NOTÍCIAS

Base Nacional Comum Curricular 16:02, 9 mar 2018 Semana D da BNCC tem ampla adesão em Goiás

Crece de Anápolis Crece de Acreúna Crece de Acreúna Crece de Aparecida de Goiânia Crece de Aparecida de Goiânia Crece de Anápolis Crece de Itaberaí Crece de Itaberaí Coordenação da BNCC Crece de Pires do Rio Crece de Morrinhos Crece de Rio Verde Crece de Rio Verde Crece de Rio Verde Crece de Santa Helena Crece de São Luís de Montes Belos Crece de São Luís de Montes Belos Crece de São Miguel do Araguaia Crece de São Miguel do Arahuaia Crece de Trindade
Foto:

Semana D da BNCC tem ampla adesão em Goiás

A rede pública goiana se mobilizou entre os dias 6 e 9 de março com um único objetivo: discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular. A Semana D da BNCC ocorreu em todas as coordenações regionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), envolvendo diretores, equipe pedagógica, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar.

O Ministério da Educação (MEC) estipulou 6 de março como o dia da mobilização. No entanto, para garantir a adesão de todas regiões de Goiás, a Seduce ampliou o prazo e criou a Semana D da BNCC. Durante esses dias, as unidades que possuem Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II receberam material de apoio, inclusive um vídeo com participação da secretária Raquel Teixeira, para aprofundar o diálogo. Uma das pautas foi analisar as 10 competências básicas da BNCC.

Na Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) de Jataí, por exemplo, a coordenadora Marina Silveira explicou que foram criados quatro polos para atender professores e representantes de alunos em Jataí. Houve, ainda, um polo em cada município jurisdicionado. "Sinto que fizemos uma boa mobilização e que teremos uma rica discussão em torno das mudanças que queremos promover no nosso ensino, com a nova BNCC", disse.

Entenda a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Base é uma referência obrigatória, mas não é o currículo. Seu papel será justamente o de orientar a revisão e a elaboração dos currículos nos estados e nos municípios. A BNCC estabelece os objetivos que se espera que os estudantes venham a atingir, enquanto o currículo define como alcançar esses objetivos. A BNCC foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no dia 20 de dezembro de 2017. Para mais informações, acesse: basenacionalcomum.mec.gov.br.


Comunicação da Seduce Goiás

Tags: GO seduce goiás Raquel Teixeira BNCC Base Nacional Comum Curricular