NOTÍCIAS

Jovens Embaixadoras do Acre 00:52, 24 nov 2017 Vice-governadora Nazareth Araújo recebe jovens Embaixadoras do Acre

Alexandre Noronha/Secom
Foto:

As estudantes da Rede Pública de Ensino do Acre Sarah Evellyn Oliveira Borges, 17, e Jéssica Cavalcante Mendes, 17, foram recebidas na tarde desta quinta-feira, 23, pela vice-governadora Nazareth Araújo, que fez questão de parabenizá-las pelo título de Jovem Embaixadora.

A Jovem Parlamentar Arielle Farias da Cruz, 17, também esteve presente e foi homenageada pela conquista. O encontro foi organizado pelo secretário adjunto de Educação, José Alberto Nunes, que esteve acompanhado de diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, e demais gestoras da área.

Durante a conversa com as estudantes, Nazareth Araújo falou sobre gênero, cidadania e políticas públicas. “São meninas inspiradoras que decidiram tratar sobre temas tão atuais e necessários para a nossa sociedade: tolerância e humanização na saúde. “A gente fica muito feliz em contribuir para a formação educacional, cultural e de cidadania dos jovens. As políticas públicas estão ancoradas em princípios que fazem a diferença, para que possamos construir uma democracia de se afirme e conduza pela solidariedade”, destacou a vice-governadora.

Sarah foi selecionada pelo Centro Estadual de Línguas (CEL) para participar do Programa Jovem Embaixador. Em janeiro ingressou em um intercâmbio nos Estados Unidos (EUA), onde pôde aprimorar seu inglês e expandir seus conhecimentos. Nos próximos dias viaja para Brasília para participar do Programa Jovem Senador. No Congresso Nacional vai representar o Acre e se aprofundar sobre as normativas que regem o Legislativo brasileiro.

“Aonde é que um estudante de escola pública, de baixa renda, teria sequer o sonho de ir aos Estados Unidos? E é justamente isso que o programa possibilita e o que eu mais admiro. Quando retornamos, percebemos que não há limite para crescer, começamos a acreditar mais em nós mesmas. Isso é muito lindo”, destacou Sarah Evellyn, que coleciona outros títulos nacionais de competições de língua portuguesa e matemática.

Em janeiro, 2018, quem participa do Programa Jovem Embaixadora é a acreana Jéssica Mendes. “Minhas expectativas são de pode conhecer o máximo dessa outra cultura e aproveitar o máximo. Quero voltar e ser exemplo para outros jovens que tenham o mesmo sonho”, contou a menina que nunca saiu do Acre e vai passar três semanas nos EUA.

Jovem Parlamentar Brasileiro

Eleita como a Jovem Parlamentar, em 2017, Arielle Farias representou o Acre na Câmara Federal, em outubro. A estudante foi selecionada após desenvolver um projeto de lei sobre humanização no parto, a fim de reduzir a violência obstétrica.

Segundo ela, foi no parlamento que despertou seu interesse pela temática. “Essa experiência enriqueceu meu currículo, abriu minha mente e estimulou a engajar no mundo da política, temática que não desperta a atenção de muito jovens”, salientou.

Texto: Maria Meirelles


Tags: AC Jovens Embaixadoras do Acre