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Distrito Federal 12:10, 7 abr 2021 Tarde de musicalidade e educação

Tarde de musicalidade e educação

EducaDF no YouTube transmite programação voltada ao aprendizado na primeira infância

Mantido pela Secretaria de Educação no YouTube, o canal EducaDF abrirá espaço para a Plenarinha por toda a tarde desta quarta-feira, 7, a partir das 14h30. Lá, serão transmitidas três palestras sob o tema “Musicalidade das Infâncias: de cá, de lá, de todo lugar”.

Os assuntos em pauta serão: “A criança surda e sua musicalidade”, “Combate a preconceitos na infância e na educação musical” e “A formação musical do professor pedagogo”.

Segundo a diretora de Educação Infantil, Andréia Martinez, a musicalidade é parte importante do processo de desenvolvimento integral das crianças. “A percepção da sonoridade pode ser trabalhada de várias formas, desde o reconhecimento dos sons do próprio corpo, até a descoberta de qualquer objeto que pode criar som, ritmo e melodia”, diz.

O universo sonoro é de todos

Professora da Secretaria de Educação e doutoranda na Universidade de Brasília (UnB), Tatiane de Paula é a autora da palestra “A criança surda e sua musicalidade”. Ela conta que o trabalho atento dos professores para as necessidades e especificidades de cada criança é determinante.

“O desenvolvimento da musicalidade não é somente utilizando a música, existe a percussão corporal, pois a musicalidade é comportamento humano relativo ao universo sonoro. Pergunto sempre para os professores o olhar que eles têm para as crianças, se é de limitação ou possibilidade. Isso faz toda a diferença, o universo sonoro está aí para todas as crianças”, acrescenta Tatiane.

O projeto 

Plenarinha é um projeto da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), organizado pela Diretoria de Educação Infantil (DIINF) e realizado por toda comunidade escolar, voltado prioritariamente, à Educação Infantil e ao primeiro ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal.

“A ideia do projeto é ajudar no desenvolvimento das crianças. Todos os anos temos uma temática diferente. Hoje, trabalhamos como a criança pode se perceber dentro da escola por meio da musicalidade. Nesse momento de aulas remotas, a música nos ajuda a criar vínculos com a família, com as crianças e com a escola. A música sempre contribui para o desenvolvimento da afetividade”, conta Andréia Martinez.

Desenvolvido e acompanhado durante o ano letivo, o projeto Plenarinha é uma forma de promover a autonomia das crianças. Professoras e professores trabalham diferentes perspectivas no mundo sonoro-musical, para incentivar o protagonismo das crianças. Histórias, livros, teatro, dança são algumas das vivências que aguçam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, sempre atendo para o conhecer, ouvir, sentir, contar, cantar e imaginar.

Por Íris Cruz, da Ascom/SEEDF 


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