NOTÍCIAS

Piaui 16:09, 11 jul 2019 Seduc vai expandir Mobieduca.me para todas as escolas

Foto:

Até o final do ano, a Secretaria de Estado da Educação vai implantar em todas as escolas da rede estadual o Mobieduca.me. A ferramenta, hoje presente em 338 unidades, é uma plataforma singular de hardware, software e acompanhamento técnico diário nas escolas, para combater a infrequência dos principais atores educacionais com o objetivo de diminuir a evasão, integrar a família na escola e aumentar a segurança dos alunos nas redes públicas estaduais com uso de tecnologia de alto impacto.

O Mobieduca.me é fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que a possuem, houve a diminuição de 53% de evasão dos alunos.  O sistema dispara uma mensagem SMS contendo o registro da vida do aluno para os pais, que ficam cientes de tudo que acontece com seus filhos. Eles sabem se o aluno ficou na escola, se teve ocorrência de violência ou algum tipo de comportamento inadequado. 

Quando o aluno chega à escola, ele precisa apresentar uma carteirinha que é passada no leitor óptico para registrar a presença. Se o estudante não comparece, é registrada a falta e uma mensagem SMS é enviada aos pais para que estejam cientes que o filho ou filha não assistiu aula naquele dia. Até o momento, cerca de 120 mil alunos utilizam o sistema.

O Mobieduca.me também permite a divisão de responsabilidades da educação dos alunos entre a escola e a família, melhora a eficiência da gestão com dados estatísticos das escolas em tempo real e ainda atua como ferramenta auxiliar de gestão escolar.

A comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourival Parente já comemora o sucesso do sistema. "A nossa unidade tem o apoio desse sistema. Antigamente os pais eram chamados na escola apenas para receber a reclamação e dizer que o filho estava em recuperação ou reprovado. Hoje os pais são convidados a participar do dia a dia e a ajudar a escola nesse processo educativo. É preciso agregar todos os atores para garantir que os alunos, no interior da escola, estejam realmente em situação de aprendizagem e estejam em um ambiente protegido em que a família saiba que pode deixar seu filho ali, pois ele estará em boas mãos", destacou a diretora, Jocielma Magalhães.

A diretora afirmou ainda que o Mobieduca.me disponibiliza também o aplicativo Mobi corretor, que ajuda a correção de gabarito pelo aplicativo pelo celular.

"A escola já tem o apoio desse sistema, com o aplicativo mobi corretor estamos modernizando as correções dos simulados. Antes fazíamos a correção manualmente e com o aplicativo otimizamos o nosso tempo. Hoje fazemos a correção pelo celular e as notas são tabuladas no sistema de identificação da escola", finaliza a diretora.

Tags: PI Piaui Evasão evasão escolar mobieduca.me