NOTÍCIAS

Educação 11:26, 20 ago 2020 Uso do Google Planilhas na elaboração de dados escolares é tema do Letramento Digital

Uso do Google Planilhas na elaboração de dados escolares é tema do Letramento Digital

Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (19) pelo canal do Youtube TV Seduc RS

Com foco na produção e elaboração de cálculos na plataforma Google Planilhas, a capacitação do Letramento Digital desta quarta-feira, 19 de agosto, trouxe dicas de inserção de dados e modelos de planilha para registro das notas dos alunos, bem como de orçamento e receita aos gestores escolares.

 A formação, que faz parte da preparação dos professores para o uso das ferramentas do Google for Education, integra o conjunto de ações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para implantação do modelo híbrido de ensino, que inclui as Aulas Remotas e presenciais, na Rede Estadual.

O especialista e pós-doutor em Inovação Márcio Machado, responsável pelas capacitações do Letramento Digital, ressalta que, diferentemente das outras ferramentas, o Google Planilhas permite um trabalho focado no uso de dados.

“É possível criar planilhas dentro do Google Documentos e do Google Apresentações, mas a ideia do Google Planilhas é a automação dos dados. Para que os professores e gestores possam, a partir desta planilha, manipular dados, realizar cálculos e criar tabelas”, destaca.

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.


Tags: Educação RS Capacitação