NOTÍCIAS

avanços 14:13, 13 jun 2018 Versão preliminar da BNCC pronta para consulta pública

Versão preliminar da BNCC pronta para consulta pública

Nessa etapa haverá participação popular, quando poderão ser incorporadas sugestões

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) conclui a versão preliminar do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental em Mato Grosso. Os trabalhos se encerram nesta terça-feira (12), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica Cefapro), polo de Cuiabá.

Em seguida, o texto será submetido a consulta pública em todo o Estado, pois haverá participação popular, quando poderão ser incorporadas sugestões. Os trabalhos da revisão da versão preliminar iniciaram nesta segunda-feira e com a meta de deixar o documento pronto.

Segundo a coordenadora estadual da BNCC, Irene Costa, nesse encontro estão sendo apresentados os avanços de todas as disciplinas para a composição da BNCC. “Estamos fazendo análise e reflexão para dar continuidade à produção da entrega da versão preliminar. “Finalizamos uma das etapas da produção do currículo mato-grossense. Tudo conforme o planejado”, comemora.

Ela ressalta que os trabalhos contam com presença do coordenador estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Edemar Kamchem, e da professora articuladora da UNCME-MT Tânia Nunes, além de dois representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Nair Oliveira e Maria Fernandes.

A coordenadora lembra que a BNNC envolve também a educação municipal e é um trabalho em colaboração com a Undime e conta com a participação das escolas particulares, além de redatores e representantes da Comissão de Governança e Mobilização e articuladora da UNCME.

Para o secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, as equipes estão trabalhando para que a educação oferecida seja de qualidade. “É uma ação em que fazemos um trabalho que ainda receberá sugestão de vários segmentos da sociedade”.

A BNCC é um documento normativo cujo objetivo é para que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo aprendizado, respeitando as especificidades de cada Estado, levando em conta o que está garantido na base.   

(Adilson Rosa - de Cuiabá) 

Tags: MT Governo de MT BNCC avanços