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Encontro pedagógico 14:45, 24 ago 2016 Técnicos e gestores debatem orientações pedagógicas para a melhoria do sistema ensino-aprendizagem

A reunião foi realizada na sede da Seduc e contou com a presença dos 13 diretores regionais de Educação A reunião foi realizada na sede da Seduc e contou com a presença dos 13 diretores regionais de Educação A reunião foi realizada na sede da Seduc e contou com a presença dos 13 diretores regionais de Educação
Foto: Adilvan Nogueira / Seduc Tocantins

Durante o encontro, foram debatidas propostas pedagógicas para o segundo semestre de 2016 e para o biênio 2017/2018.

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Equipes técnicas das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e da Superintendência de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se reuniram nessa terça-feira, 23, com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim. O encontro teve como objetivo a apresentação de propostas para a área pedagógica da Rede Estadual.

Durante o encontro, foram debatidas propostas pedagógicas para o segundo semestre de 2016 e para o biênio 2017/2018. Entre as áreas contempladas, a grande preocupação, já para o segundo semestre deste ano, foi com a melhoria da aprendizagem e do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi enfatizada a importância da participação e envolvimento de toda equipe escolar e, principalmente, do professor.

“Quando assumimos que o foco do nosso trabalho é o aluno, não estamos desconsiderando o papel fundamental do professor. Se não há o professor, não há como atingirmos o nosso foco, que são os alunos”, destacou professora Wanessa Sechim.

Dentro deste contexto, de fortalecimento do sistema ensino-aprendizagem, foram apresentadas orientações pedagógicas que, posteriormente, passaram pelas sugestões dos técnicos e gestores. Entre as propostas voltadas para o ensino médio está a elaboração de um simulado do Enem, para todos os alunos do terceiro ano, ainda em setembro; a realização de pesquisa entre os alunos para definir disciplinas e áreas de estudo críticas; a inclusão de aulas de redação dentro da carga-horária das disciplinas de Língua Portuguesa; realinhamento dos conteúdos do terceiro ano do ensino médio e aulões específicos com o conteúdo do Enem.

“Os nossos alunos têm dois pressupostos quando chegam ao fim do ensino médio: ingressar na universidade, ou ingressar no mercado de trabalho. E eles esperam que a escola os ajudem nesse desafio, e que os apoiem na conquista desse sonho”, completou Wanessa Sechim.

Além do ensino médio, a alfabetização, as séries iniciais e as séries finais do ensino fundamental também receberam orientações pedagógicas. Sempre na mesma linha, de avaliação diagnóstica; definição de propostas dos professores do ciclo seguinte (4º e 6º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio); definição de pré-requisitos em Língua Portuguesa e Matemática e realinhamento de conteúdos. Para as séries não contempladas neste processo (4º, 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª séries do ensino médio), a avaliação diagnóstica será o resultado do segundo bimestre.

Para a Educação de Jovens e Adultos, a proposta é firmar parcerias para a implantação de ciclos de palestras voltadas à qualificação e inserção desses alunos no mercado de trabalho. “Estamos, aqui, apresentando uma proposta para debate. Nessa proposta, a participação das Diretorias Regionais é fundamental, pois são vocês que estão na ponta, junto às escolas”, destacou o superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves Pereira.

Biênio 2017/18

Para os anos seguintes, a proposta é fortalecer as áreas da gestão da educação, além do setor pedagógico e de formação de professores. No setor pedagógico, estão previstos a redefinição dos conteúdos a serem desenvolvidos; a reestruturação curricular; as avaliações diagnósticas, para mapear as condições de aprendizagem dos alunos; o realinhamento de conteúdos; aulas de reforço e a inserção do ensino de línguas estrangeiras nas escolas.

Programas de formação continuada também estão no planejamento para 2017 e 2018. Conforme a orientação passada às Diretorias Regionais de Educação, estão previstas formações para professores, gestores escolares e técnicos das DRE. “Queremos focar as nossas formações na melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, ponderou a secretária Wanessa Sechim.

Avaliação positiva

Presente na reunião, o diretor regional de Educação de Araguatins, Paulon Miranda Labre Rodrigues, destacou a importância de se debater ações pedagógicas para as escolas da rede estadual. “Foi muito positivo o nosso encontro, pois hoje tivemos um direcionamento de ações que iremos implementar ainda em 2016, além do planejamento para 2017”, concluiu.


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