NOTÍCIAS

Bahia 09:59, 13 nov 2019 Seminário reúne experiências de Feira, Serrinha e Alagoinhas

Seminário reúne experiências de Feira, Serrinha e Alagoinhas

O Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres, realizado na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), em Feira de Santana, contou com ampla participação de estudantes, educadores e dirigentes. O encontro trouxe, na programalção, experiências exitosas das escolas dos Núcleo Territorial de Feira de Santana (NTE19), a partir da Formação Continuada para Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira. O Seminário segue nesta quarta-feira (13), com a participação dos educadores dos NTE de Serrinha e Alagoinhas.

Prestigiando o evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou a satisfação pela realização do encontro e comentou sobre as expectativas para 2020. “O IAT fez primeiro um diagnóstico. Esses profissionais aprofundaram, fizeram um estudo e estão voltando agora para podermos mediar o que será em 2020”, comentou. O secretário também pontuou que o objetivo principal é aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem e melhorar a gestão das unidades escolares. “O IAT está nos dando a oportunidade de uma escuta qualificada de tudo que já fizemos até aqui”, finalizou.

A diretora geral do IAT também reforçou a importância das devolutivas desenvolvidas a partir dos encontros formativos. “Nosso objetivo é que por meio da formação e do compartilhamento de experiências possamos melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes”, informou.

Ao todo serão realizados 12 encontros, um em cada Polo Formativo que sediou as atividades da Formação Continuada promovida pelo IAT, alcançando os 27 Territórios de Identidade. O último está previsto para acontecer em Juazeiro, no dia 11 de dezembro.

Apresentando o projeto “Cuscuz Literário”, a coordenadora pedagógica Jaqueline Custódia e a diretora escolar Iranéia Ferreira Leite do Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, de Feira de Santana, ressaltaram a influência da formação no surgimento do trabalho. “Nos encontros trabalhamos a importância de formar o sujeito leitor na escola. O que ficou evidente, nas provas do SABE, é que os meninos estavam com dificuldade de ler e interpretar. Levamos esta questão para os ACs e os professores abraçaram esta ideia, por entender que a leitura é competência de todas as áreas”, explicou a coordenadora, informando que os professores participantes foram o de matemática, filosofia e língua portuguesa. A diretora Iraneia relatou que  que a atividade se baseou na produção de poesia e cordéis e a escolha do tema foi feita pelos próprios estudantes. “O cuscuz tem muita representatividade, não só na merenda, mas está sempre presente nos eventos escolares, os estudantes incorporam isso com naturalidade no seu dia a dia”, concluiu.

Formação Continuada

Por meio do IAT, a Secretaria da Educação está promovendo a Formação Continuada de diretores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, além das equipes técnicas dos NTE. Esta ação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, em especial os que estão entre o 6º e o 9º ano e Ensino Médio.

Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).


Tags: Bahia Formação Continuada BA Portal da Educação