Formação Continuada

Formação Continuada

Sobre o grupo

Ainda que a contextualização da política em cada um dos Estados e Municípios do país seja aspecto chave para o sucesso da BNCC, uma série de demandas do processo de implementação serão comuns a todos os entes da federação. Dentre essas demandas está a de estruturar ações de formação continuada de professores para implementação dos currículos que serão elaborados (ou adaptados) à luz da BNCC.

Importante destacar, no entanto, que a relação da formação continuada de professores com a BNCC não reside apenas no processo de implementação da política em si. A implementação da BNCC apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a implementação de uma política de Estado que promova o aprimoramento da atuação dos professores em sala de aula com vistas a impactar positivamente o processo educativo dos estudantes brasileiros.

É nesse contexto que surge o Grupo de Trabalho CONSED – Formação Continuada de Professores. Em 2017, o GT de Formação Continuada alcançou todos os seus objetivos e produziu resultados concretos. O documento final do GT de Formação Continuada foi entregue oficialmente à UNDIME, ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação; e servirá de base para o Guia de Implementação da BNCC. Em 2018, pós-aprovação da BNCC, o GT de Formação Continuada se reúne novamente para aprofundar as discussões iniciadas no ano anterior e apoiar os estados e municípios a elaborarem planos de formação continuada de suas redes de ensino.