NOTÍCIAS

Amazonas 13:46, 3 fev 2015 Seduc prepara 25 escolas públicas estaduais para a certificação nas normas ISO 9001

Foto:

Além de 25 escolas públicas estaduais, o Centro de Mídias de Educação e a Coordenadoria Distrital 7 se preparam para receber a certificação de qualidade.

Investindo na gestão da qualidade para aprimorar o atendimento educacional, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está preparando 25 escolas públicas estaduais para a certificação nas normas ISO 9001.

Com a ação a Seduc ampliará o universo de escolas certificadas nas normas ISO. Atualmente as escolas estaduais Sólon de Lucena e Roxana Pereira Bonessi, ambas localizadas em Manaus, já possuem a certificação, e foram as primeiras instituições públicas de Educação Básica no Brasil a alcançar o mérito.

Das 25 novas escolas que estão sendo preparadas para a certificação, 20 estão instaladas em Manaus e cinco no interior do Estado. Além das unidades de ensino também estão sendo qualificados para receber a certificação o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e a Coordenadoria Distrital de Educação 7, ambas unidades com sede em Manaus.

Conforme o Departamento de Gestão Escolar da Seduc, as certificações às 25 unidades de ensino, ao Centro de Mídias de Educação e à Coordenadoria Distrital 7 devem ser concedidas até o ano de 2015, prazo em que todas as normativas devem ser adotadas.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o objetivo maior é qualificar as unidades de ensino e demais vertentes da Seduc para oferecer um atendimento de máxima excelência à população. “Nossas escolas estão se projetando para oferecer um atendimento de máxima qualidade, pautado em metas e com políticas mensuráveis de qualidade. Buscando a qualificação nas normas ISO estamos realizando todos os diagnósticos necessários para adequar às normativas solicitadas”, destacou.

Além do Centro de Mídias de Educação e da Coordenadoria Distrital 7, em Manaus, preparam-se para receber a certificação as escolas estaduais Augusto Carneiro dos Santos, Barão do Rio Branco, Princesa Isabel, Diana Pinheiro, Dom Jacson Damasceno, Fueth Paulo Mourão, Olavo Bilac, Drª Zilda Arns, Flávio da Costa Brito, Senador João Bosco Ramos de Lima, Lenina Ferraro, Ruy Alencar, Haydée Cabral Lyra, Ana Lúcia de M. Costa e Silva, Samuel Benchimol, Antogildo Pascoal Viana, Ayrton Senna, Helena Araújo e os Cetis Zilda Arns Neumann e João dos Santos Braga.

Já no interior, se preparam para a certificação as escolas estaduais Carlos Pinho (Manacapuru), Mendonça Furtado (Itacoatiara), Eduardo Ribeiro (Tefé), Suzana Azevedo (Parintins) e Pedro Teixeira (Tabatinga).

Histórico

O Amazonas foi o primeiro Estado do país a ter escolas públicas com a certificação ISSO, que consiste em uma série de normas de gestão da qualidade, criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de 1980, para mensurar e padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população.

Na capital, as escolas estaduais Roxana Bonessi e Sólon de Lucena já são certificadas e passaram a adotar todas as normativas previstas para a concessão do ‘selo’ ISO 9001.


Tags: Portal Gestão da Educação Amazonas AM ISO 9001 Rossieli Soares