NOTÍCIAS

Amapá 11:58, 20 jan 2020 SiSU no Amapá: mais de 1,3 mil vagas para 45 cursos de graduação

SiSU no Amapá: mais de 1,3 mil vagas para 45 cursos de graduação

Vagas já podem ser consultadas no Sistema de Seleção Unificada. Inscrições iniciam no dia 21 de janeiro.

Por Wellington Costa 

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na sexta-feira, 17, e a consulta de vagas do Sistema Unificado de Seleção (SiSU) – 2020.1 já está disponível. Veja passo a passo sobre o processo!

Para o Amapá são ofertadas 1.370 vagas para 45 cursos de graduação na modalidade de cursos presenciais, ainda para o 1º semestre. Entre os mais concorridos estão engenharia civil, medicina, medicina veterinária, direito e relações internacionais.

As vagas são distribuídas entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap), com 28 cursos, e o Instituto Federal do Amapá (Ifap) – Campus Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari, com 17 cursos.


SiSU o que é

É um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Como consultar

A consulta por vaga pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pela cidade. É possível ainda consultar as listas de graduações, instituições e municípios que estão no SiSU 2020.1. São milhões de vagas disponibilizadas em todo Brasil. Clique aqui e faça a consulta

Inscrições

As inscrições para o 1º semestre estarão abertas no período de 21 a 24 de janeiro no site www.sisu.mec.gov.br. O processo de seleção é virtual e utiliza comente a pontuação do Enem 2019 para classificar os candidatos.

Quem pode participar

Pode fazer a inscrição no Sisu, o estudante que participou do Enem 2019 e que não zerou na redação. É necessário informar o número de inscrição do Exame Nacional e a senha mais atual cadastrada.

Como se inscrever

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter o número de inscrição e a senha do Enem. Com esses dados, ele faz o login no site oficial do Sisu. Em seguida, deverá escolher duas opções diferentes de curso, sendo a primeira delas a principal.

É necessário ainda definir se deseja concorrer a vagas:

  • De ampla concorrência
  • Reservadas referentes à Lei de Cotas
  • Destinadas às demais políticas afirmativas da instituição

Pronto! O candidato já está registrado no Sistema e é só acompanhar as notas de corte dos cursos e seu desempenho na disputa.

Cronograma

  • Período de inscrições: 21/01 a 24/01
  • Resultado da chamada regular: 28/01
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 29/01 a 04/02
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 07/02 a 30/04

Tags: Amapá AP Vestibular