NOTÍCIAS

Ensino Superior 10:12, 12 nov 2020 Superintendente vistoria polos da UAPI e UAB do Piauí

Foto:

A superintendente esteve em seis municípios jurisdicionado à 1ª Gerência Regional de Educação

Com o intuito de acompanhar, junto aos alunos e coordenadores, a qualidade do ensino que vem sendo oferecido pelo programa Universidade Aberta do Piauí - UAPI e Universidade Aberta do Brasil - UAB, a Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação, Maria de Lurdes Lopes, vem realizando uma série de visitas aos polos. Nesta quarta- feira (11), a superintendente esteve em seis municípios jurisdicionado à 1ª Gerência Regional de Educação; Ilha Grande, Luís Correia, Caxingo, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves e Bom Princípio.

Durante a visita,  Lurdes percorreu as dependências dos polos, ouviu depoimentos dos coordenadores, falou acerca do material didático oferecido, atendimento pedagógico e funcionamento da plataforma on-line de ensino. Na oportunidade, a superintendente fez a entrega de álcool líquido 70% e máscaras de proteção facial para estudantes e profissionais da educação, doados pelas empresas Natura e Havaianas, por meio do Coletivo Covid e do Pacto Global.

"Nosso objetivo é estabelecer um contato entre SEDUC, Polo e GRE para que possamos ter uma relação mais próxima e fazer com que todos os obstáculos que venham surgir sejam sanados. Está sendo muito importante esse bate papo com os coordenadores. É gratificante ver in loco, comprovar exatamente a eficiência da Seduc naquele trabalho que ela se propõe. Na minha visão de futuro, a tendência da UAPI e UAB  é brilhar cada vez mais", declara a superintendente afirmando que a meta é visitar todos os polos até o final do ano.

Uma das escolas visitadas foi a Unidade Escolar Marocas Lima, localizada em Ilha Grande. Atualmente, a escola funciona também com o polo da Universidade Aberta do Piauí. Com 50 alunos matriculados no curso de administração, as aulas acontecem quinzenalmente através do Canal Educação. "Estamos muito felizes em receber a SEDUC. Ter um curso superior na nossa cidade é um marco na história de Ilha Grande. Foi um presente para nossa cidade. Mesmo nesse período tão difícil que estamos vivendo, com a pandemia, as aulas estão acontecendo. A escola só tem a ganhar", afirma a coordenadora do polo, Francisca Helena. 

Outra escola que recebeu a visita foi a Unidade Escolar Zumira Xavier, onde fica localizado o polo da Universidade Aberta do Brasil em Luis Correia.  A superintendente se emocionou ao entrar na escola.  "Aqui cursei minha segunda licenciatura, muito gratificante voltar, só tenho boas lembranças". 

Para Israel Portela, coordenador do polo da UAB, a visita da SEDUC confirma o compromisso do governo com a formação do cidadão. "É de extrema importância essa visita. Verificar como as ações estão sendo executadas pessoalmente mostra o valor que a SEDUC vem dando para essa ação, o estreitamento de laço só fortalece o nosso trabalho", comemora o coordenador. 

Israel falou ainda que hoje o polo atende cerca de 200 alunos nos cursos de administração pública, licenciatura em letras português, licenciatura em geografia e licenciatura em filosofia.  Uma novidade para 2021 é que logo no início do ano uma nova turma para o curso de Matemática vai iniciar. "Nosso objetivo é levar aos municípios oportunidade para quem não tem acesso à universidade, hoje atendemos cerca de 16 municípios na região do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão", afirma o coordenador.

Também participou da visita a gerente da 1ª Gre, Safira Santos. "Recebemos a superintendente de braços abertos, essa parceria só vem a contribuir com a melhoria da educação em nosso estado", finaliza.