NOTÍCIAS

Educação 11:46, 6 ago 2019 Seduc recebe reunião do projeto “6º Ano, Tô Chegando!”

Seduc recebe reunião do projeto “6º Ano, Tô Chegando!”

Encontro abordou estratégias para redução de evasão e reprovação que serão aplicadas em 27 escolas-piloto

Durante a segunda-feira, 8 de agosto, a Secretaria Estadual da Educação recebeu representantes das sete Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) selecionadas para reunião sobre o projeto “6º Ano, Tô Chegando!”.

A iniciativa, que envolve 27 escolas-piloto, busca compreender e enfrentar os impactos causados pela transição dos alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamental e os obstáculos na aprendizagem durante o período. Dessa maneira, serão realizadas ações com vista no avanço da aprendizagem, com consequente redução nos índices de evasão e reprovação.

As equipes pedagógicas das escolas participantes terão papel central na execução das propostas. Elas serão as responsáveis por viabilizar estratégias interdisciplinares e colaborativas, estabelecer um calendário de reuniões entre professores para integração, além de um acompanhamento próximo para que sejam identificados os principais desafios e apontadas soluções.

José Adilson Antunes, diretor do Departamento Pedagógico da Seduc, ressalta a importância do projeto para a qualificação da educação no Rio Grande do Sul. “Temos o “6º Ano, Tô Chegando!” como uma das prioridades para nosso planejamento de promover ações efetivas de médio e longo prazo. Queremos combater os principais entraves do ensino de nossos alunos e a dificuldade na adaptação entre o 5º e 6º ano é um deles”, explica.

A proposta terá execução nas escolas a partir da segunda quinzena de setembro, exclusivamente nas instituições selecionadas em cada CRE envolvida. Para que isso seja viabilizado, será fundamental o envolvimento por parte das Coordenadorias e das escolas. Após o planejamento e realização de ações, serão aplicados questionários entre os participantes para avaliação da efetividade das medidas. Em 2020, o “6º Ano, Tô Chegando!” será estendido aos demais municípios do estado, contemplando toda a rede pública de ensino.


Tags: Educação Projeto RS Aprendizagem