADRIANA SCHNEIDER (Titular)

RO - NDONIADJAIR DE SOUZA SILVA (Titular)

RO - NDONIACLEIDIMARA ALVES (Suplente)

RO - ONDONIASILVANIA GREGORIO CARLOS (Titular)

RR - ORAIMAMARIA LUCIMAR SALES GOMES (Titular)

RR - ORAIMANILDETE SILVA DE MELO (Titular)

RR - ELANE TRAJANO DOS SANTOS (Suplente)

RR - SHIRLEY MARIA TORREIAS DALLAGNOL (Suplente)

SC - JULIA SIQUEIRA DA ROCHA (Titular)

SC - SIRLEY DAMIAN DE MEDEIROS (Titular)

SC - ELCIO CECCHETTI (Suplente)

SC - MARIANA TAUBE ROMERO (Suplente)

SP - VALÉRIA TARANTELLO DE GEORGEL (Suplente)

SP - VALÉRIA ARCARI MUHI (Suplente)

SP - HERBERT GOMES DA SILVA (Titular)

SP - HELENA ACHILLES (Titular)

SE - MARIA GILVANIA GUIMARAES DOS SANTOS (Titular)

SE - JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES (Titular)

SE - ANA CRISTINA DANTAS DA SILVA CRISTINA DANTAS (Suplente)

TO - ANGELA MARIA ENGEL JUNGBLUT (Suplente)

TO - JOANA DOS REIS NERES GOMES (Titular)

TO - LUZIA AMERICA GAMA DE LIMA (Titular)

TO - JEMIMA GERTRUDES BARREIRA CAVALCANTE (Suplente)

Parceiros Técnicos e financiadores

Itaú BBA, Instituto Unibanco, Instituto Natura

Apoio à Coordenação geral do GT do EM

Beatriz Ferraz – Itaú BBA

Apoio à coordenação da Frente de Base Nacional Comum Curricular e Flexibilização Curricular

Alexsandro Santos – Instituto Unibanco

Apoio à coordenação da Frente de Educação Profissional e Técnica

Carla Chiamareli

Apoio à coordenação da Frente de Ensino de Tempo Integral

Beatriz Ferraz – Itaú BBA

Fabiana Pedrosa – Instituto Natura

Regiane Mendes (Consultora)