NOTÍCIAS

Sergipe 17:31, 22 out 2020 Seduc reúne diretorias regionais de educação para apresentar plano de retomada das aulas presenciais

José Ricardo de Santana Rosilene Santos
Foto:

Retomada das aulas presenciais acontece no dia 17 de novembro para os terceiros anos do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 21, uma reunião virtual com os diretores Regionais de Educação (DREs) para alinhar as diretrizes do plano de retomada das aulas presenciais. O documento detalha os procedimentos a serem adotados pelas 208 escolas estaduais que retornarão com as atividades no dia 17 de novembro, conforme decisão do Comitê Técnico-científico de Atividades Especiais (CTAE), coordenado pelo Governo do Estado. 

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, que mediou o encontro, enfatizou a importância da sintonia das regionais com os protocolos de retomada. “Precisamos tratar desse plano com uma certa urgência, com foco na execução efetiva junto as escolas estaduais, sobretudo na continuidade das ações que serão implantadas, tanto no âmbito pedagógico quanto administrativo”, disse, lembrando que retornam as aulas no dia 17, alunos do 3º ano do Ensino Médio, etapas conclusivas da EJA-EM, módulos conclusivos da Educação Profissional e Pré-universitário (Preuni)

A diretora do Departamento de Educação, professora Ana Lúcia Lima Muricy, iniciou a reunião apresentando o cronograma de ações  para a primeira fase de retomada das atividades presenciais, com base nas diretrizes pedagógicas. Dentre os procedimentos, acontecerá a preparação das equipes da Seduc para orientar as regionais; publicação da portaria, documento esse que rege a sistematização das ações para ao atendimento a legislação e ao contexto emergencial; alinhamento com técnicos das DREs e gestores para promover acolhimento socioemocional, entre outras ações. 

Sobre as recomendações sanitárias, a Seduc criou uma frente de trabalho constituída por diversos atores da Vigilância Sanitária e da Educação, sob coordenação da professora Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educação (Dase). A frente será responsável pelo guia orientador da retomada para a escola; orientações aos estudantes, professores, famílias dos alunos e prestadores de serviços de transporte escolar, além de instruções aos gestores e presidentes dos Conselhos Escolares sobre os recursos Profin que serão destinados para a aquisição dos materiais e insumos necessários ao cumprimento das medidas sanitárias.

Em seguida, a respeito da gestão de pessoas, bem como a contratação de professores substitutos, o diretor do Departamento de Recurso Humanos, professor Jorge Costa apresentou o andamento das contratações da última convocação, haja vista que todo o processo está sendo feito pela Seduc. O diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan), Aristóteles Gomes de Oliveira, também participou da reunião e esclareceu informações sobre os convênios do transporte escolar nos municípios.

Já a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), professora Edneia Sobral reforçou com diretores regionais a capacitação com as merendeiras a ocorrer na próxima semana, bem como assuntos relacionados a contratação de fornecedores. Por fim,  a diretora da Assessoria de Comunicação, jornalista Gleice Queiroz, apresentou as ações empreendidas pelo setor para amparar a comunidade escolar nesse momento de retomada, a exemplo da divulgação de material com orientações sanitárias, validadas pelo Vigilância Sanitária, além de vídeos, cards, e outros conteúdos que serão publicados nos canais de comunicação da Educação Estadual. 

O professor João Luiz Andrade, diretor da DRE5, avaliou o encontro como muito produtivo, “possibilitando uma visão mais geral das várias frentes que a gente precisa atuar para garantir a efetiva retomada das atividades presenciais nas escolas. As discussões serviram para que tenhamos um norte de como conduzir o diálogo com os gestores no que diz respeito as questões sanitárias”, disse.


Tags: Sergipe SE aulas presenciais