NOTÍCIAS

Sergipe 09:11, 24 nov 2017 Sergipe conquista 24 medalhas no primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares 2017

Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares Paralimpíadas Escolares
Foto: Eugênio Barreto

16 são de ouro, seis de prata e duas de bronze

Por Eugênio Barreto

No primeiro dia de disputas realizadas nesta quarta-feira, 22, os paraltletas sergipanos conquistaram 24 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2017, sendo 16 medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze.

Os atletas conquistaram 21 medalhas no paratletismo, garantido para Sergipe o 1º lugar na modalidade, duas na natação e uma no judô, modalidades em que estão competindo. Com estes resultados, a delegação sergipana está em 3º lugar geral na competição. As paralimpíadas estão ocorrendo na cidade de São Paulo, de 20 a 25 de novembro.

O governo de Sergipe vem dando todo o apoio aos paratletas, através da Secretaria de Estado da Educação. Foram disponibilizadas passagens aéreas aos 47 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, para a capital paulista.

O paratleta João Pedro conquistou duas medalhas de ouro, sendo uma no lançamento de dardo e uma no lançamento de disco. "Dedico essa medalha ao meu Estado", afirmou orgulhoso, o campeão.

"É trabalhar e acreditar sempre. Agradeço ao incentivo do Centro de Esporte/DEF/SEED, sem o qual não estaríamos colhendo esses frutos, pois, dos últimos dois anos para cá, conseguimos o transporte para o deslocamento dos nossos alunos; a vinda de estagiários desde o ano passado; a aquisição de materiais, principalmente as cadeiras de corrida; e a mudança para a pista de atletismo da Universidade Federal de Sergipe. O olhar de Dorinha à frente do DEF e o apoio Secretário de Educação, que não tem medido esforços para que os nossos alunos com deficiência venham participando de eventos nacionais, engrandece o paradesporto escolar sergipano". disse o professor Antônio Júnior, técnico da equipe de para-atletismo da Seed.

"Esse resultado é o somatório de todas as medidas tomadas na retomada do Centro de Esportes e o apoio de todos que fazem o DEF, a quem também só tenho agradecer pela confiança no meu trabalho", declarou o professor de judô, Neidson Mangueira.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo. Em sua 11ª edição, 944 atletas competirão em dez modalidades. Pela primeira vez, a competição contará com esportistas que representarão todos os Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Outra novidade é a inclusão do basquete em cadeira de rodas e futebol de 5 no cronograma. As modalidades se juntam ao atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Tags: Sergipe SE Esporte e Educação