NOTÍCIAS

Amapá 16:57, 4 abr 2018 Solenidade marca início das aulas na 3ª Escola de Gestão Compartilhada Militar do Amapá

Solenidade marca início das aulas na 3ª Escola de Gestão Compartilhada Militar do Amapá

Escola adotou o novo modelo de administração através de ato aprovado pela comunidade durante uma audiência pública

A cidade de Santana, a 17 km de Macapá, já possui uma instituição de ensino com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seed) e a Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP), trata-se da Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada na Baixada do Ambrósio, na Área Portuária da cidade. Nesta terça-feira, 3, uma solenidade presidida pelo governador Waldez Góes, marcou a formatura de início de ano da instituição que possui 28 anos de existência e, em novembro de 2017, adotou o novo modelo de administração, um ato aprovado pela comunidade durante uma audiência pública. A instituição é a terceira unidade escolar da rede estadual de ensino a adotar no modelo de educação.

A Afonso Arinos atende 717 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a maioria é da Área Portuária de Santana e de bairros próximos. Para receber os estudantes durante o ano letivo de 2018, a instituição passou por uma reforma e adquiriu novos equipamentos com investimentos de R$ 350 mil. A escola é 100% monitorada com 32 câmeras, conta com 12 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva e complexo administrativo, além de possuir corpo docente completo. O diretor da instituição, tenente Leandro Cruz, enfatizou que ao longo do ano letivo, os alunos receberão aulas de luta olímpica e de xadrez. Ele acrescentou que nos últimos dias, os estudantes participaram da Semana de Adaptação e Aprendizagem 2018.

Durante a solenidade, Waldez Góes lembrou o impacto positivo que a adoção do regime trouxe às comunidades das escolas estaduais Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, administrada pela Seed e pela PM/AP, e Risalva Freitas do Amaral, sob gestão da Seed e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), ambas em Macapá.

Ele destacou os benefícios que a gestão compartilhada traz para a formação das crianças e adolescentes. “Além dos assuntos estabelecidos na matriz curricular, os alunos aprendem noções de ética, cidadania, respeito ao próximo, civismo, entre outros valores. O reflexo deste trabalho poderá ser visualizado não apenas na formação dessas crianças e adolescentes, como em suas famílias e na região onde vivem”, enfatizou destacando que um galpão localizado ao lado da escola será revitalizado para atividades pedagógicas e de formação, além de ações sociais da comunidade.

O governador acrescentou que a partir de 2019, a Afonso Arinos passará a atender também o ensino médio, para que os alunos do 9º ano possam continuar os estudos na instituição. Góes acrescentou ainda que, no futuro, o modelo deve ser expandido para outras cidades como Laranjal do Jari.

A funcionária pública Socorro Rocha, 59 anos, participou da solenidade. Ela é avó da estudante Ana Beatriz Rocha, que cursa o 6º ano na Afonso Arinos. Para Socorro, manter a neta na instituição é a garantia de oferecer um ensino de qualidade e valores à menina. “Nós, como responsáveis, queremos para nossas crianças uma escola que ensine a importância do respeito, da responsabilidade, o que também é papel da família”, frisou a avó.

O pequeno Kayke Trindade, 11 anos, é aluno do 6º ano. Ele contou que, apesar de morar na Baixada do Ambrósio, frequentava um colégio de outro bairro de Santana. Com a adoção da gestão compartilhada na Afonso Arinos, seus pais decidiram matricular o garoto na escola do bairro. Apesar de ser novato, o menino já consegue ver diferenças significativas entre a antiga e a nova escola. “Aqui tem mais organização, não é aquele clima de bagunça, por isso, a gente consegue se concentrar mais e aprende com maior facilidade”, disse o menino.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reforçou que o governo do Estado vem investindo em melhorar os ambientes escolares, mesmo diante da crise econômica que atinge o Brasil e, consequentemente, o Amapá. Goreth enfatizou que a prioridade do governo estadual é atender os estudantes da melhor forma possível.

“Nós temos estudado os jovens para entender seus anseios e criar uma política para eu eles possam, de fato, ser protagonistas nas escolas. Eles querem estudar em locais com boa infraestrutura, com internet e ensino de qualidade, e tudo isto tem aqui nesta escola”, afirmou a secretária. Ela enfatizou outros investimentos do governo estadual na área da educação, como a adoção do Cartão Escola, medida adotada para reforçar o controle e a transparência na administração dos recursos da educação.

Estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado de Justiça e Segurança, coronel Carlos Souza e de Saúde, Gastão Calandrini; o comandante geral da PM/AP, coronel Rodolfo Oliveira; o comandante geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho, além de outros membros da equipe de governo. Também participaram da cerimônia o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, os deputados estaduais, Jory Oeiras, Charles Marques, Marília Góes e Roseli Matos; o deputado federal Marcos Reátegui e representantes da Câmara Municipal de Santana.



Tags: Amapá AP Escola Militar Gestão Compartilhada