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Parceiro 09:50, 6 mai 2016 XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã premia professores de arte de todo o Brasil

Foto: Divulgação

As inscrições para a premiação vão de 19 de abril a 22 de maio. Já o Plantão de atendimento para esclarecer as dúvidas será nos dias 21 e 22 de maio.

O Instituto Arte na Escola, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e patrocínio do Banco Bradesco, realiza em 2016 a 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC). As inscrições vão até o dia 22 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço: www.artenaescola.org.br/premio. A premiação que acontece desde o ano 2000 tem o objetivo de revelar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas criadas e desenvolvidas por professores de Arte do ensino básico de todo o Brasil. Esses projetos devem ter sido realizados nos anos de 2014, 2015 e/ou concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Todos os inscritos ganharão uma prancha em formato A3 com a obra “O Sol quente no sertão”, de J.Borges, com uma proposição pedagógica.

Hoje o Brasil conta com aproximadamente 526 mil professores que ministram a disciplina de Artes na Educação Básica, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse é o público-alvo do prêmio. Caso tenham dúvidas no preenchimento do formulário de inscrição, os interessados em participar do concurso poderão entrar em contato com a equipe do PAEC, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, das seguintes formas:

Telefone: (11) 3103-8091
Rede Social: http://www.facebook.com/instituto.artenaescola
E-mail: premio@artenaescola.org.br
Fórum: http://www.artenaescola.org.br/forum/

Plantão de atendimento – No final de semana de 21 e 22 de maio, últimos dias de inscrição, uma equipe do Instituto Arte na Escola estará à disposição dos professores das 10h às 18h, por telefone ou e-mail, para esclarecer as eventuais dúvidas de como inscrever os trabalhos na plataforma.

Premiação – Os professores premiados receberão R$ 10 mil, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios em São Paulo, uma vivência cultural na cidade, publicações, além de certificado de participação e um troféu. As escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão prêmios, entre os quais a doação de um computador e uma câmera digital. Os vencedores terão ainda seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.

Os projetos finalistas serão analisados por uma comissão nacional formada por um especialista em educação e por representantes de cada uma das linguagens da arte. Serão cinco categorias analisadas:

·  Educação Infantil

·  Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)

·  Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)

·  Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano)

·  Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em 2015, foram inscritos 667 projetos vindos de todos os estados brasileiros. Os projetos vencedores foram desenvolvidos por professores da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (clique aqui para ver os vencedores de 2015).

O Sol Quente no Sertão é a obra que ilustra o XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã

A obra “O Sol quente no sertão”, 2016, de J.Borges, uma xilogravura de 48x66cm, foi escolhida como referência artística para a criação da identidade visual da 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A imagem foi gentilmente cedida pelo artista para a premiação e procura evidenciar a força da arte popular brasileira.

Sobre a importância do ensino de arte nas escolas - Conhecer arte abre múltiplas possibilidades para que o aluno compreenda o mundo sob uma perspectiva crítica e sensível, desvelando modos singulares de perceber e articular significados. A educação em arte propicia o desenvolvimento de competências que envolvem a compreensão estética, a imaginação, a percepção, o reconhecimento e a valorização de manifestações artísticas de diferentes tempos e espaços, que revelam códigos culturais e sociais que contribuem para a formação da sua identidade.

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