NOTÍCIAS

Pernambuco 14:39, 25 mai 2018 Seminário reúne profissionais da educação para discutir BNCC

Foto:

Décima oitava edição do “Escola Presente” debate diretrizes pedagógicas para implantação da Base Nacional Comum Curricular

Na última quarta-feira (23), a Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, realizou o 18º Seminário Nacional “Escola Presente” para discutir diretrizes pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o tema central BNCC: impactos, desafios e viabilidades para a educação brasileira, o evento reuniu professores, gestores, secretários e coordenadores, das esferas estadual e municipal, com o objetivo de promover a socialização de pesquisas, saberes e práticas pedagógicas no campo das políticas capazes de contribuir para o debate sobre a qualidade da educação. O encontro aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções (Cecon-PE), em Olinda, Pernambuco.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de expor através de mesas de diálogos e palestras, competências e habilidades sobre as questões pedagógicas e políticas da educação básica, considerando especialmente a fomentação de novos debates a partir da Base Nacional Comum Curricular da educação. No entanto, o secretario de Educação do Estado, Fred Amancio, participou do encontro e falou sobre a importância de reunir profissionais da educação para discutir a BNCC e garantir a equidade do ensino.

“O mais importante de ter a base no Brasil é a gente poder tratar de direito de aprendizagem. É estabelecer que não importa se o estudante é daqui do Recife, se ele é de lá de São Paulo ou até mesmo de Belo Horizonte, a gente tem que dar garantia dos mesmos diretos de aprendizagem. E a base é um grande norteador para a construção desse currículo”, afirma.

Em outra ocasião, Amancio falou que a BNCC também vem para estabelecer diretrizes importantes para repensar aspectos importantes da educação. “A base por si só não é a solução de todos os nossos desafios da educação, mas ela é, sim, um elemento importante para que a gente possa dar um salto importante na área educacional”, completa.

No painel que debateu o tema central do seminário, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, ministrou uma palestra acerca da implantação da BNCC da educação infantil e fundamental, apresentando dados que contribuem para o processo de formação dos estudantes.

“Um seminário como esse é de grande relevância para a discussão da base porque é um momento em que estados e municípios se encontram para a construção curricular. A partir disso, a gente vai vendo como é importante e como a base também está sendo um documento norteador para essa construção. Então quando falamos em educação, a gente pensa na educação como um direito de todos”, expõe. 


Tags: Portal Pernambuco PE BNCC Rede Estadual PE Educação Pernambuco