NOTÍCIAS

Pernambuco 14:03, 5 ago 2020 Solidariedade em meio à pandemia

Solidariedade em meio à pandemia

Professora da Rede Estadual doa celular para aluna com deficiência auditiva para ela acompanhar as aulas remotas

Sensibilizada com a situação de alguns alunos que não tinham aparelhos adequados para assistir as aulas remotas, a professora de inglês Rosária Dreyer, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Barbosa Lima, no Recife,  decidiu doar um celular para uma aluna. A estudante do 2º ano do Ensino Médio Aline Cristina tem deficiência auditiva e há pouco tempo estava sem celular. Sem o aparelho eletrônico, os estudos se tornaram mais difíceis, pois ela tinha que ir até a casa de um amigo para acompanhar as aulas online.

‘Aline precisava de um celular com boa imagem para que ela pudesse acompanhar as aulas com ajuda de um intérprete de libras. Nós fizemos a doação e ela continua seguindo seus estudos normalmente’, contou Rosária. A professora ainda falou que no início do processo das aulas online teve dificuldade em se adaptar às novas ferramentas. ‘Além do Youtube, Instagram e WhatsApp, nós temos também o portal do Estado, que é o AVA Educa-PE, e as aulas pela TV, que são padronizadas, e isso ajuda muito. A dinâmica é gravar vídeos e enviar para os alunos os vídeos gravados oficialmente pela canal do Educa-PE, e ainda nós fazemos um complemento com outras atividades. Essa ferramenta ajuda bastante a interação entre o professor e o aluno, porque é uma plataforma interativa’, detalhou. 

O presente tem facilitado a vida educacional de Aline. Hoje, ela consegue acompanhar os estudos online, tirar dúvidas com os professores e ficar em dia com os estudos. ‘A gente sempre está em contato pelo Google Classroom comentando os textos que nós passamos, comentando o estudo do vocabulário da língua inglesa, que se tornou tão comum nesse tempo de pandemia, entre outras atividades. Está indo tudo muito bem e nós estamos trabalhando da melhor forma que é possível no momento’, concluiu.

Desde o dia 16 de abril os estudantes da Rede Estadual estão acompanhando as atividades  pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao Currículo de Pernambuco e integrado à plataforma de aulas Educa-PE. A iniciativa reúne ainda os materiais de apoio pedagógico e as videoaulas veiculadas em canais de TV aberta e internet através do YouTube. A plataforma conta também com recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos.


Tags: Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Coronavirus Pandemia